Simone Ruchdi Barakat

Simone Barakat é Mestre e Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e graduada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Realizou estágio doutoral na Darden School of Business, University of Virginia, e foi pesquisadora visitante na SDA Bocconi. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Administração e faz parte de sociedades científicas como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e a Academy of Management (AOM). Atua como editora associada da RAUSP Management Journal, coordenadora adjunta da área de Estratégia em Organizações dos Seminários em Administração (SEMEAD) e líder do tema Gestão para Stakeholders e ESG da ANPAD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão para stakeholders, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.
Artigos:
BARAKAT, SIMONE R.; WICKS, ANDREW C. Enacting Stakeholder Responsibility: Insights From a Structured Healthcare Program. Business Ethics The Environment & Responsibility, early view, 2025.
BARAKAT, SIMONE R.; FERRAZ DE CAMPOS, JOSÉ GUILHERME . Editorial: Methodological Approaches to Addressing Grand Challenges in Management Research. Rausp Management Journal, v. 59, p. 330-334, 2024.
SARTURI, G.; BARAKAT, S. R.; GOMES, R. C. Stakeholder Theory in the Public Sector Domain: a bibliometric analysis and future research agenda. Review Of Policy Research, 2023.
RUDOLPH, L. T. B.; SUTTER, M.B.; BARAKAT, S. R. The Emergence of a New Business Approach in the Fashion and Apparel Industry: the ethical retailer. Journal of Macromarketing, 2023.
BARAKAT, SIMONE R.; BOAVENTURA, JOÃO MAURÍCIO G.; GABRIEL, MARCELO L.D.S. Organizational Capabilities and Value Creation for Stakeholders: evidence from publicly traded companies. Management Decision, v. 60, p. 2311-2330, 2022.
BARAKAT, SIMONE RUCHDI; SANTOS, NATALIA LUIZ DOS; VIGUELES, MICHELLE CAÇAPAVA. Engajamento de Stakeholders em Empresas da Economia Criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 20, p. 436-451, 2022.
ROCHA, R. T.; BARAKAT, S. R.; ALVES, C. A. The Relationship between Hospitality and Trust among Stakeholders: a study in veterinary clinics and hospitals. International Journal of Hospitality Management, p. 103385-103835, 2022.
CASTILHO, ALEXANDRE RAFAEL BARBOSA; BARAKAT, SIMONE RUCHDI. The Relationship between Climate Change Mitigation Strategies and the Financial Performance of Brazilian Companies. Journal of Industrial Ecology, v. 26, p. 1294-1305, 2022.
BARAKAT, S. R.; WADA, E. K. Stakeholder Theory in the Hospitality Field: insights drawn from a systematic literature review. Hospitality & Society, v. 1, p. 1-25, 2021.
LEITE, G. F.; BARAKAT, S. R.; STOCKER, F. Estratégias de Diferenciação para Foodservice: análise do mix e capacidades de marketing em restaurantes. Revista de Administração da UNIMEP, v. 19, p. 148-174, 2021.
BARAKAT, S. R.; PARENTE, T. C.; SARTURI, G. Priorização de Stakeholders em Empresas Familiares: um ensaio teórico. REGEPE, v. 9, p. 331-360, 2020.
MASCENA, K. M.; BARAKAT, S. R.; ISABELLA, G.; FISCHMANN, A. A. The Influence of Board Structure and Ownership Concentration on GRI Reporting. RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios, v. 22, p. 608-627, 2020.
LANGRAFE, T.F.; BARAKAT, S. R.; STOCKER, F.; BOAVENTURA. J.M.G. A Stakeholder Theory Approach to Creating Value in Higher Education Institutions. The Bottom Line (New York, N.Y.), v. 33, p. 297-313, 2020.
MARGUTTI, A.; MARQUES, R. B.; ALVES, C. A.; BARAKAT, S. R. Retail Hospitality in the City of São Paulo. Journal of Tourism Quarterly, v. 2, p. 14-21, 2020.
GATTÁS, P. F.; Ferraz de Campos, J.G.; BARAKAT, S. R.; ORSATO, R. J. Ecosystem Services Valuation by Pioneering Companies. International Journal of Innovation and Sustainable Development, v. 13, p. 479-497, 2019.
BARAKAT, S. R.; Ferraz de Campos, J.G. Organizações e Sustentabilidade: para além da mitigação das mudanças climáticas - momento de pensarmos em adaptação. Organizações e Sustentabilidade, v. 7, p. 3-5, 2019.
BARAKAT, S. R.; MASCENA, K. M.; SARTURI, G.; TAKENOUCHI, P. I. Recursos Intangíveis e a Relação entre Desempenho Social e Desempenho Financeiro em Empresas Brasileiras. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 17, p. 40-65, 2019.
