Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
Frequência e horários
Título concedido
Área
O programa é estruturado em 6 linhas de pesquisa coordenadas por professores que compartilham interesses comuns e desenvolvem atividades conjuntas de pesquisa, publicações e ensino com seus alunos.
O aluno desenvolve sua dissertação relacionada a uma das linhas de pesquisa, devendo escolhê-la na inscrição para o processo seletivo e utilizá-la como base principal de conhecimento no desenvolvimento de seu trabalho.
Conheça as 6 linhas de pesquisa:
Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI)
A linha AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de tecnologias e sistemas de informação pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, o que tem contribuído para a construção da identidade da área de conhecimento a partir de abordagens teóricas e aplicações práticas relacionadas às atividades de investigação.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Prof. Fernando de Souza Meirelles (líder)
- Prof. Alberto Luiz Albertin
- Prof. Eduardo Henrique Diniz
- Profa. Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha
- Profa. Marlei Pozzebon
- Prof. Otávio Prospero Sanchez
Professor Colaborador
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Estratégia Empresarial (EE)
A linha de pesquisa em Estratégia Empresarial tem contribuído para o avanço do conhecimento científico em Estratégia no Brasil. Suas pesquisas abordam os seguintes eixos: Desempenho e Desenvolvimento Organizacional, Internacionalização de Empresas, Inovação e Empreendedorismo e Non Market strategies. As questões gerais que a linha busca responder se relacionam a: Estratégia e Análise Organizacional, Internacionalização de Empresas e Empreendedorismo e Inovação.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Prof. Jorge Manoel Teixeira Carneiro (líder)
- Prof. Paulo Roberto Arvate
- Profa. Maria Tereza Leme Fleury
- Prof. Rodrigo Bandeira de Mello
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Marketing (MKT)
Esta linha de pesquisa contempla diferentes vertentes de estudos em marketing, envolvendo em suas dimensões de análise tanto o nível macro (da empresa ou atividade econômica), quanto o nível micro (do indivíduo) e diferentes paradigmas e métodos de pesquisa.
Os principais eixos temáticos da linha são:
- Cultura e Consumo;
- Estudos Experimentais em Marketing;
- Sustentabilidade e Inovação em Marketing;
- Métodos Quantitativos e Mensuração em Marketing;
- Pesquisa Transformativa do Consumidor;
- Varejo Online e Multicanal.
Entre os temas de pesquisas desenvolvidos no escopo da linha, estão: construção e evolução de mercados e marcas; desempenho e métricas de marketing; disrupção digital; estratégias de marketing; gestão de canais de marketing; impactos do marketing no bem-estar e na sociedade; marketing de serviços e co-criação de valor; psicologia do consumidor; significados, práticas e tendências do consumo.
As pesquisas da linha têm focado contextos diversos, tais como organizações dos setores varejo e serviço, organizações sem fins lucrativos, consumo e consumidores no ambiente digital.
Pesquisadores de formação diversa (Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharias, Matemática, Psicologia, Sociologia, entre outros) são bem-vindos para os cursos de mestrado e doutorado, ou pós-doutorado.”
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Profa. Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira (líder)
- Prof. Felipe Zambaldi
- Prof. Delane Botelho
- Profa. Eliane Pereira Zamith Brito
- Prof. Marcelo Gattermann Perin
Professor Colaborador
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Estudos Organizacionais (EO)
O campo de Estudos Organizacionais cresceu e se consolidou substancialmente nas últimas cinco décadas, compreendendo hoje uma expressiva variedade de temas, correntes epistemológicas, metodologias e abordagens. Na FGV EAESP, o grupo de Estudos Organizacionais foi formado a partir da orientação e das contribuições clássicas de Fernando Claudio Prestes Motta, Ramon Garcia e Mauricio Tragtenberg. Tais contribuições caracterizavam-se por uma visão reflexiva e crítica sobre as organizações e sobre a sua dinâmica. Em sua configuração atual, a Linha de Pesquisa de Estudos Organizacionais tem como objetivo realizar estudos que deem continuidade a esta tradição e alimentem-se dos mais recentes avanços teóricos no campo no Brasil e no mundo.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Profa. Joana Sabrina Pereira Story (líder)
- Profa. Maria José Tonelli
- Profa. Ann Louise Cunliffe
- Prof. Amon Narciso de Barros
- Profa. Isleide Arruda Fontenelle
- Prof. Rafael Alcadipani
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Gestão de Operações e Sustentabilidade (GOS)
A linha de pesquisa de Gestão de Operações e Sustentabilidade tem como tema central o papel da gestão de operações para o desempenho e competitividade. Os temas tradicionais de gestão de operações como estratégia de operações, logística, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de serviços, qualidade, processos fazem parte dos interesses de pesquisa de seus pesquisadores. Além disso, temas mais amplos são abordados como: desenvolvimento sustentável e seu impacto no meio ambiente; clusters industriais; estratégias de sustentabilidade; e, inovação.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Profa. Susana Carla Faria Pereira (líder)
- Prof. Ely Laureano Paiva
- Prof. Renato Orsato
- Profa. Luciana Marques Vieira
Professores Colaboradores
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Finanças (FIN)
A Linha de Pesquisa em Finanças da FGV EAESP já formou mais de 300 pesquisadores (entre Mestres e Doutores), os quais têm ocupado funções de destaque na academia, no governo e na indústria. Durante o curso, os alunos da Linha invariavelmente realizam estágios em conceituadas instituições no exterior, entre elas: University of Cambridge, University of California, University of Texas, University of Colorado, University of Lancaster, University of New York, University of Illinois, Instituto de Empresa (IE) de Madrid, University of Georgia, e Stanford University. A Linha de Finanças conta com um leque de professores cujas especialidades cobrem todo o espectro de Finanças: finanças corporativas (incluindo finanças internacionais e governança corporativa), investimentos e precificação de ativos, finanças comportamentais, banking, regulação e estabilidade financeira. Destaca-se ainda a priorização do impacto social, bem como o potencial de contribuição para inovação, da produção científica da Linha de Finanças da FGV EAESP.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Prof. Alan de Genaro (líder)
- Prof. Wesley Mendes da Silva
- Prof. Paulo Renato Soares Terra
- Prof. Rafael Felipe Schiozer
- Prof. Hsia Hua Sheng
- Prof. Antonio Gledson de Carvalho
- Prof. Richard Saito
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Estrutura Curricular
Conheça a estrutura curricular
Horário de Aula
Consulte a grade horária do primeiro semestre de 2.020.
Consulte a grade horária do segundo semestre de 2.020.
Consulte a grade horária do primeiro semestre de 2.021.
Syllabus das Disciplinas
Consulte os Syllabus das disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas no segundo semestre de 2020.
Consulte os Syllabus das disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas no primeiro semestre de 2021.
Calendário Escolar
Consulte o calendário escolar de 2020
Consulte o calendário escolar de 2021
Normas
Saiba mais sobre o curso, lendo as Normas em vigor.
Regimento
Bolsas de Estudo
Para conhecer as Bolsas de Estudo gerenciadas pelo Programa clique aqui.
Para conhecer o Programa Capes PrInt clique aqui.
- Cognição e Emoção no Comportamento do Consumidor
Este curso enfoca as teorias e métodos relevantes para uma compreensão mais profunda do papel da cognição e da emoção na pesquisa de comportamento do consumidor (CB). O curso foi desenvolvido para promover o pensamento crítico e original na literatura relevante e recente. A cognição e a emoção afetam o CB de várias maneiras, e suas interações também são complexas.
Para mais informações sobre o programa do curso, clique aqui.
Este curso enfoca as teorias e métodos relevantes para uma compreensão mais profunda do papel da cognição e da emoção na pesquisa de comportamento do consumidor (CB). O curso foi desenvolvido para promover o pensamento crítico e original na literatura relevante e recente. A cognição e a emoção afetam o CB de várias maneiras, e suas interações também são complexas.
Para mais informações sobre o programa do curso, clique aqui.
Carga horária30hDelane Botelho
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Administração de Empresas (... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
- Desafios organizacionais no antropoceno
A disciplina aborda o debate acerca da existência e definição do antropoceno e como esse debate se desloca do campo das ciências exatas para o das ciências sociais e, consequentemente, para os estudos organizacionais. O objetivo principal da disciplina é apresentar o que vem sendo discutido no campo dos estudos organizacionais, indicando desafios e dilemas que cercam as organizações contemporâneas diante da crise climática resultante das ações humanas sobre o planeta. Discutiremos as saídas apontadas para formas de organizar no antropoceno, até posicionamentos ontológicos e epistemológicos mais radicais que apontam para o fim da civilização ocidental e das organizações como conhecemos.
A disciplina aborda o debate acerca da existência e definição do antropoceno e como esse debate se desloca do campo das ciências exatas para o das ciências sociais e, consequentemente, para os estudos organizacionais. O objetivo principal da disciplina é apresentar o que vem sendo discutido no campo dos estudos organizacionais, indicando desafios e dilemas que cercam as organizações contemporâneas diante da crise climática resultante das ações humanas sobre o planeta. Discutiremos as saídas apontadas para formas de organizar no antropoceno, até posicionamentos ontológicos e epistemológicos mais radicais que apontam para o fim da civilização ocidental e das organizações como conhecemos.
Carga horária30hIsleide Arruda Fontenelle
É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2005
- Econometria para finanças
Esta disciplina fornece aos alunos conhecimento prático de métodos econométricos para pesquisa financeira, com foco na identificação causal. Isso é realizado cobrindo vários métodos comumente empregados em pesquisas empíricas em negócios e finanças. O curso é mais direcionado aos usuários finais de ferramentas econométricas, ensinando os alunos a usar adequadamente as ferramentas e menos focado em derivar propriedades econométricas. O curso não cobre econometria de séries temporais. Espero que os alunos estejam melhor preparados para fazer pesquisas (especialmente empíricas) sobre finanças corporativas e assuntos bancários depois de fazer este curso. Também espero que os alunos desenvolvam seu pensamento crítico e aprendam a fazer apresentações acadêmicas de maneira profissional, o que é fundamental para os pesquisadores. Estudantes não-financeiros são bem-vindos a este curso. Eles podem se beneficiar desse curso porque, embora a maioria dos aplicativos e leituras esteja relacionada a finanças, as ferramentas que você aprenderá podem ser usadas em praticamente qualquer área. Limitações: as limitações de tempo impõem certas restrições ao que podemos realizar neste curso. Por exemplo, não abordaremos todos os métodos que você pode precisar ou deve saber. Também não abordaremos cada método com detalhes excruciantes.
Esta disciplina fornece aos alunos conhecimento prático de métodos econométricos para pesquisa financeira, com foco na identificação causal. Isso é realizado cobrindo vários métodos comumente empregados em pesquisas empíricas em negócios e finanças. O curso é mais direcionado aos usuários finais de ferramentas econométricas, ensinando os alunos a usar adequadamente as ferramentas e menos focado em derivar propriedades econométricas. O curso não cobre econometria de séries temporais. Espero que os alunos estejam melhor preparados para fazer pesquisas (especialmente empíricas) sobre finanças corporativas e assuntos bancários depois de fazer este curso. Também espero que os alunos desenvolvam seu pensamento crítico e aprendam a fazer apresentações acadêmicas de maneira profissional, o que é fundamental para os pesquisadores. Estudantes não-financeiros são bem-vindos a este curso. Eles podem se beneficiar desse curso porque, embora a maioria dos aplicativos e leituras esteja relacionada a finanças, as ferramentas que você aprenderá podem ser usadas em praticamente qualquer área. Limitações: as limitações de tempo impõem certas restrições ao que podemos realizar neste curso. Por exemplo, não abordaremos todos os métodos que você pode precisar ou deve saber. Também não abordaremos cada método com detalhes excruciantes.
Carga horária30hRafael Felipe Schiozer
Rafael Schiozer é Professor Titular de Finanças da FGV-EAESP e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Leciona na graduação... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
- Economia da estratégia
Esta disciplina pretende discutir as teorias relacionadas ao campo de business (estratégia, pequenos negócios e organizações) com ênfase em modelos econômicos (teoria dos jogos) e empíricos para conseguir implementar ideais num nível acadêmico internacional
Esta disciplina pretende discutir as teorias relacionadas ao campo de business (estratégia, pequenos negócios e organizações) com ênfase em modelos econômicos (teoria dos jogos) e empíricos para conseguir implementar ideais num nível acadêmico internacional
Carga horária30hPaulo Roberto Arvate
Professor of graduation and post-graduation studies at the School of Business Administration of the Getulio Vargas Foundation... Saiba mais
TítulaçãoDoctor of Economics from the Faculty of Economics, Administration and Accounting of USP
- Estratégia Empresarial II
Espera-se que o participante, ao final desta disciplina, seja capaz de reconhecer diversas perspectivas sobre a existência de empresas, compreenda o conceito de “valor” e a diferença entre criação e captura de valor, entenda a relação entre estratégia, vantagem competitiva, modelo de negócio, valor e desempenho organizacional. O participante deverá estar motivado para discutir lacunas e tendências (tanto de conteúdo quanto metodológicas) da pesquisa sobre gestão estratégica. O curso foi desenhado tendo em perspectiva alunos de pós-graduação stricto sensu, com clara orientação acadêmica, e é voltado para a construção de habilidades de leitura crítica e análise comparativa de textos.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Espera-se que o participante, ao final desta disciplina, seja capaz de reconhecer diversas perspectivas sobre a existência de empresas, compreenda o conceito de “valor” e a diferença entre criação e captura de valor, entenda a relação entre estratégia, vantagem competitiva, modelo de negócio, valor e desempenho organizacional. O participante deverá estar motivado para discutir lacunas e tendências (tanto de conteúdo quanto metodológicas) da pesquisa sobre gestão estratégica. O curso foi desenhado tendo em perspectiva alunos de pós-graduação stricto sensu, com clara orientação acadêmica, e é voltado para a construção de habilidades de leitura crítica e análise comparativa de textos.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Carga horária30hJorge Manoel Teixeira Carneiro
Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
- Gestão da cadeia de abastecimento
Apresentar e discutir os construtos, teorias e desafios de pesquisa na área de operações relacionados a supply chain management.
