Delane Botelho

Delane Botelho

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Administração de Empresas (Organizações) pela FGV EAESP (1997), com intercâmbio pela Wirtschaftsuniversität Wien (Áustria) e doutorado em Administração de Empresas (Marketing) pela FGV-EAESP (2003), com bolsa sanduíche (CAPES) na Marshall School of Business, University of Southern California (EUA). É professor adjunto da FGV EAESP e bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq (2022-2025). Foi "research fellow" na United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD). Foi líder da linha de Marketing do programa de mestrado/doutorado entre 2014 e 2017, e chefe do departamento de Marketing entre 2016 e 2019. Atualmente é coordenador do CEDEA (Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem) e coordenador da Divisão de Marketing (MKT) da ANPAD para o mandato de 2023. Seus interesses de pesquisa são: cognição e emoção em comportamento do consumidor e pricing. Suas pesquisas têm sido publicadas em periódicos como Psychology & Marketing, Journal of Business Research, Journal of Marketing Management, Industrial Marketing Management, Academy of Marketing Science Review e Journal of Interactive Marketing.

 

Artigos: 

Campos, R.d.C.L., Vilas Boas, L.H.d.B., Rezende, D.C.d. and Botelho, D., Food Safety and Consumption of Fruits and Vegetables at Local Markets: a means-end chain approach, Qualitative Market Research, Vol. 27 No. 2, pp. 337-355, 2024

SILVA, C. A. P. B.;BOTELHO, D. Relacionamento com o Assinante de Internet Banda Larga Fixa (Internet Service Provider - ISP). Revista Gestão e Tecnologia , v. 23 , p. 153 -175 , 2023.

BOTELHO, D. Innovative Practices in Management Education. GV casos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 13, p. 1-5, 2023.

BATISTA, J. M. ; BARROS, LUCIA ; PEIXOTO, F. V. ; BOTELHO, D. . Sarcastic or Assertive: How Should Brands Reply to Consumers? Uncivil Comments on Social Media in the Context of Brand Activism?. Journal of Interactive Marketing, v. 57, p. 141-158, 2022.

CESAR LEANDRO, JULIO ; Botelho, Delane . Consumer Over-indebtedness: a review and future research agenda. Journal of Business Research, v. 145, p. 535-551, 2022.

MOTA, MARCIO ; Botelho, Delane . To Be or Not to Be Happy? That is the Question of Consumption in Social Behaviors. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v. 20, p. 461-495, 2021.

DE LUCA, RAMONA ; BOTELHO, D. . The Unconscious Perception of Smells as a Driver of Consumer Responses: a framework integrating the emotion-cognition approach to scent marketing. Academy of Marketing Science Review, v. 11, p. 145-161, 2021.

FERREIRA, KIRLA; Botelho, Delane. (Un)deservingness Distinctions Impact Envy Subtypes: Implications for Brand Attitude and Choice. Journal of Business Research, v. 125, p. 89-102, 2021.

BRITO, L. M.; BOTELHO, D.; BAETA, O. V. Elementos que Influyen en el Apego al Destino por Parte de los Turistas en Minas Gerais (Brasil). Estudios y Perspectivas em Turismo, v. 29, p. 1-18, 2020.

Botelho, Delane; GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI. Experiência e Engajamento do Cliente. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 3-6, 2020.

SAAB, ANDRÉ BUENO; Botelho, Delane. Are Organizational Buyers Rational? Using Price Heuristics in Functional Risk Judgment. Industrial Marketing Management, v. 85, p. 141-151, 2020.

DE LUCA, RAMONA; Botelho, Delane. Olfactory Priming on Consumer Categorization, Recall, and Choice. Psychology & Marketing, v. 37, p. 1101-1117, 2020.

INACIO, M. D. R.; INACIO, R. O. R.; BOTELHO, D.; SANDES, F. S. Interactive Value Formation: Types of Crowdfunding and Exchanged Resources'Characteristics. Revista de Administração em Diálogo - RAD, v. 21, p. 74-86, 2019.

SANTANA, JANNSEN; Botelho, Delane. If it Comes from Juazeiro, it's Blessed? Liquid and Solid Attachment in Systems of Object Itineraries of Pilgrimages. MM. Journal of Marketing Management, v. 35, p. 1-26, 2019.

ALMEIDA, C. P.; BOTELHO, D.; PEREIRA, I. A Field Study on the Relationship Between Perceived Store Crowding and Consumer Response. International Journal of Business and Marketing, v. 4, p. 36-45, 2019.

CHAVES, E. P. E. S.; BOTELHO, D.; GIRALDI, J. M. E. Análisis del Valor de la Marca País y de la Percepción de Cultura. Estudios y Perspectivas em Turismo, v. 28, p. 570-588, 2019.

