Formação Integrada para Sustentabilidade - FIS
Criada em 2010, a FORMAÇÃO INTEGRADA PARA A SUSTENTABILIDADE - FIS é uma disciplina eletiva da FGV-EAESP que visa promover uma estrutura e um processo co-formativo inovadores, que atendam às demandas de uma educação transformadora para a sustentabilidade e que, consequentemente, instiguem mudanças no paradigma da percepção de educantes e aprendentes.
O FIS exemplifica uma forma de fazer educação que leva em conta a emergência de um sujeito presente e ativo na sua relação consigo mesmo, com o outro e com a realidade que o circunda. É a partir dessa postura que o FIS se aproxima da realidade da nova geração de gestores e gestoras, do conhecimento e da sustentabilidade.
Assim, esta disciplina contribui para a emergência de líderes com visão estratégica e sustentável, aptos a lidar com uma realidade complexa, com alta demanda por inovação - o verdadeiro desafio das organizações com visão de futuro.
Como
O FIS se apoia em uma metodologia de natureza transdisciplinar, que leva alunas e alunos a obterem uma profunda compreensão dos desafios com os quais se deparam, além do envolvimento necessário para fazer emergir soluções integradas e inovadoras. Esse mergulho começa ainda no processo de seleção dos fisers (como são chamados os alunos do FIS), que além de apresentar a proposta do curso, também envolve os alunos em uma dinâmica que permite vislumbrar o processo co-formativo que será vivenciado.
Durante o semestre, os alunos estudam um projeto real de uma organização real, para o qual devem propor recomendações e/ou soluções. Este desafio compõe o que chamamos de Projeto Referência. Cada projeto desenvolvido pelos fisers determina o conteúdo, a teoria e a atitude prática que determina o escopo do curso. O conteúdo necessário emerge de sessões de diálogo, reflexões individuais e coletivas, filmes, mesas redondas com especialistas, visitas de campo e jogos. Este processo é conduzido por meio de coaching.
Como parte dessa metodologia, os alunos realizam uma viagem de campo, com duração média de oito dias, durante a qual fazem uma profunda imersão no contexto do Projeto Referência do semestre, a partir da Teoria U concebida por Otto Scharmer (MIT).
Ao final do período, os alunos apresentam suas conclusões, recomendações e/ou propostas para uma banca formada por stakeholders, especialistas e acadêmicos.
Contexto
O FIS nasce da percepção de organismos internacionais, empresas e sociedade civil da necessidade que a sustentabilidade seja incorporada ao modelo vigente de educação, com a consequente demanda da concepção de uma nova proposta educacional.
Para atender a essa demanda, as Nações Unidas desenvolveram o PRME - Principles for Responsible Management Education, uma iniciativa que pretende que as escolas de negócio do mundo inteiro gradualmente integrem em seus currículos, pesquisas, aulas, metodologias e estratégias institucionais os temas da responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.
Seguindo sua tradição de pioneirismo e excelência na educação, a FGV EAESP tornou-se signatária do PRME em 2009, e é no contexto desta iniciativa que surgiu o FIS.
Edições
Cada turma do FIS tem um Projeto Referência diferente.
Turma |
Projeto Referência |
FIS 29 "Ai´pï" |
Criar um cardápio de iniciativas para o combate ao desperdício de alimentos no Brasil Acesse o relatório do Kick off |
FIS 28 "Camaleoa"
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Criar um guia multimídia para inspirar o setor empresarial a atuar pela adaptação às mudanças climáticas no Brasil Acesse o relatório do Kick off. Acesse aqui o produto desenvolvido. |
FIS 27 "in vivo"
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Criar um caso de ensino que nos leve a imaginar novas formas de gerir organizações a partir dos direitos da Natureza. Acesse o relatório do Kick off. Baixe os produtos desenvolvidos: |
FIS 26 "entretramas"
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Criar uma cartografia afetiva que ilustre como os manguezais contribuem para a sustentação das vidas no planeta. Acesse o relatório do Kick Off. Baixe os produtos desenvolvidos: |
FIS 25 "E agora?"
