Fernanda Cassab Carreira
Doutora em Estudos Organizacionais, mestre em Gestão para Competitividade com ênfase em Sustentabilidade, pós-graduada em Gestão de Sustentabilidade e graduada em Administração de Empresas pela FGV EAESP. Seus interesses de pesquisa incluem o ensino crítico de gestão, com foco em práticas pedagógicas e ensino para sustentabilidade no contexto de desafios globais, como as mudanças climáticas e o Antropoceno.Atualmente é vice-coordenadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (FGVces), onde já atuou como coordenadora do Programa de Formação Integrada para Sustentabilidade, coordenadora da Plataforma Empresas pelo Clima e Secretária Executiva responsável pelo planejamento estratégico e captação de recursos. Também é professora de disciplinas na graduação, MBAs e mestrados profissionais da FGV EAESP, incluindo cursos para estudantes internacionais, e foi coordenadora do Master em Administração: Sustentabilidade. Além disso, ministra formações e treinamentos em programas de educação executiva.É membro do Conselho Consultivo da Network for Business Sustainability (NBS), uma rede com mais de 200 centros de estudos em sustentabilidade ligados a escolas de negócios ao redor do mundo.Em sua trajetória profissional, foi consultora na PwC na área de Strategy Organization, e na Significa, onde desenvolveu políticas de sustentabilidade, investimento social privado e responsabilidade social corporativa. Também atuou nas ONGs Associação Prato Cheio e Associação Franquia Solidária.
Artigos:
CARREIRA, F. C.; BARRETTO, R.; SANTIAGO, I.; BRUNSTEIN, J. Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: oportunidades para uma aprendizagem transformadora. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 63, n.1, p. 1-21, 2023.
CARREIRA, F. C.; APPUGLIESE, G. A; BARRETTO, R.; MONZONI, M. Agora Tudo On-line: análise da migração de uma disciplina baseada na aprendizagem transformadora. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 13, p. 1-17, 2023.
MONZONI, M.; CARREIRA, F. C. O Metaverso do ESG. GV Executivo, v. 21, p. 4-12, 2022.
CARREIRA, F. C.; GROSS, A. A.; GAY, P.; SILVA, C. R. Techno Futurist, Sustained Inequalities and Eco-utopia: speculative imaginaries of Business Education in 2050. Futures, v. 144, 2022.
SANTIAGO, I.; CARREIRA, F. C.; AGUIAR, ANA CAROLINA; MONZONI, M. Increasing Knowledge of Food Deserts in Brazil: the contributions of an interactive and digital mosaic produced in the context of an integrated education for sustainability program. Journal of Public Affairs, v. e1894, 2018.
CARREIRA, F.; AGUIAR, ANA CAROLINA; ONÇA, F.; MONZONI, M. The Celsius Game: an experiential activity on management education simulating the complex challenges for the two-degree climate change target. The international Journal of Management Education, v. 15, p. 350-361, 2017. Doi: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2017.03.012
AGUIAR, ANA CAROLINA; CARREIRA, F.; DE GÓES, V. L.; MONZONI, M. Formação Integrada para Sustentabilidade: impactos e caminhos para transformação. RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 7, p. 161-176, 2016. Doi: https://doi.org/10.13059/racef.v7i3.396
Capítulos de Livros
CUNLIFFE, A. L.; AGUIAR, ANA CAROLINA; DE GÓES, V. L.; CARREIRA, F. C. Radical-Reflexivity and Transdisciplinarity as Paths to Developing Responsible Management Education. In: Dirk C. Moosmayer; Oliver Laasch; Carole Parkes; Kenneth G. Brown. (Org.). The SAGE Handbook of Responsible Management Learning and Education. 1ed.New York: Sage Publishing, 2020, p. 1-640.
AGUIAR, ANA CAROLINA; CARREIRA, F. C.; MONZONI, M. Leadership Education for Sustainability. In: Josef Wieland; Julika Baumann Montecinos. (Org.). Brazilian Perspectives on Transcultural Leadership. 1ed.Marburg: Metropolis-Verlag, 2020, p. 51-69.