Voltar

Bolsas de Estudo

BOLSAS DE ESTUDO PARA MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICOS

A FGV EAESP gerencia bolsas de estudo concedidas pelas agências de fomento (CAPES e CNPq), de acordo com a política governamental vigente, e também oferece oportunidades de estudos financiadas pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação - Bolsa PPG. 

Conforme regulamentos da CAPES e do CNPq, a bolsa é concedida pelo prazo de doze meses, podendo ser renovada anualmente até atingir 24 meses de curso para o Mestrado Acadêmico e 48 meses de curso para o Doutorado. Na apuração do limite de duração das bolsas serão consideradas também as parcelas recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro(s) programa(s) da CAPES e do CNPq e demais agências para o mesmo nível de curso.

Os alunos do Mestrado Acadêmico e do Doutorado (exceto os alunos da LP Competitividade em Gestão do Programa em AE), calouros em 2020, receberão a garantia de bolsa de estudos modalidade taxa (isenção de mensalidade). Os alunos terão também a possibilidade de obter bolsa de estudos modalidade integral (manutenção mensal + isenção de mensalidade) com o apoio das Agências de Fomento CAPES e CNPq. A obtenção desta bolsa será possível desde que o aluno formalize o interesse em receber o benefício, e cumpra com todos os requisitos exigidos no Manual de Concessão de Bolsas de Estudos, e Normas Aplicáveis aos Cursos de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico e Doutorado.  

A concessão da bolsa depende:

  • De inscrição e aprovação no processo seletivo específico para concessão da bolsa;
  • Do atendimento aos requisitos definidos pela Comissão de Bolsas dos Programas de Pós-Graduação e pelas agências de fomento;
  • Do número de bolsas recebidas pelo curso; e
  • Da aprovação do bolsista pela CAPES ou CNPq.

 

A renovação da bolsa depende:

  • Do cumprimento de prazos estipulados no Calendário Escolar dos CMCD;
  • Do atendimento por parte dos bolsistas de outros requisitos estipulados no Manual de Concessão de Bolsas e Normas Aplicaveis dos Programas;
  • Do desempenho acadêmico satisfatório; e
  • Da aprovação do bolsista pelo CAPES, CNPq e PPG.

 

A perda de prazos ou a não observação de qualquer outra exigência contida no Manual de Concessão de Bolsas e Normas Aplicáveis aos Cursos de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico e Doutorado, implica no cancelamento da bolsa ou na não indicação do pleiteante.

Os casos não previstos no Manual de Concessão de Bolsas e Normas Aplicaveis dos Programas, são analisados e julgados pela Comissão de Bolsas dos Programas de Pós-Graduação.

Além dessas Bolsas de Estudos, os alunos podem, também, pleitear bolsas diretamente para outras agências de fomento.

 

MODALIDADES

Bolsa de Mestrado e Doutorado Acadêmicos da CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Educação – MEC.

A CAPES subsidia o MEC na formulação das políticas de Pós-Graduação, coordenando e estimulando – mediante a concessão de bolsas de estudo, auxílios e outros apoios – a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e ao fomento à Pós-Graduação, no Brasil.

As bolsas são distribuídas por meio de convênio com a Instituição de Ensino Superior (IES) à qual o programa de Pós-Graduação está vinculado, no âmbito de um dos programas de bolsas da CAPES relacionados a seguir.

No País - Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)

  • PROSUP (mensalidade): bolsa manutenção + taxa escolar (auxílio para mensalidade do curso).
  • PROSUPTX (taxa): taxa escolar (auxílio para mensalidade do curso)

Para ambas modalidades, obrigatório ser correntista do Banco do Brasil.

No exterior – Programa CAPES-PrInt

Fulbright, especifíca para o destino EUA, via CAPES

Bolsa de Mestrado e Doutorado Acadêmicos do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. O CNPq oferece várias modalidades de bolsas aos alunos do ensino médio, graduação, Pós-Graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes.

Para os programas de Pós-Graduação o CNPq oferece as seguintes bolsas.

No País:

  • Mestrado - GM
  • Doutorado - GD

Obrigatório ser correntista do Banco do Brasil.

