Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
1 ano e 6 meses
Frequência e horários
As aulas do mestrado profissional FGV são presenciais quinzenais às sextas-feiras e sábados e também quinzenais no formato SNOC (Small Network Online Course). Devido aos feriados, é possível que o calendário não respeite o intervalo de 15 dias entre as aulas. As datas de reposição para as faltas dos professores estão sempre previstas no Calendário de Aulas, o que também pode acarretar em aulas semanais.
Título concedido
Coordenação
Área
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade tem como missão transferir à sociedade os conhecimentos em gestão gerados pelos Centros de Estudo e Pesquisa da EAESP e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado, com objetivo de aumentar a competividade das organizações.
O programa foi dividido em 8 linhas que contemplam funções e setores específicos de uma organização:
Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão de Supply Chain; Gestão de Saúde; Sustentabilidade; Tecnologia da Informação; Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor e Inovação Corporativa.
Desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros da FGV, o curso oferece metodologias de ensino inovadoras que resultam em um programa único em sua concepção e desenho.
Percurso Formativo
O MPGC apresenta um percurso formativo único. O programa foi desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros do FGVIn - Centro de Inovação e do FGVCenn - Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV EAESP para trazer as últimas metodologias em desenho de programas educacionais e de ensino inovativo. O resultado é um programa único em sua concepção e desenho onde as disciplinas são vivenciadas em 3 Us que são cortados ainda pelas atividades de seminários e encontros do Centro.
Flexibilidade
O programa permite que cada aluno monte sua trajetória, sem comprometer as características de um programa de mestrado profissional.
O MPGC é composto de 510 horas (34 créditos), sendo que 90 horas (6 créditos) são de disciplinas comuns. Obrigatoriamente o aluno deverá cursar Metodologia de Pesquisa Científica, oferecida em SNOC (Small Network Online Course). O aluno deverá cursar mais 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns e poderá escolher entre Negociação e Comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC). Além dessas três opções, o aluno pode cursar qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Método e Escola de Inverno, Escola de Método e SNOC-GNAM para completar as 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns.
Já entre as disciplinas específicas de cada linha de pesquisa foram alocadas 330 horas (22 créditos). Dentro dessas horas, 60h são destinadas as disciplinas de Seminário de TA (Trabalho Aplicado). O aluno também tem a flexibilidade de cumprir até 60 horas (4 créditos) no pool de matérias oferecidas em eletivas do MPGC ou outros programas da FGV EAESP.
O aluno deverá desenvolver também um Trabalho Aplicado (TA) no formato de artigo científico orientado por um dos professores do Programa com equivalência de 90 horas (6 créditos). Esta estrutura é descrita na figura a seguir:
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Metodologia de Problemas Científicos
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Carga horária30h-
Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014 -
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008 -
Luciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Tendências para a Competitividade
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Comunicação
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
Carga horária15h-
Marcelo Oliveira Coutinho de Lima
É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Liderança e Change Management
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Carga horária30h-
Anderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
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Governança, Anticorrupção e Compliance
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
Carga horária30h-
Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor Assistente do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2012 -
Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Sustentabilidade e Inovação
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
Carga horária30h-
Luis Felipe Bismarchi
Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....
Saiba mais -
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Estratégia e Inovação para Vantagem Competitiva
Inovação é um elemento fundamental para estratégia corporativa e sobrevivência no longo prazo. Muito mais do que uma palavra da moda ou de novidades originadas de ideias brilhantes, inovação é resultado de uma busca sistematizada para a criação de soluções de valor no mercado a partir de novas combinações de conhecimentos aplicados (tecnologias), recursos e competências devidamente alinhados à estratégia da empresa. Através de uma abordagem conceitual e prática, os profissionais irão desenvolver a compreensão sobre a relação entre estratégia organizacional, tecnologia e inovação bem como a habilidade para identificar e caracterizar as capacidades essenciais e dinâmicas das empresas para o desenvolvimento e coordenação dos esforços de inovação para a geração de impacto no mercado e sociedade.
Inovação é um elemento fundamental para estratégia corporativa e sobrevivência no longo prazo. Muito mais do que uma palavra da moda ou de novidades originadas de ideias brilhantes, inovação é resultado de uma busca sistematizada para a criação de soluções de valor no mercado a partir de novas combinações de conhecimentos aplicados (tecnologias), recursos e competências devidamente alinhados à estratégia da empresa. Através de uma abordagem conceitual e prática, os profissionais irão desenvolver a compreensão sobre a relação entre estratégia organizacional, tecnologia e inovação bem como a habilidade para identificar e caracterizar as capacidades essenciais e dinâmicas das empresas para o desenvolvimento e coordenação dos esforços de inovação para a geração de impacto no mercado e sociedade.