Apresentar e discutir os construtos, teorias e desafios de pesquisa na área de operações relacionados a supply chain management.
Carga horária30hSusana Carla Farias Pereira
Coordena o Centro de Inovação da Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
É professora... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2003
- OPTD - Oportunidades de Pesquisa em Transformação Digital
A Transformação Digital - TD está em grande evidência, mas ainda não é uma realidade corrente nas organizações. Diferentemente de outros momentos em que inflexões tecnológicas mostraram-se apenas buzzwords, a TD apresenta um conjunto de características único, fruto principalmente de uma extraordinária evolução tecnológica ocorrida nos últimos anos em múltiplas frentes.
Isso gera uma convergência de elementos capaz de abrir oportunidades para múltiplas transformações estratégicas nas organizações, influenciando a maneira de gerir, os processos e como configurar recursos. Além disso, no nível individual, colaboradores são expostos a novas oportunidades e ameaças na relação sua com seus contratantes. Igualmente, a própria tecnologia atrai atenção por habilitar essas diversas modificações no cenário organizacional. O campo de Information Systems - IS se defronta com essa desafiadora realidade onde muitos dos conhecimentos existentes precisam ser complementados ou revisados.
Esta disciplina objetiva discutir potenciais temas de pesquisa fomentados pela transformação digital por meio da discussão orientada a três grandes vertentes: (a) o que existe nos campos aplicado e científico que caracteriza a problematização em TD, (b) quais oportunidades de pesquisa que se abrem neste momento de grande inflexão tecnológica e organizacional e (c) quais teorias e perspectivas devem ser focadas e que potencializam pesquisas de alto nível em TD no campo de ISPara mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
A Transformação Digital - TD está em grande evidência, mas ainda não é uma realidade corrente nas organizações. Diferentemente de outros momentos em que inflexões tecnológicas mostraram-se apenas buzzwords, a TD apresenta um conjunto de características único, fruto principalmente de uma extraordinária evolução tecnológica ocorrida nos últimos anos em múltiplas frentes.
Isso gera uma convergência de elementos capaz de abrir oportunidades para múltiplas transformações estratégicas nas organizações, influenciando a maneira de gerir, os processos e como configurar recursos. Além disso, no nível individual, colaboradores são expostos a novas oportunidades e ameaças na relação sua com seus contratantes. Igualmente, a própria tecnologia atrai atenção por habilitar essas diversas modificações no cenário organizacional. O campo de Information Systems - IS se defronta com essa desafiadora realidade onde muitos dos conhecimentos existentes precisam ser complementados ou revisados.
Esta disciplina objetiva discutir potenciais temas de pesquisa fomentados pela transformação digital por meio da discussão orientada a três grandes vertentes: (a) o que existe nos campos aplicado e científico que caracteriza a problematização em TD, (b) quais oportunidades de pesquisa que se abrem neste momento de grande inflexão tecnológica e organizacional e (c) quais teorias e perspectivas devem ser focadas e que potencializam pesquisas de alto nível em TD no campo de ISPara mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Carga horária30hOtávio Próspero Sanchez
Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
- PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E USO DE TI NAS EMPRESAS
Apresentar uma visão atual da evolução e das tendências da administração e do uso da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas. Discutir os fatores importantes na administração, planejamento e implementação de recursos de Informática, enfocando o gerenciamento da nova cultura, das mudanças, das tendências e das transformações provocadas pela utilização da TI e de Sistemas de Informação (SI) dentro do novo papel do administrador desses recursos. A disciplina mostra como surgiu, evoluiu, o estado da arte e as tendências da Pesquisa na área de Administração da Informação (ADI na ANPAD) e da Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI), discutindo pesquisas e casos recentes que exploram as principais estruturas de referência utilizadas na gestão da TI. Ela é uma continuação do projeto de artigo da disciplina “Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistemas de Informação” do semestre anterior.
Apresentar uma visão atual da evolução e das tendências da administração e do uso da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas. Discutir os fatores importantes na administração, planejamento e implementação de recursos de Informática, enfocando o gerenciamento da nova cultura, das mudanças, das tendências e das transformações provocadas pela utilização da TI e de Sistemas de Informação (SI) dentro do novo papel do administrador desses recursos. A disciplina mostra como surgiu, evoluiu, o estado da arte e as tendências da Pesquisa na área de Administração da Informação (ADI na ANPAD) e da Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI), discutindo pesquisas e casos recentes que exploram as principais estruturas de referência utilizadas na gestão da TI. Ela é uma continuação do projeto de artigo da disciplina “Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistemas de Informação” do semestre anterior.
Carga horária30hFernando de Souza Meirelles
Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1982
- Pesquisa em gestão e sustentabilidade
Nas últimas duas décadas, a pesquisa sobre as condições em que os investimentos sociais e ambientais podem gerar lucros, vantagens competitivas ou novos espaços de mercado cresceu substancialmente. Os resultados, no entanto, são inconclusivos. Neste curso, analisaremos os principais artigos que melhor representam a pesquisa que abrange a “pesquisa em gestão e sustentabilidade”, a fim de identificar oportunidades de pesquisa para mestrandos e doutorandos.
Nas últimas duas décadas, a pesquisa sobre as condições em que os investimentos sociais e ambientais podem gerar lucros, vantagens competitivas ou novos espaços de mercado cresceu substancialmente. Os resultados, no entanto, são inconclusivos. Neste curso, analisaremos os principais artigos que melhor representam a pesquisa que abrange a “pesquisa em gestão e sustentabilidade”, a fim de identificar oportunidades de pesquisa para mestrandos e doutorandos.
Não definido
- Psicometria
O objetivo é preparar os alunos para medir variáveis latentes. O curso aborda a teoria da medição e suas aplicações em marketing. Os alunos aprenderão como construir e testar escalas para serem usadas em pesquisas e experimentos, entre outras possibilidades. Testar escalas e avaliar a confiabilidade e validade das medidas requer conhecimento teórico. Além disso, os alunos aprenderão a executar validade preditiva por meio da modelagem de equações estruturais (sem - baseada em covariância e pls). Outros métodos quantitativos são usados e exercitados, como análise fatorial e teoria da resposta ao item (tri).
