Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
O curso de Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão de Pessoas da FGV EAEESP tem duração de 1 ano e 6 meses (créditos).
Frequência e horários
As aulas do mestrado profissional FGV são presenciais quinzenais às sextas-feiras e sábados e também quinzenais no formato SNOC (Small Network Online Course). Devido aos feriados, é possível que o calendário não respeite o intervalo de 15 dias entre as aulas. As datas de reposição para as faltas dos professores estão sempre previstas no Calendário de Aulas, o que também pode acarretar em aulas semanais.
Título concedido
Área
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade tem como missão transferir à sociedade os conhecimentos em gestão gerados pelos Centros de Estudo e Pesquisa da EAESP e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado, com objetivo de aumentar a competividade das organizações.
O programa foi dividido em 8 linhas que contemplam funções e setores específicos de uma organização:
Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão de Supply Chain; Gestão de Saúde; Sustentabilidade; Tecnologia da Informação; Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor e Inovação Corporativa.
Desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros da FGV, o curso oferece metodologias de ensino inovadoras que resultam em um programa único em sua concepção e desenho.
Percurso Formativo
O Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão de Pessoas apresenta um percurso formativo inovador. O programa foi desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros do Núcleo de Estudos em Organizações em Pessoas (NEOP), e com a colaboração do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV para trazer as últimas metodologias em desenho de programas educacionais e de ensino.
O resultado é um programa único em sua concepção e desenho onde as disciplinas são vivenciadas em 3 Us que são cortados ainda pelas atividades de seminários e encontros do Centro.
Flexibilidade
O programa permite que cada aluno monte sua trajetória, sem comprometer as características de um programa de mestrado profissional.
O MPGC é composto de 510 horas (34 créditos), sendo que 90 horas (6 créditos) são de disciplinas comuns. Obrigatoriamente o aluno deverá cursar Metodologia de Pesquisa Científica, oferecida em SNOC. O aluno deverá cursar mais 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns e poderá escolher entre Negociação e comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC). Além dessas três opções, o aluno pode cursar qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Métodos Quantitativos e Escola de Inverno, Escola de Métodos quantitativos e SNOC-GNAM para completar as 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns.
Já entre as disciplinas específicas de cada linha de pesquisa foram alocadas 330 horas (22 créditos). Dentro dessas horas, 60h são destinadas as disciplinas de Seminário de TA. O aluno também tem a flexibilidade de cumprir até 60 horas (4 créditos) no pool de matérias oferecidas em eletivas do MPGC ou outros programas da FGV EAESP.
O aluno deverá desenvolver também um Trabalho Aplicado (TA) no formato de artigo científico orientado por um dos professores do Programa com equivalência de 90 horas (6 créditos). Esta estrutura é descrita na figura a seguir:
- Metodologia de Problemas Científicos
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Carga horária30hCarlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008Luciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
- Tendências para a Competitividade
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
Carga horária15hGilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
- Negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
Carga horária15hGilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
- Comunicação
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
Carga horária15hMarcelo Oliveira Coutinho de Lima
É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2005
- Liderança e Change Management
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Carga horária30hAnderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
- Governança, Anticorrupção e Compliance
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
Carga horária30hGustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor Assistente do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2012Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
- Sustentabilidade e Inovação
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
Carga horária30hLuis Felipe Bismarchi
Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....
Saiba maisTales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
- Seminário de Trabalho Aplicado de Gestão de Pessoas I
A disciplina tem por objetivo capacitar os alunos a desenvolverem os projetos do Trabalho Aplicado (TA), o que envolve: (i) a definição do tema geral de pesquisa, e como buscar fontes de referências bibliográficas adequadas para o projeto; (ii) a elaboração de uma pergunta de pesquisa relevante e factível para o prazo do TA; (iii) a escolha do método de pesquisa, técnica de coleta e análise de dados; (iv) a elaboração de um cronograma para o desenvolvimento do TA. Espera-se que, ao final do curso, os alunos tenham projetos de alta qualidade, que serão depois aperfeiçoados e finalizados com o orientador monográfico designado.
A disciplina tem por objetivo capacitar os alunos a desenvolverem os projetos do Trabalho Aplicado (TA), o que envolve: (i) a definição do tema geral de pesquisa, e como buscar fontes de referências bibliográficas adequadas para o projeto; (ii) a elaboração de uma pergunta de pesquisa relevante e factível para o prazo do TA; (iii) a escolha do método de pesquisa, técnica de coleta e análise de dados; (iv) a elaboração de um cronograma para o desenvolvimento do TA. Espera-se que, ao final do curso, os alunos tenham projetos de alta qualidade, que serão depois aperfeiçoados e finalizados com o orientador monográfico designado.
Carga horária30hNão definido
- Seminário de Trabalho Aplicado de Gestão de Pessoas II
A disciplina aborda os processos de pesquisa e de produção de relatórios científicos com ênfase na dimensão metodológica visando propiciar ao mestrando uma compreensão geral da estrutura e principais componentes integrantes.
A disciplina aborda os processos de pesquisa e de produção de relatórios científicos com ênfase na dimensão metodológica visando propiciar ao mestrando uma compreensão geral da estrutura e principais componentes integrantes.
Carga horária30hAnderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
- A Complexidade do Contexto Social
A disciplina tem por objetivo inserir as empresas no contexto das transformações macroestruturais dos modelos socioeconômicos e compreender os impactos dessas mudanças sobre a organização do trabalho. Busca-se entender como a passagem do fordismo para o pós-fordismo afetou os dispositivos de gestão, os valores empresariais, as lógicas de controle social e os tipos de subjetividade no mundo contemporâneo. A ideia é oferecer uma compreensão mais densa do ambiente atual no qual as empresas desenvolvem suas estratégias.
A disciplina tem por objetivo inserir as empresas no contexto das transformações macroestruturais dos modelos socioeconômicos e compreender os impactos dessas mudanças sobre a organização do trabalho. Busca-se entender como a passagem do fordismo para o pós-fordismo afetou os dispositivos de gestão, os valores empresariais, as lógicas de controle social e os tipos de subjetividade no mundo contemporâneo. A ideia é oferecer uma compreensão mais densa do ambiente atual no qual as empresas desenvolvem suas estratégias.
Carga horária15hDaniel Pereira Andrade
Professor de sociologia da FGV-EAESP e pesquisador associado do Laboratoire Sophiapol da Université Paris Ouest Nanterre La...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2006
- Entendendo as Organizações
Esta disciplina tem por objetivo estimular o aluno a refletir sobre o papel das organizações, seu funcionamento e a influência do ambiente no qual elas estão inseridas. É oferecido ao aluno um arcabouço teórico que contempla a organização e seu ambiente externo e interno. Nas diferentes perspectivas teóricas discute-se o papel do gestor de pessoas e suas implicações para a competitividade.
Esta disciplina tem por objetivo estimular o aluno a refletir sobre o papel das organizações, seu funcionamento e a influência do ambiente no qual elas estão inseridas. É oferecido ao aluno um arcabouço teórico que contempla a organização e seu ambiente externo e interno. Nas diferentes perspectivas teóricas discute-se o papel do gestor de pessoas e suas implicações para a competitividade.
Carga horária30hMiguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997Vanessa Martines Cepellos
Psicóloga formada pela PUC-SP (CRP 06/199741). Professora, psicóloga clínica e orientadora de carreira. Doutora em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2017
- Trabalho e Estratégia Competitiva
Estratégia empresarial avalia o contexto onde a empresa está inserida, bem como a indústria a qual faz parte. Além disso, envolve o processo de alocação de recursos da organização em busca de vantagem competitiva no mercado de atuação.
A disciplina tem como objetivo discutir os fatores que afetam o desempenho competitivo das organizações, bem como e em que condições o trabalho das pessoas pode constituir fonte de vantagem competitiva. Para tanto, serão analisadas diferentes abordagens para formulação da estratégia corporativa e de negócios, bem como os fatores críticos de sucesso para a sua implementação.Estratégia empresarial avalia o contexto onde a empresa está inserida, bem como a indústria a qual faz parte. Além disso, envolve o processo de alocação de recursos da organização em busca de vantagem competitiva no mercado de atuação.
A disciplina tem como objetivo discutir os fatores que afetam o desempenho competitivo das organizações, bem como e em que condições o trabalho das pessoas pode constituir fonte de vantagem competitiva. Para tanto, serão analisadas diferentes abordagens para formulação da estratégia corporativa e de negócios, bem como os fatores críticos de sucesso para a sua implementação.Carga horária15hMarina Amado Bahia Gama
Doutora em Administração de Empresas na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial pela Fundação Getulio Vargas SP (FGV-EAESP...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2017
- Eu + Esse Curso
A disciplina proporciona aos alunos a integração entre os temas discutidos ao longo do programa de Gestão de Pessoas tendo em vista o projeto de desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. São identificados aspectos de autoconhecimento, tais como momento de vida e interesses de cada aluno, além da exploração de como as diferentes disciplinas podem ser aplicadas à realidade profissional dos alunos, corrente e desejada.
A disciplina proporciona aos alunos a integração entre os temas discutidos ao longo do programa de Gestão de Pessoas tendo em vista o projeto de desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. São identificados aspectos de autoconhecimento, tais como momento de vida e interesses de cada aluno, além da exploração de como as diferentes disciplinas podem ser aplicadas à realidade profissional dos alunos, corrente e desejada.