LIMA, S. V. B.; BOTELHO, D. The Relationship Between Mothers? Guilt and Their Consumption Decisions. REMARK. Revista Brasilweira de Marketing, v. 18, p. 171-197, 2019.

DE LUCA, RAMONA; Botelho, Delane. The Unconscious Perception of Smells as a Driver of Consumer Responses: A Framework Integrating the Emotion-cognition Approach to Scent Marketing. AMS Review, v. online, p. online-1-17, 2019.

BRITO, L. M.; BOTELHO, D. La Gastronomía como Marca de Destino: Proposiciones en Minas Gerais - Brasil. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 27, p. 390-412, 2018.

ROCHA, A. Q.; BOTELHO, D. Attitudes Towards Insurance for Personal Assets: Antecedents and Consequents. European Journal of Business and Social Sciences, v. 6, p. 62-80, 2018.

LUCA, R.; BOTELHO, D. Odor Priming and Product Preferences: When Smells Regulate Preferences for Semantically-congruent Products and Brands. Advances in Consumer Research, v. 46, p. 350, 2018.

FERREIRA, K. S. C.; BOTELHO, D.; LIMA, S. V. B. Untangling Different Envy Episodes and their Effects on Brand Attitude. Advances in Consumer Research, v. 46, p. 402, 2018.

Botelho, Delane; DE LUCA, RAMONA. Faro para o Negócio. GV Executivo, v. 16, p. 36-39, 2017.

SZYLIT, F.; BOTELHO, D. A Brazilian Experiment on the Effect of Psychic Distance on the Internationalization of Retailers. Journal of International Marketing and Exporting, v. 1, p. 401-415, 2017.

DE LUCA, RAMONA; BOTELHO, D. The Smell of Selling: Olfactory Cues as a Route for Product Aesthetic Preferences. Advances in Consumer Research, v. 45, p. 351-351, 2017.

BOTELHO, D.; GUISSONI, L. A. Varejo: Competitividade e Inovação. RAE - Revista de Administração de Empresas , v. 56, p. 596-599, 2016.

CRUZ, B. P. A.; BOTELHO, D. Influenciadores da Percepção de Eficácia do Boicote e Intenção de Boicotar. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 10, p. 99-113, 2016.

HAJLI, J.M.; BOTELHO, D. Esperança, Percepção de Risco e Intenção de Compra no Mercado de Luxo. Revista de Administração da Unimep, v. 14, p. 132-154, 2016.

DE LUCA, RAMONA; BOTELHO, D.; FERREIRA, M. A Theoretical Perspective on Guilt and Materialism in Helping Behavior. Advances in Consumer Research, v. 44, p. 727-727, 2016.

LIMA, P. A.; PORTO, R. B.; BOTELHO, D. Interactive Ads: Effectiveness of Advertising Production in Consumer Evaluations. Base (São Leopoldo. Online), v. 13, p. 138-152, 2016.

LUCA, R.; FERREIRA, M.; BOTELHO, D. When Guilt Induces Charity: The Emotional Side of Philanthropy. European Journal of Business and Social Sciences, v. 5, p. 44-58, 2016.

FEITOSA, W. R.; BOTELHO, D. O Papel da Excitação no Engajamento de Defensores da Marca: Suas Reações a Notícias Positivas e Negativas no Ambiente Virtual. Revista Economia & Gestão, v. 15, p. 117-141, 2015.

RIBEIRO, P. D.; BOTELHO, D. Shame and Consumption of Counterfeit Products. Advances in Consumer Research, v. 43, p. 804-804, 2015.

CRUZ, BRENO DE PAULA ANDRADE; BOTELHO, Delane. Proposition of the Relational Boycott. Management Research (Armonk, N.Y.), v. 13, p. 315-333, 2015.

FERNANDEZ, P. J.; BOTELHO, D.; ZAMBALDI, F. Incorporating Heterogeneity into Count Data Models in Marketing. Business Management Review (BMR), v. 4, p. 67-77, 2014.

VASCONCELLOS, I. M. P.; BOTELHO, D. Factors Influencing Supermarket Store Loyalty in Brazil and their Implications to Loyalty Programs. Global Journal of Management and Business Research, v. 14, p. 23-32, 2014.

FEITOSA, W.R.; BOTELHO, D.; LOURENÇO, C.E. Comunidades Virtuais de Marca de Produtos de Consumo e Criação de Engajamento: Uma Investigação Qualitativa. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 5, p. 827-848, 2014.

FEITOSA, W. R.; BOTELHO, D. Influência da Excitação Emocional e da Utilidade do Conteúdo no Compartilhamento de Informações entre Consumidores Online. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 10, p. 244-265, 2014.

BOTELHO, D.; BARKI, E.; PARENTE, J. G. Varejo: Desafios e Oportunidades em Mercados Emergentes. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 53, p. 534, 2013.

