Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
1 ano e 6 meses (créditos)
Frequência e horários
As aulas do mestrado profissional FGV são presenciais quinzenais às sextas-feiras e sábados e também quinzenais no formato SNOC (Small Network Online Course). Devido aos feriados, é possível que o calendário não respeite o intervalo de 15 dias entre as aulas. As datas de reposição para as faltas dos professores estão sempre previstas no Calendário de Aulas, o que também pode acarretar em aulas semanais.
Título concedido
Coordenação
Área
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade tem como missão transferir à sociedade os conhecimentos em gestão gerados pelos Centros de Estudo e Pesquisa da EAESP e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado, com objetivo de aumentar a competividade das organizações.
O programa foi dividido em 8 linhas que contemplam funções e setores específicos de uma organização:
Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão de Supply Chain; Gestão de Saúde; Sustentabilidade; Tecnologia da Informação; Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor e Inovação Corporativa.
Desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros da FGV, o curso oferece metodologias de ensino inovadoras que resultam em um programa único em sua concepção e desenho.
Percurso Formativo
O MPGC apresenta um percurso formativo único. O programa foi desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros do FGVsaúde (Centro de Excelência em Gestão da Saúde), e com a colaboração do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV para trazer as últimas metodologias em desenho de programas educacionais e de ensino inovativo. O resultado é um programa único em sua concepção e desenho onde as disciplinas são vivenciadas em 3 Us que são cortados ainda pelas atividades de seminários e encontros do Centro.
Flexibilidade
O programa permite que cada aluno monte sua trajetória, sem comprometer as características de um programa de mestrado profissional.
O MPGC é composto de 510 horas (34 créditos), sendo que 90 horas (6 créditos) são de disciplinas comuns. Obrigatoriamente o aluno deverá cursar Metodologia de Pesquisa Científica, oferecida em SNOC. O aluno deverá cursar mais 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns e poderá escolher entre Negociação e comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC). Além dessas três opções, o aluno pode cursar qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Métodos Quantitativos e Escola de Inverno, Escola de Métodos quantitativos e SNOC-GNAM para completar as 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns.
Já entre as disciplinas específicas de cada linha de pesquisa foram alocadas 330 horas (22 créditos). Dentro dessas horas, 60h são destinadas as disciplinas de Seminário de Trabalho Aplicado (TA). O aluno também tem a flexibilidade de cumprir até 60 horas (4 créditos) no pool de matérias oferecidas em eletivas do MPGC ou outros programas da FGV EAESP.
O aluno deverá desenvolver também um Trabalho Aplicado (TA) no formato de artigo científico orientado por um dos professores do Programa com equivalência de 90 horas (6 créditos). Esta estrutura é descrita na figura a seguir:
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Metodologia de Problemas Científicos
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Carga horária30h-
Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014 -
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008 -
Luciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Tendências para a Competitividade
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Comunicação
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
Carga horária15h-
Marcelo Oliveira Coutinho de Lima
É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Liderança e Change Management
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Carga horária30h-
Anderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
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Governança, Anticorrupção e Compliance
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
Carga horária30h-
Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor Assistente do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2012 -
Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Sustentabilidade e Inovação
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
Carga horária30h-
Luis Felipe Bismarchi
Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....
Saiba mais -
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Seminário de Trabalho Aplicado de Gestão de Saúde I
A disciplina Seminário de Trabalho Aplicado (TA) de Gestão de Saúde tem por objetivo instrumentalizar os alunos em relação aos métodos de pesquisa necessários para a elaboração do TA conforme as recomendações específicas do Guia do Trabalho Aplicado do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade (MPGC), além de outras metodologias de pesquisa de maneira geral. Também buscará estimular os alunos a escreverem artigos científicos ou para outros veículos.
A disciplina Seminário de Trabalho Aplicado (TA) de Gestão de Saúde tem por objetivo instrumentalizar os alunos em relação aos métodos de pesquisa necessários para a elaboração do TA conforme as recomendações específicas do Guia do Trabalho Aplicado do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade (MPGC), além de outras metodologias de pesquisa de maneira geral. Também buscará estimular os alunos a escreverem artigos científicos ou para outros veículos.
Carga horária30h-
Ana Maria Malik
Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Medicina pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
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Seminário de Trabalho Aplicado de Gestão de Saúde II
Ajudar o aluno na elaboração do seu TA, assumindo que a relação com o orientador é a prioridade; Promover a discussão entre os alunos sobre os TAs dos colegas; Estimular atividades de escrita – casos, resumos, artigos curtos.
Ajudar o aluno na elaboração do seu TA, assumindo que a relação com o orientador é a prioridade; Promover a discussão entre os alunos sobre os TAs dos colegas; Estimular atividades de escrita – casos, resumos, artigos curtos.