Carga horária30h-
André Cherubini Alves
Doutor em Administração com enfase em Gestão da Tecnologia e Inovação pelo PPGA/UFRGS. Pesquisador Visitante no Institute for...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração com enfase em Gestão da Tecnologia e Inovação pelo PPGA/UFRGSQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
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Gestão da inovação
No atual contexto onde a característica de ultrapassar a barreira da linearidade para atingir a exponencialidade nos diferentes aspectos técnicos, econômicos e mercadológicos, fazem com que as corporações busquem diferentes maneiras para vencer esses desafios, inovar e se manterem competitivas. A Gestão da Inovação como motor de redução de riscos e ao mesmo tempo acelerador de competitividade se apresenta como um conjunto de ferramentas e métodos poderoso das organizações para potencializar o resultado e impacto das inovações. Nesse curso, vamos explorar os aspectos principais para utilizar a gestão da inovação como alavanca propulsora de resultados e impacto para as corporações, como governança para inovação, gestão de portfolio, bem como apresentar elementos essenciais para complementar ou até suplementar a proposta de valor da empresa.
No atual contexto onde a característica de ultrapassar a barreira da linearidade para atingir a exponencialidade nos diferentes aspectos técnicos, econômicos e mercadológicos, fazem com que as corporações busquem diferentes maneiras para vencer esses desafios, inovar e se manterem competitivas. A Gestão da Inovação como motor de redução de riscos e ao mesmo tempo acelerador de competitividade se apresenta como um conjunto de ferramentas e métodos poderoso das organizações para potencializar o resultado e impacto das inovações. Nesse curso, vamos explorar os aspectos principais para utilizar a gestão da inovação como alavanca propulsora de resultados e impacto para as corporações, como governança para inovação, gestão de portfolio, bem como apresentar elementos essenciais para complementar ou até suplementar a proposta de valor da empresa.
Carga horária30h-
Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta
Possui graduação em Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989), MBA em Gestão de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2017
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Estado, fomento e financiamento das Inovações
A disciplina busca apresentar e debater elementos relevantes sobre as dinâmicas de financiamento público da inovação no contexto brasileiro contemporâneo, destacando a articulação e interação entre a esfera governamental e o setor privado para alavancagem da capacitação tecnológica nacional. O percurso se inicia com uma retrospectiva sobre a experiência internacional, considerando as políticas nacionais de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul e China, de modo articulado com a discussão conceitual sobre a geração e difusão de inovações no cenário global. Busca-se então analisar a formação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, focalizando em especial as políticas e instrumentos federais de financiamento do esforço inovador brasileiro, seu alcance e sua efetividade. A partir do sistema nacional, vêm à luz a discussão sobre iniciativas e programas subnacionais de fomento à inovação, em diferentes Estados brasileiros.
A disciplina busca apresentar e debater elementos relevantes sobre as dinâmicas de financiamento público da inovação no contexto brasileiro contemporâneo, destacando a articulação e interação entre a esfera governamental e o setor privado para alavancagem da capacitação tecnológica nacional. O percurso se inicia com uma retrospectiva sobre a experiência internacional, considerando as políticas nacionais de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul e China, de modo articulado com a discussão conceitual sobre a geração e difusão de inovações no cenário global. Busca-se então analisar a formação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, focalizando em especial as políticas e instrumentos federais de financiamento do esforço inovador brasileiro, seu alcance e sua efetividade. A partir do sistema nacional, vêm à luz a discussão sobre iniciativas e programas subnacionais de fomento à inovação, em diferentes Estados brasileiros.
Carga horária15h-
Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta
Possui graduação em Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989), MBA em Gestão de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2017
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Marketing para Inovação
Desenvolvimento de produtos e marcas inovadoras. Desenvolvimento de Canais de Marketing e e-commerce. Promoção por meio de canais digitais. Relacionamento com o cliente: costumer experience. Costumer Centricity. Processo decisório do consumidor com ênfase na Jornada do Consumidor e momentos da verdade (MOT, ZMOT).
Desenvolvimento de produtos e marcas inovadoras. Desenvolvimento de Canais de Marketing e e-commerce. Promoção por meio de canais digitais. Relacionamento com o cliente: costumer experience. Costumer Centricity. Processo decisório do consumidor com ênfase na Jornada do Consumidor e momentos da verdade (MOT, ZMOT).
Carga horária15h-
Luis Henrique Pereira
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com extensão em Project Management pela University...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Criatividade e Cultura Corporativa para Inovação
Imersão em práticas e dinâmicas visando o exercício da criatividade para a inovação, resgatando esta competência plena na infância e restringida na vida adulta por todo sistema educacional, culturas organizacionais e consequente auto-censura. Além disso, abordará a mudança e sua gestão pela perspectiva de gestores e colaboradores, visando fomentar a cultura de inovação.
Imersão em práticas e dinâmicas visando o exercício da criatividade para a inovação, resgatando esta competência plena na infância e restringida na vida adulta por todo sistema educacional, culturas organizacionais e consequente auto-censura. Além disso, abordará a mudança e sua gestão pela perspectiva de gestores e colaboradores, visando fomentar a cultura de inovação.
Carga horária30h-
Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta
Possui graduação em Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989), MBA em Gestão de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2017
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Engajamento corporativo com ecossistemas de inovação
As empresas cada vez mais encontram muitos desafios para inovar e se manter competitivas. Devido aos elevados custos do processo de inovação e a necessidade de reduzir continuamente o time-to-market, a inovação aberta é hoje a realidade de grande parte das empresas. Nesse contexto, o envolvimento com ecossistemas de inovação é fundamental para fomentar a inovação dentro das empresas. Nesse curso, vamos entender a fundo como interagir com ecossistemas empreendedores e plataformas de parceiros criadores de produtos e serviços complementares à proposta de valor da empresa. Ao final do curso, os alunos serão capazes de
i) avaliar o papel que suas empresas possuem nos ecossistemas de inovação,
ii) explorar links com diferentes atores, tais como startups, aceleradoras, capitalistas de risco e empresas parceiras, em seu benefício;
iii) escolher as melhores formas de se engajar com esses parceiros;
iv) desenvolver uma estratégia para orquestrar o engajamento desses atores nos esforços de inovação de suas empresas.As empresas cada vez mais encontram muitos desafios para inovar e se manter competitivas. Devido aos elevados custos do processo de inovação e a necessidade de reduzir continuamente o time-to-market, a inovação aberta é hoje a realidade de grande parte das empresas. Nesse contexto, o envolvimento com ecossistemas de inovação é fundamental para fomentar a inovação dentro das empresas. Nesse curso, vamos entender a fundo como interagir com ecossistemas empreendedores e plataformas de parceiros criadores de produtos e serviços complementares à proposta de valor da empresa. Ao final do curso, os alunos serão capazes de
i) avaliar o papel que suas empresas possuem nos ecossistemas de inovação,
ii) explorar links com diferentes atores, tais como startups, aceleradoras, capitalistas de risco e empresas parceiras, em seu benefício;
iii) escolher as melhores formas de se engajar com esses parceiros;
iv) desenvolver uma estratégia para orquestrar o engajamento desses atores nos esforços de inovação de suas empresas.Carga horária30h-
Juliana Bonomi Santos
PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Management Science pela University of Lancaster, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2015
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New Venture Creation: Transformando Visões em Modelos de Negócios
Esta disciplina visa oferecer uma compreensão profunda da jornada empreendedora, tanto dentro quanto fora das organizações. Os participantes aprenderão a identificar e avaliar oportunidades inovadoras, desenvolver modelos de negócios disruptivos e compreender a dinâmica do capital de risco e as opções de financiamento. Serão abordadas estratégias eficazes para entrada no mercado, bem como considerações legais e éticas na criação de novos negócios. O curso também proporcionará a oportunidade de elaborar propostas corporativas para novos empreendimentos, acompanhadas de um plano de negócios detalhado. O objetivo é potencializar a capacidade dos participantes de liderar e inovar no dinâmico mundo dos negócios contemporâneos.
Esta disciplina visa oferecer uma compreensão profunda da jornada empreendedora, tanto dentro quanto fora das organizações. Os participantes aprenderão a identificar e avaliar oportunidades inovadoras, desenvolver modelos de negócios disruptivos e compreender a dinâmica do capital de risco e as opções de financiamento. Serão abordadas estratégias eficazes para entrada no mercado, bem como considerações legais e éticas na criação de novos negócios. O curso também proporcionará a oportunidade de elaborar propostas corporativas para novos empreendimentos, acompanhadas de um plano de negócios detalhado. O objetivo é potencializar a capacidade dos participantes de liderar e inovar no dinâmico mundo dos negócios contemporâneos.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Direito aplicado ao contexto da inovação
O rápido avanço da IA tem acelerado as transformações das organizações principalmente no campo digital, fazendo da inovação uma necessidade de sobrevivência no mercado. O grande volume de aplicações que surgem a todo momento como a IA generativa estimulam transformações nos fluxos de trabalho ou mesmo nos modelos de negócios para garantir a competitividade perante os concorrentes. Evitar este cenário não é mais opção, fazendo da inovação o cotidiano da empresa. Seja no campo operacional, seja no de produtos e serviços, a introdução de inovações altera a exposição jurídica da empresa. Faze-lo sem o devido planejamento pode elevar substancialmente o risco juridico da empresa colocando em risco sua atividade. A incorporação saudável da inovação parte do estabelecimento de mecanismos de avaliação de controle de riscos das escolhas estratégicas desde o nível departamental até o desenho societário, sem ignorar as externalidades socioambientais bem como as repercussões pela opinião pública. O desafio desta empreitada, que pode ser traduzido como uma mudança na cultura institucional que alcance todos os seus colaboradores e agentes, enfrenta-se pela implantação de um modelo adequado de governança, orientado por padrões éticos no que tange a minoração dos riscos perante o direito.
Essa disciplina tem objetivo apresentar aos alunos e alunas de fora do direito o mapa normativo da governança que deve ser considerado no desenho da estratégia coorporativa de gestão de riscos da inovação perante o modelo da regulação por risco.O rápido avanço da IA tem acelerado as transformações das organizações principalmente no campo digital, fazendo da inovação uma necessidade de sobrevivência no mercado. O grande volume de aplicações que surgem a todo momento como a IA generativa estimulam transformações nos fluxos de trabalho ou mesmo nos modelos de negócios para garantir a competitividade perante os concorrentes. Evitar este cenário não é mais opção, fazendo da inovação o cotidiano da empresa. Seja no campo operacional, seja no de produtos e serviços, a introdução de inovações altera a exposição jurídica da empresa. Faze-lo sem o devido planejamento pode elevar substancialmente o risco juridico da empresa colocando em risco sua atividade. A incorporação saudável da inovação parte do estabelecimento de mecanismos de avaliação de controle de riscos das escolhas estratégicas desde o nível departamental até o desenho societário, sem ignorar as externalidades socioambientais bem como as repercussões pela opinião pública. O desafio desta empreitada, que pode ser traduzido como uma mudança na cultura institucional que alcance todos os seus colaboradores e agentes, enfrenta-se pela implantação de um modelo adequado de governança, orientado por padrões éticos no que tange a minoração dos riscos perante o direito.
Essa disciplina tem objetivo apresentar aos alunos e alunas de fora do direito o mapa normativo da governança que deve ser considerado no desenho da estratégia coorporativa de gestão de riscos da inovação perante o modelo da regulação por risco.Carga horária15hNão definido
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Planejamento financeiro e valoração de novos projetos (SNOC)
A disciplina aborda as relações existentes entre projetos de inovação e finanças empresariais. Seus objetivos incluem compreender como os projetos de inovação se alinham à estratégia financeira, como se desenvolve o processo de planejamento e orçamento financeiro, meios de se garantir o financiamento adequado, avaliação do desempenho financeiro de forma a promover a tomada de decisões bem informadas. Os tópicos abrangem desde a importância da inovação para manter e criar vantagem competitivas nos negócios, criar impacto na corporação e seus stakeholders, por meio da elaboração de orçamentos, métricas de desempenho financeiro e estudos de caso e análise da viabilidade financeira de projetos. Essa disciplina prepara os estudantes para liderar projetos de inovação de forma estratégica, integrando eficazmente as finanças à inovação, e capacitando-os a tomar decisões embasadas em dados financeiros em ambientes de negócios dinâmicos e voltados para a inovação.
A disciplina aborda as relações existentes entre projetos de inovação e finanças empresariais. Seus objetivos incluem compreender como os projetos de inovação se alinham à estratégia financeira, como se desenvolve o processo de planejamento e orçamento financeiro, meios de se garantir o financiamento adequado, avaliação do desempenho financeiro de forma a promover a tomada de decisões bem informadas. Os tópicos abrangem desde a importância da inovação para manter e criar vantagem competitivas nos negócios, criar impacto na corporação e seus stakeholders, por meio da elaboração de orçamentos, métricas de desempenho financeiro e estudos de caso e análise da viabilidade financeira de projetos. Essa disciplina prepara os estudantes para liderar projetos de inovação de forma estratégica, integrando eficazmente as finanças à inovação, e capacitando-os a tomar decisões embasadas em dados financeiros em ambientes de negócios dinâmicos e voltados para a inovação.
Carga horária15h-
André Aroldo Freitas De Moura
PhD em Contabilidade e Finanças na University of Birmingham (UK). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC...
Saiba maisTítulaçãoPh.D. em Contabilidade e Finanças pela University of Birmingham (Reino Unido)QualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2021
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Inovação Social
A preocupação socioambiental necessita estar no core das inovações ainda mais quando realizadas por empresas com compromissos relacionados à sustentabilidade. Discutirá o conceito de inovação social, empreendedorismo social, intra-empreendedorismo social e novos modelos de negócios com a centralidade do impacto socioambiental. Abordará também formas de escalar o impacto social e mensuração de impacto social.
A preocupação socioambiental necessita estar no core das inovações ainda mais quando realizadas por empresas com compromissos relacionados à sustentabilidade. Discutirá o conceito de inovação social, empreendedorismo social, intra-empreendedorismo social e novos modelos de negócios com a centralidade do impacto socioambiental. Abordará também formas de escalar o impacto social e mensuração de impacto social.
Carga horária15h-
Edgard Elie Roger Barki
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Corporate Venture
O Corporate Venture Capital é entendido hoje como uma estratégia para inovação, não só como investimento estratégico, mas gerando proximidade com startups, seja para conquistar novos mercados, explorar novas oportunidades, reduzir o tempo de solução de problemas ou aperfeiçoar a cultura corporativa. Abordará quais são os objetivos de um programa de CVC, como estruturá-lo e os aspectos legais envolvidos. Abordará como o capital de risco é aplicado nas diversas fases de empreendimentos pelas corporações, incluindo venture building, participação em fundos estratégicos entre outros instrumentos.
O Corporate Venture Capital é entendido hoje como uma estratégia para inovação, não só como investimento estratégico, mas gerando proximidade com startups, seja para conquistar novos mercados, explorar novas oportunidades, reduzir o tempo de solução de problemas ou aperfeiçoar a cultura corporativa. Abordará quais são os objetivos de um programa de CVC, como estruturá-lo e os aspectos legais envolvidos. Abordará como o capital de risco é aplicado nas diversas fases de empreendimentos pelas corporações, incluindo venture building, participação em fundos estratégicos entre outros instrumentos.
Carga horária15hNão definido
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Difusão de Inovação
O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo dos processos difusão de inovações com ênfase no uso de metodologias de modelagem estatística e computacional. O foco será o estudo do processo de difusão de inovações e novos produtos, em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem o comportamento individual do consumidor e a estrutura das redes no processo de difusão de novos produtos e serviços no ambiente de mercado.
Fatores de aceitação e adoção de inovação. Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados. Elementos da difusão de novos produtos. História da pesquisa em difusão. Gerações de inovações. O processo de inovação e seus impactos na difusão. Difusão de produtos através de países. Redes de difusão. Modelos matemáticos de difusão. Teorias matemáticas da difusão de novos produtos. O modelo de Frank Bass. Modelagem do processo de difusão. Modelagem por meio de modelos de abordagem macro (equações diferencias e dinâmica de sistemas). Modelagem por meio de abordagem micro (programação baseada em agentes).
O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo dos processos difusão de inovações com ênfase no uso de metodologias de modelagem estatística e computacional. O foco será o estudo do processo de difusão de inovações e novos produtos, em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem o comportamento individual do consumidor e a estrutura das redes no processo de difusão de novos produtos e serviços no ambiente de mercado.
Fatores de aceitação e adoção de inovação. Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados. Elementos da difusão de novos produtos. História da pesquisa em difusão. Gerações de inovações. O processo de inovação e seus impactos na difusão. Difusão de produtos através de países. Redes de difusão. Modelos matemáticos de difusão. Teorias matemáticas da difusão de novos produtos. O modelo de Frank Bass. Modelagem do processo de difusão. Modelagem por meio de modelos de abordagem macro (equações diferencias e dinâmica de sistemas). Modelagem por meio de abordagem micro (programação baseada em agentes).
