Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Compliance na Formação do Profissional da Saúde

O que é a Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde?

A Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde (Iniciativa) busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que enfatizam a importância da educação para acabar com a pobreza, para reduzir a corrupção e o suborno e para garantir uma maior integridade e a prosperidade para todos.

Por que a Iniciativa?

A entrada em vigor da Lei Anticorrupção no Brasil trouxe um importante incentivo para o desenvolvimento de instrumentos anticorrupção, como a preparação de materiais didáticos que busquem lutar contra o mal da corrução que assola o país. É reconhecido que problemas comuns exigem iniciativas também comuns, em especial quando se busca ampliar o conhecimento em temas de  integridade, transparência, combate à corrupção e compliance. Só por meio de uma atuação coletiva que é possível potencializar o impacto de ações individuais. Por essa razão, os centros de estudos FGVethics e FGVsaúde, com o apoio da Johnson & Johnson, uniram esforços para construir esta Iniciativa, através de uma ação coletiva, que tem por meta desenvolver programas de ensino no nível superior, juntamente com acadêmicos, especialistas e demais atores da área da saúde.

A quem se destina?

Inicialmente, a Iniciativa tem por objetivo a formação do profissional de medicina. Assim, através dessa Iniciativa se busca construir uma cultura de integridade através da disponibilização de programas de ensino no nível superior sobre compliance e da promoção da integração desses materiais nos currículos das escolas de medicina no país. De modo mais específico, a Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde desenvolverá módulos educacionais voltados ao estudo da integridade, transparência, anticorrupção e compliance para apoiar aos professores a ensinar esses tópicos nas escolas de medicina. Com isso, se espera criar uma compreensão mais clara dessas questões. A ideia é que esses módulos sejam utilizados como modelos de ensino autônomos e que possam ser utilizados como material didático para uma nova disciplina ou serem incorporados em disciplinas já existentes. Os módulos acadêmicos serão disponibilizados gratuitamente nos sites do FGVethics e do FGVsaúde. Com essa Iniciativa um maior número de universidades e faculdades de medicina poderão o ensino da integridade, da transparência, da luta contra a corrupção e do compliance.

Quem pode participar desta Iniciativa?

A área da saúde tem grande diversidade e multiplicidade de atores, dentre eles, os planos e sistemas de saúde, os hospitais, os fornecedores de suprimentos, os pacientes, os profissionais da saúde e o governo. Para o desenvolvimento dos materiais didáticos, a Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde pretende reunir acadêmicos e especialistas de universidades e faculdades de medicina brasileiras, ao lado dos principais atores da cadeia, sejam eles os profissionais dos planos de saúde, dos hospitais, dos fornecedores de suprimentos e do governo. A Iniciativa é um processo amplo, coletivo e plural de diálogo, de desenho e de implementação de materiais didáticos nas faculdades de medicina visando o  fortalecimento da integridade, transparência, prevenção e combate à corrupção e o compliance.

Quais serão os próximos passos?

Convidamos a todos para unir forças na Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde que formará os líderes de amanhã, inicialmente na área médica, ao capacitar a nova geração a enfrentar os desafios globais do mundo contemporâneo pós pandemia.

As pessoas interessadas, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, podem aderir aos princípios gerais da Iniciativa e participar deste processo de construção de programas de ensino no nível superior em prol da integridade e do compliance, incialmente, na área médica.

Webinar de lançamento da iniciativa Compliance na Formação do Profissional de Saúde

O webinar Compliance na Formação do Profissional de Saúde oficializou o lançamento da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde, 2 de setembro de 2020, pelos centros de estudos FGVethics e FGVsaúde e o apoio da Johnson & Johnson. O webinar reuniu profissionais renomados para um debate sobre as preocupações com a conformidade no ensino e na prática médica.

Para download do Termo de adesão à Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde, clique aqui

 

Webinar 1º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Em 14 de setembro de 2020, aconteceu o 1º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde. O 1º Encontro contou com as palestras de Roberto de Queiroz Padilha, professor da UFSCar e de Linamara Rizzo Battistella,  professora titular da FMUSP. Na sequência os participantes foram divididos em grupos  menores para debater sobre duas questões norteadoras da Iniciativa:

  • Qual é o seu entendimento do conceito de compliance e deste conceito aplicado à área da saúde?
  • Quais os temas/recomendações que você entende que não podem deixar de ser contemplados em uma disciplina voltada à compliance na medicina?

Para mais informações sobre o encontro, faça o download do pdf.

Para acessar a ata do 1º encontro, clique aqui

Para acessar as fotos do encontro, acesse a Galeria FGVEthics.

 

Webinar 2º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Em 28 de setembro de 2020, aconteceu o 2º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde. O 2º Encontro contou com a palestra de Alexandre da Cunha Serpa diretor de compliance para América Latina da Allergan Aesthetics, certificado em compliance (CCEP e CPC-A) e autor de livros em compliance. Na sequência os participantes foram divididos em grupos  menores para debater sobre duas questões norteadoras da Iniciativa:

  • Quais os desafios do Poder Público/Setor Privado/Sociedade Civil no combate à corrupção no setor da saúde?
  • Quais tópicos devem ser abordados nas disciplinas que tratarão dessas temáticas? Pensar em palavras-chave.

Para mais informações sobre o encontro, faça o download do pdf.

Para acessar a ata do 2º encontro, clique aqui

Para acessar as fotos do encontro, acesse a Galeria FGVEthics.

 

Webinar 3º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Em 13 de outubro de 2020, aconteceu o 3º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde. O 3º Encontro contou com as palestras de Renato Opice Blum, advogado, economista, mestre pela Florida Christian University, sócio Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados e de Cibelle Almeida,  administradora de empresas, pós-graduanda em Direito Digital e Proteção de Dados. Na sequência os participantes foram divididos em grupos  menores representativos do setor público, setor privado e sociedade civil para debater sobre duas questões norteadoras da Iniciativa:

  • Defina compliance em 5 palavras-chave, partindo da parte interessada que você está representando nesse momento
  • A partir das 5 palavras-chave acima mapeadas, escolha apenas 2 delas para serem trabalhadas numa escola de medicina. Quais seriam elas e por quê? Quais tópicos devem ser abordados nas disciplinas que tratarão dessas temáticas? Pensar em palavras-chave.

Para mais informações sobre o encontro, faça o download do pdf.

Para acessar a ata do 3º encontro, clique aqui

Para acessar as fotos do encontro, acesse a Galeria FGVEthics.

 

Webinar 4º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Em 26 de outubro de 2020, aconteceu o 4º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde. O 4º Encontro contou com a palestra de Carlos Eduardo Gouvêa Presidente Executivo da CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, vice-presidente da ABIIS – Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, da qual foi presidente de 2012 a 2017 e Diretor da ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais. Ocupa a posição de executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde e de Presidente da ALADDIV – Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro, entidade que reúne Academia, Governo e Iniciativa Privada em prol do segmento de diagnóstico no continente. Na sequência os participantes foram divididos em grupos menores representativos do setor público, setor privado e sociedade civil para debater sobre duas questões norteadoras da Iniciativa:

  • Como a cultura no setor da saúde impacta (positiva ou negativamente) a integridade e o comportamento de seus diversos atores?
  • Quais os elementos ligados à cultura organizacional que devem ser discutidos no contexto da formação do profissional de saúde? Seja o mais específico possível.

Para mais informações sobre o encontro, faça o download do pdf.

Para acessar a ata do 4º encontro, clique aqui

Para acessar as fotos do encontro, acesse a Galeria FGVEthics.

 

Webinar 5º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Em 9 de novembro de 2020, aconteceu o 5º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde. No 5º Encontro, os participantes tiveram acesso ao questionário pré-teste, que será aplicado nos alunos e residentes de escolas e faculdades de medicina e avaliaram as seguintes questões do questionário:

  • Tempo usado para responder o questionário

i. Suficiente

ii. Insuficiente

  • Descrever a experiência com o processo

i. Objetivo do questionário está claro?

ii. Os principais dilemas foram endereçados?

iii. Avaliar questões constantes do questionário e indicar sugestões para debate em plenária

Para mais informações sobre o encontro, faça o download do pdf.

Para acessar a ata do 5º encontro, clique aqui

Para acessar as fotos do encontro, acesse a Galeria FGVEthics.

 

Webinar 6º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Em 23 de novembro de 2020, aconteceu o 6º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde. O 6º Encontro contou com a apresentação de Joana Wrabetz, coordenadora da tradução e da promoção da iniciativa E4J/ UNODC para os países de língua portuguesa, do Projeto Educacional Education For Justice – E4J, da UNODC. Na sequência, os participantes tiveram acesso a uma primeira versão do material educacional que está sendo desenvolvido e avaliaram as seguintes questões:

  • A estrutura da Aula, conforme desenhada, encontra-se adequada?
  • Os objetivos de aprendizagem abarcam o que os alunos devem conhecer e assimilar numa disciplina de combate à corrupção e anticorrupção?
  • As atividades a serem realizadas pelos alunos, e as metodologias sugeridas, possibilitam o alcance dos objetivos estabelecidos?
  • Os materiais sugeridos são compatíveis com a forma de apresentar o conteúdo?
  • O sistema de avaliação é compatível com o conteúdo fornecido e os objetivos desenhados para o tópico?

Para mais informações sobre o encontro, faça o download do pdf.

Para acessar a ata do 6º encontro, clique aqui

Para acessar as fotos do encontro, acesse a Galeria FGVEthics.

 

Webinar 7º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Em 7 de dezembro de 2020, aconteceu o 7º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde. Nesse encontro foi apresentada a retrospectiva da Iniciativa, assim como os resultados da consulta pública referente à aula 1 Módulo 1 e os resultados preliminares do questionário com alunos e residentes de escolas de medicina e apresentados os próximos passos, para treinamento e formação do material educacional.

Para mais informações sobre o encontro, faça o download do pdf.

Para acessar a ata do 7º encontro, clique aqui

Para acessar as fotos do encontro, acesse a Galeria FGVEthics.

 

Apoio:

Parceiro Institucional:

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.