Carga horária30h-
Ana Maria Malik
Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Medicina pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico -
Walter Cintra Ferreira Junior
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1985), mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Saúde da População
Dentro da dimensão Global a disciplina de Saúde Populacional e Big Data abordará o conceito contemporâneo de saúde da população e as possibilidades de sua gestão por meio da utilização da tecnologia da informação e comunicação (data science), abordagens inovadoras para a mudança de comportamento e gestão integrada em saúde com suas implicações para as pessoas, as empresas, as comunidades e os países. Com isso, será analisada uma visão ampliada da saúde que inclui o bem-estar e a qualidade de vida com suas múltiplas dimensões e implicações.
Dentro da dimensão Global a disciplina de Saúde Populacional e Big Data abordará o conceito contemporâneo de saúde da população e as possibilidades de sua gestão por meio da utilização da tecnologia da informação e comunicação (data science), abordagens inovadoras para a mudança de comportamento e gestão integrada em saúde com suas implicações para as pessoas, as empresas, as comunidades e os países. Com isso, será analisada uma visão ampliada da saúde que inclui o bem-estar e a qualidade de vida com suas múltiplas dimensões e implicações.
Carga horária15h-
Alberto José Niituma Ogata
Doutor em Saúde Coletiva (USP), Mestre em Medicina (UNIFESP), Mestre Profissional em Economia e Gestão da Saúde (UNIFESP),...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Saúde Coletiva - Universidade de São Paulo
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Novos Modelos de Organização na Saúde
Apresentar e discutir tendências para organização do sistema e serviços de saúde a partir do entendimento da evolução histórica dos sistemas de saúde; Apresentar e discutir modelos e experiências de aplicação dos conceitos da governança clínica, cuidado centrado no paciente, organização do trabalho da equipe multiprofissional e atenção ambulatorial visando maior segurança assistencial e eficiência operacional; Discutir as práticas da liderança transformadora e estratégias para desenvolvimento de equipes de alta performance, visando preparar as instituições de saúde para esses novos cenários.
Apresentar e discutir tendências para organização do sistema e serviços de saúde a partir do entendimento da evolução histórica dos sistemas de saúde; Apresentar e discutir modelos e experiências de aplicação dos conceitos da governança clínica, cuidado centrado no paciente, organização do trabalho da equipe multiprofissional e atenção ambulatorial visando maior segurança assistencial e eficiência operacional; Discutir as práticas da liderança transformadora e estratégias para desenvolvimento de equipes de alta performance, visando preparar as instituições de saúde para esses novos cenários.
Carga horária15h-
Gonzalo Vecina Neto
Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, é Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV, Escola de...
Saiba maisTítulaçãoMestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas
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Políticas de Saúde
A presente disciplina tem como objetivo principal fornecer meios para que os participantes analisem de forma crítica as tendências nos sistemas de saúde internacionais e brasileiro, no sentido de projetar o futuro de suas organizações, públicas ou privadas. Apresentar a saúde como Política Social e recompor sua trajetória privilegiando as lógicas de sua conformação e a relação público/privado. Estimular a reflexão sobre os desafios estruturais para a construção de um sistema universal de saúde no Brasil. Apresentar noções gerais sobre federalismo destacando sua relação com o Sistema Único de Saúde (SUS) contemplando os dilemas da cooperação intergovernamental. A relação entre regionalização e federalismo e sua importância para a configuração do SUS.
A presente disciplina tem como objetivo principal fornecer meios para que os participantes analisem de forma crítica as tendências nos sistemas de saúde internacionais e brasileiro, no sentido de projetar o futuro de suas organizações, públicas ou privadas. Apresentar a saúde como Política Social e recompor sua trajetória privilegiando as lógicas de sua conformação e a relação público/privado. Estimular a reflexão sobre os desafios estruturais para a construção de um sistema universal de saúde no Brasil. Apresentar noções gerais sobre federalismo destacando sua relação com o Sistema Único de Saúde (SUS) contemplando os dilemas da cooperação intergovernamental. A relação entre regionalização e federalismo e sua importância para a configuração do SUS.
Carga horária15h-
Adriano Massuda
Adriano Massuda é Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde e médico formado pela UFPR, com residências em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e Coordenador FGVSaúdeQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2020
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Marketing Aplicado à Saúde
Analisar os principais conceitos do marketing e sua aplicabilidade no ambiente de serviços de saúde; mercadológica de variáveis relevantes ao atual ambiente competitivo do setor. Possibilitar o desenvolvimento de estratégias mercadológicas adequadas aos vários cenários encontrados no ambiente médico hospitalar
Analisar os principais conceitos do marketing e sua aplicabilidade no ambiente de serviços de saúde; mercadológica de variáveis relevantes ao atual ambiente competitivo do setor. Possibilitar o desenvolvimento de estratégias mercadológicas adequadas aos vários cenários encontrados no ambiente médico hospitalar
Carga horária15h-
Edgard Elie Roger Barki
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Gestão em Saúde Suplementar
A disciplina tem como objetivo analisar a uti- lização das informações pelas operadoras de planos de saúde no mercado suplementar brasileiro para conhecer o perfil da população beneficiária e desenvolver ações para garantir a qualidade dos serviços e a sustentabilidade do setor.