Carga horária30hNão definido
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Gestão e Avaliação Estratégica de Desempenho de Inovação
Esta disciplina visa fornecer uma visão geral e abrangente da estrutura de organização e hierarquização dos indicadores que aferem os resultados de inovação nas empresas. Para isto, serão considerados métricas e indicadores que cobrem os aspectos tecnológicos, mercadológicos e institucionais, assim como os níveis de análise macro e micro do processo de inovação. Também serão analisadas métricas que avaliam em que momento a inovação ocorre (ex-ante ou ex-post), os critérios inerentes à natureza das métricas (qualitativas ou quantitativas), à natureza da atividade a que o indicador se refere (produtos ou processos) e ao impacto de suas intepretações no processo de inovação (direto ou indireto).
Esta disciplina visa fornecer uma visão geral e abrangente da estrutura de organização e hierarquização dos indicadores que aferem os resultados de inovação nas empresas. Para isto, serão considerados métricas e indicadores que cobrem os aspectos tecnológicos, mercadológicos e institucionais, assim como os níveis de análise macro e micro do processo de inovação. Também serão analisadas métricas que avaliam em que momento a inovação ocorre (ex-ante ou ex-post), os critérios inerentes à natureza das métricas (qualitativas ou quantitativas), à natureza da atividade a que o indicador se refere (produtos ou processos) e ao impacto de suas intepretações no processo de inovação (direto ou indireto).
Carga horária15h-
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Futuro da InovaçãoCarga horária15h
Não definido
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Seminário de Trabalho Aplicado de Inovação Corporativa I
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os princípios e aspectos do Trabalho Aplicado, considerando as teorias e modelos do campo de conhecimento da inovação corporativa e técnicas para a identificação de temas relevantes, definição de perguntas de pesquisa e objetivo, estratégias de busca, design de pesquisa e os métodos de obtenção e análise de evidências visando a elaboração de projeto de pesquisa aplicada com rigor científico.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os princípios e aspectos do Trabalho Aplicado, considerando as teorias e modelos do campo de conhecimento da inovação corporativa e técnicas para a identificação de temas relevantes, definição de perguntas de pesquisa e objetivo, estratégias de busca, design de pesquisa e os métodos de obtenção e análise de evidências visando a elaboração de projeto de pesquisa aplicada com rigor científico.
Carga horária30h-
Susana Carla Farias Pereira
Coordena o Centro de Inovação da Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
É professora...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2003
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Seminário de Trabalho Aplicado de Inovação Corporativa II
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre inoivação corporativa, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre inoivação corporativa, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.
Carga horária30h-
Susana Carla Farias Pereira
Coordena o Centro de Inovação da Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
É professora...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2003
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Mais informações
Período
Início das aulas
Investimento
Entre em contato
admissionsoffice@fgv.br
(11) 3799-3488
Compartilhe com um amigo
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Investimento
R$ 98.526,00 (18, 24 e 36 parcelas)
Taxa de inscrição no processo: R$ 100,00. Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%)*. (Não cumulativo)
*Verificar condições no Edital do Processo Seletivo.
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Condições especiais para candidatos que trabalham em empresas parceiras da FGV EAESP (ASDI - Clube de Parceiros) 10% (Não cumulativo).
Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Sendo aplicável para qualquer unidade e filiadas da FGV, exceto para os cursos de extensão e curta duração, devendo o(a) aluno(a) apresentar no ato da matrícula um original do Certificado de Conclusão de Curso e uma cópia simples. As condições especiais são aplicadas somente para alunos que tenham concluído o curso (Não cumulativo).
Condições especiais para pagamentos à vista: 6% (Não cumulativo).
Requisitos
Profissionais com no mínimo 3 anos de experiência nas áreas de Marketing e conhecimento avançado da língua inglesa.
Sessão de informação
Selecione a sessão a que deseja comparecer
Deseja conhecer as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade da FGV EAESP?
O coordenador do programa, Prof. Gilberto Sarfati, realizará um encontro online para apresentar os temas de pesquisa, as informações sobre o processo seletivo e a estrutura do programa:
09/10/2024 às 18h30
O encontro será online via ZOOM: https://fgv-br.zoom.us/j/92741378458?pwd=q9ElpFYntDUSV22Q7PDQpklzzLZOl8.1&from=addon
Meeting ID: 927 4137 8458
Passcode: 912647OnlineFinanceiro e bolsas
Passo a passo
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1Avaliação da Documentação
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo FGVCev e FGVCemd.
