Ergon Cugler de Moraes Silva

Orientador

Gabriela Spanghero Lotta

Ano da defesa

2024

Ergon Cugler de Moraes Silva possui Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV), MBA em Data Science & Analytics pela Universidade de São Paulo (USP) e é Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Atualmente vinculado ao programa de pós-graduação em Data Science for Social and Business Analytics da Universitat de Barcelona. Atuou como pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), onde trabalhou com estratégias de enfrentamento à desinformação como membro do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública. Atualmente, vinculado à Fundação Getulio Vargas (FGV) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), colaborando como pesquisador por meio do Laboratório de Estudos sobre Desordem Informacional e Políticas Públicas (DesinfoPop) e do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (FGV CEAPG).

Título: Desinformação em nível de rua: como Agentes Comunitários de Saúde lidam com hesitação vacinal dos cidadãos.
Link: 
https://hdl.handle.net/10438/35149

Perfil Acadêmico-Profissional

Ergon Cugler é Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e contribui com o Governo Federal, na Estratégia Nacional de Enfrentamento à Desinformação e no Comitê Saúde com Ciência. É um dos três jovens do Continente na UNESCO IESALC Youth Advisory Board, representando a América Latina e o Caribe. Possui mais de 350 contribuições, considerando papers científicos, ensaios, aulas, palestras, workshops e consultorias internacionalmente. Mestre em Administração Pública e Governo (FGV EAESP), Pós-Graduado MBA em Data Science & Analytcs (USP ESALQ) e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas (USP EACH). Em 2022, foi elencado pelo Anuário da Cause como um dos pesquisadores em tendência no ano e é autor de artigo utilizado no material oficial das escolas do Estado de São Paulo, além de provas em universidades e em questões de concurso público. É associado ao Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), colabora com o Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP), com o Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP), com o Tracker (OxCGRT) da Blavatnik School of Government (BSG), da Oxford University e com o Monitor do Debate Político no Meio Digital (Monitor USP). Foi o mais jovem Conselheiro da primeira gestão da Agenda 2030 da ONU em São Paulo, entre 2020 e 2022. Atualmente, representa o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé na Coalizão Direitos na Rede (CDR), na Sala de Articulação contra a Desinformação (SAD) e na Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). É também embaixador da Open Knowledge Brasil (OKBR) e do Programa Youth, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Integrou a diretoria executiva da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), base da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além da diretoria executiva da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE), base da União Nacional dos Estudantes (UNE). Compôs também a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Considerando gabinetes parlamentares e campanhas eleitorais, já prestou consultorias profissionais para mais de 50 projetos, além de entidades e organizações públicas, tendo inclusive residido no exterior, na atuação de campanhas eleitorais.

Data da atualização do Perfil Acadêmico-Profissional

23/11/2024
Ensino

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.