• Educação

Alumni Day: celebrando 70 anos de excelência e protagonismo da FGV EAESP

14.11.2024

No último sábado (9), recebemos no Auditório 9 de Julho a edição de 2024 do Alumni Day. Repleto de conexão, reencontros e networking, contamos com a presença de membros da comunidade FGV EAESP e com palestras de membros da direção, professores e ex-alunos de destaque no mercado. Contamos aqui um pouco de como foi esse dia especial!

 

Todos os anos, o Alumni da FGV EAESP realiza o Alumni Day, um dia para reencontrarmos ex-colegas de sala e professores queridos, e também para nos reconectarmos com a Escola e todo seu impacto.

Como neste ano a EAESP comemora seus 70 anos, o evento foi especial. Com o tema “O Brasil de 1954 e o de hoje”, contamos com palestras de professores da casa, membros da direção e de ex-alunos de destaque no mercado.

Após uma recepção com barrinhas de presente da Naked Nuts e coffee especial com degustação da Chocolate Du Jour, a coordenadora do Alumni, Camila Figueiredo, fez o discurso de abertura no Auditório 9 de Julho, e passou a voz para Luiz Artur Ledur Brito, diretor da FGV EAESP, dar as boas-vindas.

Em sua fala, Brito comentou sobre o momento atual da Escola e de como o novo prédio é um marco em nossa história, quebrando barreira de espaço físico que possuíamos.

Na sequência, o vice-presidente da FGV, Clovis de Faro trouxe a visão da Fundação sobre a criação da EAESP.

Clovis contou como Simões Lopes, braço direito de Getulio Vargas, teve a missão de realizar o primeiro concurso público para profissionalização da gestão pública. Assim nasceu a EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, mas desde lá já havia o interesse de se criar um curso também em São Paulo.

 

Primeiro bloco: “O Brasil de 1954”

Para começarem as palestras do tema do evento, o professor e ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira apresentou o texto “O Brasil após-guerra e a EAESP”. Um prato cheio de história do contexto social, político e econômico do nosso país, além da visão de Bresser-Pereira sobre a EAESP em seu início. Você pode conferir o texto na íntegra clicando aqui.

Em seguida, o professor Carlos Osmar Bertero, com seu bom humor, destacou o pioneirismo da EAESP em criar uma escola de administração no Brasil, algo que recebeu diversas críticas por se acreditar que os cursos de Direito e Contabilidade já passavam o conhecimento necessário para de administrar uma empresa.

Bertero também contou sobre a forte influência da Michigan State University no jeito de se lecionar na Escola, e sobre como a EAESP foi inovadora em introduzir os estudos sobre Marketing antes de outras universidades no país.

Fechando o bloco, tivemos a fala da professora Maria José Tonelli, que foi editora da Revista de Administração de Empresas (RAE).

Ela destacou que, a profissão do administrador foi construída ao longo do tempo, e a EAESP foi protagonista na moldagem dela.

A professora comentou também que, desde sua fundação, a Escola já trazia artigos críticos e políticos, que tratavam do contexto socioeconômico.

 

Segundo bloco: “O Brasil de hoje”

Na última parte do evento, contamos com a presença ilustre de dois grandes ex-alunos da casa: Candido Bracher, integrante do conselho de administração do Banco Itaú, e de Deborah Vieitas, conselheira independente da Iochpe-Maxion AS e do Banco Santander, e membro do conselho consultivo da UNICEF Brasil.

Bracher, com sua experiência de mercado, nos disse que “administração não é uma ciência, é uma prática”, e trouxe uma visão sobre o que leva empresas ao sucesso e ao declínio.

Por fim, também comentou sobre a amplitude de conhecimento que o curso traz, e como a formação multifacetada se adapta em um mundo com mudanças em ritmo acelerado.

Ainda sobre a EAESP, Vieitas comentou que o curso sempre foi moderno. Relembrou que o Centro Acadêmico foi resistência durante a ditadura, e que o número de mulheres nas salas de aula cresceu bastante desde quando estudava aqui.

Vieitas também nos trouxe uma visão da importância da liderança feminina nas empresas, e como a flexibilidade, a tendência a cooperação, a empatia e uma visão mais holística das mulheres pode ajudar uma empresa a atingir o sucesso.

Ela terminou sua fala dizendo que, os administradores são “designers da própria profissão e do país”.

Fechando o segundo bloco, ambos participaram de uma sessão de perguntas e respostas, onde falaram um pouco de liderança e sustentabilidade no mundo empresarial.

O evento cumpriu seu papel de relembrar a comunidade FGV EAESP de todo o valor e impacto que a Escola teve na sociedade e na profissão do administrador ao longo desses 70 anos.

Além disso, percebemos o quando os próximos anos serão desafiadores, e que mais uma vez estaremos prontos para fazer parte da inovação e da transformação.

Você pode conferir as fotos do evento acessando este link! 

 

 

Ensino