Lara Elena Ramos Simielli

Lara Elena Ramos Simielli

Lara Simielli é professora do Departamento de Gestão Pública na Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Doutora e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas e Bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição. Foi pesquisadora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, em 2014, sob orientação dos Profs. David Plank e Martin Carnoy. Trabalhou, nos últimos 15 anos, para o governo, para organizações do terceiro setor e para organismos internacionais, tendo atuado como Oficial de Projetos no Setor de Educação da UNESCO, como Diretora Acadêmica da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e como professora no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Como consultora, tem desenvolvido projetos para o BID, UNESCO, CNI, Ministério da Educação, Fundação Carlos Chagas, Instituto Ecofuturo, Instituto Unibanco, dentre outros. Seus interesses de pesquisa envolvem: planejamento estratégico e gestão de políticas públicas, avaliação e monitoramento de projetos, política educacional e equidade.

 

Artigos: 

SIMIELLI, LARA; Students' Access to Qualified Teachers is Unequal, But How Much? measuring gaps and trends in Brazil. International Journal of Educational Development, v. 102, p. 102837, 2023.

SIMIELLI, LARA; Revisão Sistemática da Literatura Brasileira Sobre Diretores Escolares. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas, impresso), v. 52, p. 13-14, 2022.

LOUZANO, PAULA; SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS. Charter Schools: A U.S. Case Study and Implications for Brazil. Education Policy Analysis Archives, v. 28, p. 38, 2020.

SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS. Equidade e Oportunidades Educacionais: O Acesso a Professores no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 25, p. 46, 2017.

SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS; ZOGHBI, ANA CAROLINA PEREIRA. Relação entre Investimento Financeiro e Indicadores Educacionais no Brasil. Meta: Avaliação, v. 9, p. 272-300, 2017.

SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS. Coalizões em Educação no Brasil: Relação com o Governo e Influência sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Revista de Administração Pública (Impresso), v. 47, p. 567-586, 2013.

SIMIELLI, L. E. R. Sobral: A Definição das Políticas Públicas a Partir da Participação Popular. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 13, p. 43-53, 2008.

 

Livro: 

WEINSTEIN, J.; SIMIELLI, LARA; SIMIELLI, L. E. R. Liderança Escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil. 1. ed. Brasília: UNESCO, 2022.

 

Capítulos de livros: 

SIMIELLI, L.; SANTOS, A. F. Retos y Aprendizages para el Liderazgo Escolar en el Período de la Pandemia en Brasil. In: Antonio Bolívar, Gonzalo Munoz, José Weinstein, Jesús Domingo (coords) (Org.) Liderazgo educativo en tiempos de crisis. 1ed.Granada: Universidad de Granada, 2022, v., p. 207-226.

SIMIELLI, LARA; Literatura Sobre Diretores Escolares no Brasil: características e internacionalização. Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil. 1ed.Brasília: UNESCO, 2022, v. 1, p. 161-172.

SIMIELLI, L.; SANTOS, A. F. Retos y Aprendizages para el Liderazgo Escolar en el Período de la Pandemia en Brasil. In: Antonio Bolívar, Gonzalo Munoz, José Weinstein, Jesús Domingo (coords). (Org.). Liderazgo Educativo en Tiempos de Crisis. 1ed.Granada: Universidad de Granada, 2022, v. , p. 207-226.

MASSONETTO, A. P.; SEGATTO, C. I.; SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS; ABRUCIO, F. L. Las Transferencias Intergubernamentales en la Educación Brasilena: Un Análisis del Papel de los Directivos de las Escuelas. In: Alejandro Alejo Pompilio Aguilar Miranda; Joel Mendoza Ruiz; Eduardo José Grin; Roberto Moreno Espinosa. (Org.). Federalismo y Relaciones Intergubernamentales en México y Brasil. 1ed.Ciudad de México: Editorial Fontamara, 2017, v. 1, p. 203-220.

SIMIELLI, L. E. R. Sobral: Defining Public Policies with Basis on Citizen Participation - Brazil. In: Rhoda Kadalie (Org.). (Org.). Community Participation and Public Service (Series Learning from Innovations). São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania, 2008, v., p. 5-10.

 

 

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