André Cavaller Guzzi

André Cavaller Guzzi

André Cavaller Guzzi é o Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Administração Pública da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) desde 2019 e professor do mesmo curso desde 2016. É PhD em Ciência Política pela Graduate Center, City University of New York, com concentração nas áreas de Relações Internacionais e Política Comparada. É mestre pela mesma universidade e pelo programa interinstitucional San Tiago Dantas, UNESP-UNICAMP-PUC. Tem experiências como professor em várias universidades de Nova York, incluindo Brooklyn College e Columbia University. Já trabalhou no centro de pesquisa Center for International Politics, em Washington D.C., e realizou estudo de campo em Angola e Moçambique. Suas áreas de conhecimento incluem economia política internacional, organizações internacionais para desenvolvimento, política social global e refugiados.

 

Artigos: 

GUZZI, A. C.; ANDRADE, L. C. A África e a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: evidências da agência nos projetos de cooperação Sul-Sul com o Brasil. Revista CEBRI, v. 2, p. 118-135, 2023

GUZZI, A. C.; TCHINHAMA, L. A. Cooperação Sul-Sul e o Setor Privado: um balanço das relações do Brasil com Angola e Moçambique no século XXI. Journal of Democracy, v. 12, p. 56-81, 2023

GUZZI, A. C. The Role of Social Protection Structures in the Economic Integration of Refugees: analysis of Syrian refugees in the city of São Paulo. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 19, p. 11, 2021.

MATHIAS, S. K. ; GUZZI, A. C. The Armed Forces in Brazilian's Constitutions. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 5, p. 10-30, 2010.

GIANINI, R. A. ; GUZZI, A. C. ; MATHIAS, S. K. Aspectos da Integração Regional em Defesa no Cone Sul. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 51, p. 69-86, 2008.

 

Capítulo de livro: 

GUZZI, A. C. Os Militares em Moçambique: uma identidade quasi-étnica em uma instituição dominada pela FRELIMO? In: Mathias, Suzeley Kalil; Zirker, Daniel. (Org.). Militares e Democracia: estudos sobre a identidade militar. 1ed.: , 2016, v. , p. 115-128.

 

Ensino