A disciplina tem como objetivo analisar a uti- lização das informações pelas operadoras de planos de saúde no mercado suplementar brasileiro para conhecer o perfil da população beneficiária e desenvolver ações para garantir a qualidade dos serviços e a sustentabilidade do setor.
Carga horária15h-
Adriano Massuda
Adriano Massuda é Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde e médico formado pela UFPR, com residências em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e Coordenador FGVSaúdeQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2020
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Empreendedorismo em Saúde
A disciplina tem como objetivo apresentar uma visão abrangente e atual do processo empreendedor, discutindo conceitos, ferramentas e técnicas pioneiras, baseadas nas metodologias das leans startups, para a criação, desenvolvimento e avaliação de novos negócios na área da saúde.
A disciplina tem como objetivo apresentar uma visão abrangente e atual do processo empreendedor, discutindo conceitos, ferramentas e técnicas pioneiras, baseadas nas metodologias das leans startups, para a criação, desenvolvimento e avaliação de novos negócios na área da saúde.
Carga horária15h-
Fernando Lopes Alberto
Fernando L. Alberto atua no Grupo Fleury desde agosto de 2000 e atualmente é Conselheiro de Administração da empresa. Foi...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Clínica Médica pela Fac. De Ciências Médicas da UNICAMP -
Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Sistemas Comparados de Saúde: Diferentes Realidades, Diferentes Modelos, Diferentes Resultados
A disciplina objetiva realizar uma análise comparativa entre sistemas de saúde explorando diferentes de financiamento, governança e modelos assistenciais, enfatizando as diferenças entre as realidades, resultados e as dinâmicas no século XXI.
A disciplina objetiva realizar uma análise comparativa entre sistemas de saúde explorando diferentes de financiamento, governança e modelos assistenciais, enfatizando as diferenças entre as realidades, resultados e as dinâmicas no século XXI.
Carga horária15h-
Adriano Massuda
Adriano Massuda é Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde e médico formado pela UFPR, com residências em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e Coordenador FGVSaúdeQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2020 -
Walter Cintra Ferreira Junior
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1985), mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Novos Modelos de Negócio na Saúde
O curso tem como principal objetivo o de apresentar novos modelos de negócios na área da saúde, estimulando a discussão de novas possibilidades empreendedora de serviços na saúde para gerar resultados e impacto social.
O curso tem como principal objetivo o de apresentar novos modelos de negócios na área da saúde, estimulando a discussão de novas possibilidades empreendedora de serviços na saúde para gerar resultados e impacto social.
Carga horária15h-
Fernando Lopes Alberto
Fernando L. Alberto atua no Grupo Fleury desde agosto de 2000 e atualmente é Conselheiro de Administração da empresa. Foi...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Clínica Médica pela Fac. De Ciências Médicas da UNICAMP -
Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Qualidade e Segurança em Saúde
O início da avaliação na área da saúde costuma ser vinculado à obra de Avedis Donabedian, em Michigan, nos anos 1960. Os estudos voltados à qualidade são analisados a partir de duas vertentes: uma associada à acreditação hospitalar, iniciada formalmente nos anos 1950, e outra, a partir dos trabalhos de Donald Berwick, no Harvard Community Health Plan, nos anos 1980.
O movimento pela segurança nos serviços de saúde tomou força no início do século XXI, estando hoje difundido pela Organização Mundial da Saúde. O Brasil tem no seu ambiente algumas metodologias de acreditação, representadas por diferentes organizações, embora sua penetração no mercado hospitalar seja baixa; a avaliação de serviços tem seu espaço no poder público no sistema de vigilância sanitária (esse obrigatório para todo tipo de serviço). Nos últimos anos também teve início um movimento, a partir da ANS, de acreditação de operadoras. Além disso, na segunda década do século XXI, começam movimentos de privilegiar o cuidado centrado na pessoa e as experiências dos pacientes. A relação entre avaliação, qualidade e segurança dos hospitais e a competitividade destas organizações será objeto central de discussão da disciplina.O início da avaliação na área da saúde costuma ser vinculado à obra de Avedis Donabedian, em Michigan, nos anos 1960. Os estudos voltados à qualidade são analisados a partir de duas vertentes: uma associada à acreditação hospitalar, iniciada formalmente nos anos 1950, e outra, a partir dos trabalhos de Donald Berwick, no Harvard Community Health Plan, nos anos 1980.
