Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
1 ano e 6 meses
Frequência e horários
As aulas do mestrado profissional FGV são presenciais quinzenais às sextas-feiras e sábados e também quinzenais no formato SNOC (Small Network Online Course). Devido aos feriados, é possível que o calendário não respeite o intervalo de 15 dias entre as aulas. As datas de reposição para as faltas dos professores estão sempre previstas no Calendário de Aulas, o que também pode acarretar em aulas semanais.
Título concedido
Coordenação
Área
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade tem como missão transferir à sociedade os conhecimentos em gestão gerados pelos Centros de Estudo e Pesquisa da EAESP e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado, com objetivo de aumentar a competividade das organizações.
O programa foi dividido em 8 linhas que contemplam funções e setores específicos de uma organização:
Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão de Supply Chain; Gestão de Saúde; Sustentabilidade; Tecnologia da Informação; Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor e Inovação Corporativa.
Desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros da FGV, o curso oferece metodologias de ensino inovadoras que resultam em um programa único em sua concepção e desenho.
Percurso Formativo
A linha de pesquisa Tecnologia da Informação do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade considera três ciclos: “Vínculo”, que relaciona o uso da tecnologia à realidade interna e externa das empresas; “Conhecimento”, que compreende a oferta da tecnologia e seu potencial de contribuição; “Valor”, que mensura e entrega o valor do uso da TI para determinado negócio.
O MPGC apresenta um percurso formativo único. O programa foi desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros do FGVcia - Centro de Estudo de Tecnologia de Informação Aplicada, e com a colaboração do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV EAESP para trazer as últimas metodologias em desenho de programas educacionais e de ensino inovativo. O resultado é um programa único em sua concepção e desenho onde as disciplinas são vivenciadas em 3 Us que são cortados ainda pelas atividades de seminários e encontros do Centro.
Flexibilidade
O programa permite que cada aluno monte sua trajetória, sem comprometer as características de um programa de mestrado profissional.
O MPGC é composto de 510 horas (34 créditos), sendo que 90 horas (6 créditos) são de disciplinas comuns. Obrigatoriamente o aluno deverá cursar Metodologia de Pesquisa Científica, oferecida em SNOC. O aluno deverá cursar mais 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns e poderá escolher entre Negociação e comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC). Além dessas três opções, o aluno pode cursar qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Métodos Quantitativos e Escola de Inverno, Escola de Métodos quantitativos e SNOC-GNAM para completar as 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns.
Já entre as disciplinas específicas de cada linha de pesquisa foram alocadas 330 horas (22 créditos). Dentro dessas horas, 60h são destinadas as disciplinas de Seminário de TA. O aluno também tem a flexibilidade de cumprir até 60 horas (4 créditos) no pool de matérias oferecidas em eletivas do MPGC ou outros programas da FGV EAESP.
O aluno deverá desenvolver também um Trabalho Aplicado (TA) no formato de artigo científico orientado por um dos professores do Programa com equivalência de 90 horas (6 créditos). Esta estrutura é descrita na figura a seguir:
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Metodologia de Problemas Científicos
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Carga horária30h-
Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014 -
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008 -
Luciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Tendências para a Competitividade
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Comunicação
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
Carga horária15h-
Marcelo Oliveira Coutinho de Lima
É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Liderança e Change Management
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Carga horária30h-
Anderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
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Governança, Anticorrupção e Compliance
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
Carga horária30h-
Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor Assistente do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2012 -
Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Sustentabilidade e Inovação
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
Carga horária30h-
Luis Felipe Bismarchi
Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....
Saiba mais -
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Seminário de Trabalho Aplicado de Tecnologia de Informação I
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre Tecnologia e Sistemas de Informação, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre Tecnologia e Sistemas de Informação, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.
Carga horária30h-
Alberto Luiz Albertin
Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1994
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Seminário de Trabalho Aplicado de Tecnologia de Informação II
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre Tecnologia e Sistemas de Informação, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre Tecnologia e Sistemas de Informação, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.
Carga horária30h-
Alberto Luiz Albertin
Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1994
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Dimensões do uso de Tecnologia de Informação
Esta disciplina tem como objetivo tratar, utilizando modelos teóricos e práticos, de como estabelecer vínculo da TI com as características do Mercado (modelos de estratégia, competitividade, regulamentação, etc. – como identificar e responder às pressões do mercado usando TI), da Organização (modelo de negócio, estratégia, processos, etc. – como identificar e aproveitar oportunidades e necessidades da empresa usando TI), dos Indivíduos (perfis dos indivíduos internos e externos – como os indivíduos afetam e são afetados pelo uso de TI, direta e indiretamente); e TI (disponíveis e assimiladas – como a empresa busca eficiência ou ruptura usando TI.
