Iniciativas Empresariais

Iniciativas Empresariais

Iniciativas Empresariais (iE) é a rede coordenada desde 2010 pelo FGVces, que reúne empresas interessadas em acessar e produzir conhecimento e trocar experiências sobre avanços e desafios da gestão empresarial para sustentabilidade.

As iE trabalham temas diversos da sustentabilidade em ciclos de atividades anuais dedicados a contribuir para estratégias, políticas, práticas e relações empresariais que insiram e fortaleçam as agendas socioambientais no cerne dos negócios, com vistas à transição para uma economia verde, resiliente, de baixo carbono e socialmente justa.

Participar das iE significa estar em contato com empresas de diferentes setores em um ambiente de aprendizagem, debate, criação, reflexão crítica e acesso a conhecimento prático e teórico, facilitado por uma equipe multidisciplinar do FGVces, para a incorporação da sustentabilidade nas práticas de negócios.

Ciclos anuais - atividades

As atividades conduzidas nas Iniciativas Empresariais (iE) são organizadas em um percurso anual temático, pautado em pesquisa e integração entre conhecimento científico e empírico no tema escolhido. É conduzido junto às empresas membro por meio das seguintes atividades:

  • Oficinas - encontros  com palestras temáticas, rodas de conversas com especialistas, dinâmicas colaborativas e dialógicas entre participantes, conteúdos inspiracionais, favorecendo o networking;
  • Reuniões de troca de experiências entre participantes/empresas - encontros facilitados pela equipe do FGVces para compartilhamento de casos, desafios e práticas;
  • Imersões - viagem a campo, visitas guiadas, rodas de conversa ou dinâmicas  para experienciar realidades vivenciadas por outros grupos que se relacionam com o tema.;
  • Eventos abertos ao público - Encontro Aberto, que ocorre no início do ciclo e introduz o tema que será trabalhado ao longo do ano, e Fórum das iE, realizado ao final do ciclo para compartilhamento de reflexões, conteúdos e resultados obtidos; e
  • Publicações de acesso público - gestão do conhecimento gerado a cada ciclo, organizado em publicações, métodos, frameworks e ferramentas, cocriados pelos/as participantes das empresas e FGVces.
  Ciclo 2024 das Iniciativas Empresariais  
Mercado de carbono regulado
 Ciclo 2024 das Iniciativas Empresariais
   Adaptação à mudança do clima | EM BREVE   
   Eventos públicos dos últimos ciclos   
das Iniciativas Empresariais

 

Nos últimos anos, os temas abordados nas Iniciativas Empresariais foram:

2023 - Integração das Estratégias Empresariais em Clima e Biodiversidade

2022 – ESG e Mudança do Clima. Ambição e transparência na estruturação de metas de mitigação.

2021 – Fronteiras para atuação empresarial em clima com a aplicação das lentes analíticas de biodiversidade e justiça social.

2020 – A era do Antropoceno. Como fazer negócios no Antropoceno, considerando as relações empresariais com cadeia de valor e acesso à matéria-prima; desigualdades sociais; e crise do sistema climático.

2019 – Desafios da gestão empresarial para sustentabilidade relacionados a: contas empresariais e aspectos socioambientais; desenvolvimento territorial, governança e ODS; e gestão de portfólio de produtos e pensamento de ciclo de vida.

Ciclos Anteriores

Até 2019 as Iniciativas Empresariais  trabalhava com cinco diferentes frentes temáticas:

  • Empresas pelo Clima (EPC);
  • Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV);
  • Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE);
  • Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (ID Local); e
  • Ciclo de Vida Aplicado (CiViA).

 

Cada uma dessas frentes contribuiu para o avanço das fronteiras do conhecimento e da gestão empresarial Ao longo dos anos, foram produzidas publicações, métodos e ferramentas que sistematizaram o conhecimento gerado e que apoiam empresas na internalização  destes 5 temas de forma estruturada. Até 2020, o FGVces atuou em conjunto com as empresas em Projetos Piloto, dando suporte para a implementação das ferramentas geradas nas iE. Os  materiais resultantes das iE e Projetos Piloto são públicos e alguns podem ser encontrados logo abaixo, os demais no caminho Publicações/Estudos. 

Entre em contato com a equipe para saber mais e tirar suas dúvidas: i.empresariais@fgv.br
 

Publicações e Relatórios

A vez da biodiversidade: retrato dos movimentos da agenda, conexões com o clima e ação empresarial

Acesse a publicação

Boas práticas empresariais para metas de mitigação das mudanças climáticas

A publicação é uma síntese de encontros e trocas, pesquisa aplicada, aprendizados e reflexões compartilhados entre representantes das empresas que integraram o grupo de 2022 das Iniciativas Empresariais (iE). O conteúdo apresentado pretende contribuir para o desenvolvimento da agenda de clima na gestão empresarial para sustentabilidade.

Acesse a publicação

Fronteiras da Atuação Empresarial em Clima

O framework apresentado nesta publicação é resultado de pesquisas, entrevistas com especialistas e de um percurso com 12 encontros virtuais, que aconteceram de fevereiro a outubro de 2021, entre representantes das empresas membro das iE, convidadas, convidados e equipe do FGVces. Os conteúdos e reflexões emergentes deste percurso, relacionados às práticas e fronteiras que precisam ser alcançadas e ultrapassadas para o avanço da agenda empresarial em clima, foram mapeados, registrados, analisados e organizados nesta ferramenta.