O movimento pela segurança nos serviços de saúde tomou força no início do século XXI, estando hoje difundido pela Organização Mundial da Saúde. O Brasil tem no seu ambiente algumas metodologias de acreditação, representadas por diferentes organizações, embora sua penetração no mercado hospitalar seja baixa; a avaliação de serviços tem seu espaço no poder público no sistema de vigilância sanitária (esse obrigatório para todo tipo de serviço). Nos últimos anos também teve início um movimento, a partir da ANS, de acreditação de operadoras. Além disso, na segunda década do século XXI, começam movimentos de privilegiar o cuidado centrado na pessoa e as experiências dos pacientes. A relação entre avaliação, qualidade e segurança dos hospitais e a competitividade destas organizações será objeto central de discussão da disciplina.Carga horária15h-
Laura Maria Cesar Schiesari
Médica pediatra com mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Medicina pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Medicina pela Faculdade de Medicina - Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
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Logística Aplicada à Saúde
O setor de Saúde tem apresentado enormes desafios quando se trata de organizar suas operações e sua cadeia de suprimentos. Desta forma, a presente disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos relacionados a Cadeia de Suprimentos em Saúde e Logística Hospitalar, discutindo tendências e oportunidades para uma gestão mais competitiva e colaborativa das organizações do setor.
A gestão da cadeia de suprimentos em saúde pode ser entendida como “gestão do fluxo de informações, insumos e recursos financeiros envolvidos na aquisição e movimentação de produtos e serviços desde os fornecedores até o cliente final de forma a melhorar o desempenho do hospital com controle de custos.”
Desta forma, entende-se como seus objetivos a garantia do insumo e atendimento ao paciente, redução de custos com materiais e equipamento, garantia de segurança hospitalar ao fornecendo nível de serviço aos pacientes e um bom relacionamento com médicos e prestadores de serviços.O setor de Saúde tem apresentado enormes desafios quando se trata de organizar suas operações e sua cadeia de suprimentos. Desta forma, a presente disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos relacionados a Cadeia de Suprimentos em Saúde e Logística Hospitalar, discutindo tendências e oportunidades para uma gestão mais competitiva e colaborativa das organizações do setor.
A gestão da cadeia de suprimentos em saúde pode ser entendida como “gestão do fluxo de informações, insumos e recursos financeiros envolvidos na aquisição e movimentação de produtos e serviços desde os fornecedores até o cliente final de forma a melhorar o desempenho do hospital com controle de custos.”
Desta forma, entende-se como seus objetivos a garantia do insumo e atendimento ao paciente, redução de custos com materiais e equipamento, garantia de segurança hospitalar ao fornecendo nível de serviço aos pacientes e um bom relacionamento com médicos e prestadores de serviços.Carga horária15h-
Priscila Laczynski de Souza Miguel
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995), possui mestrado e doutorado em Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2011
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Redes e Valor em Saúde
Dentro da dimensão Organizacional, a disciplina redes e valor em saúde abordará a discussão sobre Valor em Saúde e da cadeia de valor, juntamente com o conceito de redes assistenciais, não esposando nenhum dos modelos atualmente em pauta mas discutindo boa parte deles A intenção é analisar a aplicação dos conceitos em casos nacionais, do setor público e do setor privado, para pensar na sua utilização nas organizações em que os alunos trabalham.
Dentro da dimensão Organizacional, a disciplina redes e valor em saúde abordará a discussão sobre Valor em Saúde e da cadeia de valor, juntamente com o conceito de redes assistenciais, não esposando nenhum dos modelos atualmente em pauta mas discutindo boa parte deles A intenção é analisar a aplicação dos conceitos em casos nacionais, do setor público e do setor privado, para pensar na sua utilização nas organizações em que os alunos trabalham.
Carga horária15h-
Ana Maria Malik
Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Medicina pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico -
Walter Cintra Ferreira Junior
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1985), mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Indicadores de Saúde
No contexto atual cresce a exigência para que os serviços de saúde, tanto privados, quanto da área pública, organizem-se de modo a responder às necessidades e preferencias das pessoas e ofereçam um cuidado efetivo e humanizado. O gestor de saúde é, necessariamente, um usuário da informação. As organizações estão abarrotadas de informações, ainda mais com a implantação – cada vez mais comum – dos sistemas integrados de gestão e do prontuário eletrônico.