Carga horária15hDaniel Pereira Andrade
Professor de sociologia da FGV-EAESP e pesquisador associado do Laboratoire Sophiapol da Université Paris Ouest Nanterre La...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2006
- Comportamento nas Organizações
A disciplina apresenta uma visão sistemática e crítica de principais elementos do comportamento organizacional e suas implicações sobre as organizações contemporâneas, tendo por base as elações indivíduo-trabalho-organizações ao longo da evolução dos estudos organizacionais: Motivação, percepção, comunicação, qualidade de vida e estresse no trabalho, valores em relação ao trabalho, cultura, comprometimento, competência, ambiência organizacional, competência, ambiência organizacional, liderança. Considera também a articulação com temas emergentes e novas agendas de pesquisa no campo dos estudos sobre o comportamento organizacional.
A disciplina apresenta uma visão sistemática e crítica de principais elementos do comportamento organizacional e suas implicações sobre as organizações contemporâneas, tendo por base as elações indivíduo-trabalho-organizações ao longo da evolução dos estudos organizacionais: Motivação, percepção, comunicação, qualidade de vida e estresse no trabalho, valores em relação ao trabalho, cultura, comprometimento, competência, ambiência organizacional, competência, ambiência organizacional, liderança. Considera também a articulação com temas emergentes e novas agendas de pesquisa no campo dos estudos sobre o comportamento organizacional.
Carga horária30hAnderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
- Aspectos Legais da Relação de Trabalho
Essa disciplina irá apresentar e discutir os principais aspectos da legislação brasileira que impactam o trabalho, a dinâmica e a competividade das organizações no Brasil, tendo em vista os principais problemas enfrentados ao longo da história e a recente reforma trabalhista.
Essa disciplina irá apresentar e discutir os principais aspectos da legislação brasileira que impactam o trabalho, a dinâmica e a competividade das organizações no Brasil, tendo em vista os principais problemas enfrentados ao longo da história e a recente reforma trabalhista.
Carga horária15hDaniel Pereira Andrade
Professor de sociologia da FGV-EAESP e pesquisador associado do Laboratoire Sophiapol da Université Paris Ouest Nanterre La...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2006
- Alinhando Gestão de Pessoas e Estratégia
A Gestão Estratégica de Recursos Humanos estuda a gestão de pessoas e sua contribuição para o desempenho e os resultados da organização. Com o suporte da Teoria da Firma Baseada em Recursos, a gestão dos recursos humanos se caracteriza como uma vantagem competitiva, talvez a mais sustentável ao longo do tempo, para as organizações. E particularmente relevante no contexto atual, onde a tecnologia e a inovação trazem mudanças importantes e disruptivas para o ambiente de negócios.
A proposta da disciplina é refletir e discutir sobre os principais aspectos do alinhamento das escolhas estratégicas das organizações com as decisões de gestão de pessoas, com base nos principais textos publicados recentemente sobre o tema. Os artigos utilizados são referências acadêmicas, que devem apoiar as discussões sobre as práticas de gestão de pessoas. Do mesmo modo como os desafios e a realidade das práticas orientam a procura por uma reflexão mais estruturada sobre qual a contribuição da GERH para os resultados das organizações.
Nesse sentido, pretende-se incialmente construir uma base comum para os termos utilizados na gestão estratégica de recursos humanos, a partir da qual os participantes podem compreender os desafios e as possibilidades do capital humano nas organizações. Em seguida tratam-se dos temas que estão mobilizando as principais discussões no campo de estudo – a força do sistema de RH, os múltiplos atores e a organização da área e os desafios da implementação da GERH.A Gestão Estratégica de Recursos Humanos estuda a gestão de pessoas e sua contribuição para o desempenho e os resultados da organização. Com o suporte da Teoria da Firma Baseada em Recursos, a gestão dos recursos humanos se caracteriza como uma vantagem competitiva, talvez a mais sustentável ao longo do tempo, para as organizações. E particularmente relevante no contexto atual, onde a tecnologia e a inovação trazem mudanças importantes e disruptivas para o ambiente de negócios.
A proposta da disciplina é refletir e discutir sobre os principais aspectos do alinhamento das escolhas estratégicas das organizações com as decisões de gestão de pessoas, com base nos principais textos publicados recentemente sobre o tema. Os artigos utilizados são referências acadêmicas, que devem apoiar as discussões sobre as práticas de gestão de pessoas. Do mesmo modo como os desafios e a realidade das práticas orientam a procura por uma reflexão mais estruturada sobre qual a contribuição da GERH para os resultados das organizações.
Nesse sentido, pretende-se incialmente construir uma base comum para os termos utilizados na gestão estratégica de recursos humanos, a partir da qual os participantes podem compreender os desafios e as possibilidades do capital humano nas organizações. Em seguida tratam-se dos temas que estão mobilizando as principais discussões no campo de estudo – a força do sistema de RH, os múltiplos atores e a organização da área e os desafios da implementação da GERH.Carga horária15hJoana Sabrina Pereira Story
Professora Adjunta da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido...
Saiba maisTítulaçãoDoutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/LincolnQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
- Gestão de Carreiras na Atualidade
Os crescentes níveis de competitividade e dinamismo do ambiente de negócios impactaram fortemente o mundo do trabalho, ensejando um debate acerca da reconfiguração do modelo de carreira tradicional. Novas modalidades foram propostas, com destaque para as carreiras sem fronteiras e proteana, unidas pela ênfase na empregabilidade, na subjetividade e na autogestão de carreira. Ao longo das duas últimas décadas, endereçaram-se críticas a tais modalidades, sob a alegação de não reconhecerem o impacto das diversas influências contextuais - como setor de atuação, cultura, gênero, etnia e classe social - sobre as trajetórias profissionais. O presente curso tem como objetivo principal refletir sobre o debate acerca das permanências e rupturas nas carreiras na atualidade e o impacto sobre a gestão de carreiras e de pessoas.
Os crescentes níveis de competitividade e dinamismo do ambiente de negócios impactaram fortemente o mundo do trabalho, ensejando um debate acerca da reconfiguração do modelo de carreira tradicional. Novas modalidades foram propostas, com destaque para as carreiras sem fronteiras e proteana, unidas pela ênfase na empregabilidade, na subjetividade e na autogestão de carreira. Ao longo das duas últimas décadas, endereçaram-se críticas a tais modalidades, sob a alegação de não reconhecerem o impacto das diversas influências contextuais - como setor de atuação, cultura, gênero, etnia e classe social - sobre as trajetórias profissionais. O presente curso tem como objetivo principal refletir sobre o debate acerca das permanências e rupturas nas carreiras na atualidade e o impacto sobre a gestão de carreiras e de pessoas.
Carga horária15hDaniel Pereira Andrade
Professor de sociologia da FGV-EAESP e pesquisador associado do Laboratoire Sophiapol da Université Paris Ouest Nanterre La...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2006
- Gestão de Pessoas e Desempenho Organizacional I
Esta disciplina irá tratar dos principais conceitos, instrumentos e indicadores financeiros necessários para o entendimento das diversas situações enfrentadas pelas organizações, a fim de possibilitar a identificação das soluções adequadas em termos da gestão de pessoas, o que requer um profundo entendimento de como a gestão de pessoas poderá contribuir para os resultados organizacionais. No módulo I são apresentados os conceitos fundamentais da gestão financeira, como as demonstrações financeiras, indicadores de resultados organizacionais e de pessoas. No módulo II serão aprofundadas as questões da gestão do capital de giro e estratégias de remuneração, investimentos de capital e dos indicadores de resultados.
Esta disciplina irá tratar dos principais conceitos, instrumentos e indicadores financeiros necessários para o entendimento das diversas situações enfrentadas pelas organizações, a fim de possibilitar a identificação das soluções adequadas em termos da gestão de pessoas, o que requer um profundo entendimento de como a gestão de pessoas poderá contribuir para os resultados organizacionais. No módulo I são apresentados os conceitos fundamentais da gestão financeira, como as demonstrações financeiras, indicadores de resultados organizacionais e de pessoas. No módulo II serão aprofundadas as questões da gestão do capital de giro e estratégias de remuneração, investimentos de capital e dos indicadores de resultados.
Carga horária15hVanessa Martines Cepellos
Psicóloga formada pela PUC-SP (CRP 06/199741). Professora, psicóloga clínica e orientadora de carreira. Doutora em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2017
- Novas Formas de Gestão
Durante sua existência, organizações invariavelmente atravessam diversas crises. Estas podem ser crises mais previsíveis, que fazem parte do seu ciclo de vida – como as “growings pains” sugeridas pelo modelo de Greiner –, e crises menos previsíveis das mais variadas espécies, com diversos níveis de gravidade. Estas últimas podem ser engatilhadas por inumeráveis fatores internos e/ou externos. Observamos hoje um contexto de crescente instabilidade empresarial, global, econômica, social e ambiental, que tende a tornar essas crises cada vez mais frequentes. A crise mundial gerada pelo COVID-19 é ao mesmo tempo exemplo desse tipo de crise externa e imprevisível, com consequências e implicações profundas no presente e futuro das organizações. Ao mesmo tempo, as adequações e mudanças provocadas pela crise geram oportunidades e vetores de mudança para pensarmos novas formas de gestão e de organização empresarial. Esta disciplina toma as múltiplas facetas da adequação de organizações ao contexto do COVID-19 como base para fornecer aos participantes referenciais e repertórios que os ajudem a entender, lidar e aproveitar crises organizacionais e seus impactos como oportunidades de dinamizar/reinventar gestão de pessoas e organizações.
Durante sua existência, organizações invariavelmente atravessam diversas crises. Estas podem ser crises mais previsíveis, que fazem parte do seu ciclo de vida – como as “growings pains” sugeridas pelo modelo de Greiner –, e crises menos previsíveis das mais variadas espécies, com diversos níveis de gravidade. Estas últimas podem ser engatilhadas por inumeráveis fatores internos e/ou externos. Observamos hoje um contexto de crescente instabilidade empresarial, global, econômica, social e ambiental, que tende a tornar essas crises cada vez mais frequentes. A crise mundial gerada pelo COVID-19 é ao mesmo tempo exemplo desse tipo de crise externa e imprevisível, com consequências e implicações profundas no presente e futuro das organizações. Ao mesmo tempo, as adequações e mudanças provocadas pela crise geram oportunidades e vetores de mudança para pensarmos novas formas de gestão e de organização empresarial. Esta disciplina toma as múltiplas facetas da adequação de organizações ao contexto do COVID-19 como base para fornecer aos participantes referenciais e repertórios que os ajudem a entender, lidar e aproveitar crises organizacionais e seus impactos como oportunidades de dinamizar/reinventar gestão de pessoas e organizações.
Carga horária15hMiguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997
- Analytics e Tomada de Decisão em Gestão de Pessoas
A utilização de grande quantidade de dados sobre as pessoas abre a possibilidade de melhores processos de tomada de decisão sobre pessoas. Esse curso tem como objetivo discutir as possibilidades do analytics em termos da resolução de problemas relacionados à gestão de pessoas, como a atração e retenção de pessoas, gestão do desempenho, turnover, absenteísmo, etc, bem como o uso de indicadores para monitoramento estratégico e gestão de processos em RH.
A utilização de grande quantidade de dados sobre as pessoas abre a possibilidade de melhores processos de tomada de decisão sobre pessoas. Esse curso tem como objetivo discutir as possibilidades do analytics em termos da resolução de problemas relacionados à gestão de pessoas, como a atração e retenção de pessoas, gestão do desempenho, turnover, absenteísmo, etc, bem como o uso de indicadores para monitoramento estratégico e gestão de processos em RH.
Carga horária15hJoana Sabrina Pereira Story
Professora Adjunta da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido...
Saiba maisTítulaçãoDoutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/LincolnQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
- Aspectos Críticos do Comportamento nas Organizações
As organizações podem ser interpretadas a partir de seus objetivos estratégicos mas também como sistemas políticos onde se desenrolam conflitos e jogos de poder. Em disciplinas anteriores, “Entendendo as Organizações” e “Comportamento nas Organizações”, a apresentação das metáforas organizacionais de Morgan (1996) forneceu as bases conceituais para o diagnóstico das organizações e comportamento organizacional. A disciplina “Aspectos Críticos do Comportamento nas Organizações” dá continuidade às disciplinas anteriores e tem por objetivo debater uma nova metáfora que contribui para analisar a complexidade organizacional. A metáfora “Prisões Psíquicas” que orienta a discussão nessa disciplina inclui questões como, entre outras, a sexualidade reprimida, o medo da morte e processos conscientes e inconscientes que organizam e moldam as organizações.
As organizações podem ser interpretadas a partir de seus objetivos estratégicos mas também como sistemas políticos onde se desenrolam conflitos e jogos de poder. Em disciplinas anteriores, “Entendendo as Organizações” e “Comportamento nas Organizações”, a apresentação das metáforas organizacionais de Morgan (1996) forneceu as bases conceituais para o diagnóstico das organizações e comportamento organizacional. A disciplina “Aspectos Críticos do Comportamento nas Organizações” dá continuidade às disciplinas anteriores e tem por objetivo debater uma nova metáfora que contribui para analisar a complexidade organizacional. A metáfora “Prisões Psíquicas” que orienta a discussão nessa disciplina inclui questões como, entre outras, a sexualidade reprimida, o medo da morte e processos conscientes e inconscientes que organizam e moldam as organizações.
Carga horária15hMaria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
- O Trabalho do Futuro
O mundo está vivenciando uma revolução digital, que está mudando o trabalho. Embora suas características sejam únicas, a revolução tecnológica tem representado preocupações aos seres humanos há séculos. Nesse sentido, é importante olhar a história, para entendermos como preparar a sociedade para o futuro. Entender a evolução histórica do trabalho; quais são as tendências emergentes na forma como as empresas organizam o trabalho e no papel das instituições do mercado de trabalho; como as tecnologias emergentes estão transformando a natureza do trabalho humano e suas habilidades; e como governos e sociedade podem garantir que os ganhos das inovações emergentes contribuam para a igualdade de oportunidades, inclusão social e prosperidade compartilhada são discussões essenciais para discutir o trabalho do futuro.
O mundo está vivenciando uma revolução digital, que está mudando o trabalho. Embora suas características sejam únicas, a revolução tecnológica tem representado preocupações aos seres humanos há séculos. Nesse sentido, é importante olhar a história, para entendermos como preparar a sociedade para o futuro. Entender a evolução histórica do trabalho; quais são as tendências emergentes na forma como as empresas organizam o trabalho e no papel das instituições do mercado de trabalho; como as tecnologias emergentes estão transformando a natureza do trabalho humano e suas habilidades; e como governos e sociedade podem garantir que os ganhos das inovações emergentes contribuam para a igualdade de oportunidades, inclusão social e prosperidade compartilhada são discussões essenciais para discutir o trabalho do futuro.
Carga horária15hMaria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
- Gestão de Pessoas na era digital
Nas últimas décadas o mundo passou por mudanças profundas, que trouxeram um domínio crescente de ferramentas, mídias
e plataformas digitais, no que constitui o que tem sido denominado de “Era Digital”. Tecnologias e plataformas digitais, bem
como os tipos de trabalho e gestão que elas engendram, têm afetado fortemente as organizações e a gestão de pessoas.Nesta disciplina são abordadas tais transformações da Era Digital, seus antecedentes e seus efeitos, em ao menos três dimensões:
- como a era digital transformou a força de trabalho;
- como ela transformou o trabalho em si;
- enfim, as diversas formas em que ela mudou a gestão de pessoas e suas implicações para a competitividade.
Nas últimas décadas o mundo passou por mudanças profundas, que trouxeram um domínio crescente de ferramentas, mídias
e plataformas digitais, no que constitui o que tem sido denominado de “Era Digital”. Tecnologias e plataformas digitais, bem
como os tipos de trabalho e gestão que elas engendram, têm afetado fortemente as organizações e a gestão de pessoas.Nesta disciplina são abordadas tais transformações da Era Digital, seus antecedentes e seus efeitos, em ao menos três dimensões:
- como a era digital transformou a força de trabalho;
- como ela transformou o trabalho em si;
- enfim, as diversas formas em que ela mudou a gestão de pessoas e suas implicações para a competitividade.
Miguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997
- Gestão de Pessoas: Teoria e Prática
O tema da Gestão de Pessoas é amplo, complexo e controverso tanto na teoria como na prática. Esse curso tem por objetivo fazer um mapeamento do campo da Gestão de Pessoas identificando e situando o debate das principais correntes, as fronteiras com outros campos de estudos, e os temas e as questões centrais tratados na literatura acadêmica da área, ao mesmo tempo em que se reflete como essa literatura dialoga com a prática nas organizações.
O tema da Gestão de Pessoas é amplo, complexo e controverso tanto na teoria como na prática. Esse curso tem por objetivo fazer um mapeamento do campo da Gestão de Pessoas identificando e situando o debate das principais correntes, as fronteiras com outros campos de estudos, e os temas e as questões centrais tratados na literatura acadêmica da área, ao mesmo tempo em que se reflete como essa literatura dialoga com a prática nas organizações.
Carga horária15hNão definido
- Cultura e Transformação Organizacional
Em um momento de acirrada competitividade, a cultura organizacional torna-se um pilar fundamental para viabilizar a transformação das empresas conectada ao atingimento dos seus objetivos estratégicos. Esta disciplina amplia esta discussão trazendo um referencial conceitual e metodológico para a gestão da cultura e sua aplicação em fenômenos organizacionais contemporâneos tais como fusões, aquisições e desinvestimentos para crescimento inorgânico, reestruturações para alavancar competitividade e gestão de modelos flexíveis de trabalho para fazer frente aos desafios e aprendizados impostos pela recente pandemia.
Em um momento de acirrada competitividade, a cultura organizacional torna-se um pilar fundamental para viabilizar a transformação das empresas conectada ao atingimento dos seus objetivos estratégicos. Esta disciplina amplia esta discussão trazendo um referencial conceitual e metodológico para a gestão da cultura e sua aplicação em fenômenos organizacionais contemporâneos tais como fusões, aquisições e desinvestimentos para crescimento inorgânico, reestruturações para alavancar competitividade e gestão de modelos flexíveis de trabalho para fazer frente aos desafios e aprendizados impostos pela recente pandemia.
Carga horária15hMaria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
- Profissional de Alta Performance
Vanessa Martines Cepellos
Psicóloga formada pela PUC-SP (CRP 06/199741). Professora, psicóloga clínica e orientadora de carreira. Doutora em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2017
Mais informações
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Investimento
Entre em contato
admissionsoffice@fgv.br
(11) 3799-3488
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Investimento
R$ 102.880,85 | R$ 96.708,00 à vista | 18 x R$ 5.601,29 | 24x R$ 4.286,70 | 36 x R$ 3.029,27
Taxa de inscrição no processo: R$ 100,00. Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%)*. (Não cumulativo)
*Verificar condições no Edital do Processo Seletivo.
