Delane Botelho
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Administração de Empresas (Organizações) pela FGV EAESP (1997), com intercâmbio pela Wirtschaftsuniversität Wien (Áustria) e doutorado em Administração de Empresas (Marketing) pela FGV-EAESP (2003), com bolsa sanduíche (CAPES) na Marshall School of Business, University of Southern California (EUA). É professor adjunto da FGV EAESP e bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq (2022-2025). Foi "research fellow" na United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD). Foi líder da linha de Marketing do programa de mestrado/doutorado entre 2014 e 2017, e chefe do departamento de Marketing entre 2016 e 2019. Atualmente é coordenador do CEDEA (Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem) e coordenador da Divisão de Marketing (MKT) da ANPAD para o mandato de 2023. Seus interesses de pesquisa são: cognição e emoção em comportamento do consumidor e pricing. Suas pesquisas têm sido publicadas em periódicos como Psychology & Marketing, Journal of Business Research, Journal of Marketing Management, Industrial Marketing Management, Academy of Marketing Science Review e Journal of Interactive Marketing.
Artigos:
Campos, R.d.C.L., Vilas Boas, L.H.d.B., Rezende, D.C.d. and Botelho, D., Food Safety and Consumption of Fruits and Vegetables at Local Markets: a means-end chain approach, Qualitative Market Research, Vol. 27 No. 2, pp. 337-355, 2024
SILVA, C. A. P. B.;BOTELHO, D. Relacionamento com o Assinante de Internet Banda Larga Fixa (Internet Service Provider - ISP). Revista Gestão e Tecnologia , v. 23 , p. 153 -175 , 2023.
BOTELHO, D. Innovative Practices in Management Education. GV casos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 13, p. 1-5, 2023.
BATISTA, J. M. ; BARROS, LUCIA ; PEIXOTO, F. V. ; BOTELHO, D. . Sarcastic or Assertive: How Should Brands Reply to Consumers? Uncivil Comments on Social Media in the Context of Brand Activism?. Journal of Interactive Marketing, v. 57, p. 141-158, 2022.
CESAR LEANDRO, JULIO ; Botelho, Delane . Consumer Over-indebtedness: a review and future research agenda. Journal of Business Research, v. 145, p. 535-551, 2022.
MOTA, MARCIO ; Botelho, Delane . To Be or Not to Be Happy? That is the Question of Consumption in Social Behaviors. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v. 20, p. 461-495, 2021.
DE LUCA, RAMONA ; BOTELHO, D. . The Unconscious Perception of Smells as a Driver of Consumer Responses: a framework integrating the emotion-cognition approach to scent marketing. Academy of Marketing Science Review, v. 11, p. 145-161, 2021.
FERREIRA, KIRLA; Botelho, Delane. (Un)deservingness Distinctions Impact Envy Subtypes: Implications for Brand Attitude and Choice. Journal of Business Research, v. 125, p. 89-102, 2021.
BRITO, L. M.; BOTELHO, D.; BAETA, O. V. Elementos que Influyen en el Apego al Destino por Parte de los Turistas en Minas Gerais (Brasil). Estudios y Perspectivas em Turismo, v. 29, p. 1-18, 2020.
Botelho, Delane; GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI. Experiência e Engajamento do Cliente. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 3-6, 2020.
SAAB, ANDRÉ BUENO; Botelho, Delane. Are Organizational Buyers Rational? Using Price Heuristics in Functional Risk Judgment. Industrial Marketing Management, v. 85, p. 141-151, 2020.
DE LUCA, RAMONA; Botelho, Delane. Olfactory Priming on Consumer Categorization, Recall, and Choice. Psychology & Marketing, v. 37, p. 1101-1117, 2020.
INACIO, M. D. R.; INACIO, R. O. R.; BOTELHO, D.; SANDES, F. S. Interactive Value Formation: Types of Crowdfunding and Exchanged Resources'Characteristics. Revista de Administração em Diálogo - RAD, v. 21, p. 74-86, 2019.
SANTANA, JANNSEN; Botelho, Delane. If it Comes from Juazeiro, it's Blessed? Liquid and Solid Attachment in Systems of Object Itineraries of Pilgrimages. MM. Journal of Marketing Management, v. 35, p. 1-26, 2019.
ALMEIDA, C. P.; BOTELHO, D.; PEREIRA, I. A Field Study on the Relationship Between Perceived Store Crowding and Consumer Response. International Journal of Business and Marketing, v. 4, p. 36-45, 2019.
CHAVES, E. P. E. S.; BOTELHO, D.; GIRALDI, J. M. E. Análisis del Valor de la Marca País y de la Percepción de Cultura. Estudios y Perspectivas em Turismo, v. 28, p. 570-588, 2019.
LIMA, S. V. B.; BOTELHO, D. The Relationship Between Mothers? Guilt and Their Consumption Decisions. REMARK. Revista Brasilweira de Marketing, v. 18, p. 171-197, 2019.
DE LUCA, RAMONA; Botelho, Delane. The Unconscious Perception of Smells as a Driver of Consumer Responses: A Framework Integrating the Emotion-cognition Approach to Scent Marketing. AMS Review, v. online, p. online-1-17, 2019.
BRITO, L. M.; BOTELHO, D. La Gastronomía como Marca de Destino: Proposiciones en Minas Gerais - Brasil. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 27, p. 390-412, 2018.
ROCHA, A. Q.; BOTELHO, D. Attitudes Towards Insurance for Personal Assets: Antecedents and Consequents. European Journal of Business and Social Sciences, v. 6, p. 62-80, 2018.
LUCA, R.; BOTELHO, D. Odor Priming and Product Preferences: When Smells Regulate Preferences for Semantically-congruent Products and Brands. Advances in Consumer Research, v. 46, p. 350, 2018.
FERREIRA, K. S. C.; BOTELHO, D.; LIMA, S. V. B. Untangling Different Envy Episodes and their Effects on Brand Attitude. Advances in Consumer Research, v. 46, p. 402, 2018.
Botelho, Delane; DE LUCA, RAMONA. Faro para o Negócio. GV Executivo, v. 16, p. 36-39, 2017.
SZYLIT, F.; BOTELHO, D. A Brazilian Experiment on the Effect of Psychic Distance on the Internationalization of Retailers. Journal of International Marketing and Exporting, v. 1, p. 401-415, 2017.
DE LUCA, RAMONA; BOTELHO, D. The Smell of Selling: Olfactory Cues as a Route for Product Aesthetic Preferences. Advances in Consumer Research, v. 45, p. 351-351, 2017.
BOTELHO, D.; GUISSONI, L. A. Varejo: Competitividade e Inovação. RAE - Revista de Administração de Empresas , v. 56, p. 596-599, 2016.
CRUZ, B. P. A.; BOTELHO, D. Influenciadores da Percepção de Eficácia do Boicote e Intenção de Boicotar. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 10, p. 99-113, 2016.
HAJLI, J.M.; BOTELHO, D. Esperança, Percepção de Risco e Intenção de Compra no Mercado de Luxo. Revista de Administração da Unimep, v. 14, p. 132-154, 2016.
DE LUCA, RAMONA; BOTELHO, D.; FERREIRA, M. A Theoretical Perspective on Guilt and Materialism in Helping Behavior. Advances in Consumer Research, v. 44, p. 727-727, 2016.
LIMA, P. A.; PORTO, R. B.; BOTELHO, D. Interactive Ads: Effectiveness of Advertising Production in Consumer Evaluations. Base (São Leopoldo. Online), v. 13, p. 138-152, 2016.
LUCA, R.; FERREIRA, M.; BOTELHO, D. When Guilt Induces Charity: The Emotional Side of Philanthropy. European Journal of Business and Social Sciences, v. 5, p. 44-58, 2016.
