Ancorando Cadeias de Valor Sustentáveis no Brasil

Ancorando Cadeias de Valor Sustentáveis no Brasil

Promovendo a transição para uma economia circular e de baixo carbono

O projeto Ancorando Cadeias de Valor Sustentáveis no Brasil visa apoiar a transição para uma economia circular e de baixo carbono, com base no fortalecimento da gestão para a sustentabilidade em pequenas e médias empresas inseridas em cadeias de valor de grandes empresas no país.

A iniciativa integra o programa AL-INVEST Verde, financiado pela União Europeia*, e é realizada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP FGV em parceria com a Câmara de Comércio da Espanha e a Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil.

Forma de atuação

 

Frente 1: Desenvolvimento de capacidades

Objetivo
Conduzir um processo formativo para pequenas e médias empresas (PMEs) parceiras de empresas-âncora em suas cadeias de valor.

Atividades
- Seleção e engajamento de empresas-âncora e PMEs parceiras
- Planejamento de ciclo de oficinas 
- Engajamento de especialistas para participar das oficinas 
- Execução das oficinas
- Apoio às PMEs entre oficinas
- Aplicação de questionário de diagnóstico e de impacto às PMEs participantes

Produtos
- Evento de lançamento do projeto para apresentar a iniciativa em detalhes e proporcionar a interação entre diversos atores do ecossistema de sustentabilidade empresarial e economia circular.
- Ciclo de oficinas para empresas-âncora e suas PMEs parceiras, empregando  uma abordagem transdisciplinar, e focando em temas como: gestão para sustentabilidade; materialidade, transparência e report; economia circular e pensamento de ciclo de vida; gestão de emissões de gases de efeito estufa; cadeias de valor, direitos humanos e aspectos sociais.

Frente 2: Produção de conhecimento

Objetivo 2.1
Identificar desafios e oportunidades, barreiras e facilitadores para promover a economia circular em cadeias de valor selecionadas no Brasil.

Atividades
- Levantamento de dados primários e secundários 
- Chamada de casos para identificar e analisar benchmarks em PMEs
- Entrevistas com stakeholders chave
- Revisão rápida de contexto
- Organização de experiências compartilhadas e lições aprendidas nos encontros da Comunidade de Prática

Produto
Relatório sobre fomento à economia circular nas cadeias de valor selecionadas pelo projeto.

Objetivo 2.2
Mapear padrões, regulamentos e melhores práticas na Europa em relação a ESG, economia circular e soluções tecnológicas inovadoras.

Atividades
- Levantamento de dados secundários 
- Elaboração de relatório

Produto
Relatório sobre regulação, melhores práticas e soluções tecnológicas inovadoras em ESG e economia circular na Europa.

Frente 3: Redes e intercâmbio

Objetivo 3.1
- Compreender lacunas e desafios na melhoria das práticas de economia circular e sustentabilidade nas cadeias de valor selecionadas.
- Fortalecer ecossistema de apoio às PME, como acesso a financiamento, regulamentação, exportação, entre outros fatores.

Atividades
- Mapear e engajar potenciais organizações parceiras (governos, ONGs, agências de fomento etc.), ativando rede multi stakeholders para promover trocas de experiências e conhecimentos no tema e promover parcerias
- Criar uma Comunidade de Prática com ciclo de encontros
- Comunicar e engajar empresas-âncora, PMEs parceiras e PMEs de referência
- Realizar encontros da Comunidade de Prática

Produto
Ciclo de encontros da Comunidade de Prática.

Objetivo 3.2
Apoiar oportunidades de negócios na Europa para PMEs selecionadas.

Atividades
- Participação das PMEs em eventos de negócios e rodadas de matchmaking
- Seleção de PMEs com desempenho diferenciado nas oficinas para participar de missão comercial na Europa
- Planejamento e realização da missão comercial 

Produto
Missão comercial na Europa para PMEs que tiverem desempenho diferenciado na Frente 1, de desenvolvimento de capacidades.

Frente 4: Integração e divulgação

Objetivo 4.1
Promover a divulgação e difusão do projeto.

Atividades
- Desenvolvimento da estratégia de comunicação do projeto
- Gestão da comunicação
- Relacionamento com departamentos de comunicação e imprensa
- Monitoramento de indicadores

Produto
- Boletins informativos para mailing de stakeholders 
- Posts e publicações em mídias sociais
- Participação em eventos externos para disseminar o projeto, suas entregas e resultados

Objetivo 4.2
Apresentar resultados finais do projeto e dar visibilidade às PMEs participantes e respectivas empresas-âncora.

Atividades
- Desenvolvimento e implementação de estratégia de comunicação para o projeto e os eventos
- Envio de convites para participantes do projeto e demais stakeholders
- Planejamento e realização dos eventos

Produto
Dois eventos presenciais finais do projeto – um no Brasil e um na Europa.

 

*O programa AL-INVEST Verde foi concebido para direcionar investimentos da UE ao apoio à criação de parcerias com o setor privado na América Latina. Seu objetivo geral é promover o crescimento sustentável e a criação de empregos, apoiando a transição para uma economia circular, de baixo carbono e eficiente na América Latina.

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