O objetivo é preparar os alunos para medir variáveis latentes. O curso aborda a teoria da medição e suas aplicações em marketing. Os alunos aprenderão como construir e testar escalas para serem usadas em pesquisas e experimentos, entre outras possibilidades. Testar escalas e avaliar a confiabilidade e validade das medidas requer conhecimento teórico. Além disso, os alunos aprenderão a executar validade preditiva por meio da modelagem de equações estruturais (sem - baseada em covariância e pls). Outros métodos quantitativos são usados e exercitados, como análise fatorial e teoria da resposta ao item (tri).
Carga horária30hFelipe Zambaldi
Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, foi aprovado com distinção pela banca examinadora. Possui graduação em... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
- Questões de gênero nas organizações
A disciplina tem por objetivo apresentar e debater pesquisas clássicas e contemporâneas sobre questões de gênero nas organizações. As questões de gênero estão entrelaçadas com questões de poder, liderança, meritocracia, desigualdade e interseccionalidades que marcam a estrutura organizacional, que desmitificam a neutralidade de conceitos tradicionais em eor. As teorias feministas mostram que essas estruturas são “gendered” tanto na prática como nas teorias organizacionais que as explicam. A disciplina propõe um debate sobre a desconstrução das teorias organizacionais tradicionais e inclui a questão de gênero como uma categoria central para a análise das organizações.
A disciplina tem por objetivo apresentar e debater pesquisas clássicas e contemporâneas sobre questões de gênero nas organizações. As questões de gênero estão entrelaçadas com questões de poder, liderança, meritocracia, desigualdade e interseccionalidades que marcam a estrutura organizacional, que desmitificam a neutralidade de conceitos tradicionais em eor. As teorias feministas mostram que essas estruturas são “gendered” tanto na prática como nas teorias organizacionais que as explicam. A disciplina propõe um debate sobre a desconstrução das teorias organizacionais tradicionais e inclui a questão de gênero como uma categoria central para a análise das organizações.
Carga horária30hMaria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
- Tópicos em asset pricingCarga horária30h
Alan De Genaro
É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona... Saiba mais
TítulaçãoPós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York UniversityQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018Wesley Mendes da Silva
Wesley Mendes da Silva, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, obteve sua Livre Docência na área de Finanças em... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2011
- ADMINISTRAÇÃO, ANÁLISE E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A Linha de Pesquisa AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, contribuindo para a construção de abordagens teóricas, estruturas de referência e aplicações práticas de suas atividades de investigação. Esta disciplina foca na compreensão das temáticas atuais de AATI, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a reconhecer a identidade da área e produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
A Linha de Pesquisa AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, contribuindo para a construção de abordagens teóricas, estruturas de referência e aplicações práticas de suas atividades de investigação. Esta disciplina foca na compreensão das temáticas atuais de AATI, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a reconhecer a identidade da área e produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Carga horária15hFernando de Souza Meirelles
Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1982
- ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação dos alunos do CMCD, como pesquisadores. Serão abordadas e discutidas questões ligadas à definição do problema de pesquisa ,revisão da literatura, bibliometria e abordagens metodológicas. O curso contará com a participação do professor Kent Miller , professor visitante na EAESP.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação dos alunos do CMCD, como pesquisadores. Serão abordadas e discutidas questões ligadas à definição do problema de pesquisa ,revisão da literatura, bibliometria e abordagens metodológicas. O curso contará com a participação do professor Kent Miller , professor visitante na EAESP.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Carga horária15hMaria Tereza Leme Fleury
É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Sociologia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
- ESTRATÉGIAS DE MARKETING
O Seminário de Pesquisa da Linha Estratégia de Marketing nesta edição discutirá a conexão da pesquisa realizada na área com o ensino de Marketing. Também serão analisados os artigos dos periódicos de maior índice de citação da área no mundo com o propósito de revelar os temas e as metodologias usadas nestas publicações nos últimos cinco anos.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
O Seminário de Pesquisa da Linha Estratégia de Marketing nesta edição discutirá a conexão da pesquisa realizada na área com o ensino de Marketing. Também serão analisados os artigos dos periódicos de maior índice de citação da área no mundo com o propósito de revelar os temas e as metodologias usadas nestas publicações nos últimos cinco anos.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Carga horária15hEliane Pereira Zamith Brito
Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Filosofia pela University of Manchester, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
- ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
O Seminário de Pesquisa busca desenvolver competências e habilidades para a realização de pesquisas com rigor e relevância para a área de Estudos Organizacionais. Para isso, promove a discussão crítica de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos e apresenta a trajetória e a pesquisa de professores convidados.
Para mais informações sobre o programa do curso CMCDAE, clique aqui.
O Seminário de Pesquisa busca desenvolver competências e habilidades para a realização de pesquisas com rigor e relevância para a área de Estudos Organizacionais. Para isso, promove a discussão crítica de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos e apresenta a trajetória e a pesquisa de professores convidados.
Para mais informações sobre o programa do curso CMCDAE, clique aqui.
Carga horária15hMaria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
- FINANÇAS
A Linha de Finanças do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos em Finanças. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse tanto para acadêmicos, como também para profissionais orientados à pesquisa em Finanças. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos e, ao encorajar pesquisa
acadêmica, a Linha de Finanças espera poder contribuir para inovações no campo da indústria financeira.Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
A Linha de Finanças do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos em Finanças. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse tanto para acadêmicos, como também para profissionais orientados à pesquisa em Finanças. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos e, ao encorajar pesquisa
acadêmica, a Linha de Finanças espera poder contribuir para inovações no campo da indústria financeira.Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Carga horária15hAlan De Genaro
É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona... Saiba mais
TítulaçãoPós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York UniversityQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
- GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUSTENTABILIDADE
A Linha de Gestão de Operações e Sustentabilidade do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse para acadêmicos. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos de excelência.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
A Linha de Gestão de Operações e Sustentabilidade do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse para acadêmicos. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos de excelência.
Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Carga horária15hLuciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
- Teoria das Organizações
O curso tem por objetivo formar os alunos em Teoria das Organizações. Para tanto, o curso abordará temas e debates clássicos e contemporâneos no campo. O curso ainda irá apresentar noções básicas de pensamento social necessárias para a compreensão da teoria das organizações.
O curso tem por objetivo formar os alunos em Teoria das Organizações. Para tanto, o curso abordará temas e debates clássicos e contemporâneos no campo. O curso ainda irá apresentar noções básicas de pensamento social necessárias para a compreensão da teoria das organizações.