Esta disciplina tem como objetivo tratar, utilizando modelos teóricos e práticos, de como estabelecer vínculo da TI com as características do Mercado (modelos de estratégia, competitividade, regulamentação, etc. – como identificar e responder às pressões do mercado usando TI), da Organização (modelo de negócio, estratégia, processos, etc. – como identificar e aproveitar oportunidades e necessidades da empresa usando TI), dos Indivíduos (perfis dos indivíduos internos e externos – como os indivíduos afetam e são afetados pelo uso de TI, direta e indiretamente); e TI (disponíveis e assimiladas – como a empresa busca eficiência ou ruptura usando TI.
Carga horária30h-
Alberto Luiz Albertin
Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1994
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Tecnologia de Informação, Estratégia e competitividade
Esta disciplina tem como objetivo apresentar, discutir e articular visões da análise e desenvolvimento estratégico de negócios voltada para a competitividade, habilitadas pelas principais tendências em Tecnologia da Informação (TI/SI). Embora não seja uma disciplina formal sobre estratégia, esta envolve a articulação de múltiplas abordagens estratégicas, tanto as consideradas clássicas derivadas da Economia, como a análise setorial e custos de transação, como também abordagens organizacionais como a visão de que a tecnologia pode ser um recurso combinável convenientemente com outros tipos de recursos (RBV) para a obtenção de resultados superiores, e mesmo abordagens emergentes focadas em plataformas. Além da tecnologia, a disciplina visitará alguns modelos focados no uso apropriado da informação, como criação e desenvolvimento de conhecimento e inovação, bem como aspectos do comportamento social para contribuir com a compreensão dos mecanismos de geração de desempenho superior em organizações. Espera-se que, ao final desta disciplina, os participantes sejam capazes de identificar, exemplificar, explicar e aplicar os principais modelos que suportam o uso estratégico de tecnologia para a competitividade, em múltiplas situações da vida empresarial.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar, discutir e articular visões da análise e desenvolvimento estratégico de negócios voltada para a competitividade, habilitadas pelas principais tendências em Tecnologia da Informação (TI/SI). Embora não seja uma disciplina formal sobre estratégia, esta envolve a articulação de múltiplas abordagens estratégicas, tanto as consideradas clássicas derivadas da Economia, como a análise setorial e custos de transação, como também abordagens organizacionais como a visão de que a tecnologia pode ser um recurso combinável convenientemente com outros tipos de recursos (RBV) para a obtenção de resultados superiores, e mesmo abordagens emergentes focadas em plataformas. Além da tecnologia, a disciplina visitará alguns modelos focados no uso apropriado da informação, como criação e desenvolvimento de conhecimento e inovação, bem como aspectos do comportamento social para contribuir com a compreensão dos mecanismos de geração de desempenho superior em organizações. Espera-se que, ao final desta disciplina, os participantes sejam capazes de identificar, exemplificar, explicar e aplicar os principais modelos que suportam o uso estratégico de tecnologia para a competitividade, em múltiplas situações da vida empresarial.
Carga horária30h-
Otávio Próspero Sanchez
Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Uso de Tecnologia de Informação nas empresas
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os modelos para identificar o gap entre tecnologia disponível e assimilada, e as conse- quências inerente à existência dessa diferença, com benchmarking com mercado e setor, usan- do várias fontes e estrutura para a análise interna.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os modelos para identificar o gap entre tecnologia disponível e assimilada, e as conse- quências inerente à existência dessa diferença, com benchmarking com mercado e setor, usan- do várias fontes e estrutura para a análise interna.
Carga horária30h-
Fernando de Souza Meirelles
Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1982
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Processos, Sistemas, Aplicativos e Social Business
Entender que um processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços. Identificar problemas que podem incluir custos e ausência de flexibilidade dos sistemas legados, falta de diálogo entre TI e áreas de negócios. Compreender que a implantação de TI transcende ao determinismo tecnológico, e que seu reflexo percorre toda organização, modifica o arranjo e a forma do trabalho organizacional. Conhecer os modelos de Social Business relacionados à Economia Colaborativa.