Os conceitos e as ferramentas da Epidemiologia Gerencial auxiliam os administradores a tomarem decisões baseando-se em informações técnicas e científicas (evidências) que definem as necessidades e avaliam os resultados a partir da perspectiva populacional, possibilitando a eles o equacionamento de questões centrais tais como: definir os serviços que serão oferecidos pela organização e as habilidades requeridas para o staff, organizar os processos, e determinar se a organização é efetiva e produz os resultados desejados.No contexto atual cresce a exigência para que os serviços de saúde, tanto privados, quanto da área pública, organizem-se de modo a responder às necessidades e preferencias das pessoas e ofereçam um cuidado efetivo e humanizado. O gestor de saúde é, necessariamente, um usuário da informação. As organizações estão abarrotadas de informações, ainda mais com a implantação – cada vez mais comum – dos sistemas integrados de gestão e do prontuário eletrônico.
Os conceitos e as ferramentas da Epidemiologia Gerencial auxiliam os administradores a tomarem decisões baseando-se em informações técnicas e científicas (evidências) que definem as necessidades e avaliam os resultados a partir da perspectiva populacional, possibilitando a eles o equacionamento de questões centrais tais como: definir os serviços que serão oferecidos pela organização e as habilidades requeridas para o staff, organizar os processos, e determinar se a organização é efetiva e produz os resultados desejados.Carga horária15h-
Adriano Massuda
Adriano Massuda é Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde e médico formado pela UFPR, com residências em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e Coordenador FGVSaúdeQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2020
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Finanças Aplicadas à Gestão em Saúde
O objetivo é apresentar conceitos básicos de Finanças que permitam uma visão estratégica da área financeira, contribuindo para uma ges- tão orientada para valor.
O objetivo é apresentar conceitos básicos de Finanças que permitam uma visão estratégica da área financeira, contribuindo para uma ges- tão orientada para valor.
Carga horária15h-
Fabio Gallo Garcia
Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e da Pontíficia Universidade Católica...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1999
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Qualidade e Experiência do Paciente
O curso tem como objetivo apresentar e discutir a experiência do paciente, as vantagens desse modelo, os principais drivers para implementar um projeto de Experiência de Pacientes nas Instituições, incorporar o enfoque da Experiência do Paciente na sua Organização, conhecer as principais metodologias e técnicas para desenhar uma boa gestão da experiência: colaboradores, liderança, pacientes e familiares. Como metodologia, haverá apresentação de cases, vídeos, e exercícios práticos, objetivando aliar a teoria à prática, os participantes deverão aplicar em aula, os conceitos aprendidos para a implantação da gestão da experiência do paciente.
O curso tem como objetivo apresentar e discutir a experiência do paciente, as vantagens desse modelo, os principais drivers para implementar um projeto de Experiência de Pacientes nas Instituições, incorporar o enfoque da Experiência do Paciente na sua Organização, conhecer as principais metodologias e técnicas para desenhar uma boa gestão da experiência: colaboradores, liderança, pacientes e familiares. Como metodologia, haverá apresentação de cases, vídeos, e exercícios práticos, objetivando aliar a teoria à prática, os participantes deverão aplicar em aula, os conceitos aprendidos para a implantação da gestão da experiência do paciente.
Carga horária15h-
Laura Maria Cesar Schiesari
Médica pediatra com mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Medicina pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Medicina pela Faculdade de Medicina - Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
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Cenário da Saúde Pública & Privada
A disciplina se propõe, com um conteúdo finalístico (no último semestre acadêmico do programa), a trazer à discussão o cenário contemporâneo da saúde no Brasil, no primeiro semestre do ano.
A entrada, a saída e a movimentação dos diversos atores (públicos e privados) no mercado será objeto dos encontros, à luz da experiência dos alunos, dos docentes e de eventuais convidados.
As propostas de atuação em separado dos subsetores e do inter-relacionamento entre eles, das facilidades, dificuldades e dos novos caminhos desenhados e os resultados de curto prazo de suas implantações deverão ser trazidos.
Em 5 encontros, haverá a apresentação do cenário do semestre em curso, das propostas de curto prazo dos atores públicos e privados e das experiências dos alunos, mediadas pelo(s) docente(s)A disciplina se propõe, com um conteúdo finalístico (no último semestre acadêmico do programa), a trazer à discussão o cenário contemporâneo da saúde no Brasil, no primeiro semestre do ano.
A entrada, a saída e a movimentação dos diversos atores (públicos e privados) no mercado será objeto dos encontros, à luz da experiência dos alunos, dos docentes e de eventuais convidados.
As propostas de atuação em separado dos subsetores e do inter-relacionamento entre eles, das facilidades, dificuldades e dos novos caminhos desenhados e os resultados de curto prazo de suas implantações deverão ser trazidos.
Em 5 encontros, haverá a apresentação do cenário do semestre em curso, das propostas de curto prazo dos atores públicos e privados e das experiências dos alunos, mediadas pelo(s) docente(s)-
Adriano Massuda
Adriano Massuda é Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde e médico formado pela UFPR, com residências em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e Coordenador FGVSaúdeQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2020
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Legislação, Regulação e Judicialização em Saúde
Dentro da Dimensão Global, a disciplina de Legislação, Regulação e Judicialização em saúde abordará a saúde como um direito constitucionalmente garantido. Os aspectos da legislação aplicada à gestão em saúde, vigentes no ordenamento jurídico brasileiro, e o trato entre o setor público e o setor privado. Os princípios e regras que estruturam o Direito Administrativo e o Direito Sanitário. O fenômeno da judicialização.
Dentro da Dimensão Global, a disciplina de Legislação, Regulação e Judicialização em saúde abordará a saúde como um direito constitucionalmente garantido. Os aspectos da legislação aplicada à gestão em saúde, vigentes no ordenamento jurídico brasileiro, e o trato entre o setor público e o setor privado. Os princípios e regras que estruturam o Direito Administrativo e o Direito Sanitário. O fenômeno da judicialização.
Carga horária15h-
Adriano Massuda
Adriano Massuda é Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde e médico formado pela UFPR, com residências em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e Coordenador FGVSaúdeQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2020
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Discussão de Projeto I
A disciplina de Projetos I – Seminários TA tem a duração de um bimestre e tem por objetivo introduzir aos alunos os instrumentos necessários para a construção do Trabalho Aplicado (TA) conforme as recomendações de estrutura, conteúdo e métodos de pesquisa do Guia do Trabalho Aplicado do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade (MPGC).
A disciplina de Projetos I – Seminários TA tem a duração de um bimestre e tem por objetivo introduzir aos alunos os instrumentos necessários para a construção do Trabalho Aplicado (TA) conforme as recomendações de estrutura, conteúdo e métodos de pesquisa do Guia do Trabalho Aplicado do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade (MPGC).
Carga horária15h-
Ana Maria Malik
Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Medicina pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
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Economia da Saúde
O objetivo da disciplina é apresentar as relações de demanda e oferta do setor de Saúde no Brasil, comparando com outros sistemas existentes e discutindo perspectivas econômicas para o setor.
O objetivo da disciplina é apresentar as relações de demanda e oferta do setor de Saúde no Brasil, comparando com outros sistemas existentes e discutindo perspectivas econômicas para o setor.
Carga horária16hNão definido
Mais informações
Período
Início das aulas
Investimento
Entre em contato
admissionsoffice@fgv.br
(11) 3799-3488
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Investimento
R$ 98.526,00 (18, 24 e 36 parcelas).
Taxa de inscrição no processo: R$ 100,00. Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%)*. (Não cumulativo)
*Verificar condições no Edital do Processo Seletivo.
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Condições especiais para candidatos que trabalham em empresas parceiras da FGV EAESP (ASDI - Clube de Parceiros) 10% (Não cumulativo).
Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Sendo aplicável para qualquer unidade e filiadas da FGV, exceto para os cursos de extensão e curta duração, devendo o(a) aluno(a) apresentar no ato da matrícula um original do Certificado de Conclusão de Curso e uma cópia simples. As condições especiais são aplicadas somente para alunos que tenham concluído o curso (Não cumulativo).
Condições especiais para pagamentos à vista: 6% (Não cumulativo).
Requisitos
O candidato dever ser graduado ou pós-graduado em Administração de Empresas ou curso similar de gestão, como Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou programas de especialização em Administração.
Também é necessário ter, no mínimo, 5 anos de experiência profissional nas áreas de nossas linhas de pesquisa e excelente nível de leitura e compreensão de textos em inglês. É desejável possuir experiência em gestão e/ou liderança de equipes, interesse por inovação e entusiasmo para lidar com pessoas.
Sessão de informação
Selecione a sessão a que deseja comparecer
Deseja conhecer as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade da FGV EAESP?
O coordenador do programa, Prof. Gilberto Sarfati, realizará um encontro online para apresentar os temas de pesquisa, as informações sobre o processo seletivo e a estrutura do programa:
13/11/2024 às 18h30
O encontro será online via ZOOM: https://fgv-br.zoom.us/j/92741378458?pwd=q9ElpFYntDUSV22Q7PDQpklzzLZOl8.1&from=addon
Meeting ID: 927 4137 8458
Passcode: 912647OnlineFinanceiro e bolsas
Passo a passo
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1AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde (FGVsaúde).
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2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
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3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.
Mais informações
Life Long Learning
Informações gerais
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade oferece aos ex-alunos do MPGC (graduados com TA defendido) a possibilidade de retornar a FGV-EAESP para cursar qualquer matéria do MPGC como aluno avulso.
No espírito de life long learning, o objetivo é proporcionar ao ex-aluno a possibilidade de continuar os seus estudos, cursando matérias tanto da sua linha de origem como de outras linhas.
Acesse o edital aqui
Acesse grade horária aqui.Público Alvo
Ex-alunos do MPGC (graduados com TA defendido)
Processo de Seleção
Período de inscrição: de 01/06 a 24/07/2024
Candidatura: Acessar o link de acordo com a COMPETÊNCIA pretendida;
Em caso de dúvidas estamos à disposição.
- Certificado de Competências de Gestão de Pessoas
- Certificado de Competências de Gestão de Supply Chain
- Certificado de Competências de Finanças e Controladoria
Anexar CV e indicação das matérias/competência que deseja cursar.
O processo de seleção é realizado pela coordenação do programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail : mestradosespecializados@fgv.br.Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula
Valores
Investimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 1.980,49 dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula (o valor do crédito considera desconto especial de ex-alunos do MPGC).
MPGC 65+
Propósito
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC) da FGV EAESP acredita que não há idade para estudar e por isso decidimos promover o desenvolvimento de pessoas com mais de 65 anos de idade com o estabelecimento do Programa MPGC 65+ que permite a candidatos qualificados cursar matérias regulares do MPGC com desconto de 50% em relação ao custo regular do crédito.
Requisitos
O candidato dever ser graduado ou pós-graduado em Administração de Empresas ou curso similar de gestão, como Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou programas de especialização em Administração.
O candidato pode cursar até 04 créditos em disciplinas regulares do Programa por semestre com um limite de 12 créditos, independentemente do número de semestres. Todos os créditos serão reconhecidos caso o aluno decida ingressar como aluno regular do Programa. Cada matéria regular do MPGC poderá ter até 3 alunos do Programa MPGC 65+.
Processo de Seleção
Período de inscrição: 12/07 a 24/07/2024
Candidatura: Acessar o link abaixo para realizar a pré-inscrição. Preencha seus dados, escolha Linha de Pesquisa pretendida, indique somente as matérias que deseja cursar e anexe o Currículo Vitae (formato PDF)
https://survey.fgv.br/jfe/form/SV_7UkopFhOLxSg9AaO processo de seleção é realizado pela Coordenação do Programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail: mestradosespecializados@fgv.br
Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula.
Grade horária
Clique aqui para conferir a grade horária.Valores
Investimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 1.131,72 dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula.
Reconhecimento dos créditos: Caso o(a) candidato(a) torne-se aluno(a) regular do Programa haverá abatimento financeiro no valor total do curso.
Aluno Avulso
Informações geraisO Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – Gestão de Saúde, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade, Tecnologia de Informação, Gestão de Supply Chain, Finanças e Controladoria, Gestão de Marketing e Inovação Corporativa, oferece aos interessados a possibilidade de cursar algumas de suas disciplinas como aluno avulso. O objetivo é proporcionar ao participante a oportunidade de se desenvolver em um ou mais temas específicos.
Acesse o edital aqui.
Público AlvoPessoa graduada, em qualquer campo de conhecimento, com no mínimo cinco anos de experiência profissional, que tenha interesse em cursar disciplinas eletivas do MPGC para reconhecimento do crédito ou não.
RequisitosLimite de Disciplinas:
o candidato pode cursar até 08 créditos de disciplinas sendo aluno avulso, não podendo prolongar a quantidade de créditos mesmo que cursando em um próximo semestre.Processo de Seleção
Período de inscrição: 27/05 a 24/07/2024
Candidatura: Acessar o link de acordo com a linha pretendida;- Finanças e Controladoria: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/AVPFC
- Gestão de Pessoas: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/AVPGP
- Gestão da Saúde: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/AVPGS
- Inovação Corporativa: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/AVPIC
- Gestão de Supply Chain: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpsc
- Sustentabilidade: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpsu
- Tecnologia da Informação: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpti
- Gestão de Marketing : https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpmk
- Eletivas e núcleo comum: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/MPGC
Anexar CV e indicação das matérias que deseja cursar.
O processo de seleção é realizado pela coordenação do programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail : mestradosespecializados@fgv.br.Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula.
Grade horáriaClique aqui para conferir a grade horária
ValoresInvestimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 2.829,30 divido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula.
Reconhecimento dos créditos: Caso o(a) candidato(a) torne-se aluno(a) do Programa haverá abatimento financeiro no valor total do curso.Bolsas de estudo
O MPGC da FGV EAESP tem duas modalidades de bolsa, uma de demanda social destinada a ampliar o acesso a grupos minorizados socialmente e, outra com financiamento restituível, modalidade esta em que até 70% do valor do Programa é financiado para ser restituído após a conclusão do mestrado.
