Facilitação de Processos e Formação para Sustentabilidade

Facilitação de Processos e Formação para Sustentabilidade

O FGVces atua com o desenho, organização e facilitação de processos colaborativos e dialógicos e com a criação e condução de percursos de formação de pessoas ‘para’ e ‘sobre’ sustentabilidade.

A Educação ‘sobre’ Sustentabilidade envolve esforços de inserir o debate teórico e técnico sobre questões do desenvolvimento sustentável no currículo de escolas e universidades, assim como nas práticas organizacionais. A Educação ‘para’ Sustentabilidade refere-se aos esforços que vão além das discussões teóricas e buscam promover mudanças nas atitudes, perspectivas e valores das pessoas por meio de experiências que sejam, em si, integradoras (FGVces; Arapyaú, 2019).

Atividades

Programa de Formação em Mudanças Climáticas da equipe C&A Brasil (2020) 

Essa fromação tem o objetivo de contribuir para o nivelamento e ampliação de conhecimento e repertório de profissionais de diversas áreas da C&A Brasil no tema das Mudanças Climáticas, para que conheçam mais sobre seus impactos e oportunidades, estratégias, metodologias e ferramentas de apoio para gestão, monitoramento, mitigação, redução e compensação de emissões de gases de efeito estufa.

Programa de Formação de Trainees da International Paper em/para Sustentabilidade (2020)

Em parceria com a International Paper, visa contribuir para o nivelamento e ampliação de conhecimento e repertório dos trainees “em” e “para” sustentabilidade. Com um grupo de 15 pessoas, serão trabalhados conhecimentos relacionacionados aos princípios de sustentabilidade, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); mudanças do clima; economia circular e pensamento do ciclo de vida do produto; gestão de recursos hídricos e sólidos; gestão da cadeia de valor e indicadores de sustentabilidade.

Escolas Sustentáveis (2019)

O FGVces e a Escola Viva somaram esforços ao longo do 2º semestre de 2019 para promover um processo participativo de capacitação e reflexão conjunta sobre Sustentabilidade no contexto da Educação Básica. O projeto teve como objetivo capacitar um grupo composto por públicos prioritários em conceitos globais sobre Sustentabilidade e facilitar um processo de co-criação e inclusão de direcionadores de sustentabilidade no planejamento estratégico da Escola.

Publicações e Relatórios

Escolas Sustentáveis: Percurso de formação e identificação de direcionadores estratégicos para sustentabilidade as escolas

O relatório apresenta a descrição do processo de facilitação da  inclusão de direcionadores de sustentabilidade no planejamento estratégico da Escola Viva, podendo inspirar outras escolas que buscam incorporar Sustentabilidade em suas práticas de gestão e pedagógicas de uma maneira participativa.

Acesse a publicação 

 

Parceiros

  • C&A
  • Escola Viva
  • International Paper

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.