Entender que um processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços. Identificar problemas que podem incluir custos e ausência de flexibilidade dos sistemas legados, falta de diálogo entre TI e áreas de negócios. Compreender que a implantação de TI transcende ao determinismo tecnológico, e que seu reflexo percorre toda organização, modifica o arranjo e a forma do trabalho organizacional. Conhecer os modelos de Social Business relacionados à Economia Colaborativa.
Carga horária30h-
Claudio Luis Carvalho Larieira
Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT/SP e Bacharel em Administração...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2015
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Big Data, Analytics e Data Science
No contexto da Tecnologia da Informação, é indispensável que os executivos saibam buscar dados adequados para a tomada de decisões, bem como ter uma noção das restrições, desafios e riscos associados à seleção e aplicação das técnicas analíticas. Precisam também adquirir sólidas noções sobre como lidar com o fenômeno do Big Data, de forma realista e objetiva.
A disciplina apresenta e discute situações de utilização de dados estruturados e não estruturados para mensuração e entendimento dos fenômenos críticos de mercado.
A disciplina também visa que o aluno tenha uma visão geral das principais técnicas analíticas e sobre como utilizá-las na tomada de decisão; bem como compreender algumas dentre as múltiplas possibilidades de aplicação do Big Data.
Técnicas analíticas de vanguarda para exploração de dados e elaboração de modelos preditivos serão discutidas: Análise de Redes Sociais, Visual Information Systems, Text Mining e Sentimental Analysis, Natural Language Processing (NLP), Computação Cognitiva, Cluster Analysis, Machine Learning, Inteligência Geográfica e Estatística EspacialNo contexto da Tecnologia da Informação, é indispensável que os executivos saibam buscar dados adequados para a tomada de decisões, bem como ter uma noção das restrições, desafios e riscos associados à seleção e aplicação das técnicas analíticas. Precisam também adquirir sólidas noções sobre como lidar com o fenômeno do Big Data, de forma realista e objetiva.
A disciplina apresenta e discute situações de utilização de dados estruturados e não estruturados para mensuração e entendimento dos fenômenos críticos de mercado.
A disciplina também visa que o aluno tenha uma visão geral das principais técnicas analíticas e sobre como utilizá-las na tomada de decisão; bem como compreender algumas dentre as múltiplas possibilidades de aplicação do Big Data.
Técnicas analíticas de vanguarda para exploração de dados e elaboração de modelos preditivos serão discutidas: Análise de Redes Sociais, Visual Information Systems, Text Mining e Sentimental Analysis, Natural Language Processing (NLP), Computação Cognitiva, Cluster Analysis, Machine Learning, Inteligência Geográfica e Estatística EspacialCarga horária30h-
Eduardo de Rezende Francisco
Doutor (2010) e Mestre (2006) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP e Bacharel (1999) em Ciência da...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
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Modelos de Negócio na Era Digital
A tecnologia da informação assume um papel cada vez mais estratégico nas organizações modernas, seja como meio para aprimorar os processos empresariais, seja pela oportunidade da redefinição de escopo e inovação em modelos de negócio.
Muitas oportunidades emergentes são favorecidas ou mesmo propiciadas pela TI, contudo, os administradores precisam estar preparados para reconhecê-las, antecipá-las e por aproveitá-las, de modo a garantir a competitividade empresarial e os resultados almejados pelas organizações e pelos novos empreendimentos.
O objetivo central desta disciplina é conhecer e discutir os diferentes modelos de negócio su- portados pelo uso cada vez mais intensivo de TI, analisando também as implicações dessas inovações para a competitividade empresarial e para a sociedade.A tecnologia da informação assume um papel cada vez mais estratégico nas organizações modernas, seja como meio para aprimorar os processos empresariais, seja pela oportunidade da redefinição de escopo e inovação em modelos de negócio.
Muitas oportunidades emergentes são favorecidas ou mesmo propiciadas pela TI, contudo, os administradores precisam estar preparados para reconhecê-las, antecipá-las e por aproveitá-las, de modo a garantir a competitividade empresarial e os resultados almejados pelas organizações e pelos novos empreendimentos.