No exterior:

  • Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) via CNPq

 

Bolsa de Mestrado e Doutorado Acadêmico - PPG

Os Programas de Pós-Graduação da FGV-EAESP mantém Bolsa de Estudos voltada exclusivamente para o financiamento e a coordenação da produção de conhecimento científico sobre Administração de Empresas e Administração Pública como também apoio na formação de jovens pesquisadores.

O benefício da Bolsa de Estudos de Pós-Graduação da FGV-EAESP consiste na isenção de pagamento das mensalidades dos cursos de Pós-Graduação em Administração de Empresas e Administração Pública e Governo, no qual o aluno contemplado esteja regularmente matriculado.

Obtenha informações detalhadas sobre Bolsas de Estudo no Manual de Concessão de Bolsas de Estudo no País.

 

BOLSA DE ESTUDO PARA PÓS-DOUTORADO

O Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES – PNPD/CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES com o objetivo de promover a realização de estudos de alto nível; reforçar os grupos de pesquisa nacionais; renovar os quadros dos Programas de Pós-Graduação (PPG) nas instituições de ensino superior e de pesquisa; promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Edital Exclusivo para o Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES – PNPD/CAPES, com vigência a partir de outubro de 2019.

A Coordenação de Pós-Graduação da FGV EAESP torna público o Edital n.08/2019 referente ao Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES – PNPD/CAPES, do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV EAESP.

Período de inscrição: de 18/06/2019 a 19/07/2019

Cotas: 1

Início da bolsa a partir de 10/2019

Os requisidos de inscrição são:

  • ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
  • ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
  • ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

O prazo da bolsa será de 12 (doze) meses.

Para inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Brasileiro(a): Cópia do RG e CPF; Estrangeiro(a) residente no Brasil: RNE e visto temporário no Brasil ou estrangeiro(a) residente no exterior: Passaporte e comprovante de residência no exterior;
  • Curriculum Vitae atualizado, extraído da plataforma Lattes;
  • Projeto de pesquisa contendo: resumo e palavras chaves; a ideia básica para a pesquisa, os objetivos pretendidos, a(s) linha(s) de pesquisa de interesse, a bibliografia; relação de produtos planejados e a infraestrutura experimental ou laboratorial específica;
  • Cronograma (mínimo 6 meses e máximo de 2 anos);
  • Comprovante das publicações nos últimos 3 anos;
  • Carta de aceitação do professor supervisor.

 

A inscrição configura-se com o envio do pedido de inscrição para o e-mail:  coordppg.apoiotecnico@fgv.br, contendo todos os documentos solicitados.

Para acessar o Edital, clique aqui.

 

PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE PÓS-GRADUAÇÃO | PEC-PG

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG, administrado conjuntamente pelo Departamento Cultural (DC) do Ministério das Relações Exteriores – MRE, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, constitui atividade de cooperação educacional exercida, prioritariamente, com países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

O PEC-PG tem por objetivo possibilitar a vinda de cidadãos oriundos de países em desenvolvimento ao Brasil para realização de estudos de pós-graduação, em nível de Mestrado e Doutorado, em Instituição de Ensino Superior brasileira, de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante-convênio possa contribuir para o desenvolvimento de seu país de origem. Serão priorizados os países que apresentem candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento sócio-econômico, acordados entre o Brasil e os países interessados, por via diplomática.

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) realiza um processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos em Administração de Empresas e em Administração Pública e Governo específico para candidatos interessados em concorrer a bolsa PEC-PG. As vagas disponibilizadas para o referido processo seletivo não concorrem com aquelas disponibilizadas para os demais candidatos.

A nossa instituição seleciona os alunos e os indica, por meio de uma carta de aceite ao candidato, para concorrer a Bolsa PEC-PG. O candidato aceito, de posse da carta que fornecemos, deve se inscrever diretamente na CAPES e/ou no CNPq, nos prazos estabelecidos pelas respectivas agencias e de acordo com suas regras para obtenção da Bolsa PEC-PG.

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever nos termos e épocas específicos. Para mais informações e inscrições, por favor, clique aqui.