Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
Frequência e horários
Título concedido
Coordenação
Área
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade tem como missão transferir à sociedade os conhecimentos em gestão gerados pelos Centros de Estudo e Pesquisa da EAESP e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado, com objetivo de aumentar a competividade das organizações.
O programa foi dividido em 7 linhas que contemplam funções e setores específicos de uma organização: Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão de Supply Chain; Gestão de Saúde; Sustentabilidade; Tecnologia da Informação; Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor. Desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros da FGV, o curso oferece metodologias de ensino inovadoras que resultam em um programa único em sua concepção e desenho.
Percurso Formativo
O MPGC apresenta um percurso formativo único. O programa foi desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros do FGVCev e FGVCemd para trazer as últimas metodologias em desenho de programas educacionais e de ensino inovativo. O resultado é um programa único em sua concepção e desenho onde as disciplinas são vivenciadas em 3 Us que são cortados ainda pelas atividades de seminários e encontros do Centro.
Flexibilidade
O programa permite que cada aluno monte sua trajetória, sem comprometer as características de um programa de mestrado profissional.
O MPGC é composto de 510 horas (34 créditos), sendo que 90 horas (6 créditos) são de disciplinas comuns. Obrigatoriamente o aluno deverá cursar Metodologia de Pesquisa Científica, oferecida em SNOC. O aluno deverá cursar mais 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns e poderá escolher entre Negociação e comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC). Além dessas três opções, o aluno pode cursar qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Métodos Quantitativos e Escola de Inverno, Escola de Métodos quantitativos e SNOC-GNAM para completar as 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns.
Já entre as disciplinas específicas de cada linha de pesquisa foram alocadas 330 horas (22 créditos). Dentro dessas horas, 60h são destinadas as disciplinas de Seminário de TA. O aluno também tem a flexibilidade de cumprir até 60 horas (4 créditos) no pool de matérias oferecidas em eletivas do MPGC ou outros programas da FGV EAESP.
O aluno deverá desenvolver também um Trabalho Aplicado (TA) no formato de artigo científico orientado por um dos professores do Programa com equivalência de 90 horas (6 créditos). Esta estrutura é descrita na figura a seguir:
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Metodologia de Problemas Científicos
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Carga horária30h-
Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014 -
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008 -
Luciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Comunicação
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
Carga horária15h-
Marcelo Oliveira Coutinho de Lima
É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Liderança e Change Management
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Carga horária30h-
Beatriz Maria Braga
Graduação em Administração de Empresas - Michigan Technological University (1980), mestrado em Administração de Empresas pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2002
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Gestão da Competitividade e Inovação
Em um ambiente cada vez mais instável e com- petitivo, a inovação é um dos principais pilares que garantem a competitividade das empresas. Esta disciplina tem como objetivo, discutir os principais conceitos que envolvem o tema inovação e fornecer subsídios aos participantes para preparar a cultura da sua organização para a inovação, criando uma organização voltada ao intraempreendedorismo.
Em um ambiente cada vez mais instável e com- petitivo, a inovação é um dos principais pilares que garantem a competitividade das empresas. Esta disciplina tem como objetivo, discutir os principais conceitos que envolvem o tema inovação e fornecer subsídios aos participantes para preparar a cultura da sua organização para a inovação, criando uma organização voltada ao intraempreendedorismo.
Carga horária30h-
Luiz Carlos Di Serio
Luiz Carlos Di Serio é professor Titular da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Engenharia pela Escola de Engenharia de São CarlosQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1992 -
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Business Performance Management
O objetivo desta disciplina é desenvolver conhecimentos e habilidades para aplicar técnicas de controle gerencial e informações quantitativas e qualitativas na tomada de decisão, planejamento, avaliação de desempenho e controle dos negócios.
O objetivo desta disciplina é desenvolver conhecimentos e habilidades para aplicar técnicas de controle gerencial e informações quantitativas e qualitativas na tomada de decisão, planejamento, avaliação de desempenho e controle dos negócios.
Carga horária60h-
Edilene Santana Santos
É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1994), mestre (2000) e doutora (2004) em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Estratégia Financeira
This seminar aims to introduce participants to key topics in Corporate Finance. Sessions are structured so the student can apply such knowledge in pratical situations.
This seminar aims to introduce participants to key topics in Corporate Finance. Sessions are structured so the student can apply such knowledge in pratical situations.
