Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Atualmente é professor da Graduação e do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da FGV-EAESP, e do Global MBA (part-time MBA da Manchester Business School em parceria com a FGV), além de diversos cursos de Pós-Graduação (FGV, ESPM, FIPECAFI-USP, PECEGE-USP, Fecap). Coordenador do Programa de Presidentes FGV/YPO. Foi Professor Visitante na Kennesaw State University (2015) durante a fase sanduíche do Doutorado. Tem experiência executiva na área de Marketing e Marcas, Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico e Relações Públicas em empresas como 3M, Avery Dennison e Chery Motors do Brasil.
Artigos:
PRADO, LUCAS SCIENCIA DO; LOURENCO, C. E. BRK: Transformação Digital para Encantar Consumidores. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 22, n. 2, p. e2023-0171, 2024.
Lourenco, C.E. and Piotto, V. Brewing Sustainability: assessing environmental concerns and consumers’ attitudes towards sustainable craft beer purchase intentions, International Journal of Wine Business Research, v. 36, n. 2, p. 270-285, 2024.
De Campos Junior, H., Lourenço, C.E., Mellão, J.M., Lombardi, V. P. V., Cesar, E. F. Gamification Framework Applied to Organizational Processes. Revista de Administração Mackenzie, v. 25, n. 1, p. 1-32, 2024.
SANTOS, J. B.; LANGE, R. S.; LOURENÇO, C. E. BRK Ambiental Sumaré: operational excellence and continuous improvement. RAC. Revista de Administração Contemporânea (online), v. 1, p. 1-22, 2023.
NEVES, M. F.; MONACO NETO, L. C.; CAMBAUVA, V.; CASTRO, L. T. E.; LOURENÇO, C. E. Fertilizantes Tocantins: growing in the challenging fertilizer business. International Food and Agribusiness Management Review, p. 1-12, 2022.
LOURENÇO, C. E.; HAIR JR, J. F.; ZAMBALDI, F. ; PONCHIO, M. C. Consumer Brand Engagement Concept and Measurement: toward a refined approach. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 68, p. 1-14, 2022.
LOURENÇO, C. E.; PORPINO, G.; ARAUJO, C. M. L.; VIEIRA, L. M.; MATZEMBACHER, D. E. We Need to Talk About Infrequent High Volume Household Food Waste: A theory of planned behaviour perspective. Sustainable Production and Consumption, v. 33, p. 38-48, 2022.
LOURENCO, CARLOS EDUARDO; NUNES-GALBES, NADINE MARQUES ; BORGHERESI, RICCARDO ; CEZARINO, LUCIANA ORANGES ; MARTINS, FLAVIO PINHEIRO ; LIBONI, LARA BARTOCCI . Psychological Barriers to Sustainable Dietary Patterns: Findings from Meat Intake Behaviour. Sustainability, v. 14, p. 2199, 2022.
FEITOSA, WILLIAN; LOURENÇO, CARLOS EDUARDO; REZENDE, LÍGIA H.; SUNAGO, NOEMI SAEKI; COSTA E SILVA, SUSANA. Kvazieksperimentalni Pristup Analizi Apela na Seks i Koritenja Spola u Oglaavanju - Dokazi iz Brazila. Market-Trziste , v. 33 , p. 67 -80 , 2021.
FEITOSA, W. ; LOURENÇO, C. E. ; REZENDE, L. H. ; SUNAGO, N. ; SILVA, S. C. A Quasi-experimental Approach to Analyzing Sexual Appeal and Gender in Advertising - evidence from Brazil. Trziste, v. 33, p. 67-80, 2021.
BARTH, N. L.; LOURENCO, CARLOS. Pensata - O P Ainda tem Valor? RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 235-241, 2020.
HAIR JR, J. F.; SARSTEDT, M.; CRITTENDEN, V.; ASTRACHAN, C. B.; LOURENÇO, C. E. Guest Editorial. Journal of Product and Brand Management, v. 29, p. 409-414, 2020.
BRITTES, L. H. V.; LOURENÇO, C. E. As Experiências das Marcas Mudaram. GV Executivo, v. 19, p. 34-37, 2020.
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ROSSI, G. B.; LOURENÇO, C. E.; GERVASONI, V. C.; SILVA, D.; PAIM, S. P. Sentimentos e Envolvimento Diferenciando Marcas: Um Estudo em Supermercados na Cidade de Campinas/SP. Espacios (Caracas), v. 33, p. 10, 2012.
Livro:
IRIGARAY, H. A. R.; LOURENÇO, C. E. Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. 140p .
Programas ministrados
- Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI)
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão da Saúde
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão de Supply Chain
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Tecnologia da Informação
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Sustentabilidade
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Finanças e Controladoria
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão de Pessoas
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor
- Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade - Inovação Corporativa
- Executive MBA