Cleber da Costa Figueiredo

É doutor em estatística pela USP (2009), bem como mestre em estatística pela mesma universidade (2004). Realizou sua formação básica, no âmbito de graduação, em matemática (2001), também no IME-USP. Durante a graduação, realizou duas iniciações científicas: uma em geometria diferencial, que não deu continuidade, e outra junto ao departamento de estatística da USP, em modelos de regressão. Ao ser contemplado com uma bolsa da FAPESP, optou por continuar na área de estatística. O que foi uma excelente escolha. Ao término da graduação, recebeu a menção honrosa por ter se destacado no curso, o que lhe garantiu o ingresso direto ao curso de pós-graduação. Durante o mestrado, pleiteou e recebeu bolsa da FAPESP e, durante o doutorado, foi bolsista do CNPq. Sua primeira experiência docente ocorreu aos 16 anos de idade, quando trabalhou em um projeto da Obra Kolping do Brasil, alfabetizando adultos na periferia de Suzano. Foi estagiário do Centro de Computação Eletrônica da USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Já no ensino superior, suas primeiras experiências se deram nos próprios cursos do IME-USP, dado que foi monitor de diversas disciplinas, entre as quais: cálculo para uma variável real, álgebra linear, cálculo no Rn e via WebCT, noções de estatística (por três anos) e introdução à probabilidade e estatística. Nos programas de aperfeiçoamento de ensino da USP, trabalhou com estatística descritiva, análise de sobrevivência e séries temporais. Recebeu, em 2004, um convite para trabalhar como monitor no antigo IBMEC, São Paulo. Desse dia em diante, foi professor do ensino público (FATEC - aprovado em concurso público) e privado (EESP-FGV - Metodista - UNIVEM), consolidando-se como professor da ESPM e da EAESP-FGV, onde hoje atua, principalmente, em análise multivariada de dados, inferência clássica e bayesiana, modelos de regressão e econométricos.
Artigos:
FIGUEIREDO, C. C.; ANTONIOLI, M. E.; GIL, P. G. Effectiveness of a Digital Media Literacy Program for Brazilian Older Adults. Comunicação, Mídia e Consumo (online), v. 20, p. 219-239, 2023.
MALVEZZI, M.; SANTANA, F. F.; FIGUEIREDO, C. C. Psychological Well-being and Covid-19: psychological impacts of quarantine on the Brazilian population. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 26, p. 117-127, 2021.
LANFREDI, J. V. S. R.; SANTANA, F. F.; FIGUEIREDO, C. C. Work-related Values: a comparative study of individuals of the Generation Y from different socioeconomic classes in Brazil. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia (impresso), v. 11, p. 72-90, 2018.
MUTA, A. A.; FIGUEIREDO, C. C.; FERNANDES, O. A. Evidências da Política Monetária Brasileira de Controle Inflacionário. Revista de Finanças e Contabilidade da UNIMEP, v. 5, p. 1-21, 2018.
FIGUEIREDO, C. C.; SILVA, A. F. Application of Regression Modeling to Data Observed Over Time. Internext (São Paulo), v. 13, p. 42-50, 2018.
FIGUEIREDO, C. C.; KUAZAQUI, E. Open Market and Fundamental Skills of an Entrepreneur under Brazilian New Managers' Point of View. International Journal of Entrepreneurship, v. 21, p. 1-15, 2017.
FIGUEIREDO, C. C.; AVRICHIR, I.; BARBOSA, R. A. P. A Personalidade de Empreendedores e Gerentes de Loja Medida via Teoria do Big Five. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 19, p. 70-94, 2017.
GUEDES NETO, M.; AVRICHIR, I.; SILVA, D.; FIGUEIREDO, C. C. Adaptação e Validação de Instrumento de Medida de Competências Interculturais para Estudantes Universitários Brasileiros. REGE. Revista de Gestão USP, v. 23, p. 20-30, 2016.
MACLENNAN, M. L. F.; AVRICHIR, I.; FIGUEIREDO, C. C. Export Performance in Emerging Markets: upgrading evidence from a cluster in Brazil. International Journal of Business and Emerging Markets, v. 7, p. 186-202, 2015.
FIGUEIREDO, C. C.; PELAES FILHO, O.; KUAZAQUI, E. Plan, Manage or Evaluate? When it comes to retail, which is the vision of the financial managers? Business Management Review (BMR), v. 4, p. 596-602, 2015.
FIGUEIREDO, C. C.; ACCORSI, A.; KUAZAQUI, E. How to Arbitrate in an Optimal Portfolio from the Greater Brazilian Commodity Assets? An arbitrage pricing model for the post crisis. Business Management Review (BMR), v. 5, p. 21-29, 2015.
MUTA, A. A.; FIGUEIREDO, C. C. Um Modelo de Previsão para o IPCA: como a modelagem econométrica pode ser útil para estimá-lo antes das apurações oficiais. Anais do Seminário de Iniciação Científica da ESPM, v. 3, p. 1-13, 2014.
MORAES, S. G.; STREHLAU, V. I.; FIGUEIREDO, C. C. País ou Marca: influências na intenção de compra. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia (impresso), v. 6, p. 221-233, 2013.
SAITO, C. S.; FIGUEIREDO, C. C.; ROCHA, I.; BELCK, A. R.; HADDAD, H.; DEMIDIO, M. As Práticas de Marketing nas Empresas Industriais do Setor de Alimentos. Marketing (São Paulo), v. 445, p. 41-47, 2010.
FIGUEIREDO, C. C.; BELCK, A. R.; PELAES FILHO, O. O Ferramental Financeiro da Indústria de Alimentos Brasileira: perspectivas e desafios para um mercado globalizado. Revista da ESPM, v. 17, p. 90-97, 2010.
FIGUEIREDO, C. C.; BOLFARINE, H.; SANDOVAL, M. C.; Lima, C. R. O. P. On the Skew-normal Calibration Model. Journal of Applied Statistics, v. 37, p. 435-451, 2010.
FIGUEIREDO, C. C.; SANDOVAL, M. C.; BOLFARINE, H.; LIMA, C. R. O. Skew-normal Linear Calibration: a Bayesian perspective. Journal of Chemometrics (online), v. 22, p. 472-480, 2008.
Capítulos de livros:
CORREA JUNIOR, C. B.; OLIVEIRA, C. L. C.; SAITO, C. S.; FIGUEIREDO, C. C.; KUAZAQUI, E.; RODRIGUES, F.; CARVALHO, F. C. A.; VOLPATO, L. A.; NAKAGAWA, M.; FERNANDES, O. A.; PELAES FILHO, O.; SANTI, P.; MANZINI, R. B.; CRUZ, R. C.; CAMANHO, R. O Papel da Pesquisa e da Natureza das Variáveis dentro das Ciências Sociais Aplicadas. In: Edmir Kuazaqui. (Org.). Administração por Competências. 1ed.São Paulo: Almedina, 2020, v. 1, p. 81-117.
FIGUEIREDO, C. C.; SANDOVAL, M. C.; BOTTER, D. A. Transformação de Box-Cox em Modelos de Regressão Linear. In: Lopes, Vinicius Cifú. (Org.). Alguns Trabalhos do IME-USP para o 9º SIICUSP. São Paulo: IME-USP, 2002, v. I, p. 45-85.