Voltar

Departamento Gestão Pública

O Departamento de Gestão Pública (GEP) foi criado em 2009, consolidando a histórica atuação da FGV EAESP na formação de gestores públicos e produção de pesquisa de alta qualidade sobre temáticas de gestão e políticas públicas.

O papel do GEP é selecionar, congregar e organizar a carreira dos professores e pesquisadores que compõem os cursos: Graduação em Administração Pública; Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo; Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (MPGPP).

Somados, os cursos contam com cerca de 600 alunos a cada ano. Trata-se do principal polo formador de gestão pública do país, com sucesso na alocação de profissionais em governos, terceiro setor, fundações e institutos empresariais, organismos internacionais, consultorias nacionais e no exterior, universidades e instituições de pesquisa.

Há três grandes áreas no GEP: Política e Sociedade envolve um conjunto de pesquisadores atuantes nos temas sistema político, governos locais e relações intergovernamentais, controle e accountability, movimentos sociais, diversidade e estratégias de desenvolvimento; Gestão Pública trata de reforma e modernização do Estado, planejamento, finanças públicas, gestão de organizações públicas (desenho institucional, processos e gestão de pessoas) e organismos internacionais, gestão de serviços públicos e do terceiro setor, articulação com investimento social privado e administração pública comparada; Políticas Públicas engloba políticas governamentais de defesa de direitos e combate às desigualdades, educação, saúde, segurança pública e políticas urbanas.

A junção de uma concepção mais estrutural de Política e Sociedade com os campos de Gestão e Políticas Públicas é o maior diferencial do GEP. Há grande contato e interseção dos pesquisadores do departamento com outras áreas e escolas da FGV, fortalecendo seu caráter interdisciplinar em busca de construir diagnósticos e soluções para o desenvolvimento brasileiro.

Professores do Departamento Gestão Pública