O Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade.
O FGVces trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão pública e empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacional.
Saiba mais sobre nossa visão de mundo e valores
Programas
O FGVces se organiza em seis programas mais as Iniciativas Empresariais. Conheça a atuação de cada um:
Desenvolvimento Local
Central para o conceito de desenvolvimento local é entender o “local” não apenas como uma unidade espacial, mas sim como uma rede de relações e construções sociais em contínua mudança, reconhecendo o território como ator protagonista de seu desenvolvimento. Atravessado pelos valores da endogeneidade, integração e multiescalaridade, o Programa de Desenvolvimento Local busca promover maior equilíbrio de forças na trajetória e realização do desenvolvimento em territórios, em especial aqueles impactados por grandes empreendimentos de infraestrutura e mineração, na Amazônia e em outras partes do País.
Para isso, promovemos a construção participativa de processos políticos e de produção do conhecimento, de forma a estabelecer equidade de acesso à informação, ampliar vozes e influência na tomada de decisão e facilitar coordenação e diálogo entre múltiplos atores. Realizamos projetos de pesquisa aplicada junto a governos, empresas e sociedade civil. Entre nossas principais entregas estão a construção de modelos de governança e planejamento territorial, matrizes de indicadores, agendas de desenvolvimento e concepção de instrumentos financeiros para governança territorial.
Formação Integrada
A partir de inspirações teórico-metodológicas como a Transdisciplinaridade, Teoria U e Aprendizagem Transformadora, nossos projetos e práticas de Formação Integrada buscam oferecer espaços formativos que possibilitem a emergência de pessoas aptas a promover transformações significativas nas organizações e na sociedade, considerando os princípios da Vida e da Sustentabilidade Forte.
Voltadas a públicos diversos, nossas formações acontecem por meio de cursos regulares na graduação e pós-graduação da FGV-EAESP e também customizadas para organizações nos formatos de imersões on-line e presencial e cursos de curta e média duração sobre temas da Sustentabilidade. Realizamos também pesquisas e estudos no tema da Educação para a Sustentabilidade.
Finanças Sustentáveis
O Programa de Finanças Sustentáveis (FS) do FGVces analisa a relação entre finanças e os temas da sustentabilidade, avaliando, por exemplo, as condições necessárias para o aumento de fluxos financeiros para setores de baixo carbono e da bioeconomia e o retorno econômico-financeiro de projetos de sustentabilidade.
O Programa desenvolve artigos acadêmicos, estudos técnicos, ferramentas, capacitações e workshops, em parceria com associações setoriais, organizações não governamentais, empresas, governos e instituições internacionais de pesquisa.
Política e Economia Ambiental
O Programa de Política e Economia Ambiental (PEA) desenvolve pesquisa e apoio técnico para a revisão, formulação e implementação de políticas públicas e estratégias empresariais para sustentabilidade. Trabalha de forma articulada com governos, setor empresarial e sociedade civil para a construção de soluções conjuntas frente aos desafios do desenvolvimento sustentável".
O PEA oferece insumos para políticas públicas sobre mudança do clima (mitigação e adaptação), instrumentos econômicos e recursos hídricos, entre outros temas. Trabalha também em conjunto com o setor empresarial na construção de diretrizes e ferramentas para contabilização de emissões de GEE e precificação de carbono. Desenvolve, ainda, produtos associados ao tema divulgação científica e estudos de pegada de carbono, pegada hídrica e economia circular.
Sustentabilidade nas Cadeias de Valor
O Programa Sustentabilidade nas Cadeias de Valor (SCV) busca contribuir para o desenvolvimento de cadeias de valor estratégicas para a agenda de sustentabilidade por meio da construção de relações econômicas justas, que promovam a redução das desigualdades sociais e a conservação ambiental.
Fortalecer cadeias de valor sustentáveis passa por atividades de formação, articulação e engajamento com foco no desenvolvimento e aplicação de ferramentas que contribuam para o empoderamento de atores e grupos em situação de vulnerabilidade nas cadeias trabalhadas. Por meio de projetos e pesquisas aplicadas, o Programa trabalha para a formulação e o aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais.
Iniciativas Empresariais
Iniciativas Empresariais (iE) é a rede coordenada pelo FGVces que reúne empresas interessadas em acessar e produzir conhecimento e trocar experiências sobre avanços e desafios da gestão empresarial para sustentabilidade.
As iE trabalham temas da sustentabilidade em ciclos de atividades anuais. Dedica-se a contribuir para estratégias, políticas, práticas e relações empresariais que insiram e fortaleçam as agendas socioambientais nas estratégias dos negócios.
Adapta - Adaptação, Resiliência e Gestão de Riscos
O programa Adapta Adaptação à Mudança do Clima e Gestão de Riscos de Desastres tem como objetivo contribuir, a partir de pesquisa aplicada, para políticas, estratégias e ações de adaptação e gestão de riscos coordenadas e capazes de fortalecer capacidades adaptativas e de resposta, reduzir vulnerabilidades socioeconômicas e mitigar impactos de eventos climáticos sobre populações, ecossistemas e ativos em territórios urbanos e rurais. Os pilares para pesquisa e atuação do programa são justiça socioambiental, garantia dos direitos humanos e integração entre saberes técnico-científicos e empírico-tradicionais.
O Adapta realiza atividades de formação, coprodução de conhecimento com comunidades, empresas, poder público e organizações da sociedade civil, construção de instrumentos, ferramentas e metodologias para a gestão pública e privada, além de diagnósticos, estudos e recomendações em temas como capacidades institucionais, medidas de adaptação e GRD, participação social, arranjos de governança, Soluções Baseadas na Natureza (SbN), Valoração não Monetária de Serviços Ecossistêmicos, entre outros.
O Adapta nasceu em 2023, a partir de experiências prévias do FGVces relacionadas a adaptação e resiliência climática, e à temática de desastres – especificamente o projeto Rio Doce, que identificou e valorou os danos sociais e econômicos provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG).
O FGVces é membro:
- Expandir continuamente as fronteiras do conhecimento contribuindo para um desenvolvimento sustentável, no âmbito da administração pública e empresarial.
- Ser um espaço de excelência em cocriação, compartilhamento e aplicação de conhecimento.