Adriana Miguel Ventura
Adriana Ventura é professora de gestão e empreendedorismo, empreendedora e deputada federal, eleita em 2018, pelo Partido Novo/SP.
Formada em administração pública, Adriana tem mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2004). Durante o mestrado, realizou estudos na École Superière des Sciences Économiques (ESSEC), em Paris. Desde 2005, é professora dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV/EAESP. Tem larga experiência em administração, recursos humanos e relações de trabalho com ênfase em comunicação, negociação e empreendedorismo, tendo aplicado treinamentos e workshops em empresas como Itaú, Bayer, Kraft Foods, OAS, Elektro, Seara Cargill, Telefônica, Pirelli, Volkswagen, Votorantim dentre outras.
Entre 2010 e 2018, atuou como vice-presidente e conselheira na Fundação Julita, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social no Jardim São Luís, na cidade de São Paulo.
Adriana é fundadora do Espaço 10x21- Arte em Movimento, destinado a produções culturais e artísticas; sendo idealizadora do projeto "Mestres da Dança", iniciativa de valorização e resgate da memória e prática dos maiores mestres de ballet do Brasil (www.mestresdadanca.com.br)
Em 2018, candidatou-se e elegeu-se deputada federal com uma campanha curta e focada nos valores em que acredita – ética e integridade, não por acaso, temas da sua tese de doutorado.
Na Câmara dos Deputados, defende os eixos escolhidos para sua campanha – educação empreendedora, ética e resgate de valores. Em uma de suas primeiras ações no Congresso, capitaneou a formação da Frente Parlamentar Mista Ética contra a Corrupção. É vice-presidente da Frente Parlamentar da Economia Criativa e ainda faz parte da Comissão de Saúde, Seguridade Social e Família, da Comissão de Educação e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Artigos:
VENTURA, ADRIANA MIGUEL. O Negócio é Criatividade. GV Executivo, v. 17, p. 30-33, 2018.
VENTURA, A. M. Evolução e Tendências da Feira de Empreendedorismo da EAESP FGV. GVnovos negócios, v. 6, p. 7-10, 2015.
VENTURA, A. M. Interface entre Motivação e Liderança. Revista da ESPM, v. 10, p. 34-41, 2003.
Capítulos de livros:
VENTURA, A. M.. Não Faço Política de Gênero. In: Juliana Fratini. (Org.). Princesas de Maquiavel: Por mais Mulheres na Politica. 1ed.São Paulo: Matrix, 2021, v. 1, p. 1-2.
VENTURA, A. M.; LIMA, M. C.; CARONA, N. F.; PORTO, R. M. Reminiscências Afetivo-Profissionais de um Semiótico Grupo. In: BARROS, D. L.P.; FIORIN, J. L. (Org.). A Fabricação dos Sentidos. São Paulo: Paulistana, 2008, v., p. 27-36.