FEITOSA, W. R.; BOTELHO, D. O Papel da Excitação no Engajamento de Defensores da Marca: Suas Reações a Notícias Positivas e Negativas no Ambiente Virtual. Revista Economia & Gestão, v. 15, p. 117-141, 2015.
RIBEIRO, P. D.; BOTELHO, D. Shame and Consumption of Counterfeit Products. Advances in Consumer Research, v. 43, p. 804-804, 2015.
CRUZ, BRENO DE PAULA ANDRADE; BOTELHO, Delane. Proposition of the Relational Boycott. Management Research (Armonk, N.Y.), v. 13, p. 315-333, 2015.
FERNANDEZ, P. J.; BOTELHO, D.; ZAMBALDI, F. Incorporating Heterogeneity into Count Data Models in Marketing. Business Management Review (BMR), v. 4, p. 67-77, 2014.
VASCONCELLOS, I. M. P.; BOTELHO, D. Factors Influencing Supermarket Store Loyalty in Brazil and their Implications to Loyalty Programs. Global Journal of Management and Business Research, v. 14, p. 23-32, 2014.
FEITOSA, W.R.; BOTELHO, D.; LOURENÇO, C.E. Comunidades Virtuais de Marca de Produtos de Consumo e Criação de Engajamento: Uma Investigação Qualitativa. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 5, p. 827-848, 2014.
FEITOSA, W. R.; BOTELHO, D. Influência da Excitação Emocional e da Utilidade do Conteúdo no Compartilhamento de Informações entre Consumidores Online. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 10, p. 244-265, 2014.
BOTELHO, D.; BARKI, E.; PARENTE, J. G. Varejo: Desafios e Oportunidades em Mercados Emergentes. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 53, p. 534, 2013.
COSTA, D. V. F.; BOTELHO, D.; COSTA, M. P. C. Atitude Socialmente Responsável ou Estratégia Comercial: O Caso do Pacto Global. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 9, p. 143-165, 2013.
BARROS, LUCIA; BOTELHO, Delane. Hope, Perceived Financial Risk and Propensity for Indebtedness. BAR. Brazilian Administration Review, v. 9, p. 454-474, 2012.
FEIJÓ, FABRÍCIO RODRIGUES; BOTELHO, Delane. Efeito dos Fatores de Merchandising nas Vendas do Varejo. RAE (Impresso), v. 52, p. 628-642, 2012.
SANTOS, J. H. F.; BOTELHO, D. Análise Comparativa de Preços: Variáveis Influentes na Percepção de Vantagem de Compra. Revista Administração Marckenzie, v. 12, p. 145-168, 2011.
PUPO, F. P.; BOTELHO, D. Conhecimento e Uso de Métricas de Marketing. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 2011, p. 56-80, 2011.
PVIANA, M. F.; SETTE, R. S.; REZENDE, D.C.; BOTELHO, D.; POLES, K. Processo de Acreditação: Uma Análise de Organizações Hospitalares. RAHIS. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 2011, p. 32-51, 2011.
BOTELHO, Delane; Bourguignon, Milber Fernandes Morais. Fostering Linkages Between Transnational Corporations and Small to Medium-Sized Enterprises in Brazil. BAR. Brazilian Administration Review, v. 8, p. 247-265, 2011.
Guimarães, R.M.; BOTELHO, D. Atributos Relevantes na Escolha de Lojas de Conveniência. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 16, p. 1-22, 2010.
Leng, Chan Yie; BOTELHO, Delane. How Does National Culture Impact on Consumers? Decision-Making Styles? A Cross Cultural Study in Brazil, the United States and Japan. BAR. Brazilian Administration Review, v. 7, p. 260-275, 2010.
BOTELHO, Delane; Tostes, Frederico Damian. Modelagem de Probabilidade de Churn. RAE (Impresso), v. 50, p. 396-410, 2010.
BOTELHO, D.; FERREIRA, M. C.; ALMEIDA, A. R. D. Consumer Decision Making in a Counterfeit-Plentiful Market: A Study of Brazilian Consumers. Journal of International Marketing and Exporting, v. 14, p. 1-13, 2009.
CARDOSO, R. L.; MAIA, E. A.; BOTELHO, D.; CARDOSO, R. L. Contabilidade de Custos e Discriminação de Preços entre Clientes Particulares e de Planos de Saúde: Evidências de Hospitais do Município do Rio de Janeiro. Saúde em Debate, v. 34, p. 1-20, 2009.
Bourguignon, Milber Fernandes Morais; BOTELHO, D. Vínculos de Negócios entre Grandes Empresas Compradoras e Pequenos Fornecedores Locais: Implicações para Políticas Públicas e Desenvolvimento. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 43, p. 1407-1434, 2009.
BORGES, C. M. B.; BOTELHO, D. Processo de Escolha de Bancos de Imagens: Aplicação no Marketing Business to Business. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 2008, p. 1-16, 2008.
Almeida, Alda Rosana Duarte de; BOTELHO, Delane. Antecedentes da Satisfação no Setor Imobiliário. Revista de Administração Contemporânea, v. 48, p. 11-23, 2008.
BOTELHO, D.; BOURGUIGNON, M. F. M.; CRUZ, B. P. A. Está a Tríade Familiar Convergindo em suas Percepções sobre a Influência do Adolescente na Decisão de Compra? Revista de Negócios, v. 11 N1, p. 66-76, 2007.
BAPTISTA, C. S.; BOTELHO, D. Escolha de Canais de Venda em Comércio Eletrônico. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, p. 59, 2007.
ESTRELA, V. B.; BOTELHO, D. Efeito de Atividades Promocionais no Varejo. Revista de Economia e Administração, v. 5, p. 297-311, 2006.
BOTELHO, D. Decomposição da Elasticidade-Preço no Varejo com Uso de Dados Escaneados. Pesquisa Operacional (Impresso), Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 201-217, 2005.
BOTELHO, Delane; Urdan, André Torres. Lealdade à Marca e Sensibilidade ao Preço: Um Estudo da Escolha da Marca pelo Consumidor. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 163-180, 2005.
BOTELHO, D. Price Discount and Satisfaction: A Model of Consumer Information Search. Revista de Economia e Administração, São Paulo, SP, v. 3, n. 1, p. 41-57, 2004.
SETTE, R. S.; BOTELHO, D. Pecuária Leiteira: Um Sistema Simplificado de Controle. Cadernos de Administração Rural, Lavras, MG, v. 3, n.2, p. 146-151, 1991.
Livros:
BRITO, L. M.; BOTELHO, D. Turismo y Gastronomia: Reflexiones sobre Minas Gerais - Brasil. 1. ed. Editora Académica Española, 2018. v. 1. 68p .
BOTELHO, D. (Org.); ZOUAIN, D. M. (Org.). Pesquisa Quantitativa em Administração. 1ed. São Paulo: Atlas, 2006. v. 1. 229 p.
Capítulos de livros:
FEITOSA, W. R.; BOTELHO, D. Mechanisms for Incentivizing and Encouraging Online Social Interactions - An Experiment Analysing the Role of Recommendations and Rewards on Advertisement Sharing Behaviour. In: Bikramjit Rishi; Subir Bandyopadhyay. (Org.). Contemporary Issues in Social Media Marketing: An international Perspective. 1ed.: Routledge, 2017, v., p. 334-349.
FERREIRA, K. S. C.; BOTELHO, D. Why do They Have it and Not I? Envy and Consumption. In: Enrique P. Becerra; Ravindra Chitturi; María Cecilia Henríquez; Juan Carlos Londoño. (Org.). Latin America Advances in Consumer Research 2017. 4ed.:, 2017, v. 4, p. 121-132.