Carga horária30hRafael Alcadipani da Silveira
Professor Adjunto da EAESP-FGV, External Fellow no Cardiff Crime & Security Research Institute - Cardiff University e... Saiba mais
TítulaçãoPh. D. em Administração de Negócios pela Manchester Business School, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2003
- MARKETING ESTRATÉGICO E SUSTENTABILIDADE
Esta disciplina tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre as interdependências entre as premissas de marketing e de sustentabilidade a partir de uma perspectiva estratégica. A disciplina foca na definição dos temas de sustentabilidade e marketing, considerando suas particularidades teóricas individuais e a suas possíveis sobreposições conceituais. São abordadas também questões mais específicas da aplicação da sustentabilidade no campo do marketing estratégico, envolvendo estratégias organizacionais de sustentabilidade em marketing, eco-inovação, mercado de consumo sustentável, além da contextualização do tema em economias emergentes.
Esta disciplina tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre as interdependências entre as premissas de marketing e de sustentabilidade a partir de uma perspectiva estratégica. A disciplina foca na definição dos temas de sustentabilidade e marketing, considerando suas particularidades teóricas individuais e a suas possíveis sobreposições conceituais. São abordadas também questões mais específicas da aplicação da sustentabilidade no campo do marketing estratégico, envolvendo estratégias organizacionais de sustentabilidade em marketing, eco-inovação, mercado de consumo sustentável, além da contextualização do tema em economias emergentes.
Carga horária15hMarcelo Gattermann Perin
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do SulQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
- Applied Research Business-to-Consumer (B2C) Marketing
This course targets those students interested in understanding how to develop applied research with special focus on the consumer decision journey in the context of consumer brands, consumer packaged goods companies and retailers. The course deals with research that focuses on substantive business problems and is supported by a sound methodology to emphasize relevance and impact with broad managerial implications.
This course targets those students interested in understanding how to develop applied research with special focus on the consumer decision journey in the context of consumer brands, consumer packaged goods companies and retailers. The course deals with research that focuses on substantive business problems and is supported by a sound methodology to emphasize relevance and impact with broad managerial implications.
Leandro Angotti Guissoni
Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão PretoQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2013
- Business Strategy
The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2011) and Besanko et al. (2006), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.
The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2011) and Besanko et al. (2006), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.
Carga horária30hJorge Manoel Teixeira Carneiro
Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
- Capital Investment & Valuation
Apresentação e discussão da teoria e da prática da administração financeira de empresas abordando conceitos relacionados a financing, investing e payout.
Apresentação e discussão da teoria e da prática da administração financeira de empresas abordando conceitos relacionados a financing, investing e payout.
Carga horária30hRichard Saito
Possui graduação em Engenharia de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela... Saiba mais
TítulaçãoPh.D in Engineering-Economic Systems, Stanford University, Stanford, EUAQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1996
- Dimensões do Uso de Tecnologia de InformaçãoCarga horária30h
Alberto Luiz Albertin
Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1994
- Empresas, Instituições e Governo
O objetivo desta disciplina é discutir, teórica e metodologicamente, as relações entre empresas, governos e instituições. Apesar da sombra de corrupção e suborno que o senso comum coloca nas relações entre empresários e políticos, a pesquisa científica mostra que o envolvimento dos governos nos mercados é geralmente legítimo e pode ser benéfico para o desenvolvimento dos países e crescimento das empresas. Serão abordadas e discutidas questões ligadas aos temas propostos e ferramentas estratégicas para que os participantes compreendam os vários papéis das entidades políticas.
O objetivo desta disciplina é discutir, teórica e metodologicamente, as relações entre empresas, governos e instituições. Apesar da sombra de corrupção e suborno que o senso comum coloca nas relações entre empresários e políticos, a pesquisa científica mostra que o envolvimento dos governos nos mercados é geralmente legítimo e pode ser benéfico para o desenvolvimento dos países e crescimento das empresas. Serão abordadas e discutidas questões ligadas aos temas propostos e ferramentas estratégicas para que os participantes compreendam os vários papéis das entidades políticas.
Maria Tereza Leme Fleury
É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Sociologia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
- Firm Financing & Risk Management
This course focuses on the theory and practice of financial decision making and risk management within organizations. Among the topics covered are (a) Capital Structure, (b) Ownership and governance, (b) Debt composition, (c) Financial Innovation, and (d) Risk management. Value based management for shareholder will be main concern of this course
This course focuses on the theory and practice of financial decision making and risk management within organizations. Among the topics covered are (a) Capital Structure, (b) Ownership and governance, (b) Debt composition, (c) Financial Innovation, and (d) Risk management. Value based management for shareholder will be main concern of this course
Carga horária30hHsia Hua Sheng
Hsia Hua Sheng ( 夏华声) é especialista em Finanças Corporativas Internacionais. Ele estuda criação de valor e valuation de uma... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
- Fundamentals of Finance
This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.
This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.
Antonio Gledson de Carvalho
Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de Illinois, EUAQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2005
- Information Technology & Development
The relationship between technology and society has been increasingly paradoxical in our century. If on one hand the technological development has brought great advances in the quality of life and productivity in many regions of the world, on the other hand its omnipresence in all spheres of human life and the different levels of penetration in different areas has also been a source of tensions and criticism. Research in ICT - information and communication technologies - point to a positive contribution of these technologies for social development in various areas of activities, such as health, education, employment and many others. The positive effect is mainly through increased access to information and reduction of communication costs. Internet and mobile phones have great potential for improving health and education systems and in fighting regional and social inequalities. However these benefits are not being fully realized for a number of reasons of a different nature, which can be analyzed from different perspectives. In this interdisciplinary course we discuss the different roles that ICT can play to social development. The focus is the Brazilian scenario, but during the course will be extensively discussed examples of other cultures and territories. This theme, which has already been internationally known as ICT4D (Information and Communication Technologies for Development), has produced extensive bibliography that will be widely used during the course.
The relationship between technology and society has been increasingly paradoxical in our century. If on one hand the technological development has brought great advances in the quality of life and productivity in many regions of the world, on the other hand its omnipresence in all spheres of human life and the different levels of penetration in different areas has also been a source of tensions and criticism. Research in ICT - information and communication technologies - point to a positive contribution of these technologies for social development in various areas of activities, such as health, education, employment and many others. The positive effect is mainly through increased access to information and reduction of communication costs. Internet and mobile phones have great potential for improving health and education systems and in fighting regional and social inequalities. However these benefits are not being fully realized for a number of reasons of a different nature, which can be analyzed from different perspectives. In this interdisciplinary course we discuss the different roles that ICT can play to social development. The focus is the Brazilian scenario, but during the course will be extensively discussed examples of other cultures and territories. This theme, which has already been internationally known as ICT4D (Information and Communication Technologies for Development), has produced extensive bibliography that will be widely used during the course.
Carga horária30hEduardo Henrique Diniz
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Formado em Engenharia Elétrica, com... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1999
- InvestmentsCarga horária30h
William Eid Junior
Diretor do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGVcef). Profissional formado nos cursos de graduação (1980), mestrado (1991... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1994
- Leadership in Organizations
This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course
This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course
Carga horária30hJoana Sabrina Pereira Story
Professora Adjunto da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido... Saiba mais
TítulaçãoDoutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/LincolnQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
- Multimethods in Marketing
The main objectives of this course are: 1. To present contemporary views on multi-method and mixed method research, taking into account the foundational knowledge and terminology of the field and the concept of triangulation. 2. To define and distinguish multi-method and mixed method research. 3. To discuss paradigmatic assumptions of multi-method and mixed method research. 4. To illustrate how qualitative and quantitative strands can be integrated, considering different data sources and stages of the research process. 5. To discuss the current status quo of the use of multi-method and mixed method research in marketing studies. 6. To present the major mixed methods designs and discuss how they can be applied in marketing studies. 7. To provide a solid basis for critical thinking on the use of multi-method and mixed method approaches in marketing studies and discuss situations where these approaches may be suitable or the best choice. 8. To acknowledge the advantages and challenges of applying mixed method research in marketing studies. 9. To provide the tools to design a multi-method or mixed method research in a marketing study, by making the student familiar with various methods of data collection that can be combined in a single marketing project. 10. To enable the student to develop his/her own ideas on a marketing research topic as well as his/her ability to conceptualize and plan a research, applying a multi-method or mixed method research design.
The main objectives of this course are: 1. To present contemporary views on multi-method and mixed method research, taking into account the foundational knowledge and terminology of the field and the concept of triangulation. 2. To define and distinguish multi-method and mixed method research. 3. To discuss paradigmatic assumptions of multi-method and mixed method research. 4. To illustrate how qualitative and quantitative strands can be integrated, considering different data sources and stages of the research process. 5. To discuss the current status quo of the use of multi-method and mixed method research in marketing studies. 6. To present the major mixed methods designs and discuss how they can be applied in marketing studies. 7. To provide a solid basis for critical thinking on the use of multi-method and mixed method approaches in marketing studies and discuss situations where these approaches may be suitable or the best choice. 8. To acknowledge the advantages and challenges of applying mixed method research in marketing studies. 9. To provide the tools to design a multi-method or mixed method research in a marketing study, by making the student familiar with various methods of data collection that can be combined in a single marketing project. 10. To enable the student to develop his/her own ideas on a marketing research topic as well as his/her ability to conceptualize and plan a research, applying a multi-method or mixed method research design.
Carga horária30hTânia Modesto Veludo de Oliveira
PhD em Marketing & Strategy pela Cardiff University (2009). Possui especialização interdisciplinar em Social Science... Saiba mais
TítulaçãoPhD em Marketing & Strategy pela Cardiff University, UKQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2010
- Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistema de Informaçã
É grande a demanda por conhecimento. Para que o conhecimento gerado por pesquisadores seja útil e aplicável, ele deve ser divulgado adequadamente. Assim sendo, este curso de pós-graduação stricto sensu procura promover o interesse dos futuros pesquisadores em Tecnologia e Sistemas de Informação em publicar seus trabalhos e fornecer-lhes meios para que essas habilidades sejam desenvolvidas. Para que o conhecimento gerado seja aceito por uma área, além das habilidades pessoais de escrita, é necessário que condições adicionais sejam satisfeitas: a temática deve ser relevante; a abordagem teórica deve ser consistente; e a análise empírica deve ser suficiente para dar conta do problema pesquisado. Esses critérios são, todavia, dependentes de um momentum do qual participa um grupo específico de pesquisadores que personifica e é agente de um determinado campo de conhecimento que contém a temática estudada. Essa realidade socialmente construída, mediada pelos principais periódicos e congressos, está em constante mudança e representa o que se conhece por campo de estudo. Esta disciplina foca a compreensão das temáticas atuais no campo de Tecnologia e Sistemas de Informação, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação - AATI.
É grande a demanda por conhecimento. Para que o conhecimento gerado por pesquisadores seja útil e aplicável, ele deve ser divulgado adequadamente. Assim sendo, este curso de pós-graduação stricto sensu procura promover o interesse dos futuros pesquisadores em Tecnologia e Sistemas de Informação em publicar seus trabalhos e fornecer-lhes meios para que essas habilidades sejam desenvolvidas. Para que o conhecimento gerado seja aceito por uma área, além das habilidades pessoais de escrita, é necessário que condições adicionais sejam satisfeitas: a temática deve ser relevante; a abordagem teórica deve ser consistente; e a análise empírica deve ser suficiente para dar conta do problema pesquisado. Esses critérios são, todavia, dependentes de um momentum do qual participa um grupo específico de pesquisadores que personifica e é agente de um determinado campo de conhecimento que contém a temática estudada. Essa realidade socialmente construída, mediada pelos principais periódicos e congressos, está em constante mudança e representa o que se conhece por campo de estudo. Esta disciplina foca a compreensão das temáticas atuais no campo de Tecnologia e Sistemas de Informação, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação - AATI.
Carga horária30hFernando de Souza Meirelles
Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1982
- Operations StrategyCarga horária30h
Ely Laureano Paiva
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Administração pela... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do SulQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
- Pesquisa em Operações de Serviço
Com o crescimento da importância dos serviços nas economias, pesquisadores de diferentes campos começaram a voltar suas atenções para a prestação de serviços. Desde a década de 70, pesquisadores já exploram como e por que produtos e serviços diferem em relação ao processo de desenvolvimento, produção e comercialização. A pesquisa em serviços cresceu e ganhou periódicos específicos, tais como o Jounal of Service Research, Journal of Services Management, e The Services Industries Journal. Dentro do campo de operações, os serviços também ganharam espaço com autores explorando as diversas nuances da operação de serviço. Esse curso tem como objetivo oferecer aos interessados uma visão das diferentes áreas de pesquisa dentro do campo de operações de serviço. A disciplina se foca em serviços B2C, mas os conceitos centrais se aplicam para B2B também.
Com o crescimento da importância dos serviços nas economias, pesquisadores de diferentes campos começaram a voltar suas atenções para a prestação de serviços. Desde a década de 70, pesquisadores já exploram como e por que produtos e serviços diferem em relação ao processo de desenvolvimento, produção e comercialização. A pesquisa em serviços cresceu e ganhou periódicos específicos, tais como o Jounal of Service Research, Journal of Services Management, e The Services Industries Journal. Dentro do campo de operações, os serviços também ganharam espaço com autores explorando as diversas nuances da operação de serviço. Esse curso tem como objetivo oferecer aos interessados uma visão das diferentes áreas de pesquisa dentro do campo de operações de serviço. A disciplina se foca em serviços B2C, mas os conceitos centrais se aplicam para B2B também.
Carga horária30hJuliana Bonomi Santos
PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Management Science pela University of Lancaster, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2015
- Teoria Social e capitalismo - fundamentos
A disciplina se inicia com a localização histórica do capitalismo – tanto na história das ideias (a história do pensamento econômico pautada por Albert O. Hirschman), quanto na história da Modernidade. O capitalismo surge e se molda a partir do cruzamento dessas histórias. A partir disso, a disciplina apresentará a lógica de funcionamento do capitalismo a partir da obra de Marx, “O Capital”, em seus fundamentos. Na medida em que esta obra dialoga criticamente com a Economia Política Clássica, veremos, igualmente, quais os pontos de aproximação e distanciamento da obra marxista com autores desse campo, assim como, com a dialética hegeliana e os socialistas utópicos. Os objetivos fundamentais da disciplina são: mostrar as bases epistemológicas, teóricas e metodológicas na produção d’o Capital; bem como, apresentar ao aluno de Estudos Organizacionais de que modo o capitalismo informa e forma um modo específico de produção e, consequentemente, de organização. Assim, a disciplina também indicará de que maneira essa discussão foi absorvida pelo campo dos Estudos Organizacionais. Nesse primeiro módulo, nossa meta é centrar em fundamentos históricos e teóricos. Os desdobramentos contemporâneos da teoria social e das transformações do capitalismo deverão ser objeto de uma disciplina posterior.
A disciplina se inicia com a localização histórica do capitalismo – tanto na história das ideias (a história do pensamento econômico pautada por Albert O. Hirschman), quanto na história da Modernidade. O capitalismo surge e se molda a partir do cruzamento dessas histórias. A partir disso, a disciplina apresentará a lógica de funcionamento do capitalismo a partir da obra de Marx, “O Capital”, em seus fundamentos. Na medida em que esta obra dialoga criticamente com a Economia Política Clássica, veremos, igualmente, quais os pontos de aproximação e distanciamento da obra marxista com autores desse campo, assim como, com a dialética hegeliana e os socialistas utópicos. Os objetivos fundamentais da disciplina são: mostrar as bases epistemológicas, teóricas e metodológicas na produção d’o Capital; bem como, apresentar ao aluno de Estudos Organizacionais de que modo o capitalismo informa e forma um modo específico de produção e, consequentemente, de organização. Assim, a disciplina também indicará de que maneira essa discussão foi absorvida pelo campo dos Estudos Organizacionais. Nesse primeiro módulo, nossa meta é centrar em fundamentos históricos e teóricos. Os desdobramentos contemporâneos da teoria social e das transformações do capitalismo deverão ser objeto de uma disciplina posterior.
Carga horária30hIsleide Arruda Fontenelle
É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2005
- Teoria Social e Capitalismo: O Debate Contemporâneo
Este curso propõe a leitura de alguns autores contemporâneos que discorrem sobre as transformações do capitalismo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e em interlocução com tópicos como afetos, tecnologias, ideologias e humanismos.
O objetivo é relacionar e entender como tais transformações têm impactos nas organizações e nos processos de organizar/organizing.Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Este curso propõe a leitura de alguns autores contemporâneos que discorrem sobre as transformações do capitalismo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e em interlocução com tópicos como afetos, tecnologias, ideologias e humanismos.
O objetivo é relacionar e entender como tais transformações têm impactos nas organizações e nos processos de organizar/organizing.Para mais informações sobre o programa das disciplinas do CMCDAE, clique aqui.
Carga horária30hIsleide Arruda Fontenelle
É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2005
Inscrição
Investimento
Mais informações
Envie para um amigo
Olá, você será avisado quando as inscrições abrirem. Informe, por favor, os dados abaixo.
Investimento
Todos os alunos aprovados no processo seletivo e devidamente matriculados têm direito a bolsa de estudos modalidade taxa, ou seja, isenção das mensalidades*.
(*) A manutenção da bolsa depende do atendimento a todos os requisitos e prazos exigidos no Programa.
Requisitos
Graduação em Administração, Ciências Sociais, Turismo, Contabilidade, Economia, Engenharia ou áreas afins.
É desejável possuir experiência em pesquisa, desempenho excelente em sua formação prévia, projeto alinhado aos interesses da linha de pesquisa e possibilidade efetiva de inserção em atividades de ensino e pesquisa da FGV.
Para conhecer mais sobre o programa, solicite um encontro online com a Coordenadoria do curso, através do Admissions Office, admissionsoffice@fgv.br.
Nas sessões de informação, o coordenador apresenta mais informações e esclarece eventuais dúvidas para candidato(a)s interessados ou já inscritos no processo seletivo.
Financeiro e bolsas
Bolsa de Estudos Teaching AssistantPossibilidade de Bolsa T.A. no valor de R$ 5.000,00 mensais para candidatos que apresentarem GMAT. Consulte o regulamento disponível no edital do processo seletivo.
Passo a passo
- 1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados, que serão analisados por banca examinadora composta por professores das diversas linhas de pesquisa. Entre a documentação exigida, será solicitado um projeto de pesquisa alinhado aos interesses da Linha de Pesquisa para a qual o candidato pretende se inscrever. Para o processo seletivo de 2019, os candidatos deverão apresentar, além de documentação específica, o resultado de um dos Testes: ANPAD ou GMAT (somente os candidatos portadores do título de Mestre que tenham feito a primeira opção pela LP CG estão dispensados de apresentar o teste ANPAD/GMAT).
- 2Entrevista pessoal
Candidatos aprovados na 1ª fase serão entrevistados por banca examinadora composta por professores da respectiva linha de pesquisa.
- 3Matrícula
Candidatos aprovados na 2ª fase participam da Recepção de Calouros e recebem orientações para matrícula, efetivada no dia seguinte por agendamento individual.
Mais informações
Quer receber mais informações sobre o Doutorado em Administração de Empresas (CDAE)
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.


- 1NOTA MÁXIMA DA CAPES
Doutorado em Administração de Empresas recebeu nota máxima da Capes. O curso forma profissionais qualificados com reflexão crítica e estimula a produção de conhecimento relevante para a realidade brasileira.
- 2ASSISTENTE DE ENSINO (T.A.)
Os alunos de Doutorado têm a possibilidade de obtenção de bolsa TA que permitirá participar de atividades de ensino e pesquisa nos cursos da FGV EAESP.
- 3BOLSAS DE ESTUDO
A FGV EAESP busca constantemente atender à demanda por bolsas de estudo de seus alunos de Pós-Graduação, contando com cotas da Capes e do CNPq, além de recursos internos financiados pela coordenação dos programas de Pós-Graduação.
- 4CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Todas as linhas de pesquisa do programa contam com professores de sólida formação acadêmica e profissional, larga experiência em pesquisa e docência e reconhecimento nacional e internacional.
- 5TRIPLA ACREDITAÇÃO
A FGV EAESP figura desde 2004 entre as melhores instituições do mundo pelas três mais importantes acreditadoras internacionais (AACSB, EFMD EQUIS e AMBA), certificando a excelência do seu ensino.
- 6INSERÇÃO INTERNACIONAL
A FGV EAESP é a única instituição brasileira na rede PIM (Partnership International Management), que promove intercâmbio em cerca de 50 instituições de ensino. Alunos também podem participar de eventos internacionais e cursos ministrados por professores estrangeiros.
- 7PESQUISA E TUTORIA
Os alunos participam de forma ativa em projetos de pesquisa do seu orientador durante pelo menos 1 ano e produzem artigos que são submetidos e aceitos para publicação em periódicos reconhecidos na área de Administração.
Perfil dos alunos
Professores

- Administração, Análise e Tecnologia da InformaçãoSaiba mais sobre a Linha de AATI.
- Estratégia EmpresarialSaiba mais sobre a Linha de EE.
- MarketingSaiba mais sobre a Linha de MKT.
- Estudos OrganizacionaisSaiba mais sobre a Linha de EO:
- Gestão de Operações e SustentabilidadeSaiba mais sobre a Linha de GOS.
- FinançasSaiba mais sobre a Linha de FIN.
Aluno Avulso
Informações gerais
A FGV EAESP oferece ao público graduado que não tenha vínculo com os cursos de Mestrado ou Doutorado da FGV EAESP a oportunidade de cursar disciplinas isoladas do Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração de Empresas.
Público Alvo
Pessoa graduada, em qualquer campo de conhecimento.
Requisitos
Clique aqui para consultar as regras para se candidatar a aluno avulso.
Em seguida, preencha a ficha de inscrição. As disciplinas, professores, horários e períodos constam da ficha de inscrição;
Faça a sua inscrição, acessando o link a seguir (atente-se para o período de inscrição que consta nas regras): https://processoseletivo.fgv.br/PADAE/inscricao
Obs.: preencha os campos solicitados, pague a taxa de inscrição e faça o upload da ficha de inscrição e dos demais documentos, de acordo com as informações e períodos constantes nas regras.
Valores
Valor total de R$ 4.453,71 por disciplina, dividido em 6 (seis) parcelas. O pagamento da 1ª parcela deve ser efetivado no ato da matricula; as demais parcelas vencerão dia 10 de cada mês.
Obs.: No caso de alunos com direito a desconto*, o pagamento da 1ª parcela será no valor original; o desconto será aplicado retroativo a partir da 2ª parcela.
*Descontos para Ex-Alunos dos cursos da FGV-EAESP:
- terão 50% de desconto: Egressos do CG, CEAG, CEAHS, MBM, CMCD, MPA, MPGPP, MPGI, MPGC.
- terão 10% de desconto: Ex-Avulso do curso CMCD que tiverem concluído as disciplinas.
*Descontos para externos à FGV
50% de desconto para:
- alunos e egressos de cursos de Mestrado e Doutorado de outras instituições que tiveram bolsa integral ou taxa do CNPq ou CAPES;
- graduados que foram bolsistas de iniciação científica;
Obs.: O candidato externo aprovado no presente processo seletivo, deverá, no ato da matrícula requerer o desconto e apresentar documento comprobatório.
Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

A Livraria FGV é especializada em livros nacionais e importados de Negócios, Administração, Economia e Direito. Alunos, professores e ex-alunos contam com condições especiais, além de poderem fazer encomendas de livros de quaisquer assuntos. A Livraria FGV funciona de 9h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 14h (sábados).

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

O Espaço NEON é o espaço de empreendedorismo da FGV, que congrega o FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), a GVentures (aceleradora da FGV), o GVAngels (Investidores Anjo da FGV) e a Liga de Empreendedorismo (Entidade Estudantil ligada a empreendedorismo). Nesse local o ecossistema de empreendedorismo da FGV funciona de forma colaborativa, impulsionando a inovação e novos negócios.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre, a Livraria Prefeito Faria Lima e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Faq
- Os horários das aulas são fixos?
As disciplinas obrigatórias e eletivas são bimestrais e são oferecidas uma vez por semana (entre segunda e sexta), geralmente das 9h às 12h50 ou 15h às 18h50. Os alunos podem escolher disciplinas que desejam cursar em cada semestre, de acordo com as orientações do Programa e suas necessidades1. Os seminários de pesquisa tem 5 encontros no semestre, com duração de 3h50 cada.
1A escolha das disciplinas a serem cursadas a cada semestre deve ser feita em comum acordo com o líder da LP a que estiver vinculado e/ou respectivo orientador.
- Qual o valor do curso?
À exceção da linha de pesquisa Competitividade em Gestão (não há oferta de bolsa para esta LP), todos os alunos regularmente matriculados no Doutorado em Administração de Empresas e aprovados no processo seletivo regular do Programa para ingresso em 2018 têm a garantia de bolsa de estudos modalidade taxa, ou seja, isenção das mensalidades. A manutenção da bolsa depende do atendimento a todos os requisitos e prazos exigidos no programa.
- Quantos créditos eu preciso cumprir?
Se você tiver título de Mestre, são 24 créditos, sendo 06 em disciplinas obrigatórias; 14 em disciplinas eletivas; 4 em seminários de pesquisa. Caso não tenha o título de Mestre, são 48 créditos (24 correspondentes à estrutura curricular do Mestrado e 24 específicos do Doutorado).
- Quem define o orientador?
O orientador é definido pelo aluno, com anuência expressa do professor orientador, conforme a temática pesquisada pelo professor e a proposta de tese do aluno. Caso necessário, o aluno pode trocar de orientador.
Passo a passo para admissão
- 1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados, que serão analisados por banca examinadora composta por professores das diversas linhas de pesquisa. Entre a documentação exigida, será solicitado um projeto de pesquisa alinhado aos interesses da Linha de Pesquisa para a qual o candidato pretende se inscrever. Para o processo seletivo de 2019, os candidatos deverão apresentar, além de documentação específica, o resultado de um dos Testes: ANPAD ou GMAT (somente os candidatos portadores do título de Mestre que tenham feito a primeira opção pela LP CG estão dispensados de apresentar o teste ANPAD/GMAT).
- 2Entrevista pessoal
Candidatos aprovados na 1ª fase serão entrevistados por banca examinadora composta por professores da respectiva linha de pesquisa.
- 3Matrícula
Candidatos aprovados na 2ª fase participam da Recepção de Calouros e recebem orientações para matrícula, efetivada no dia seguinte por agendamento individual.