O objetivo central desta disciplina é conhecer e discutir os diferentes modelos de negócio su- portados pelo uso cada vez mais intensivo de TI, analisando também as implicações dessas inovações para a competitividade empresarial e para a sociedade.Carga horária30h-
Adrian Kemmer Cernev
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor da Escola de Administração de Empresas de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Inovações em Tecnologia de Informação Aplicadas ao Negócio
Esta disciplina tem por objetivo principal conhecer as inovações tecnológicas com maior potencial disruptivo nos ambientes empresa- riais, de modo a identificar, também, as oportunidades e as possíveis alterações na forma de as empresas realizarem os seus negócios.
Os ambientes de negócio estão em constante transformação, impulsionados por inovações tecnológicas e por formas criativas de utilizar a TI. Algumas tendências tecnológicas representam atualmente um grande potencial transformacional, tanto em modelos de negócio quando nas dinâmicas de mercado.
A disciplina terá foco nos principais elementos que impulsionam a transformação digital e nos requisitos, desafios e dilemas dos gestores que necessitam, na dimensão estratégica, avaliar e conciliar a trajetória de diferentes tendências tecnológicas; ao passo que, na dimensão tática, precisam conduzir, orçar, propor e implantar medidas práticas e de alcance imediato.
O equilíbrio entre essas duas forças será o tema central da disciplina, com ênfase nos aspectos de infraestrutura analítica e engenha- ria de dados, que devem sustentar a aplicação das tecnologias emergentes. A abordagem didática será centrada nas questões “Para que serve? Para que não serve?”; “O que precisa ser feito para funcionar direito”; e com esforço secundário no aspecto “Como funciona?”.Esta disciplina tem por objetivo principal conhecer as inovações tecnológicas com maior potencial disruptivo nos ambientes empresa- riais, de modo a identificar, também, as oportunidades e as possíveis alterações na forma de as empresas realizarem os seus negócios.
Os ambientes de negócio estão em constante transformação, impulsionados por inovações tecnológicas e por formas criativas de utilizar a TI. Algumas tendências tecnológicas representam atualmente um grande potencial transformacional, tanto em modelos de negócio quando nas dinâmicas de mercado.
A disciplina terá foco nos principais elementos que impulsionam a transformação digital e nos requisitos, desafios e dilemas dos gestores que necessitam, na dimensão estratégica, avaliar e conciliar a trajetória de diferentes tendências tecnológicas; ao passo que, na dimensão tática, precisam conduzir, orçar, propor e implantar medidas práticas e de alcance imediato.
O equilíbrio entre essas duas forças será o tema central da disciplina, com ênfase nos aspectos de infraestrutura analítica e engenha- ria de dados, que devem sustentar a aplicação das tecnologias emergentes. A abordagem didática será centrada nas questões “Para que serve? Para que não serve?”; “O que precisa ser feito para funcionar direito”; e com esforço secundário no aspecto “Como funciona?”.Carga horária30h-
Adrian Kemmer Cernev
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor da Escola de Administração de Empresas de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Administração e Estratégia de Tecnologia de Informação
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir a administração e a estratégia de TI orientadas para a consecução dos resultados organizacionais, os desafios na realização do seu valor e as diversas implicações na sociedade, em um contexto de transformação digital. Uma das questões críticas na gestão da tecnologia de Informação é como garantir que o seu potencial seja plenamente alcançado, garantindo perenidade aos negócios e efeitos positivos na sociedade.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir a administração e a estratégia de TI orientadas para a consecução dos resultados organizacionais, os desafios na realização do seu valor e as diversas implicações na sociedade, em um contexto de transformação digital. Uma das questões críticas na gestão da tecnologia de Informação é como garantir que o seu potencial seja plenamente alcançado, garantindo perenidade aos negócios e efeitos positivos na sociedade.
Carga horária15h-
João Luiz Becker
João Luiz Becker é Professor Titular de Tecnologia e Ciência de Dados na FGV-EAESP. É Bacharel em Economia pela UFRGS, Bacharel...
Saiba maisTítulaçãoPhD em Management Science pela University Of CaliforniaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
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Gerenciamento de Projetos de Transformação Digital
A adoção e o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas organizações têm permitido nas últimas décadas a sustentação das operações, a criação de novos produtos e novos processos e o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.
Mais recentemente, as organizações têm buscando aproveitar os seus ativos de TIC já implementados e assim migrar para uma transformação digital dos seus modelos de negócio, interagindo de forma transparente e virtual com os vários stakeholders na sua rede de valor.
Necessidades de integração de canais, sistemas, aplicativos, serviços, bases de dados, infraestrutura e dispositivos surgem nas organizações – bem como a convergência de tecnologia e plataformas – para que de fato possam vivenciar uma economia de rede.
