Marcelo Gattermann Perin

Marcelo Gattermann Perin

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), especialização em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Fez estágio pós-doutoral em Marketing na Universidad de Murcia (2009) e na Universidade Ramon Llull - La Salle Campus Barcelona (2019). Foi coordenador do Comitê de Assessoramento da área de Administração e Economia da FAPERGS e do CNPq e do Comitê de Assessoramento em Ciências Sociais Aplicadas da FAPERGS. Atuou como docente e pesquisador na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor e pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: orientações estratégicas, inovação, performance organizacional, sustentabilidade, e interação Universidade-Empresa.

 

Artigos: 

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PERIN, M. G.; SAMPAIO, Claudio Hoffmann; FALEIRO, Sandro Nero. O Impacto da Orientação para o Mercado e da Orientação para Aprendizagem sobre a Inovação de Produto: uma comparação entre a indústria eletroeletrônica e o setor de ensino universitário de administração. RAC. Revista de Administração Contemporânea (online), Curitiba - PR, v. 8, n.1, p. 79-103, 2004.

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PERIN, M. G.; FROEMMING, Lurdes Marlene Seide; LUCE, Fernando Bins; SAMPAIO, Claudio Hoffmann; BEBER, S. J. N.; TREZ, G. Análise da Qualidade dos Artigos Científicos da Área de Marketing no Brasil: as pesquisas survey na década de 90. RAC. Revista de Administração Contemporânea (online), Rio de Janeiro, v. 4, n.3, p. 201-219, 2000.

PERIN, M. G.; FROEMMING, Lurdes Marlene Seide; LUCE, Fernando Bins; SAMPAIO, Claudio Hoffmann; BEBER, S. J. N.; TREZ, G. Inventário de artigos científicos na Área de Marketing no Brasil. RAC. Revista de Administração Contemporânea (online), Rio de janeiro, v. 4, n.2, p. 159-173, 2000.

PERIN, M. G. O Modelo Burocrático Weberiano: implicações e alternativas na administração pública e privada contemporânea. Perspectiva Econômica (São Leopoldo), São Leopoldo, v. 34, n.106, p. 75-84, 1999.

PERIN, M. G. Serviços e a Qualidade Percebida. Perspectiva Econômica (São Leopoldo), São Leopoldo, v. 33, n.103, p. 19-36, 1998.

PERIN, M. G.; FONSECA, M. J.; DALLAROZA, G. O. Satisfação dos Clientes x ISO9000: uma pesquisa descritiva no setor metal-mecânico gaúcho. Perspectiva Econômica (São Leopoldo), São Leopoldo, v. 33, n.102, p. 53-74, 1998.

PERIN, M. G. A Construção de Sistemas de Apoio à Decisão: uma visão epistemológica. Scientia (Unisinos), São Leopoldo, v. 8, n.1, p. 19-44, 1997.

PERIN, M. G. A Evolução dos Sistemas de Informação de Marketing. Perspectiva Econômica (São Leopoldo), São Leopoldo, v. 32, n.99, p. 5-18, 1997.

MILER, S. L.; PERIN, M. G. Sistemas: uma visão semântica e comportamental sob o aspecto do paradigma da orientação por objetos. Scientia (Unisinos), São Leopoldo, v. 4, n.1, p. 59-74, 1993.

PERIN, M. G. Ambiente para Manipulação de Hiperdocumentos. Scientia (Unisinos), São Leopoldo, v. 3, n.2, p. 75-81, 1992.

 

Livro: 

SAMPAIO, Claudio Hoffmann; PERIN, M. G. Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas. 4. ed. Porto Alegre: SEBRAE - RS, 2004. v. 1. 80p .

 

Capítulos de livros: 

SAMPAIO, Claudio Hoffmann; PERIN, M. G.; HOOLEY, G. J. A Relação entre os Recursos e as Habilidades de Marketing como Antecedentes ao Desempenho Empresarial. In: Gabriel Sperandio Milan. (Org.). Administração Mercadológica: teoria e pesquisas. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS - Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2009, v. 1, p. 39-64.

PAQUALOTTO, Carina; SAMPAIO, Claudio Hoffmann; PERIN, M. G.; UGALDE, M.; GONZALES, Renata Ribeiro. Ambientação da Loja de Varejo de Confecção para o Mercado da Terceira Idade. In: Claudio Felisone de Angelo, José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. São Paulo: Saint Paul Editor, 2008, v. 13, p. 69-92.

FACHIN, Roberto C.; PERIN, M. G.; SAMPAIO, Claudio Hoffmann. EMA - Encontro de Marketing. In: Fachin, Roberto C.. (Org.). Construindo uma Associação Científica: 30 Anos da ANPAD - memórias, registros, desafios. 1ed.Rio de Janeiro - RJ: ANPAD, 2006, v. 1, p. 143-150.

SAMPAIO, Claudio Hoffmann; PERIN, M. G. Relações dos Antecedentes da Lealdade. In: Gabriel Sperandio Milan; Nelson Vinicius Lopes Branchi. (Org.). Administração Mercadológica: teorias e pesquisas. 258ed.Caxias do Sul: EDUCS - Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2006, v. 2, p. -235.

GUTERRES, Luis Henrique; PERIN, M. G.; SAMPAIO, Claudio Hoffmann. Vai uma Coca-Cola com Leite aí, Freguês?. In: Cláudio Felisone de Angelo; José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. 1ed.São Paulo: Saint Paul Editora Ltda., 2005, v. 10, p. 291-319.

PERIN, M. G.; SAMPAIO, Claudio Hoffmann; BREI, Vinícius Andrade. Entendendo a Relevância dos Antecedentes da Lealdade em Dois Segmentos de Varejo do Brasil. In: Claudio Felisoni de Angelo; José Agusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. 1ed.São Paulo: Saint Paul Editora Ltda, 2004, v. 9, p. 175-198.

SAMPAIO, Claudio Hoffmann; PERIN, M. G. A Orientação para o Mercado na Indústria Eletroeletrônica. In: Gabriel Sperandio Milan; Nelson Vinícius Lopes Branchi. (Org.). Administração Mercadológica: teoria e pesquisa. Caxias do Sul: EDUCS, 2004, v. 1, p. 31-50.

SAMPAIO, Claudio Hoffmann; PERIN, M. G. Relação entre Orientação para o Mercado, Porte e Performance Empresarial. In: Claudio Felisoni de Angelo; José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. São Paulo: Atlas, 2003, v. 7, p. 1-42.

SAMPAIO, Claudio Hoffmann; PERIN, M. G.; DAMACENA, Claudio. Formas de Orientação para o Mercado nas Empresas de Varejo do Brasil. In: Claudio Felisoni de Angelo; José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. 5ed.São Paulo: Atlas, 2000, v. 5, p. 233-258.

 

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