Facilitação de Processos e Formação para Sustentabilidade

Facilitação de Processos e Formação para Sustentabilidade

O FGVces atua com o desenho, organização e facilitação de processos colaborativos e dialógicos de aprendizagem e de co-criação de soluções à luz da sustentabilidade e da complexidade. Com alto potencial de customização a partir da demanda, podendo ser on-line, híbridas ou presenciais, as formações contemplam o conhecimento teórico e técnico sobre questões e temas do Desenvolvimento Sustentável, bem como práticas e atividades que buscam promover mudanças nas atitudes, percepções e valores das pessoas por meio de experiências integradoras.

As formações podem acontecer em parceria com qualquer organização interessada em desenvolvimento humano para sustentabilidade e as facilitações podem tanto constituir um projeto em si quanto fazer parte de iniciativas que utilizem premissas da participação, colaboração e/ou do diálogo.

Atividades

 

Programa de Educação Ambiental da Coca-Cola FEMSA - Formação em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2022)

A Formação em Meio Ambiente e Sustentabilidade (FMAS), um curso online de 40 horas, abordou conceitos básicos e estimulou conversas sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável. Participaram da formação pessoas residentes dos municípios de Itabirito, Moeda, Nova Lima e Brumadinho, em Minas Gerais, entre elas, algumas professoras, que puderam passar por uma trilha exclusiva sobre Educação para a Sustentabilidade e Educação Ambiental tendo como conceitos transversais a Transdisciplinaridade, a Gestão Democrática e a Educação Ecológica, ao longo de 4 encontros. A formação foi conduzida em parceria com o FGV In Company para o Programa de Educação Ambiental da Coca-Cola FEMSA.

Programa de Formação em Sustentabilidade e Equidade de Gênero (2021)

A Formação em Sustentabilidade e Equidade de Gênero teve um percurso formativo de 16 horas com encontros que trabalharam temas que envolveram equidade de gênero, equidade racial e questões de interseccionalidade para refletir e pensar práticas reparadoras e afirmativas nas 55 organizações participantes.  Os principais objetivos da formação foram promover visibilidade e compreensão dos conceitos relacionados às questões de gêneros; reconhecer práticas excludentes, com foco em organizações e inspirar a ação individual e a atuação organizacional para possíveis reparações (novos fazeres organizacionais no cotidiano). A formação foi conduzida pelo FGVces, a partir de uma parceria com a Fundação Abrinq, Estratégia ODS e o co-financiamento da União Europeia.   

Experiência FIS Raízen - Formação Integrada para Sustentabilidade (2021)

Aplicada desde 2010 na graduação e desde 2017 na linha de Sustentabilidade do Mestrado Profissional em Gestão da FGV-EAESP, a metodologia de ensino-aprendizagem FIS - Formação Integrada para Sustentabilidade, inspirada e pautada na Teoria U, Transdisciplinaridade, Aprendizagem Transformadora, entre outras referências, foi aplicada de forma inédita e adaptada na Raízen. A Experiência FIS Raízen aconteceu em 17 encontros online, totalizando aprox. 44 horas, para um grupo de trainees da empresa. O percurso, além de desenvolver e aprimorar soft skills e competências de liderança para sustentabilidade, resultou em um mapa digital sobre equidade, acolhimento e inclusão de mulheres na cadeia de valor de empresas do setor de bioenergia.

Formação em Sustentabilidade para multiplicadores da International Paper (2020-21)

O percurso formativo de aproximadamente 50 horas síncronas, oferecido para 13 trainees e 10 profissionais da International Paper, teve como objetivo contribuir para a sensibilização e ampliação de conhecimento e repertório sobre sustentabilidade das/dos multiplicadoras/es da empresa. Foram abordados temas relacionados aos princípios de sustentabilidade forte, Economia Ecológica, mudanças climáticas, economia circular, ciclo de vida, gestão de emissões, desenvolvimento local, serviços ecossistêmicos e ESG. Além dos conceitos, a formação contou com uma imersiva para aprofundar a escuta de outros atores e com um espaço de prototipagem para soluções voltadas à sustentabilidade. 

Programa de Formação em Mudanças Climáticas da equipe C&A Brasil (2020) 

Essa formação teve o objetivo de contribuir para o nivelamento e ampliação de conhecimento e repertório de profissionais de diversas áreas da C&A Brasil no tema das Mudanças Climáticas, para que conheçam mais sobre seus impactos e oportunidades, estratégias, metodologias e ferramentas de apoio para gestão, monitoramento, mitigação, redução e compensação de emissões de gases de efeito estufa.

Escolas Sustentáveis (2019)

O FGVces e a Escola Viva somaram esforços ao longo do 2º semestre de 2019 para promover um processo participativo de capacitação e reflexão conjunta sobre Sustentabilidade no contexto da Educação Básica. O projeto teve como objetivo capacitar um grupo composto por públicos prioritários em conceitos globais sobre Sustentabilidade e facilitar um processo de co-criação e inclusão de direcionadores de sustentabilidade no planejamento estratégico da Escola.

Parceiros

 
  • C&A
  • Escola Viva
  • International Paper
  • Raízen
  • Coca-Cola FEMSA
  • Fundação Abrinq
  • Estratégia ODS

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.