COSTA, D. V. F.; BOTELHO, D.; COSTA, M. P. C. Atitude Socialmente Responsável ou Estratégia Comercial: O Caso do Pacto Global. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 9, p. 143-165, 2013.  

BARROS, LUCIA; BOTELHO, Delane. Hope, Perceived Financial Risk and Propensity for Indebtedness. BAR. Brazilian Administration Review, v. 9, p. 454-474, 2012.

FEIJÓ, FABRÍCIO RODRIGUES; BOTELHO, Delane. Efeito dos Fatores de Merchandising nas Vendas do Varejo. RAE (Impresso), v. 52, p. 628-642, 2012.

SANTOS, J. H. F.; BOTELHO, D. Análise Comparativa de Preços: Variáveis Influentes na Percepção de Vantagem de Compra. Revista Administração Marckenzie, v. 12, p. 145-168, 2011.

PUPO, F. P.; BOTELHO, D. Conhecimento e Uso de Métricas de Marketing. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 2011, p. 56-80, 2011.

PVIANA, M. F.; SETTE, R. S.; REZENDE, D.C.; BOTELHO, D.; POLES, K. Processo de Acreditação: Uma Análise de Organizações Hospitalares. RAHIS. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 2011, p. 32-51, 2011.

BOTELHO, Delane; Bourguignon, Milber Fernandes Morais. Fostering Linkages Between Transnational Corporations and Small to Medium-Sized Enterprises in Brazil. BAR. Brazilian Administration Review, v. 8, p. 247-265, 2011.

Guimarães, R.M.; BOTELHO, D. Atributos Relevantes na Escolha de Lojas de Conveniência. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 16, p. 1-22, 2010.

Leng, Chan Yie; BOTELHO, Delane. How Does National Culture Impact on Consumers? Decision-Making Styles? A Cross Cultural Study in Brazil, the United States and Japan. BAR. Brazilian Administration Review, v. 7, p. 260-275, 2010.

BOTELHO, Delane; Tostes, Frederico Damian. Modelagem de Probabilidade de Churn. RAE (Impresso), v. 50, p. 396-410, 2010.

BOTELHO, D.; FERREIRA, M. C.; ALMEIDA, A. R. D. Consumer Decision Making in a Counterfeit-Plentiful Market: A Study of Brazilian Consumers. Journal of International Marketing and Exporting, v. 14, p. 1-13, 2009.

CARDOSO, R. L.; MAIA, E. A.; BOTELHO, D.; CARDOSO, R. L. Contabilidade de Custos e Discriminação de Preços entre Clientes Particulares e de Planos de Saúde: Evidências de Hospitais do Município do Rio de Janeiro. Saúde em Debate, v. 34, p. 1-20, 2009.

Bourguignon, Milber Fernandes Morais; BOTELHO, D. Vínculos de Negócios entre Grandes Empresas Compradoras e Pequenos Fornecedores Locais: Implicações para Políticas Públicas e Desenvolvimento. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 43, p. 1407-1434, 2009.

BORGES, C. M. B.; BOTELHO, D. Processo de Escolha de Bancos de Imagens: Aplicação no Marketing Business to Business. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 2008, p. 1-16, 2008.

Almeida, Alda Rosana Duarte de; BOTELHO, Delane. Antecedentes da Satisfação no Setor Imobiliário. Revista de Administração Contemporânea, v. 48, p. 11-23, 2008.

BOTELHO, D.; BOURGUIGNON, M. F. M.; CRUZ, B. P. A. Está a Tríade Familiar Convergindo em suas Percepções sobre a Influência do Adolescente na Decisão de Compra? Revista de Negócios, v. 11 N1, p. 66-76, 2007.

BAPTISTA, C. S.; BOTELHO, D. Escolha de Canais de Venda em Comércio Eletrônico. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, p. 59, 2007.

ESTRELA, V. B.; BOTELHO, D. Efeito de Atividades Promocionais no Varejo. Revista de Economia e Administração, v. 5, p. 297-311, 2006.

BOTELHO, D. Decomposição da Elasticidade-Preço no Varejo com Uso de Dados Escaneados. Pesquisa Operacional (Impresso), Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 201-217, 2005.

BOTELHO, Delane; Urdan, André Torres. Lealdade à Marca e Sensibilidade ao Preço: Um Estudo da Escolha da Marca pelo Consumidor. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 163-180, 2005.

BOTELHO, D. Price Discount and Satisfaction: A Model of Consumer Information Search. Revista de Economia e Administração, São Paulo, SP, v. 3, n. 1, p. 41-57, 2004.

SETTE, R. S.; BOTELHO, D. Pecuária Leiteira: Um Sistema Simplificado de Controle. Cadernos de Administração Rural, Lavras, MG, v. 3, n.2, p. 146-151, 1991.

 

Livros: 

BRITO, L. M.; BOTELHO, D. Turismo y Gastronomia: Reflexiones sobre Minas Gerais - Brasil. 1. ed. Editora Académica Española, 2018. v. 1. 68p .

BOTELHO, D. (Org.); ZOUAIN, D. M. (Org.). Pesquisa Quantitativa em Administração. 1ed. São Paulo: Atlas, 2006. v. 1. 229 p.  

 

Capítulos de livros: 

FEITOSA, W. R.; BOTELHO, D. Mechanisms for Incentivizing and Encouraging Online Social Interactions - An Experiment Analysing the Role of Recommendations and Rewards on Advertisement Sharing Behaviour. In: Bikramjit Rishi; Subir Bandyopadhyay. (Org.). Contemporary Issues in Social Media Marketing: An international Perspective. 1ed.: Routledge, 2017, v., p. 334-349.

FERREIRA, K. S. C.; BOTELHO, D. Why do They Have it and Not I? Envy and Consumption. In: Enrique P. Becerra; Ravindra Chitturi; María Cecilia Henríquez; Juan Carlos Londoño. (Org.). Latin America Advances in Consumer Research 2017. 4ed.:, 2017, v. 4, p. 121-132.

CRUZ, B. P. A.; BOTELHO, D. Relational Boycott. In: Carla Ruiz-Mafe; Joaquin Aldas-Manzano; Cleopatra Veloutsou. (Org.). Communicating Brands in an Increasingly Digital Environment. 1ed. Athens:, 2017, v. 1, p. 57-66.

BOTELHO, D.; PFISTER, M. Policies and Institutions on Multinational Corporation-Small and Medium Enterprise Linkages. In: Eric Rugraff; Michael W. Hansen. (Org.). Multinational Corporations and Local Firms in Emerging Economies. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2011, v., p.-.

ALMEIDA, A. R. D.; BOTELHO, D.; MEYER, M.; SILVA, M.; NASSER, M. B.; SILENCIO, R. Satisfação dos Turistas: Uma Análise da Experiência de Visita aos Locais de Música ao Vivo na Cidade do Rio de Janeiro. In: Luiz Gustavo Medeiros Barbosa. (Org.). Observatório de Inovação do Turismo. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, v., p. 266-302.

ABDALLA, J. J. A.; PUPPIM, J. A. O.; BOTELHO, D.; BOURGUIGNON, M. F. M. Exigências Ambientais em Arranjos Produtivos Locais: O Caso dos Arranjos Moveleiros em Bento Gonçalves e São Bento do Sul. In: José Antônio Puppim de Oliveira. (Org.). Pequenas Empresas, Arranjos Produtivos Locais e Sustentabilidade. Rio de Janeiro, RJ: FGV Editora, 2009, v., p. 121-133.

SERRÃO. PRISCILA NORCIA; BOTELHO, D. Effect of Brand Extension on Brand Image: A Study in the Brazilian Context. In: Acevedo, C. R.; Hernandez, J. M. C.; Lowrey, T. M. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2008, v. 2, p. 22-27.

FERREIRA, M. C.; BOTELHO, D.; ALMEIDA, A. R. D. Consumer Decision Making in a Counterfeit-Plentiful Market: An Exploratory Study in the Brazilian context. In: Acevedo, C. R.; Hernandez, J. M. C.; Lowrey, T. M. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2008, v. 2, p. 109-115.

BOTELHO, D. Consumer Behavior on the Internet: Trust and Perception of Security Control in the Brazilian Context. In: Andrea L. Dixon; Karen A. Machleit. (Org.). Marketing Theory and Applications. Chicago, IL: American Marketing Association, 2007, v. 18, p. 174-181.

BOTELHO, D. Uso de Dados Escaneados na Estimação da Elasticidade-Preço. In: Delane Botelho; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Quantitativa em Administração. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2006, v., p. 56-74.

BOTELHO, D.; ALMEIDA, A. R. D. Construção de Questionários. In: Delane Botelho; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Quantitativa em Administração. São Paulo: Atlas, 2006, v., p. 90-108.

BOTELHO, D.; FERNANDEZ, P. J. Incorporating Heterogeneity into Count Data Models Applied to Marketing. In: Silvia Gonzales; David Luna. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2006, v. 1, p. 90-91.

MATOS, C. A.; ROSSI, C. A. V.; BOTELHO, D. Consumer Attitudes Toward Genetically Modified Foods in the Brazilian Market: Which Benefits Can Reduce the Negativism? In: Silvia Gonzales; David Luna. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2006, v. 1, p. 162-168.

ALMEIDA, A. R. D.; BOTELHO, D. What Influences Satisfaction in Purchasing High-Value Goods? An Empirical Analysis from the Brazilian Real Estate Industry. In: Silvia Gonzales; David Luna. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2006, v. 1, p. 172-179.

 

Sínteses de pesquisas

 

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.