CRUZ, B. P. A.; BOTELHO, D. Relational Boycott. In: Carla Ruiz-Mafe; Joaquin Aldas-Manzano; Cleopatra Veloutsou. (Org.). Communicating Brands in an Increasingly Digital Environment. 1ed. Athens:, 2017, v. 1, p. 57-66.
BOTELHO, D.; PFISTER, M. Policies and Institutions on Multinational Corporation-Small and Medium Enterprise Linkages. In: Eric Rugraff; Michael W. Hansen. (Org.). Multinational Corporations and Local Firms in Emerging Economies. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2011, v., p.-.
ALMEIDA, A. R. D.; BOTELHO, D.; MEYER, M.; SILVA, M.; NASSER, M. B.; SILENCIO, R. Satisfação dos Turistas: Uma Análise da Experiência de Visita aos Locais de Música ao Vivo na Cidade do Rio de Janeiro. In: Luiz Gustavo Medeiros Barbosa. (Org.). Observatório de Inovação do Turismo. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, v., p. 266-302.
ABDALLA, J. J. A.; PUPPIM, J. A. O.; BOTELHO, D.; BOURGUIGNON, M. F. M. Exigências Ambientais em Arranjos Produtivos Locais: O Caso dos Arranjos Moveleiros em Bento Gonçalves e São Bento do Sul. In: José Antônio Puppim de Oliveira. (Org.). Pequenas Empresas, Arranjos Produtivos Locais e Sustentabilidade. Rio de Janeiro, RJ: FGV Editora, 2009, v., p. 121-133.
SERRÃO. PRISCILA NORCIA; BOTELHO, D. Effect of Brand Extension on Brand Image: A Study in the Brazilian Context. In: Acevedo, C. R.; Hernandez, J. M. C.; Lowrey, T. M. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2008, v. 2, p. 22-27.
FERREIRA, M. C.; BOTELHO, D.; ALMEIDA, A. R. D. Consumer Decision Making in a Counterfeit-Plentiful Market: An Exploratory Study in the Brazilian context. In: Acevedo, C. R.; Hernandez, J. M. C.; Lowrey, T. M. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2008, v. 2, p. 109-115.
BOTELHO, D. Consumer Behavior on the Internet: Trust and Perception of Security Control in the Brazilian Context. In: Andrea L. Dixon; Karen A. Machleit. (Org.). Marketing Theory and Applications. Chicago, IL: American Marketing Association, 2007, v. 18, p. 174-181.
BOTELHO, D. Uso de Dados Escaneados na Estimação da Elasticidade-Preço. In: Delane Botelho; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Quantitativa em Administração. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2006, v., p. 56-74.
BOTELHO, D.; ALMEIDA, A. R. D. Construção de Questionários. In: Delane Botelho; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Quantitativa em Administração. São Paulo: Atlas, 2006, v., p. 90-108.
BOTELHO, D.; FERNANDEZ, P. J. Incorporating Heterogeneity into Count Data Models Applied to Marketing. In: Silvia Gonzales; David Luna. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2006, v. 1, p. 90-91.
MATOS, C. A.; ROSSI, C. A. V.; BOTELHO, D. Consumer Attitudes Toward Genetically Modified Foods in the Brazilian Market: Which Benefits Can Reduce the Negativism? In: Silvia Gonzales; David Luna. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2006, v. 1, p. 162-168.
ALMEIDA, A. R. D.; BOTELHO, D. What Influences Satisfaction in Purchasing High-Value Goods? An Empirical Analysis from the Brazilian Real Estate Industry. In: Silvia Gonzales; David Luna. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. Duluth, MN: Association for Consumer Research, 2006, v. 1, p. 172-179.
Sínteses de pesquisas
-
Conteúdos que Emocionam e que São Úteis Geram Mais Boca a Boca na Internet - 2014
-
Desafios e Oportunidades para o Varejo em Mercados emergentes - 2013