O Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (Cemif) da FGV produz e dissemina conhecimentos há mais de uma década. Nasceu em 2007 com a missão de promover reflexão, análise, formulação de estratégias e proposição de mudanças institucionais no setor de Microfinanças, tendo a inclusão social e o desenvolvimento local como eixos norteadores.
O FGVcemif participa de diversos projetos que envolvem governos, organismos multilaterais e o setor privado. Além disso, se mantém conectado com universidades, centros de pesquisa, ONGs e fundações para a inserção internacional dos alunos, que têm a possibilidade de trocar conhecimentos com profissionais de cada uma dessas instituições presentes no Brasil e no exterior. O centro também assume sua postura global com uma equipe composta por professores e alunos da FGV (EAESP e EESP) e de diversas outras instituições do nacionais e internacionais.
Promover reflexão, análise, formulação de estratégias e proposição de mudanças institucionais no setor de Microfinanças, tendo a inclusão social e o desenvolvimento local como eixos norteadores.
Ser referência nacional em estudos sobre Microfinanças e Inclusão Financeira e ser reconhecido como um centro de excelência na formulação e realização de pesquisas, estratégias e ações relacionadas à Microfinanças, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento local.
Objetivos em relação às organizações
-
Desenvolver pesquisas aplicadas relacionadas a Microfinanças e Inclusão Financeira;
-
Realizar parcerias com instituições internacionais de pesquisa;
-
Colaborar para capacitação de capital humano atuante no setor de Microfinanças;
-
Apoiar a adesão das instituições de microcrédito às melhores práticas de negócios e modelos de governança corporativa;
-
Auxiliar na consolidação de marcos regulatórios e políticas públicas que promovam desenvolvimento das Microfinanças.
Objetivos em relação à sociedade
-
Ampliar o conhecimento relativo à Microfinanças e Inclusão Financeira;
-
Divulgar resultados de pesquisa para públicos especializados, contribuindo para disseminar conhecimentos sobre Microfinanças e Inclusão Financeira.