
Este material é produto do percurso de encontros, trocas de experiências, pesquisa, produção de conhecimento, aprendizado, reflexão e prática de um grupo de empresas que fez parte das Iniciativas Empresariais (iE) no ano de 2021, rede empresarial coordenada pelo FGVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).
Em 2021, o tema das iE foi clima e suas interfaces com os temas de justiça social e biodiversidade, tendo no centro das conversas as fronteiras da atuação empresarial - das já alcançadas, passando pelas fronteiras pouco visitadas, chegando àquelas que ainda não foram construídas ou são consideradas novas fronteiras. Reconhecer as práticas empresariais em curso, a partir da noção de fronteiras e diante das urgências climáticas e socioambientais, traz a oportunidade de uma reflexão crítica sobre o que precisa ser feito no caminho da neutralidade de carbono e resiliência.
O framework apresentado nesta publicação é resultado de pesquisas, entrevistas com especialistas e de um percurso com 12 encontros virtuais, que aconteceram de fevereiro a outubro de 2021, entre representantes das empresas membro das iE, convidadas, convidados e equipe do FGVces. Os conteúdos e reflexões emergentes deste percurso, relacionados às práticas e fronteiras que precisam ser alcançadas e ultrapassadas para o avanço da agenda empresarial em clima, foram mapeados, registrados, analisados e organizados nesta ferramenta.
⚠️ O arquivo deve ser visualizado no Adobe Acrobat para que o framework funcione adequadamente