_________________________________________________________________
Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Não cumulativo
Condições especiais para candidatos que trabalham em empresas parceiras da FGV EAESP (ASDI - Clube de Parceiros) 10% (Não cumulativo).
Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Sendo aplicável para qualquer unidade e filiadas da FGV, exceto para os cursos de extensão e curta duração, devendo o(a) aluno(a) apresentar no ato da matrícula um original do Certificado de Conclusão de Curso e uma cópia simples. As condições especiais são aplicadas somente para alunos que tenham concluído o curso (Não cumulativo).
Condições especiais para pagamentos à vista: 6% (Não cumulativo).
Requisitos
Ainda não há sessões programadas para o período.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com admissionsoffice@fgv.br
Financeiro e bolsas
Passo a passo
- 1AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Núcleo de Estudos em Organizações em Pessoas (NEOP).
- 2ENTREVISTA
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
- 3MATRÍCULA
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.
Mais informações
Life Long Learning
MPGC 65+
Orientações para se candidatar ao MPGC 65+
Propósito: O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC) da FGV EAESP acredita que não há idade para estudar e por isso decidimos promover o desenvolvimento de pessoas com mais de 65 anos de idade com o estabelecimento do Programa MPGC 65+ que permite a candidatos qualificados cursar matérias regulares do MPGC, no formato de matrícula de aluno avulso com desconto de 50% em relação ao custo regular do crédito*.
*Caso o(a) candidato(a) torne-se aluno(a) regular do Programa podem solicitar reconhecimento de créditos das disciplinas cursadas em regime de aluno avulso, desde que respeitadas as regras e limites para reconhecimento de créditos estabelecidos nas Normas do curso e haverá abatimento financeiro no valor total do curso, destas disciplinas já cursadas.
Requisitos: O candidato deverá estar inserido na comunidade 65+.
O candidato dever ser graduado ou pós-graduado em Administração de Empresas ou curso similar de gestão, como Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou programas de especialização em Administração.
O candidato pode cursar até 04 créditos em disciplinas regulares do Programa por semestre com um limite de 12 créditos, independentemente do número de semestres.
Todos os créditos serão reconhecidos caso o aluno decida ingressar como aluno regular do Programa. Cada matéria regular do MPGC poderá ter até 3 alunos do Programa MPGC 65+.
Processo de Seleção :Período de inscrição: 26/05/2025 até 18/07/2025 às 18h.
Candidatura: Acessar o link da linha de pesquisa desejada para realizar sua inscrição. Indique somente as disciplinas* que deseja cursar e anexe o Currículo Vitae (formato PDF).Links das Linhas:
- Finanças e Controladoria: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/65PFC
- Gestão de Marketing: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/65PMK
- Gestão de Pessoas: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/65PGP
- Gestão de Saúde: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/65PGS
- Gestão de Supply Chain: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/65PSC
- Inovação Corporativa: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/65PIC
- Sustentabilidade: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/65PSU
- Tecnologia da Informação: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/65PTI
O processo de seleção é realizado pela Coordenação do Programa.
O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail: mestradosespecializados@fgv.brMatrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula.
Grade horária: Clique aqui para conferir a grade horária/disciplinas ofertadas.
Valores Investimento: O valor de cada disciplina será de acordo com o número de créditos* *O valor referente a 1 (um) crédito (15h/a) é R$ 1.512,95(já aplicado o desconto de 50%).O valor total de créditos cursados poderá ser dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula.
Aluno Avulso
Informações geraisOrientações para se candidatar como Aluno Avulso - 2º/2025
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – Linhas de Pesquisa: Finanças e Controladoria, Gestão de Marketing, Gestão de Saúde, Gestão de Pessoas, Inovação Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Supply Chain e Tecnologia de Informação, oferece aos interessados a possibilidade de cursar algumas de suas disciplinas como aluno avulso.O objetivo é proporcionar ao participante a oportunidade de se desenvolver em um ou mais temas específicos.
Obs.: O acesso como aluno regular aos cursos de Mestrado Profissional deve ser feito por meio de aprovação em processo seletivo específico para aluno regular, que tem datas e termos diferentes do processo seletivo para alunos avulsos. Ser aceito como aluno avulso não confere o direito a títulos.