Carga horária45h-
Hsia Hua Sheng
Hsia Hua Sheng ( 夏华声) é especialista em Finanças Corporativas Internacionais. Ele estuda criação de valor e valuation de uma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Desafio Competitivo: Apresentação, Seleção e Solução de Problemas Reais
Desenvolver conhecimentos e habilidades em temas inovadores que poderão melhorar de forma incremental ou radical o trabalho da Função Financeira e a sua relação com outras áreas da organização. A EY irá trabalhar em parceria com a FGV para trazer novas visões baseadas em tecnologias emergentes, RPA, automação inteligente, data analytics, blockchaim, IoT e processos que poderão contribuir para a sofisticação da Função Financeira.
Desenvolver conhecimentos e habilidades em temas inovadores que poderão melhorar de forma incremental ou radical o trabalho da Função Financeira e a sua relação com outras áreas da organização. A EY irá trabalhar em parceria com a FGV para trazer novas visões baseadas em tecnologias emergentes, RPA, automação inteligente, data analytics, blockchaim, IoT e processos que poderão contribuir para a sofisticação da Função Financeira.
Carga horária15h-
Edilene Santana Santos
É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1994), mestre (2000) e doutora (2004) em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Seminário de Trabalho Aplicado de Finanças e Controladoria I
Este curso destina-se apenas para os alunos da Linha de Finanças e Controladoria que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina de Metodologia de Problemas Científicos. O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão do projeto de Trabalho Aplicado revisando e discutindo as escolhas de questão de pesquisa, revisão de literatura e metodologia. O objetivo do seminário é que os alunos terminem o semestre com os capítulos de revisão de literatura e de metodologia avançados o suficiente para que possam, no semestre seguinte, se dedicarem à parte empírica do trabalho e redação final.
O objetivo maior da disciplina é auxiliar os alunos a aprimorarem seus projetos de pesquisa. Para isso, é fundamental a leitura dos projetos por todos e a avaliação construtiva de todos os colegas. Como resultado, a avaliação da disciplina se dará pela qualidade das contribuições realizadas pelo aluno aos demais colegas ao longo curso, e não pela qualidade do projeto de dissertação dos alunos. Com isso, visa-se fomentar o espírito cooperativo entre todos os colegas, elemento essencial para o aprimoramento de todos os trabalhos ao longo do curso.Este curso destina-se apenas para os alunos da Linha de Finanças e Controladoria que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina de Metodologia de Problemas Científicos. O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão do projeto de Trabalho Aplicado revisando e discutindo as escolhas de questão de pesquisa, revisão de literatura e metodologia. O objetivo do seminário é que os alunos terminem o semestre com os capítulos de revisão de literatura e de metodologia avançados o suficiente para que possam, no semestre seguinte, se dedicarem à parte empírica do trabalho e redação final.
O objetivo maior da disciplina é auxiliar os alunos a aprimorarem seus projetos de pesquisa. Para isso, é fundamental a leitura dos projetos por todos e a avaliação construtiva de todos os colegas. Como resultado, a avaliação da disciplina se dará pela qualidade das contribuições realizadas pelo aluno aos demais colegas ao longo curso, e não pela qualidade do projeto de dissertação dos alunos. Com isso, visa-se fomentar o espírito cooperativo entre todos os colegas, elemento essencial para o aprimoramento de todos os trabalhos ao longo do curso.Carga horária30h-
Claudia Emiko Yoshinaga
Coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP e professora de carreira na Fundação Getulio Vargas. Organizadora dos Congressos...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2010
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Econometria Aplicada
O objetivo deste curso é expor os alunos à análise de dados de uma perspectiva econométrica para dados transversais usando exemplos de microeconomia aplicada. Uma maneira de pensar sobre o curso é que ele apresentará aos alunos a regressão em mínimos quadrados na caixa de ferramentas econométricas. Outro objetivo da disciplina é desenvolver o raciocínio estatístico na tomada de decisão, mediante inferência estatística e modelos de análise e previsão baseados em dados amostrais. O curso dependerá fortemente do uso do R, um software estatístico de uso geral para realizar a análise econométrica aplicada. Como resultado, a ênfase estará em exercícios no eclass, resumos de papers, estudo empírico e em um exame final.
O objetivo deste curso é expor os alunos à análise de dados de uma perspectiva econométrica para dados transversais usando exemplos de microeconomia aplicada. Uma maneira de pensar sobre o curso é que ele apresentará aos alunos a regressão em mínimos quadrados na caixa de ferramentas econométricas. Outro objetivo da disciplina é desenvolver o raciocínio estatístico na tomada de decisão, mediante inferência estatística e modelos de análise e previsão baseados em dados amostrais. O curso dependerá fortemente do uso do R, um software estatístico de uso geral para realizar a análise econométrica aplicada. Como resultado, a ênfase estará em exercícios no eclass, resumos de papers, estudo empírico e em um exame final.
Carga horária30hNão definido
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Seminário de Trabalho Aplicado de Finanças e Controladoria II
Este curso destina-se apenas para os alunos da Linha de Finanças e Controladoria que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina de Metodologia de Problemas Científicos. O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão do projeto de Trabalho Aplicado revisando e discutindo as escolhas de questão de pesquisa, revisão de literatura e metodologia. O objetivo do seminário é que os alunos terminem o semestre com os capítulos de revisão de literatura e de metodologia avançados o suficiente para que possam, no semestre seguinte, se dedicarem à parte empírica do trabalho e redação final.
O objetivo maior da disciplina é auxiliar os alunos a aprimorarem seus projetos de pesquisa. Para isso, é fundamental a leitura dos projetos por todos e a avaliação construtiva de todos os colegas. Como resultado, a avaliação da disciplina se dará pela qualidade das contribuições realizadas pelo aluno aos demais colegas ao longo curso, e não pela qualidade do projeto de dissertação dos alunos. Com isso, visa-se fomentar o espírito cooperativo entre todos os colegas, elemento essencial para o aprimoramento de todos os trabalhos ao longo do curso.Este curso destina-se apenas para os alunos da Linha de Finanças e Controladoria que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina de Metodologia de Problemas Científicos. O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão do projeto de Trabalho Aplicado revisando e discutindo as escolhas de questão de pesquisa, revisão de literatura e metodologia. O objetivo do seminário é que os alunos terminem o semestre com os capítulos de revisão de literatura e de metodologia avançados o suficiente para que possam, no semestre seguinte, se dedicarem à parte empírica do trabalho e redação final.
O objetivo maior da disciplina é auxiliar os alunos a aprimorarem seus projetos de pesquisa. Para isso, é fundamental a leitura dos projetos por todos e a avaliação construtiva de todos os colegas. Como resultado, a avaliação da disciplina se dará pela qualidade das contribuições realizadas pelo aluno aos demais colegas ao longo curso, e não pela qualidade do projeto de dissertação dos alunos. Com isso, visa-se fomentar o espírito cooperativo entre todos os colegas, elemento essencial para o aprimoramento de todos os trabalhos ao longo do curso.Carga horária30h-
Claudia Emiko Yoshinaga
Coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP e professora de carreira na Fundação Getulio Vargas. Organizadora dos Congressos...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2010
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Global Financial Reporting
This seminar aims to develop knowledge and skills in understanding and applying accounting standards and the theoretical framework in the preparation of financial statements of entities, including groups and how to analyse and inter- pret those financial statements. Hence, it aims to introduce participants to key topics in Corporate Reporting (P2). Sessions are structured so that student can apply such knowledge in practical situations.
This seminar aims to develop knowledge and skills in understanding and applying accounting standards and the theoretical framework in the preparation of financial statements of entities, including groups and how to analyse and inter- pret those financial statements. Hence, it aims to introduce participants to key topics in Corporate Reporting (P2). Sessions are structured so that student can apply such knowledge in practical situations.
Carga horária30h-
Ricardo Lopes Cardoso
Ricardo Lopes Cardoso é Professor Adjunto Sênior de Contabilidade na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP
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Audit and Assurance
O trabalho de asseguração, em termos gerais, é o trabalho no qual o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis.
O foco desta disciplina é o trabalho de auditoria independente de demonstrações financeiras realizadas em consonância com as Normas Internacionais de Auditoria (ISAs) e que visam fornecer asseguração razoável. No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias do trabalho como base para a sua conclusão. A conclusão do auditor independente é expressa no Relatório dos Auditores Independente, onde os auditores transmitem a sua opinião sobre o resultado da mensuração ou avaliação das demonstrações financeiras de acordo com as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS).O trabalho de asseguração, em termos gerais, é o trabalho no qual o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis.
O foco desta disciplina é o trabalho de auditoria independente de demonstrações financeiras realizadas em consonância com as Normas Internacionais de Auditoria (ISAs) e que visam fornecer asseguração razoável. No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias do trabalho como base para a sua conclusão. A conclusão do auditor independente é expressa no Relatório dos Auditores Independente, onde os auditores transmitem a sua opinião sobre o resultado da mensuração ou avaliação das demonstrações financeiras de acordo com as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS).Carga horária30h-
Edilene Santana Santos
É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1994), mestre (2000) e doutora (2004) em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Finanças Integradas em Marketing & Vendas
É sabido que avaliar o desempenho das atividades de marketing a fim de tornar o embasamento das decisões na área menos subjetivo torna-se cada vez mais relevante. Profissionais de marketing têm sido cobrados para justificarem as suas decisões e demonstrarem o retorno obtido em termos de impacto no consumidor, ativos de marketing (como valor da marca e do cliente), posição financeira, de mercado e competitiva. Em virtude disso, a integração entre temas de marketing, vendas e finanças pode contribuir com competências, processos e ferramentas para que organizações prestem contas da área de marketing e aumentem o retorno gerado pelos recursos utilizados em atividades mercadológicas de produto, preço, canais de distribuição, comunicação e força de vendas.
A disciplina tem a proposta de apresentar situações de mensuração de resultados, uso de dados, métricas e análises com foco em melhor alocar recursos entre prioridades que competem entre si por verbas de marketing e vendas.
A disciplina objetiva que o participante: (i) entenda como calcular e interpretar as principais métricas de marketing, descreva como são construídas e como utilizá-las na tomada de decisão; (ii) avalie os resultados provenientes dos planos de marketing e vendas, explique variações, avalie o desempenho de suas aplicações e identifique pontos de alavancagem para aperfeiçoamento das decisões; (iii) compreenda como relacionar as verbas utilizadas em atividades mercadológicas com o resultado de vendas, participação de mercado e lucratividade das empresas nas diferentes abordagens para a alocação de recursos apresentadas no curso.É sabido que avaliar o desempenho das atividades de marketing a fim de tornar o embasamento das decisões na área menos subjetivo torna-se cada vez mais relevante. Profissionais de marketing têm sido cobrados para justificarem as suas decisões e demonstrarem o retorno obtido em termos de impacto no consumidor, ativos de marketing (como valor da marca e do cliente), posição financeira, de mercado e competitiva. Em virtude disso, a integração entre temas de marketing, vendas e finanças pode contribuir com competências, processos e ferramentas para que organizações prestem contas da área de marketing e aumentem o retorno gerado pelos recursos utilizados em atividades mercadológicas de produto, preço, canais de distribuição, comunicação e força de vendas.
A disciplina tem a proposta de apresentar situações de mensuração de resultados, uso de dados, métricas e análises com foco em melhor alocar recursos entre prioridades que competem entre si por verbas de marketing e vendas.
A disciplina objetiva que o participante: (i) entenda como calcular e interpretar as principais métricas de marketing, descreva como são construídas e como utilizá-las na tomada de decisão; (ii) avalie os resultados provenientes dos planos de marketing e vendas, explique variações, avalie o desempenho de suas aplicações e identifique pontos de alavancagem para aperfeiçoamento das decisões; (iii) compreenda como relacionar as verbas utilizadas em atividades mercadológicas com o resultado de vendas, participação de mercado e lucratividade das empresas nas diferentes abordagens para a alocação de recursos apresentadas no curso.Carga horária30h-
Leandro Angotti Guissoni
Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão PretoQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2013
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Finanças Internacionais
This seminar aims to address aspects of financial decision making in a globalized scenario and how this is reflected on the competitiveness of Brazilian companies. In this way, it intends to train future masters in management to understand international financial flows and their impacts both at the strategic and operational levels of companies, and the peculiar characteristics of emerging markets in the face of the challenges of financial globalization.
This seminar aims to address aspects of financial decision making in a globalized scenario and how this is reflected on the competitiveness of Brazilian companies. In this way, it intends to train future masters in management to understand international financial flows and their impacts both at the strategic and operational levels of companies, and the peculiar characteristics of emerging markets in the face of the challenges of financial globalization.
Carga horária30h-
Rafael Felipe Schiozer
Rafael Schiozer é Professor Titular de Finanças da FGV-EAESP e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Leciona na graduação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Integrando Finanças e Supply Chain Management
Esta disciplina objetiva analisar situações de negócios que envolvem a integração entre conhecimentos de finanças aplicados a decisões de operações e supply chain management, como planejamento de demanda e gestão de compras, gestão de estoque, custos logísticos e Total Cost of Ownership. Como objetivo específico, a disciplina visa entender o valor agregado por operações e logística para o resultado das empresas.
Esta disciplina objetiva analisar situações de negócios que envolvem a integração entre conhecimentos de finanças aplicados a decisões de operações e supply chain management, como planejamento de demanda e gestão de compras, gestão de estoque, custos logísticos e Total Cost of Ownership. Como objetivo específico, a disciplina visa entender o valor agregado por operações e logística para o resultado das empresas.
Carga horária30h-
Priscila Laczynski de Souza Miguel
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995), possui mestrado e doutorado em Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2011
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Tax Strategy
O objetivo desta disciplina é desenvolver o conhecimento e as habilidades dos alunos para a prática tributária no Brasil, a partir de uma aná- lise dos aspectos gerais da tributação sobre o consumo, das diferentes regras para o cálculo da tributação corporativa, incluindo impactos tributários de pacotes de remuneração, enfrentando questões atuais sobre tributação internacional e considerando o novo cenário normativo contábil – IFRS.
O objetivo desta disciplina é desenvolver o conhecimento e as habilidades dos alunos para a prática tributária no Brasil, a partir de uma aná- lise dos aspectos gerais da tributação sobre o consumo, das diferentes regras para o cálculo da tributação corporativa, incluindo impactos tributários de pacotes de remuneração, enfrentando questões atuais sobre tributação internacional e considerando o novo cenário normativo contábil – IFRS.
Carga horária30h-
Rafael Felipe Schiozer
Rafael Schiozer é Professor Titular de Finanças da FGV-EAESP e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Leciona na graduação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Inovação e Co-criação
O curso tem como objetivo exercitar e desenvolver o pensamento criativo, expandindo as perspectivas individuais para além do raciocínio analítico. O aluno deverá mobilizar recursos de forma eficiente no reconhecimento de oportunidades, definição e redefinição de problemas e geração de ideias para sua resolução. Por meio de inúmeras atividades práticas realizadas, pretende-se incentivar a expansão da criatividade e inovação tanto individual como em equipes por meio da co-criação em equipes, de forma que cada participante desenvolva uma mentalidade (mindset) mais ampla para executar novos projetos em sua vida pessoal e profissional.
O curso tem como objetivo exercitar e desenvolver o pensamento criativo, expandindo as perspectivas individuais para além do raciocínio analítico. O aluno deverá mobilizar recursos de forma eficiente no reconhecimento de oportunidades, definição e redefinição de problemas e geração de ideias para sua resolução. Por meio de inúmeras atividades práticas realizadas, pretende-se incentivar a expansão da criatividade e inovação tanto individual como em equipes por meio da co-criação em equipes, de forma que cada participante desenvolva uma mentalidade (mindset) mais ampla para executar novos projetos em sua vida pessoal e profissional.
Carga horária30hNão definido
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Investimentos e o Desenvolvimento Sustentável: Fatores ASG nas Decisões de Investimentos
O chamado “investimento sustentável” é uma abordagem que considera aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG ou ESG, em inglês) na seleção e gestão de portfolios. Na disciplina serão discutidos os principais conceitos e práticas associados à agenda ESG no mercado financeiro brasileiro.
O chamado “investimento sustentável” é uma abordagem que considera aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG ou ESG, em inglês) na seleção e gestão de portfolios. Na disciplina serão discutidos os principais conceitos e práticas associados à agenda ESG no mercado financeiro brasileiro.
Carga horária15h-
Annelise Vendramini Felsberg
Coordenadora do Programa de Pesquisa Finanças Sustentáveis no Centro de Estudos em Sustentabilidade associado à Escola de Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pelo PPGA da FEA/USP
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Inscrição
Período
Início das aulas
Investimento
Entre em contato
admissionsoffice@fgv.br
(11) 3799-3488
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Investimento
R$ 96.195,00 24 parcelas de R$ 4.008,13. Taxa de inscrição no processo: R$ 100,00. Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Não cumulativo.
Condições especiais para candidatos que trabalham em empresas parceiras da FGV EAESP (ASDI - Clube de Parceiros) 10% (Não cumulativo).
Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Sendo aplicável para qualquer unidade e filiadas da FGV, exceto para os cursos de extensão e curta duração, devendo o(a) aluno(a) apresentar no ato da matrícula um original do certificado de conclusão de curso e uma cópia simples. As Condições especiais são aplicadas somente para alunos que tenham concluído o curso (Não cumulativo).
Condições especiais para pagamentos à vista: 6% (Não cumulativo).
As bolsas não restituíveis são patrocinadas pela Fundação Getulio Vargas. Esta modalidade de bolsa é destinada a ampliar o acesso à pós-graduação executiva a grupos minorizados da sociedade, seja por questões econômicas, raciais ou de gênero promovendo a diversidade e inclusão no corpo discente dos cursos de mestrado profissional. A bolsa cobre até 80% do valor do curso e deverá ser pleiteada exclusivamente por alunos que foram aprovados no processo seletivo do MPGC. Mais informações: fundodebolsas@fgv.br ou pelo telefone (11) 3799-7786.
Informativo Bolsas 1º Semestre de 2023
Formulário da Bolsa Demanda Social 1º Semestre de 2023
Formulário da Bolsa Financiamento 1º Semestre de 2023
Planilha de rendimento de despesasRequisitos
Profissionais com no mínimo 3 anos de experiência nas áreas de Finanças, Controladoria ou Contabilidade e conhecimento avançado da língua inglesa.
Ainda não há sessões programadas para o período.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com admissionsoffice@fgv.br
Financeiro e bolsas
Passo a passo
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1Avaliação da Documentação
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Instituto de Finanças.
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2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
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3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.
Mais informações
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1FORMATO BLENDED
Amplo mix de ofertas de eletivas e obrigatórias durante a semana no modelo SNOC (Small Network Online Course). São oito fins de semana por semestre com encontros presenciais e dois fins de semana com encontros no modelo SNOC (online).
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2INTERCÂMBIO
Alunos têm a oportunidade de cursar um semestre em uma das 54 escolas parceiras da FVG EAESP pelo mundo, enriquecendo o aprendizado e promovendo vivência do tema em ambiente internacional.
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3CURRÍCULO FLEXÍVEL
Fluxo de aprendizagem desenhado para maximizar o aprofundamento dos conhecimentos e a formação integral do profissional que permite a cada aluno montar sua própria trajetória.
Aulas quinzenais (às sextas e aos sábados), mais disciplinas no modelo SNOC de ensino à distância. -
4MENTORING DOS EX-ALUNOS
O ex-aluno do MPGC continua contribuindo com o Programa mentorando um aluno ingressante no primeiro semestre do curso.
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5CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Corpo docente composto por acadêmicos e profissionais do mercado com grande experiência e conhecimento em áreas relacionadas com Finanças e Controladoria.
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6ADVISORY BOARD
O MPGC tem um conselho consultivo formado por C-Levels, ex-alunos, alunos e professores garantindo que o Programa seja sempre atual e inovador.
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7CENTROS DE EXCELÊNCIA
Alunos podem colaborar em atividades desenvolvidas no FGVCev e FGV Cemd, onde também poderá desenvolver seu trabalho de conclusão do curso.
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8PROTAGONISMO DO ALUNO
Incentivo ao pensamento e à criatividade para propor soluções inovadoras em suas áreas de atuação, além de ocupar posições de liderança no mercado.
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9DIVERSAS OPÇÕES DE MATÉRIAS COMPLEMENTARES
Possibilidade de substituir até 8 créditos por diversas matérias ofertadas na Escola além de poder cursar créditos adicionais sem custos adicionais até a defesa do Trabalho Aplicado (TA):
- Matérias da Escolas de Métodos
- Matérias da Escola de Inverno
- Matérias de outros programas de pós da EAESP (MPA, MPGI, MPGPP e CMCD)
Perfil dos alunos
Professores
Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

A Livraria FGV é especializada em livros nacionais e importados de Negócios, Administração, Economia e Direito. Alunos, professores e ex-alunos contam com condições especiais, além de poderem fazer encomendas de livros de quaisquer assuntos. A Livraria FGV funciona de 9h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 14h (sábados).

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

O Espaço NEON é o espaço de empreendedorismo da FGV, que congrega o FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), a GVentures (aceleradora da FGV), o GVAngels (Investidores Anjo da FGV) e a Liga de Empreendedorismo (Entidade Estudantil ligada a empreendedorismo). Nesse local o ecossistema de empreendedorismo da FGV funciona de forma colaborativa, impulsionando a inovação e novos negócios.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre, a Livraria Prefeito Faria Lima e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Passo a passo para admissão
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1Avaliação da Documentação
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Instituto de Finanças.
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2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
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3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.