Ana Carolina Pires de Aguiar

Ana Carolina Aguiar é mestre e doutora em Estudos Organizacionais pela FGV EAESP, com especializações em Gestão pela Harvard Extension School e Psicologia Positiva pela Universidade da Pensilvânia. Também é Coach pelo International Coaching Institute (ICI). Por dez anos, atuou em grandes empresas como Natura, Unilever e Bunge Alimentos nas áreas de Marketing, Branding e Educação Corporativa. Hoje é professora da FGV nas áreas de Organizações e Sustentabilidade. Tem como foco de pesquisa e prática os temas de Diálogo, Desenvolvimento Organizacional Dialógico, Educação, Cultura e Liderança para Gestão Responsável. Colaborou com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV entre 2016 e 2020, quando apoiou o lançamento e a coordenação da Linha de Sustentabilidade do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade. Além da prática docente, atua como consultora junto a empresas privadas e do terceiro setor. Idealizou a rede Sustentabilistas para ser um espaço de desenvolvimento do profissional da sustentabilidade em competências como diálogo, pensamento complexo, relacionamento com stakeholders e gestão responsável: www.sustentabilistas.com.br
Artigos:
NOGUEIRA, JOSÉ MARCELO MAIA; RODRIGUES, CAIO CESAR COELHO; AGUIAR, ANA CAROLINA. Enlightenment, Critical Theory, and the Role of Business Schools in the Anthropocene. RGSA (ANPAD), v. 15, p. e02816, 2021.
AGUIAR, A. C. P.; TONELLI, MJ. Dialogic Organization Development and Subject-Object Dualism: a social constructionist perspective on dialogic methods in an organizational context. Journal of Applied Behavioral Science, v. 54, p. 457-476, 2018.
SANTIAGO, ISABELLA CRUVINEL; CARREIRA, FERNANDA CASSAB; AGUIAR, ANA CAROLINA PIRES DE; MONZONI, MARIO PRESTES. Increasing Knowledge of Food Deserts in Brazil: the contributions of an interactive and digital mosaic produced in the context of an integrated education for sustainability program. Journal of Public Affairs, v. nd, p. e1894-8, 2018.
CARREIRA, FERNANDA ; AGUIAR, ANA CAROLINA; ONÇA, FABIANO; MONZONI, MARIO. The Celsius Game: an experiential activity on management education simulating the complex challenges for the two-degree climate change target. The International Journal of Management Education, v. 15, p. 350-361, 2017.
PIRES AGUIAR, ANA CAROLINA; CARREIRA, FERNANDA; DE GÓES, VICENTE LOURENÇO; PRESTES MONZONI NETO, MARIO. Formação Integrada para Sustentabilidade: impactos e caminhos para transformação. RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 7, p. 162-176, 2016.
Capítulos de Livros:
CUNLIFFE, A.; AGUIAR, A. C. P.; GOES, V.; CARREIRA, F. Radical-reflexivity and Transdisciplinarity as Paths to Developing Responsible Management Education. In: Dirk C. Moosmayer; Oliver Laasch; Carole Parkes; Kenneth G. Brown. (Org.). The SAGE Handbook of Responsible Management Learning and Education. 1ed.London: Sage Publications, 2020, v. , p. 298-314.
AGUIAR, A. C. P.; CARREIRA, F.; MONZONI, M. Leadership Education for Sustainability. In: Wieland, Josef; Baumann Montecinos, Julika. (Org.). Brazilian Perspectives on Transcultural Leadership. 1ed.Marburg: Metropolis-Verlag, 2020, v. 1, p. 51-70.