Link das disciplinas:
• Finanças e Controladoria: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpfc
• Gestão de Marketing : https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpmk
• Gestão de Pessoas: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpgp
• Gestão da Saúde: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpgs
• Inovação Corporativa: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpic
• Gestão de Supply Chain: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpsc
• Sustentabilidade: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpsu
• Tecnologia da Informação: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avptiBolsas de estudo
O MPGC da FGV EAESP tem duas modalidades de bolsa, uma de demanda social destinada a ampliar o acesso a grupos minorizados socialmente e, outra com financiamento restituível, modalidade esta em que até 70% do valor do Programa é financiado para ser restituído após a conclusão do mestrado.
Observação*: Conforme o cronograma disponível em Edital, os pedidos de bolsa de estudos para o Processo Seletivo de 2026 serão aceitos até 19/12/2025.
Saiba mais sobre as modalidades de bols e cronograma
Informativo de Bolsas de estudo
Formulário da Bolsa Demanda Social
Formulário da Bolsa Financiamento
Planilha de rendimento de despesasEdital
Quer receber mais informações sobre o Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão de Pessoas
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.
- 1FORMATO BLENDED
Amplo mix de ofertas de eletivas e obrigatórias durante a semana no modelo SNOC (Small Network Online Course). São oito fins de semana por semestre com encontros presenciais e dois fins de semana com encontros no modelo SNOC (online).
- 2INTERCÂMBIO
Alunos têm a oportunidade de cursar um semestre em uma das 54 escolas parceiras da FGV EAESP pelo mundo, enriquecendo o aprendizado e promovendo vivência do tema em ambiente internacional.
- 3CURRÍCULO FLEXÍVEL
Fluxo de aprendizagem desenhado para maximizar o aprofundamento dos conhecimentos e a formação integral do profissional que permite a cada aluno montar sua própria trajetória.
Aulas quinzenais (às sextas e aos sábados), mais disciplinas no modelo SNOC de ensino à distância. - 4MENTORING DOS EX-ALUNOS
O ex-aluno do MPGC continua contribuindo com o Programa mentorando um aluno ingressante no primeiro semestre do curso.
- 5CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Corpo docente composto por acadêmicos, profissionais do mercado e equipe de apoio com grande experiência em suas áreas de atuação, que são relacionadas às oito linhas de pesquisa do Mestrado.
- 6ADVISORY BOARD
O MPGC tem um conselho consultivo formado por C-Levels, ex-alunos, alunos e professores garantindo que o Programa seja sempre atual e inovador.
- 7CENTRO DE EXCELÊNCIA
Alunos podem colaborar em atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudo em Organizações e Pessoas (NEOP), onde também poderão desenvolver seus trabalhos de conclusão do curso.
- 8PROTAGONISMO DO ALUNO
Incentivo ao pensamento e à criatividade para propor soluções inovadoras em suas áreas de atuação, além de ocupar posições de liderança no mercado.
- 9DIVERSAS OPÇÕES DE MATÉRIAS COMPLEMENTARES
Possibilidade de substituir até 8 créditos por diversas matérias ofertadas na Escola além de poder cursar créditos adicionais sem custos adicionais até a defesa do Trabalho Aplicado (TA):
- Matérias da Escola de Métodos
- Matérias da Escola de Inverno
- Matérias de outros programas de pós da EAESP (MPA, MPGI, MPGPP e CMCD)
Perfil dos alunos
Ao mesmo tempo que oferece um conteúdo muito robusto de leituras e abordagens teóricas, todos os temas são altamente aplicáveis ao dia a dia das organizações. A bagagem conceitual tem se mostrado uma excelente aliada a minha experiência profissional, proporcionando mais segurança e confiança para a realização do meu trabalho.

A FGV EAESP possui desde 2004 tripla acreditação internacional pela AACSB International, EFMD e AMBA.
A FGV EAESP faz parte da Global Network for Advanced Management, aliança de 28 escolas de Administração para cooperação em cursos de MBA e Mestrado Profissional.
Os alunos têm a oportunidade de cursar disciplinas em uma das 54 escolas parceiras da FVG EAESP pelo mundo.
- Video Cast Let's Talk | Decisão de Carreira: Explorando a relação entre a decisão e adaptabilidade de carreiraConfira o episódio do Podcast Let´s Talk da FGV EAESP com a Lívia Kuga, alumni no Mestrado Profissional na linha de Gestão de Pessoas que atualmente atua como consultora. Durante o episódio exploramos diversos aspectos da carreira dela e os insights valiosos que ela obteve por meio de sua pesquisa que obteve Menção Honrosa pelo Mestrado Profissional em Gestão pela Competitividade (MPGC)
- Conheça mais sobre a linha de Gestão de Pessoas do MPGCProfessora Vanessa Cepellos fala sobre a linha de gestão de pessoas do MPGC
Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Processo de seleção
- 1AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Núcleo de Estudos em Organizações em Pessoas (NEOP).
- 2ENTREVISTA
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
- 3MATRÍCULA
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.