Implementar uma estratégia de transformação digital utilizando os ativos e recursos da TIC requer o desenvolvimento de projetos sob uma abordagem sistemática e estruturada, integradora e convergente.
Esta disciplina tem por objetivo apresentar fundamentos, técnicas, ferramentas e tendências do gerenciamento de projetos de TIC sob a perspectiva de transformação digital.A adoção e o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas organizações têm permitido nas últimas décadas a sustentação das operações, a criação de novos produtos e novos processos e o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.
Mais recentemente, as organizações têm buscando aproveitar os seus ativos de TIC já implementados e assim migrar para uma transformação digital dos seus modelos de negócio, interagindo de forma transparente e virtual com os vários stakeholders na sua rede de valor.
Necessidades de integração de canais, sistemas, aplicativos, serviços, bases de dados, infraestrutura e dispositivos surgem nas organizações – bem como a convergência de tecnologia e plataformas – para que de fato possam vivenciar uma economia de rede.
Implementar uma estratégia de transformação digital utilizando os ativos e recursos da TIC requer o desenvolvimento de projetos sob uma abordagem sistemática e estruturada, integradora e convergente.
Esta disciplina tem por objetivo apresentar fundamentos, técnicas, ferramentas e tendências do gerenciamento de projetos de TIC sob a perspectiva de transformação digital.Carga horária30h-
Claudio Luis Carvalho Larieira
Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT/SP e Bacharel em Administração...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2015
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Valor do Uso de Tecnologia de Informação
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os modelos para identificar o valor do uso de Tecnologia de Informação, as práticas para entregar esse valor nos indicadores de desempenho e as estratégias para acompanhar a geração desse valor.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os modelos para identificar o valor do uso de Tecnologia de Informação, as práticas para entregar esse valor nos indicadores de desempenho e as estratégias para acompanhar a geração desse valor.
Carga horária30h-
Alberto Luiz Albertin
Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1994
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Mais informações
Período
Início das aulas
Investimento
Entre em contato
admissionsoffice@fgv.br
(11) 3799-3488
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Investimento
R$ 98.526,00 (18, 24 e 36 parcelas)
Taxa de inscrição no processo: R$ 100,00. Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%)*. (Não cumulativo)
*Verificar condições no Edital do Processo Seletivo.
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Condições especiais para candidatos que trabalham em empresas parceiras da FGV EAESP (ASDI - Clube de Parceiros) 10% (Não cumulativo).
Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Sendo aplicável para qualquer unidade e filiadas da FGV, exceto para os cursos de extensão e curta duração, devendo o(a) aluno(a) apresentar no ato da matrícula um original do Certificado de Conclusão de Curso e uma cópia simples. As condições especiais são aplicadas somente para alunos que tenham concluído o curso (Não cumulativo).
Condições especiais para pagamentos à vista: 6% (Não cumulativo).
Requisitos
O candidato deve ser graduado ou pós-graduado em Administração de Empresas ou curso similar de gestão, como Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou programas de especialização em Administração.
Também é necessário ter, no mínimo, 5 anos de experiência profissional, direta ou indireta, em gestão e uso de tecnologia da informação e excelente nível de compreensão de textos em inglês. É desejável possuir experiência em gestão e/ou liderança de equipes.
Sessão de informação
Selecione a sessão a que deseja comparecer
Deseja conhecer as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade da FGV EAESP?
O coordenador do programa, Prof. Gilberto Sarfati, realizará um encontro online para apresentar os temas de pesquisa, as informações sobre o processo seletivo e a estrutura do programa:
13/11/2024 às 18h30
O encontro será online via ZOOM: https://fgv-br.zoom.us/j/92741378458?pwd=q9ElpFYntDUSV22Q7PDQpklzzLZOl8.1&from=addon
Meeting ID: 927 4137 8458
Passcode: 912647OnlineFinanceiro e bolsas
Passo a passo
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1AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia).
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2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
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3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.
Mais informações
Life Long Learning
Informações gerais
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade oferece aos ex-alunos do MPGC (graduados com TA defendido) a possibilidade de retornar a FGV-EAESP para cursar qualquer matéria do MPGC como aluno avulso.
No espírito de life long learning, o objetivo é proporcionar ao ex-aluno a possibilidade de continuar os seus estudos, cursando matérias tanto da sua linha de origem como de outras linhas.
Acesse o edital aqui
Acesse grade horária aqui.Público Alvo
Ex-alunos do MPGC (graduados com TA defendido)
Processo de Seleção
Período de inscrição: de 01/06 a 24/07/2024
Candidatura: Acessar o link de acordo com a COMPETÊNCIA pretendida;
Em caso de dúvidas estamos à disposição.
- Certificado de Competências de Gestão de Pessoas
- Certificado de Competências de Gestão de Supply Chain
- Certificado de Competências de Finanças e Controladoria
Anexar CV e indicação das matérias/competência que deseja cursar.
O processo de seleção é realizado pela coordenação do programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail : mestradosespecializados@fgv.br.Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula
Valores
Investimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 1.980,49 dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula (o valor do crédito considera desconto especial de ex-alunos do MPGC).
MPGC 65+
Propósito
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC) da FGV EAESP acredita que não há idade para estudar e por isso decidimos promover o desenvolvimento de pessoas com mais de 65 anos de idade com o estabelecimento do Programa MPGC 65+ que permite a candidatos qualificados cursar matérias regulares do MPGC com desconto de 50% em relação ao custo regular do crédito.
Requisitos
O candidato dever ser graduado ou pós-graduado em Administração de Empresas ou curso similar de gestão, como Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou programas de especialização em Administração.
O candidato pode cursar até 04 créditos em disciplinas regulares do Programa por semestre com um limite de 12 créditos, independentemente do número de semestres. Todos os créditos serão reconhecidos caso o aluno decida ingressar como aluno regular do Programa. Cada matéria regular do MPGC poderá ter até 3 alunos do Programa MPGC 65+.
Processo de Seleção
Período de inscrição: 12/07 a 24/07/2024
Candidatura: Acessar o link abaixo para realizar a pré-inscrição. Preencha seus dados, escolha Linha de Pesquisa pretendida, indique somente as matérias que deseja cursar e anexe o Currículo Vitae (formato PDF)
https://survey.fgv.br/jfe/form/SV_7UkopFhOLxSg9AaO processo de seleção é realizado pela Coordenação do Programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail: mestradosespecializados@fgv.br
Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula.
Grade horária
Clique aqui para conferir a grade horária.Valores
Investimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 1.131,72 dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula.
Reconhecimento dos créditos: Caso o(a) candidato(a) torne-se aluno(a) regular do Programa haverá abatimento financeiro no valor total do curso.
Aluno Avulso
Informações geraisO Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – Gestão de Saúde, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade, Tecnologia de Informação, Gestão de Supply Chain, Finanças e Controladoria, Gestão de Marketing e Inovação Corporativa, oferece aos interessados a possibilidade de cursar algumas de suas disciplinas como aluno avulso. O objetivo é proporcionar ao participante a oportunidade de se desenvolver em um ou mais temas específicos.
Acesse o edital aqui.
Público AlvoPessoa graduada, em qualquer campo de conhecimento, com no mínimo cinco anos de experiência profissional, que tenha interesse em cursar disciplinas eletivas do MPGC para reconhecimento do crédito ou não.
RequisitosLimite de Disciplinas:
o candidato pode cursar até 08 créditos de disciplinas sendo aluno avulso, não podendo prolongar a quantidade de créditos mesmo que cursando em um próximo semestre.Processo de Seleção
Período de inscrição: 27/05 a 24/07/2024.
Candidatura: Acessar o link de acordo com a linha pretendida;- Finanças e Controladoria: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/AVPFC
- Gestão de Pessoas: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/AVPGP
- Gestão da Saúde: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/AVPGS
- Inovação Corporativa: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/AVPIC
- Gestão de Supply Chain: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpsc
- Sustentabilidade: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpsu
- Tecnologia da Informação: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpti
- Gestão de Marketing : https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpmk
- Eletivas e núcleo comum: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/MPGC
Anexar CV e indicação das matérias que deseja cursar.
O processo de seleção é realizado pela coordenação do programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail : mestradosespecializados@fgv.br.Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula.
Grade horáriaClique aqui para conferir a grade horária.
ValoresInvestimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 2.829,30 dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula.
Reconhecimento dos créditos: Caso o(a) candidato(a) torne-se aluno(a) regular do Programa haverá abatimento financeiro no valor total do curso.Bolsas de estudo
O MPGC da FGV EAESP tem duas modalidades de bolsa, uma de demanda social destinada a ampliar o acesso a grupos minorizados socialmente e, outra com financiamento restituível, modalidade esta em que até 70% do valor do Programa é financiado para ser restituído após a conclusão do mestrado.