Acesse a publicação

Antropo: capacidades humanas para sustentabilidade e resiliênci

Esse material é produto do percurso de encontros, trocas de experiências, pesquisa, produção de conhecimento, aprendizado, reflexão e prática de um grupo de empresas que fez parte das Iniciativas Empresariais (iE) no ano de 2020. O conteúdo apresentado pretende contribuir para o desenvolvimento de capacidades humanas essenciais à gestão empresarial para sustentabilidade e organizações mais resilientes, capazes de se transformar e de promover transformações nos sistemas em que estão inseridas, e não representa, necessariamente, a opinião ou posicionamento institucional das empresas aqui representadas, tampouco da FGV-EAESP.

Acesse a publicação

Desafios da sustentabilidade para os negócios: contribuições das Iniciativas Empresariais

Na publicação são apresentadas as contribuições do grupo de empresas quanto a três desafios da sustentabilidade - contas e aspectos socioambientais, desenvolvimento territorial e gestão de portfólio - nos seguintes formatos:

Desafio 1: narrativas para a venda interna, nas empresas, de projetos de sustentabilidade.
Desafio 2: framework para planejamento do desenvolvimento local em conjunto com os atores presentes em um mesmo território, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desafio 3: jogo de tabuleiro direcionado às áreas envolvidas na gestão de portfólio de produtos, a fim de promover a compreensão sobre a importância do pensamento do ciclo de vida.

Acesse a publicação

Desenvolvimento local, gestão empresarial e políticas públicas: um registro de reflexões e experiências

A iniciativa empresarial ID Local propôs para o ciclo de atividades em 2018 o tema “Articulação empresarial com políticas públicas locais”. A publicação reúne reflexões e aprendizados do ano e apresenta 15 experiências que retratam práticas atuais em que gestores de empresas, institutos e fundações empresariais atuaram lado a lado com agentes públicos no desenho de ações para promover o desenvolvimento local.

Acesse a publicação

Grupo de Trabalho de Gestão de Fornecedores Protocolo de Desenvolvimento de Fornecedores - Ciclo 2018

Em 2018, as empresas integrantes do Grupo de Trabalho de Gestão de Fornecedores, criado no âmbito da iniciativa Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), se dedicaram, entre outras atividades, a elaborar um Protocolo de Desenvolvimento de Fornecedores. A publicação está organizada em dois blocos: o primeiro apresenta o protocolo, descrevendo o passo a passo para a implementação de uma ação de desenvolvimento de fornecedores, e o segundo traz um exemplo fictício de sua aplicação prática, com intuito de apoiar as empresas no uso deste documento. Este protocolo integra o trabalho iniciado em 2015 de criar ferramentas para a instrumentalização do Framework de Compras Sustentáveis, construído pelo FGVces em conjunto com o GT.

Acesse a publicação

Diálogos sobre a implementação da norma ISO 20400: uma contribuição do GT de Fornecedores - Ciclos 2017 e 2018

Entre 2017 e 2018, as empresas integrantes da iniciativa Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) dedicaram-se ao estudo da norma ISO 20400, uma diretriz internacional para as compras sustentáveis, publicada em dezembro de 2016. O conteúdo aqui apresentado busca contribuir para o avanço na integração da sustentabilidade na função de compras e nos processos, práticas e relaciona- mentos das cadeias de suprimentos.

Acesse a publicação

Diretrizes empresariais para a valoração econômica de serviços ecossistêmicos - Versão 3.0

Esta é a terceira versão das Diretrizes Empresariais para Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos (Devese 3.0), resultado do trabalho desenvolvido na iniciativa Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE). A TeSE teve como missão articular o setor empresarial para a construção de estratégias e ferramentas que contribuam para uma gestão cada vez mais sustentável de suas dependências, impactos, externalidades, riscos e oportunidades relacionadas ao capital natural e, em especial, aos serviços ecossistêmicos.

Acesse a publicação

 

Parceiros

 

Nos últimos anos um grupo de grandes empresas de diferentes setores acessou e produziu conhecimento, trocou experiências e construiu, coletivamente, contribuições para o avanço da gestão empresarial para sustentabilidade por meio da participação nas Iniciativas Empresariais (iE). Algumas das empresas membro dos ciclos recentes das iE são: 

3M

Abril

AES Tietê

Alcoa

Algar Telecom

Amaggi

Amata

Ambev

Amil

AngloAmerican

Arcelor Mittal

Atvos

Banco do Brasil

BASF

Beraca

BMF&Bovespa

Bracell

Bradesco

Brainfarma

Braskem

BRF

Brookfield Energia

Bunge

Cargil

Camargo Correa

CBA

CCR

Cielo

Citi

COPEL

CPFL

CSN

CTG

Danone

Duratex

Ecofrotas/TicketLog

Ecorodovias

EDP

Eletrobras Furnas

Eletropaulo

Embraco

Enel

Eneva

Engie

Estre

Fibria

Gerdau

GOL

Grupo Boticário

Grupo Moura

Instituto Algar

Intercement

Ipiranga

Itaú

JBS

Kimberly-Clark

Klabin

Leroy Merlin

Lojas Renner

Magazine Luiza

Monsanto

MRV

Natura

Odebrecht

Agroindustrial

Oi

Petrobrás

Pif Paf

Raízen

Reservas Votorantim

Sanepar

Santander

Santos Brasil

Schneider Eletric

Smurfit Kappa

Solvay

Suzano Papel e Celulose

Taboca Mineração

Tam

Telefônica-Vivo

Ticket

Tim

Vale

Votorantim

Walmart

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.