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Produzir um jogo de cartas para dialogar sobre futuros desejáveis no Antropoceno. Acesse a apresentação e o relatório do Kick Off. |
FIS 24 "Re.Vida"
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Criar uma campanha multimídia que incentive e fortaleça as iniciativas de restauração florestal no Brasil, valorizando seus benefícios, viabilidade e exemplos de adoção por atores relevantes. Acesse o relatório do Kick Off. |
FIS 23 "Água Viva"
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Produzir, em formato de podcast, um conjunto de fábulas que revele a nossa humanidade no século XXI a partir de histórias dos rios paulistanos. |
FIS 22 "Queda Livre"
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Criar uma experiência visual que nos leve a imaginar cenários da evolução da resiliência climática da cidade de São Paulo nos próximos 30 anos. |
FIS 21 “Grãos de Pólen”
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Criar um jogo que gere conversas e reflexões sobre os impactos do nosso consumo, provocando quem joga a uma mudança de hábito. Acesse o jogo 'Kaos: um jogo sobre consumo e sustentabilidade'. |
FIS 20 “João de Barro”
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Produzir uma websérie que apresente a história e o papel das ONGs socioambientalistas para o desenvolvimento sustentável no Brasil. |
FIS 19 “Adaptar-te”
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Produzir uma exposição de arte que revele a urgência da adaptação da agricultura brasileira às mudanças do clima. |
FIS 18 “De Mala e Cuia”
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Produzir e lançar uma campanha de comunicação que dê visibilidade ao turismo de base comunitária no Brasil para inspirar comportamentos e práticas dos atores envolvidos. |
FIS 17 “com.fiar”
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Criar e lançar uma edição da Revista P22ON sobre os possíveis usos de blockchain para certificações socioambientais que facilitem o acesso de pequenos negócios ao mercado. |
FIS 16 “2GRAU$”
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Produzir e veicular uma sequência de vídeos curtos que conscientize e sensibilize para opções pessoais de investimentos financeiros responsáveis voltados para promover uma economia de baixo carbono. |
FIS 15 “Entrenós”
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Produzir uma feira das tendências e soluções para o futuro da moda, na qual, a partir do pensamento de ciclo de vida de roupas, sejam apresentadas inovações para todas as etapas da cadeia de valor. |
FIS 14 “Oásis”
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Construir um mosaico digital e interativo que revele a situação dos desertos alimentares na cidade de São Paulo e entorno, provocando a reflexão sobre sua existência e como afetam indivíduos, relações, políticas públicas e negócios. |
FIS 13 “Som@s”
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Gameficar a questão sobre equidade entre homens e mulheres nas empresas para provocar reflexão e mobilizar para ação. |
FIS 12 “Íntegra”
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Despertar a comunidade da FGV-SP para um novo paradigma de relação humana e social em suas Escolas, a partir da produção de três vídeos curtos que tratem sobre o relacionamento dos alunos com, pelo menos, 3 públicos do entorno da instituição. |
FIS 11 “TransFormar”
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Promover experiência(s) que mobilize(m), convide(m) e inspire(m) os envolvidos com educação superior a explorar a aplicação de novos modelos, princípios e perspectivas de formação para escolas de administração. |
FIS 10 “inSPira”
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Criar – ou potencializar – uma intervenção em espaço público na cidade de São Paulo, que reflita o conceito de “cidade para pessoas”. Acesso o relatório. Acesse a programação. |
FIS 9 “Alcateia”
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Produzir um jogo de tabuleiro que apresente uma contribuição significativa à complexa questão da Gestão de Áreas Protegidas públicas e privadas no Brasil. Espera-se que o jogo impulsione os diversos agentes envolvidos a acessarem novas narrativas que projetem o país para uma solução de vanguarda na gestão de áreas protegidas. |
FIS 8 “Enlace”
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Realizar um documentário que apresente uma contribuição significativa à complexa e controversa implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Espera-se que o documentário impulsione os diversos agentes envolvidos a acessarem novas narrativas que projetem o país para uma solução de vanguarda na gestão de resíduos sólidos e logística reversa. |
FIS 7 “Se7eMeio”
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Elaborar uma proposta de captação de recursos - reembolsáveis e/ou não reembolsáveis - para a implantação de um Parque Tecnológico Regional de Sustentabilidade Urbana, atendendo às aspirações da Associação de Prefeitos da Região Central - APREC, que congrega 28 municípios do Estado de São Paulo. Acesse o relatório. |
FIS 6 “CLiCK”
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Criar um road map para desenvolver um cluster de tecnologia limpa que fomente cadeias de valor de eficiência energética e energia renovável. |
FIS 5 “sYnCO”
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Apresentar uma política de gestão e desenvolvimento de fornecedores que crie as condições para que as empresas brasileiras do setor de mineração, sejam protagonistas em cadeia de suprimentos orientada à sustentabilidade. |
FIS 4 “ProFundo”
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Estruturar um Fundo de Apoio ao pequeno produtor no Brasil, que possibilite a construção de pontes entre este agroempreendedor e a economia de mercado. Este fundo tem como premissa o uso adequado dos recursos naturais e a valorização do capital social. |
FIS 3 “Tiédi”
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Elaborar uma proposta de valor e um modelo de negócio de inclusão financeira para a população de baixa renda, no Brasil. Acesse o relatório. |
FIS 2 “Bioelo”
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Criar um conjunto de diretrizes para uma política pública de conservação e uso sustentável da biodiversidade, bem como o conhecimento tradicional a ela associado. Acesse os relatórios: parte 1 | parte 2 | parte 3 | parte 4. |
FIS 1 “Belo Monte” |
Fazer uma recomendação para dois bancos signatários dos Princípios do Equador sobre investir ou não na AHE de Belo Monte. Acesse o relatório. |
Edições do FIS e ODS
Destinos do FIS - micro e macro imersões
Comunidade FIS
A Comunidade do FIS passou a existir formalmente em julho de 2018, após concluídas 16 edições da disciplina, que acontece desde 2010 na FGV-EAESP. Como intenção inicial, o fortalecimento desta comunidade pretende manter vivo e expandir, para além das fronteiras da FGV, o processo de formação integrada para sustentabilidade das pessoas que já vivenciaram o percurso do FIS para que a experiência seja presente e possa inspirar a prática diária; pretende também ser um espaço para emergência de projetos coletivos dentro da rede de ex-alunos, alunas e equipe do FIS.
Com o apoio inicial do Instituto C&A, os três primeiros encontros entre as gerações de fisers aconteceram no 2º semestre de 2018 em uma perspectiva transdisciplinar, no contexto do desenvolvimento sustentável e com o objetivo de promover o reencontro e a conexão entre as quase 300 pessoas.
Publicações e Relatórios
Formação Integrada para a Sustentabilidade: Guia de fundamentos e práticas (versão 1.0) Este Guia sintetiza e organiza a metodologia da disciplina FIS para que possa ser replicada em outros contextos e para outros públicos. O FIS foi criado após a FGV ter se tornado signatária do PRME em 2009. Desde sua origem, o FIS tem sido aplicado no curso de graduação da FGV-EAESP, como uma disciplina eletiva oferecida aos alunos a partir do 5º semestre de Administração de Empresas, Administração Pública, Economia e Direito. Entendemos que aplicações do FIS para outros públicos e contextos seja possível, ainda que adaptações precisam ser pensadas e testadas. Por isso desenvolvemos este Guia. |
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Formação Integrada para Sustentabilidade: impactos e caminhos para transformação Frente ao desafio do desenvolvimento sustentável, aumentam as iniciativas de incorporar a sustentabilidade na educação em geral, e nas escolas de negócio em particular. Entretanto, mais do que a inserção curricular do tema, a complexidade dos problemas contemporâneos pede um repensar da educação, por meio de modelos que integrem o sujeito ao seu meio e às diversas formas de conhecimento, há muito fragmentadas pelo pensamento disciplinar moderno. O objetivo deste artigo é apresentar o estudo de caso do FIS (Formação Integrada para Sustentabilidade), disciplina da FGV-EAESP que segue um modelo transdisciplinar e foi inspirada no PRME (Principles for Responsible Management Education). A partir das percepções de impacto de alunos e ex-alunos do FIS, o estudo levanta insights sobre as possibilidades de transformação individual que um espaço de experimentação livre e contextualizado pode permitir dentro de uma escola de negócios, assim como os desafios encontrados neste processo.. |
Trabalhos sobre o FIS
Parceiros
Essas são as organizações parceiras do FIS ao longo desses anos. As parcerias se dão de várias formas: patrocínios financeiros, apoios técnicos e in kind. Também constituem um foco coformativo para o FIS, pois, ao mesmo tempo em que atuam como conectores, possibilitam um elo do FIS com a realidade das organizações.
Além disso, o FIS necessita de parceiros para:
- Trazer diversidade de olhares, opiniões e experiências, enriquecendo os debates em sala e em campo.
- Aproximar os alunos da realidade, possibilita-los mergulhar na complexidade do desafio proposto.
- Alocar uma equipe de pesquisadores do FGVces e consultores especialistas no conteúdo e forma do desafio.
- Viabilizar a produção e entrega do produto final que deixe um legado e a emergência de futuras lideranças para a sustentabilidade.
Patrocínio FIS 28
- Azul Linhas Aéreas Brasileiras
- Cargill
- GIZ
- Instituto Orizon Social
Parceria institucional FIS 28
- Fundação Boticário
- Patrocínio FIS 27:
- Instituto OMA
- Instituto Orizon Social
Parceria institucional FIS 27
ONG Mapas
Patrocínio FIS 26
Cargill
Patrocinadores financeiros do FIS 24
- CBA
- MOVIDA
- Suzano
- Ecofuturo
Parceiros técnicos:
- Conservação Internacional
- Instituto Ipê
- World Resources Institute
- The Nature Conservancy
- Black Jaguar Foundation
- WWF