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2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
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3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.
Mais informações
Life Long Learning
Informações gerais
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade oferece aos ex-alunos do MPGC (graduados com TA defendido) a possibilidade de retornar a FGV-EAESP para cursar qualquer matéria do MPGC como aluno avulso.
No espírito de life long learning, o objetivo é proporcionar ao ex-aluno a possibilidade de continuar os seus estudos, cursando matérias tanto da sua linha de origem como de outras linhas.
Acesse o edital aqui
Acesse grade horária aqui.Público Alvo
Ex-alunos do MPGC (graduados com TA defendido)
Processo de Seleção
Período de inscrição: de 01/06 a 24/07/2024
Candidatura: Acessar o link de acordo com a COMPETÊNCIA pretendida;
Em caso de dúvidas estamos à disposição.
- Certificado de Competências de Gestão de Pessoas
- Certificado de Competências de Gestão de Supply Chain
- Certificado de Competências de Finanças e Controladoria
Anexar CV e indicação das matérias/competência que deseja cursar.
O processo de seleção é realizado pela coordenação do programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail : mestradosespecializados@fgv.br.Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula
Valores
Investimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 1.980,49 dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula (o valor do crédito considera desconto especial de ex-alunos do MPGC).
MPGC 65+
Propósito
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC) da FGV EAESP acredita que não há idade para estudar e por isso decidimos promover o desenvolvimento de pessoas com mais de 65 anos de idade com o estabelecimento do Programa MPGC 65+ que permite a candidatos qualificados cursar matérias regulares do MPGC com desconto de 50% em relação ao custo regular do crédito.
Requisitos
O candidato dever ser graduado ou pós-graduado em Administração de Empresas ou curso similar de gestão, como Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior ou programas de especialização em Administração.
O candidato pode cursar até 04 créditos em disciplinas regulares do Programa por semestre com um limite de 12 créditos, independentemente do número de semestres. Todos os créditos serão reconhecidos caso o aluno decida ingressar como aluno regular do Programa. Cada matéria regular do MPGC poderá ter até 3 alunos do Programa MPGC 65+.
Processo de Seleção
Período de inscrição: 12/07 a 24/07/2024
Candidatura: Acessar o link abaixo para realizar a pré-inscrição. Preencha seus dados, escolha Linha de Pesquisa pretendida, indique somente as matérias que deseja cursar e anexe o Currículo Vitae (formato PDF)
https://survey.fgv.br/jfe/form/SV_7UkopFhOLxSg9AaO processo de seleção é realizado pela Coordenação do Programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail: mestradosespecializados@fgv.br
Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula.
Grade horária
Clique aqui para conferir a grade horária.Valores
Investimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 1.131,72 dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula.
Reconhecimento dos créditos: Caso o(a) candidato(a) torne-se aluno(a) regular do Programa haverá abatimento financeiro no valor total do curso.
Aluno Avulso
Informações geraisO Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – Gestão de Saúde, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade, Tecnologia de Informação, Gestão de Supply Chain, Finanças e Controladoria, Gestão de Marketing e Inovação Corporativa, oferece aos interessados a possibilidade de cursar algumas de suas disciplinas como aluno avulso. O objetivo é proporcionar ao participante a oportunidade de se desenvolver em um ou mais temas específicos.
Acesse o edital aqui.
Público AlvoPessoa graduada, em qualquer campo de conhecimento, com no mínimo cinco anos de experiência profissional, que tenha interesse em cursar disciplinas eletivas do MPGC para reconhecimento do crédito ou não.
RequisitosLimite de Disciplinas:
o candidato pode cursar até 08 créditos de disciplinas sendo aluno avulso, não podendo prolongar a quantidade de créditos mesmo que cursando em um próximo semestre.Processo de Seleção
Período de inscrição: 27/05 a 24/07/2024.
Candidatura: Acessar o link de acordo com a linha pretendida;- Finanças e Controladoria: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpfc
- Gestão de Pessoas: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpgp
- Gestão da Saúde: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpgs
- Inovação Corporativa: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpic
- Gestão de Supply Chain: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpsc
- Sustentabilidade: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpsu
- Tecnologia da Informação: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpti
- Gestão de Marketing : https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/avpmk
- Eletivas e núcleo comum: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/MPGC
Anexar CV e indicação das matérias que deseja cursar.
O processo de seleção é realizado pela coordenação do programa. O(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista caso seja necessário.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail : mestradosespecializados@fgv.br.Matrícula: Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros com um link para realizar a pré-matrícula.
Grade horáriaClique aqui para conferir a grade horária.
ValoresInvestimento: O valor referente a um crédito (15h/a) é R$ 2.829,30 dividido pelo tempo de duração da disciplina, sendo a primeira paga no ato da matrícula.
Reconhecimento dos créditos: Caso o(a) candidato(a) torne-se aluno(a) regular do Programa haverá abatimento financeiro no valor total do curso.Bolsas de estudo
As bolsas não restituíveis são patrocinadas pela Fundação Getulio Vargas. Esta modalidade de bolsa é destinada a ampliar o acesso à pós-graduação executiva a grupos minorizados da sociedade, seja por questões econômicas, raciais ou de gênero promovendo a diversidade e inclusão no corpo discente dos cursos de mestrado profissional. A bolsa cobre até 70% do valor do curso e deverá ser pleiteada exclusivamente por alunos que foram aprovados no processo seletivo do MPGC. Mais informações: prematriculasp@fgv.br ou pelo telefone (11) 3799-3799.
Informativo Bolsas 1º Semestre de 2025
Formulário da Bolsa Demanda Social 1º Semestre de 2025
Formulário da Bolsa Financiamento 1º Semestre de 2025
Planilha de rendimento de despesas -
Quer receber mais informações sobre o Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Inovação Corporativa?
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.
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1FORMATO BLENDED
Amplo mix de ofertas de eletivas e obrigatórias durante a semana no modelo SNOC (Small Network Online Course). São oito fins de semana por semestre com encontros presenciais e dois fins de semana com encontros no modelo SNOC (online).
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2INTERCÂMBIO
Alunos têm a oportunidade de cursar um semestre em uma das 54 escolas parceiras da FGV EAESP pelo mundo, enriquecendo o aprendizado e promovendo vivência do tema em ambiente internacional.
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3CURRÍCULO FLEXÍVEL
Fluxo de aprendizagem desenhado para maximizar o aprofundamento dos conhecimentos e a formação integral do profissional que permite a cada aluno montar sua própria trajetória.
Aulas quinzenais (às sextas e aos sábados), mais disciplinas no modelo SNOC de ensino à distância. -
4MENTORING DOS EX-ALUNOS
O ex-aluno do MPGC continua contribuindo com o Programa mentorando um aluno ingressante no primeiro semestre do curso.
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5CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Corpo docente composto por acadêmicos e profissionais do mercado com grande experiência e conhecimento em áreas relacionadas com Inovação Corporativa.
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6ADVISORY BOARD
O MPGC tem um conselho consultivo formado por C-Levels, ex-alunos, alunos e professores garantindo que o Programa seja sempre atual e inovador.
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7CENTROS DE EXCELÊNCIA
Alunos podem colaborar em atividades desenvolvidas no FGVIn - Centro de Inovação e do FGVCenn - Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV EAESP, onde também poderá desenvolver seu trabalho de conclusão do curso.
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8PROTAGONISMO DO ALUNO
Incentivo ao pensamento e à criatividade para propor soluções inovadoras em suas áreas de atuação, além de ocupar posições de liderança no mercado.
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9DIVERSAS OPÇÕES DE MATÉRIAS COMPLEMENTARES
Possibilidade de substituir até 8 créditos por diversas matérias ofertadas na Escola além de poder cursar créditos adicionais sem custos adicionais até a defesa do Trabalho Aplicado (TA):
- Matérias da Escolas de Método
- Matérias da Escola de Inverno
- Matérias de outros programas de pós da EAESP (MPA, MPGI, MPGPP e CMCD)
Perfil dos alunos
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Nova linha de pesquisa - Inovação CorporativaConheça a mais nova linha de atuação do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade da FGV EAESP: Inovação Corporativa. Adquira habilidades de resolução de problemas baseadas em metodologia científica e visão de negócios globalmente competitiva e seja um agente de mudança positiva e inovadora.
Estrutura FGV EAESP
Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.
As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.
Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).
Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.
A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.
Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.
Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Processo de seleção
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1Avaliação da Documentação
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo FGVCev e FGVCemd.
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2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
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3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.