Saiba mais sobre as modalidades de bolsa
Informativo Bolsas 1º Semestre de 2025
Formulário da Bolsa Demanda Social 1º Semestre de 2025
Formulário da Bolsa Financiamento 1º Semestre de 2025
Planilha de rendimento de despesas -
Quer receber mais informações sobre o Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Tecnologia da Informação
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.
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1FORMATO BLENDED
Amplo mix de ofertas de eletivas e obrigatórias durante a semana no modelo SNOC (Small Network Online Course). São oito fins de semana por semestre com encontros presenciais e dois fins de semana com encontros no modelo SNOC (online).
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2INTERCÂMBIO
Alunos têm a oportunidade de cursar um semestre em uma das 54 escolas parceiras da FGV EAESP pelo mundo, enriquecendo o aprendizado e promovendo vivência do tema em ambiente internacional.
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3CURRÍCULO FLEXÍVEL
Fluxo de aprendizagem desenhado para maximizar o aprofundamento dos conhecimentos e a formação integral do profissional que permite a cada aluno montar sua própria trajetória.
Aulas quinzenais (às sextas e aos sábados), mais disciplinas no modelo SNOC de ensino à distância. -
4MENTORING DOS EX-ALUNOS
O ex-aluno do MPGC continua contribuindo com o Programa mentorando um aluno ingressante no primeiro semestre do curso.
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5CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Corpo docente composto por acadêmicos e profissionais do mercado com grande experiência e vasto conhecimento em áreas relacionadas com gestão e uso de tecnologia da informação.
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6ADVISORY BOARD
O MPGC tem um conselho consultivo formado por C-Levels, ex-alunos, alunos e professores garantindo que o Programa seja sempre atual e inovador.
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7CENTRO DE EXCELÊNCIA
O FGVcia é um dos principais centros de estudos aplicados em TI do Brasil, com estudos que aliam tradição (mais de 20 anos em pesquisa), excelência (trabalhos premiados e reconhecidos pelo mercado), pioneirismo (em TI e e-commerce) e inovação (transformação digital e uso de tecnologias emergentes).
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8PROTAGONISMO DO ALUNO
Incentivo ao pensamento e à criatividade para propor soluções inovadoras em suas áreas de atuação, além de ocupar posições de liderança no mercado.
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9DIVERSAS OPÇÕES DE MATÉRIAS COMPLEMENTARES
Possibilidade de substituir até 8 créditos por diversas matérias ofertadas na Escola além de poder cursar créditos adicionais sem custos adicionais até a defesa do Trabalho Aplicado (TA):
- Matérias da Escola de Métodos
- Matérias da Escola de Inverno
- Matérias de outros programas de pós da EAESP (MPA, MPGI, MPGPP e CMCD)
Perfil dos alunos
O mestrado traz conteúdo atual e me permite encarar a área de TI de forma estratégica.
A FGV EAESP possui desde 2004 tripla acreditação internacional pela AACSB International, EFMD e AMBA.
A FGV EAESP faz parte da Global Network for Advanced Management, aliança de 28 escolas de Administração para cooperação em cursos de MBA e Mestrado Profissional.
Os alunos têm a oportunidade de cursar disciplinas em uma das 54 escolas parceiras da FVG EAESP pelo mundo.
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Quem é o profissional que esse curso forma?Professor Albertin, Coordenador da linha de TI do MPGC, fala sobre o perfil do profissional que o curso forma.
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Confira o depoimento do ex-aluno do Mestrado Profissional em Gestão da Tecnologia da InformaçãoO Ramon Bortholin ingressou no mestrado para aprender a parte científica da gestão. Para ele, o pensamento crítico desenvolvido ao longo do curso e o apoio dos professores renomados na construção do conhecimento são os principais diferenciais da formação.
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FGVcia e o MPGC em Tecnologia de InformaçãoProfessor Albertin, Coordenador da linha de TI, fala sobre a sinergia entre o centro e conteúdo acadêmico desse programa.
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A demanda do mercado de TIProfessor Albertin, coordenador da linha de TI do MPGC, fala sobre a demanda do mercado de TI para os próximos anos.
Estrutura FGV EAESP
Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.
As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.
Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).
Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.
A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.
Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.
Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Processo de seleção
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1AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia).
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2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
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3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.