Saiba mais sobre as modalidades de bolsa
Informativo Bolsas 1º Semestre de 2025
Formulário da Bolsa Demanda Social 1º Semestre de 2025
Formulário da Bolsa Financiamento 1º Semestre de 2025
Planilha de rendimento de despesas
Saiba mais sobre as modalidades de bolsa -
Quer receber mais informações sobre o Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão da Saúde
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.
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1FORMATO BLENDED
Amplo mix de ofertas de eletivas e obrigatórias durante a semana no modelo SNOC (Small Network Online Course). São oito fins de semana por semestre com encontros presenciais e dois fins de semana com encontros no modelo SNOC (online).
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2INTERCÂMBIO
Alunos têm a oportunidade de cursar um semestre em uma das 54 escolas parceiras da FGV EAESP pelo mundo, enriquecendo o aprendizado e promovendo vivência do tema em ambiente internacional.
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3CURRÍCULO FLEXÍVEL
Fluxo de aprendizagem desenhado para maximizar o aprofundamento dos conhecimentos e a formação integral do profissional que permite a cada aluno montar sua própria trajetória.
Aulas quinzenais (às sextas e aos sábados), mais disciplinas no modelo SNOC de ensino à distância. -
4MENTORING DOS EX-ALUNOS
O ex-aluno do MPGC continua contribuindo com o Programa mentorando um aluno ingressante no primeiro semestre do curso.
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5CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Corpo docente composto por acadêmicos, profissionais do mercado e equipe de apoio com grande experiência em suas áreas de atuação. Os conteúdos trabalhados se encontram na fronteira do conhecimento da gestão em Saúde.
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6ADVISORY BOARD
O MPGC tem um conselho consultivo formado por C-Levels, ex-alunos, alunos e professores garantindo que o Programa seja sempre atual e inovador.
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7CENTRO DE EXCELÊNCIA
Alunos podem colaborar em atividades desenvolvidas no Centro de Estudos em Planejamento e Gestão da Saúde (FGVsaúde), onde também pode desenvolver seu trabalho de conclusão do curso.
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8PROTAGONISMO DO ALUNO
Incentivo ao pensamento e à criatividade para propor soluções inovadoras em suas áreas de atuação, além de ocupar posições de liderança no mercado.
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9DIVERSAS OPÇÕES DE MATÉRIAS COMPLEMENTARES
Possibilidade de substituir até 8 créditos por diversas matérias ofertadas na Escola além de poder cursar créditos adicionais sem custos adicionais até a defesa do Trabalho Aplicado (TA):
- Matérias da Escola de Métodos
- Matérias da Escola de Inverno
- Matérias de outros programas de pós da EAESP (MPA, MPGI, MPGPP e CMCD)
Perfil dos alunos
O curso me tornou mais capaz de combinar aporte acadêmico, relacionamento e prática.
A FGV EAESP figura desde 2004 entre as melhores instituições do mundo pelas três mais importantes acreditadoras internacionais, AACSB, EFMD EQUIS e AMBA.
A FGV EAESP faz parte da Global Network for Advanced Management, aliança de cooperação em cursos de MBAs e Mestrados Profissionais.
O aluno tem a oportunidade de cursar um semestre acadêmico em uma das 54 escolas parceiras da FGV EAESP.
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Telemedicina e Saúde Digital, abordando novidades e dicas para gestores de saúdeConfira o episódio do Podcast Let's Talk que aborda a telemedicina e saúde digital, destacando a transformação digital na área da saúde, desafios e oportunidades futuras. O convidado, Caio Soares, diretor médico da Teladoc Health e ex-aluno do Mestrado Profissional em Gestão da Saúde, discute a importância da tecnologia na prestação de serviços de saúde.
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Confira o depoimento da ex-aluna Michele BatistaA ex-aluna fala sobre sua experiência na linha de gestão de saúde do MPGC.
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Professora Ana Malik - Coordenadora do MPGC - SaúdeA Professora Ana Malik, coordenadora do MPGC - Saúde - Comenta sobre o perfil dos alunos.
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MPGC em Gestão de SaúdeA Professora Laura fala sobre a linha de Gestão de Saúde do MPGC.
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Confira o depoimento da ex-aluna CristianeA ex-aluna fala sobre sua experiência na linha de gestão de saúde do MPGC
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Confira o depoimento da ex-aluna AlessandraA ex-aluna fala sobre sua experiência na linha de gestão de saúde do MPGC
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Confira o depoimento da ex-aluna Maria LúciaA ex-aluna fala sobre sua experiência na linha de gestão de saúde do MPGC
Estrutura FGV EAESP
Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.
As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.
Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).
Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.
A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.
Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.
Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Processo de seleção
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1AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde (FGVsaúde).
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2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
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3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.