ORSATO, RENATO J.; FERRAZ DE CAMPOS, JOSÉ GUILHERME; BARAKAT, SIMONE R. Social Learning for Anticipatory Adaptation to Climate Change: evidence from a community of practice. Organization & Environment, v. 32, p. 416-440, 2018.
BARAKAT, S. R.; BOAVENTURA. J.M.G.; POLO, E.F. Alinhamento Estratégico da Responsabilidade Social Corporativa: um estudo de caso no setor bancário brasileiro. READ. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 23, p. 206-233, 2017.
BARAKAT, S. R.; LANGRAFE, T.F.; MACLENNAN, M. L. F.; BOAVENTURA. J.M.G. Análise dos Fatores Condicionantes da Gênese de Clusters de Empresas. Gestão & Regionalidade (online), v. 33, p. 136-152, 2017.
ORSATO, R. J.; BARAKAT, S. R.; Ferraz de Campos, J.G. Organizational Adaptation to Climate Change: learning to anticipate energy disruptions. International Journal of Climate Change Strategies and Management, v. 9, p. 645-665, 2017.
MACLENNAN, M. L. F.; BARAKAT, S. R. Environmental Strategies in Emerging Markets as a Source of Competitive Advantage. International Journal of Business and Emerging Markets, v. 9, p. 332, 2017.
SARTURI, G.; BARAKAT, S. R.; MASCENA, K. M.; FISCHMANN, A. A. Fairness or Arms-length: stakeholder management approach in the banking industry. Organizações e Sustentabilidade, v. 4, p. 3-29, 2017.
BARAKAT, S. R.; FREITAS, L. P.; BOAVENTURA. J.M.G.; MACLENNAN, M. L. F. Legitimidade: uma análise da evolução do conceito na teoria dos stakeholders. Revista de Ciências da Admistração, v. 1, p. 66, 2016.
BARAKAT, S. R.; SANCHES, M. V.; MACLENNAN, M. L. F.; POLO, E.F.; OLIVEIRA JUNIOR, M. M. Associação entre Desempenho Econômico e Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo. Gestão & Regionalidade (online), v. 32, p. 127-142, 2016.
BARAKAT, S. R.; POLO, E.F. Implicações Estratégias da Responsabilidade Social Corporativa. RGSA (ANPAD), v. 10, p. 37, 2016.
BARAKAT, S. R.; ISABELLA, G.; BOAVENTURA. J.M.G.; MAZZON, J. A. The Influence of Corporate Social Responsibility on Employee Satisfaction. Management Decision, v. 54, p. 2325-2339, 2016.
MASCENA, K. M.; BARAKAT, S. R.; FISCHMANN, A. A. Relação entre Características do Conselho de Administração e Monitoramento. Revista de Administração Faces Journal, v. 15, p. 127-143, 2016.
SUTTER, M.B.; BARAKAT, S. R.; MASSAINI, S.A.; PORTO, M. C. G.; MARINHO, B. L. Estudo sobre a Utilização de Atributos da Identidade Cultural Brasileira como Fonte de Vantagem Competitiva no Segmento de Moda. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 16, p. 130-156, 2015.
ORSATO, RENATO J.; DE CAMPOS, JOSÉ GUILHERME F.; BARAKAT, SIMONE R.; NICOLLETTI, MARIANA; MONZONI, MARIO. Why Join a Carbon Club? A study of the banks participating in the Brazilian - Business for Climate Platform. Journal of Cleaner Production, v. 96, p. 387-396, 2015.
MASSAINI, S.A.; BARAKAT, S. R.; GOUVEA, M.A.; POLO, E.F. Empreendedorismo e Competitividade Global: uma análise multivariada de dados. RGO. Revista Gestão Organizacional (Online), v. 5, p. 259-271, 2012.
Capítulos de livros:
BARAKAT, SIMONE R.; CAMPOS, J. G. F. A Latin American Perspective on Humanizing Business. In: Michel Dion; R. Edward Freeman; Sergiy D. Dmytriyev. (Org.). Humanizing Business: what humanities can say to business. 1ed.Switzerland: Springer, 2022, v. 1, p. 1-710.
ORSATO, R. J.; BARAKAT, S. R.; CAMPOS, J. G. F. Sustainability Strategies: research and practice in International Business. In: Mellahi; Meyer; Narula; Surdu; Verbeke. (Org.). The Oxford Handbook of International Business Strategy. 1 ed.Oxford: Oxford University Press, 2021, v. 1, p. 1-500.
BARAKAT, SIMONE R.; Sarturi, Greici; de Mascena, Keysa Manuela Cunha. Country Development Stage and the Level of Corporate Social Disclosure. In: Newburry W.; Liberman L.; Oliveira Jr. M. (Org.). Contemporary Influences on International Business in Latin America. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 77-100.














