Voltar

Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos

O Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos (FSJ) é um setor interdisciplinar que participa de atividades de ensino, pesquisa e consultoria para empresas, organismos multilaterais e ONGs há mais de 60 anos (desde 1954). Seus professores ministram aulas nos cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva nas escolas de Administração, Direito e Economia da FGV.

A área de Direito privilegia os estudos do Direito Empresarial brasileiro, contemplando também os ensinamentos do Direito Internacional relacionados à gestão e mercados financeiros.

Além das atividades de ensino e pesquisa, o corpo docente é capacitado para publicações internacionais e participa de associações e grupos de trabalho globais que tratam de temas-chave para a gestão das empresas no Brasil e em mercados emergentes. Nossos professores se dividem em:

  • Juristas: priviligiam os estudos do direito empresarial brasileiro, sem esquecer os ensinamentos do direito internacional para a gestão e os mercados financeiros.
  • Sociólogos: especialistas em Comportamento do Consumidor, Marketing e Análise Crítica do Desenvolvimento;
  • Cientistas políticos: analisam riscos políticos, a teoria dos jogos, cenários para o planejamento estratégico, instituições políticas, economia política e finanças do setor público;
  • Filósofos: abordam aspectos relacionados à lógica, análise conceitual e ética aplicada à gestão;
  • Psicólogos: tratam da psicologia aplicada à gestão, inclusive gestão de recursos humanos, liderança e estudos críticos em Administração.

Professores do Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos