Leandro Angotti Guissoni
Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu desde 2013. Professor adjunto internacional na Darden School of Business, University of Virginia desde 2015. Visiting scholar com pesquisa pós-doutorado na área de marketing pela Harvard Business School em 2018. Doutor e Mestre em Administração pela FEA USP, com bolsa sanduíche (CAPES) na Darden School of Business (EUA). Formação complementar em Administração pela University of California/EUA. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Durante quatro anos, coordenou pesquisa de marketing na Coca-Cola. Na parte de extensão, desenvolveu mais de 20 projetos de consultoria em marketing, vendas e estratégia para mais de 15 empresas, buscando a conexão dos projetos empresarias com projetos de pesquisa. Na parte de pesquisa acadêmica e aplicada, tem artigos publicados no Journal of Retailing, Marketing Intelligence&Planning, RAE, GVExecutivo e casos de ensino veiculados pela Harvard Business Publishing. Suas pesquisas são apoiadas por empresas como Nielsen, Natura, Johnson&Johnson, Magazine Luiza e acontecem em colaboração com professores da Darden School e Harvard Business School. Autor/Coautor de vários livros publicados pela Ed. Atlas, dentre os quais Shopper Marketing, eleito o melhor livro de marketing de 2011, recebendo o troféu Cultura Econômica. Também é autor do livro Métricas para Comunicação de Marketing (2a edição) e fundador da Iniciativa ComValor. Sua linha de pesquisa integra os temas de e-commerce, métricas de marketing, marketing analytics, transformação digital de empresas, canais de distribuição/omnichannel, trade e shopper marketing.
Artigos:
SCHUNCK, JOSIANE GARCELLI; GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI; LOURENÇO, CARLOS EDUARDO. Análise das Motivações dos Consultores Independentes de Venda Direta a Partir da Teoria da Expectância. REMARK Revista Brasileira de Marketing, v. 22, p. 1002-1066, 2023.
AZZARI, VITOR; ZAMBALDI, FELIPE; GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI; RODRIGUES, JONNY MATEUS; SCORNAVACCA, EUSEBIO. Brand Origin Effects During Economic Declines: evidence from an emerging market. Journal of International Marketing, v. 31, p. 25-42, 2023.
GUISSONI, LEANDRO A.; RODRIGUES, J. M. ; ZAMBALDI, F. ; NEVES, M. F. Distribution Effectiveness through Full- and Self-Service Channels under Economic Fluctuations in an Emerging Market. Journal of Retailing, v. 97, p. 545-560, 2021.
AVANZI, D. ; GUISSONI, LEANDRO A. ; DANDREA, R. ; RODRIGUES, J. M. Uso de Vieses Cognitivos em Ativações de Merchandising e o Efeito nas Vendas nos Supermercados. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 262-272, 2020.
BERNARDES, V. S. ; GUISSONI, LEANDRO A. O Varejo Não Será Mais o Mesmo. GV Executivo, v. 19, p. 32, 2020.
PRADO, L. S. ; GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI ; FARINHA, R. L. . Transformações Digitais no Agronegócio. Agroanalysis (FGV), v. 40, p. 34, 2020.
PRADO, L. S. ; GUISSONI, LEANDRO A. ; FARINHA, R. L. . A Digitalização da Decisão do Agricultor. Agroanalysis (FGV), v. 40, p. 31-33, 2020.
GUISSONI, LEANDRO A.; RODRIGUES, J. M.; ZAMBALDI, F.; NEVES, MARCOS FAVA. Numeric or Weighted Distribution? The Effects of Different Channel Performance Metrics on Market Share. Journal of Marketing Channels, v. 26, p. 108-119, 2020.
BOTELHO, DELANE; GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI. Experiência e Engajamento do Cliente. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 3-6, 2020.
GUISSONI, LEANDRO A.; FERRARO, G. M.; SCHUNCK, J. G. A Disrupção no Varejo além da Crise. GV Executivo, v. 19, p. 38-41, 2020.
GUISSONI, LEANDRO A.; FARINHA, R. L. E-Commerce com Resultado. GV Executivo, v. 18, p. 40-42, 2019.
TEIXEIRA, A. R. S.; GUISSONI, LEANDRO A. Estratégias Centradas no Cliente. GV Executivo, v. 18, p. 34-37, 2019.
GUISSONI, LEANDRO A.; SANCHEZ, J. M.; RODRIGUES, J. M. Price and In-store Promotions in an Emerging Market. Marketing Intelligence & Planning, v. 36, p. 498-511, 2018.
PRADO, L. S.; GUISSONI, LEANDRO A.; KEHDI, M. T. O Vendedor na Disrupção Digital. GV Executivo, v. 17, p. 12, 2018.
GUISSONI, LEANDRO A. Omnichannel: Uma Gestão Integrada. GV Executivo, v. 16, p. 25-27, 2017.
BOTELHO, D.; GUISSONI, LEANDRO A. Varejo: Competitividade e Inovação. RAE (Impresso) , v. 56, p. 596-599, 2016.
GUISSONI, LEANDRO A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto; TEIXEIRA, T. Um Novo Momento para o e-Commerce. GV Executivo, v. 15, p. 14-17, 2016.
VENKATESAN, R.; FARRIS, P. W.; GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Consumer Brand Marketing through Full- and Self-Service Channels in an Emerging Economy. Journal of Retailing, v. 91, p. 644-659, 2015.
GUISSONI, L. A.; RODRIGUES, J. M.; CRESCITELLI, E. O Efeito da Distribuição sobre o Market-Share: Um Estudo em Diferentes Canais do Mercado de Consumo. RAE (Impresso), v. 54, p. 620-632, 2014.
NEVES, M. F.; CONSOLI, M. A.; GUISSONI, L. A. Orientação das Cadeias Alimentares. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 25-26, 2013.
GUISSONI, L. A.; CONSOLI, M. A.; RODRIGUES, J. M. Is Category Management in Small Supermarkets Worth the Effort? RAE (Impresso), p. 592-603, 2013.
GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Ensaio sobre a Análise de Desempenho em Marketing e Aplicação de Métricas. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 201-229, 2013.
GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F.; BONIZIO, R. C. Proposta de Avaliação dos Resultados do Programa de Comunicações de Marketing sob a Perspectiva da Criação de Valor para as Organizações. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 9, p. 122-148, 2010.
Livros:
GUISSONI, LEANDRO A.; DANDREA, R. Trade Marketing. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2019. 168p .
GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Métricas para Comunicação de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. v. 1. 263p .
DANDREA, R.; GUISSONI, L. A. Shopper Safari: Gere Insights, Domine o Trade e Cresça seus Resultados (ebook). 1. ed. São Paulo: Editora Toolbox, 2014. v. 1. 98p .
DANDREA, R. (Org.); CONSOLI, M. A. (Org.); GUISSONI, L. A. (Org.). Shopper Marketing: La Nueva Estrategia Integrada de Marketing para Conquista Del Cliente em el Punto de Venta. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
DANDREA, R.; CONSOLI, M. A.; GUISSONI, L. A. Shopper Marketing: A Nova Estratégia Integrada de Marketing para a Conquista do Cliente no Ponto de Venda. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. 1. 147p.
GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Comunicação Integrada de Marketing Baseada em Valor. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. 1. 237p .
Capítulos de livros:
CONSOLI, M. A. ; GUISSONI, LEANDRO A. . Ferramenta de Métricas de Acesso a Mercados e Vendas no Agro. In: Marcos Fava Neves. (Org.). Ferramentas para o Futuro do Agro: estratégias para posicionar o Brasil como fornecedor mundial sustentável de alimentos, bioenergia e outros agroprodutos. 1ed.São Paulo: Editora Gente, 2021, v. 1, p. 195-212.
PRADO, L. S. ; GUISSONI, LEANDRO A. ; FARINHA, R. L. . Ferramenta para Digitalização no Agronegócio. In: Marcos Fava Neves. (Org.). Ferramentas para o Futuro do Agro: estratégias para posicionar o Brasil como fornecedor mundial sustentável de alimentos, bioenergia e outros agroprodutos. 1ed.São Paulo: Editora Gente, 2021, v. 1, p. 213-230.
TEIXEIRA, T.; GUISSONI, LEANDRO A.; TRAJANO, F. An Unlikely case of Successful Digital Transformation. In: Thinkers50 and Brightline. (Org.). The Transformation Playbook. 1ed.Wargrave: Brightline, 2019, v., p. 91-97.
VENKATESAN, R.; PETERSEN, J. A.; GUISSONI, LEANDRO A. Measuring and Managing Customer Engagement Value Through the Customer Journey. In: Robert W. Palmatier; V. Kumar; Colleen M. Harmeling. (Org.). Customer Engagement Marketing. 1ed.London: Palgrave Macmillan, 2017, v. 1, p. 53-74.
GUISSONI, L. A.; CASTRO, L. T.; CONSOLI, M. A. Planejamento de Vendas e Estruturação da Área Comercial na Revenda de Insumos. In: CONSOLI, M. A.; PRADO, L. S.; MARINO, M. K.. (Org.). Agrodistribuidor: O Futuro da Distribuição de Insumos no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 147-160.
GUISSONI, L. A.; CONSOLI, M. A.; PRADO, L. S. Gestão do Processo de Vendas e Monitoramento da Equipe Comercial. In: CONSOLI, M. A, PRADO, L. S.; MARINO, M. K.. (Org.). Agrodistribuidor: O Futuro da Distribuição de Insumos no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 161-183.
CONSOLI, M. A.; GUISSONI, L. A.; PAIXAO, F. L.; NEVES, M. F. Canais de Marketing e Gestão da Cadeia de Suprimentos Onde as Atividades de Trade se Encontram. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R. (Org.). Trade Marketing - Uma Estratégia de Distribuição e Execução de Vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v., p. -.
CASTRO, L. T.; GUISSONI, L. A.; CONSOLI, M. A.; DANDREA, R. Execução do Gerenciamento de Categorias - Uma Ferramenta Aplicada ao Pequeno Varejo. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R. (Org.). Trade Marketing - Uma Estratégia de Distribuição e Execução de Vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v., p.-.
GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F.; CRESCITELLI, E.; DANDREA, R.; CONSOLI, M. A. Mensuração e Avaliação dos Resultados de Trade Marketing. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R. (Org.). Trade Marketing - Uma Estratégia de Distribuição e Execução de Vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v., p.-.
Sínteses de pesquisas
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A Distribuição de Produtos em Mercados Emergentes Deve Ser Mais Pulverizada - 2015
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As Peculiaridades do Mix de Marketing em Mercados Emergentes - 2014
Programas ministrados
- Mestrado Profissional em Administração (MPA)
- Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI)
- Doutorado Profissional em Administração – DPA
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Finanças e Controladoria
- Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor