Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Compliance na Formação do Profissional da Saúde

O que é a Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde?

A Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde (Iniciativa) busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que enfatizam a importância da educação para acabar com a pobreza, para reduzir a corrupção e o suborno e para garantir uma maior integridade e a prosperidade para todos.

Por que a Iniciativa?

A entrada em vigor da Lei Anticorrupção no Brasil trouxe um importante incentivo para o desenvolvimento de instrumentos anticorrupção, como a preparação de materiais didáticos que busquem lutar contra o mal da corrução que assola o país. É reconhecido que problemas comuns exigem iniciativas também comuns, em especial quando se busca ampliar o conhecimento em temas de  integridade, transparência, combate à corrupção e compliance. Só por meio de uma atuação coletiva que é possível potencializar o impacto de ações individuais. Por essa razão, os centros de estudos FGVethics e FGVsaúde, com o apoio da Johnson & Johnson, uniram esforços para construir esta Iniciativa, através de uma ação coletiva, que tem por meta desenvolver programas de ensino no nível superior, juntamente com acadêmicos, especialistas e demais atores da área da saúde.

A quem se destina?

Inicialmente, a Iniciativa tem por objetivo a formação do profissional de medicina. Assim, através dessa Iniciativa se busca construir uma cultura de integridade através da disponibilização de programas de ensino no nível superior sobre compliance e da promoção da integração desses materiais nos currículos das escolas de medicina no país. De modo mais específico, a Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde desenvolverá módulos educacionais voltados ao estudo da integridade, transparência, anticorrupção e compliance para apoiar aos professores a ensinar esses tópicos nas escolas de medicina. Com isso, se espera criar uma compreensão mais clara dessas questões. A ideia é que esses módulos sejam utilizados como modelos de ensino autônomos e que possam ser utilizados como material didático para uma nova disciplina ou serem incorporados em disciplinas já existentes. Os módulos acadêmicos serão disponibilizados gratuitamente nos sites do FGVethics e do FGVsaúde. Com essa Iniciativa um maior número de universidades e faculdades de medicina poderão o ensino da integridade, da transparência, da luta contra a corrupção e do compliance.

Quem pode participar desta Iniciativa?

A área da saúde tem grande diversidade e multiplicidade de atores, dentre eles, os planos e sistemas de saúde, os hospitais, os fornecedores de suprimentos, os pacientes, os profissionais da saúde e o governo. Para o desenvolvimento dos materiais didáticos, a Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde pretende reunir acadêmicos e especialistas de universidades e faculdades de medicina brasileiras, ao lado dos principais atores da cadeia, sejam eles os profissionais dos planos de saúde, dos hospitais, dos fornecedores de suprimentos e do governo. A Iniciativa é um processo amplo, coletivo e plural de diálogo, de desenho e de implementação de materiais didáticos nas faculdades de medicina visando o  fortalecimento da integridade, transparência, prevenção e combate à corrupção e o compliance.

Quais serão os próximos passos?

Convidamos a todos para unir forças na Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde que formará os líderes de amanhã, inicialmente na área médica, ao capacitar a nova geração a enfrentar os desafios globais do mundo contemporâneo pós pandemia.

As pessoas interessadas, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, podem aderir aos princípios gerais da Iniciativa e participar deste processo de construção de programas de ensino no nível superior em prol da integridade e do compliance, incialmente, na área médica.

Webinar de lançamento da iniciativa Compliance na Formação do Profissional de Saúde

O webinar Compliance na Formação do Profissional de Saúde oficializou o lançamento da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde, 2 de setembro de 2020, pelos centros de estudos FGVethics e FGVsaúde e o apoio da Johnson & Johnson. O webinar reuniu profissionais renomados para um debate sobre as preocupações com a conformidade no ensino e na prática médica.

Para download do Termo de adesão à Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde, clique aqui

 

Webinar 1º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde

Em 14 de setembro de 2020, aconteceu o 1º Encontro da Iniciativa Compliance na Formação do Profissional da Saúde. O 1º Encontro contou com as palestras de Roberto de Queiroz Padilha, professor da UFSCar e de Linamara Rizzo Battistella,  professora titular da FMUSP. Na sequência os participantes foram divididos em grupos  menores para debater sobre duas questões norteadoras da Iniciativa:

  • Qual é o seu entendimento do conceito de compliance e deste conceito aplicado à área da saúde?
  • Quais os temas/recomendações que você entende que não podem deixar de ser contemplados em uma disciplina voltada à compliance na medicina?

Para mais informações sobre o encontro, faça o download do pdf.

Para acessar as fotos do evento, acesse a Galeria FGVEthics.

 

Apoio: