Converte-se

Converte-se

Promovendo a conversão orgânica pela agricultura familiar

Ao longo das últimas décadas, as dinâmicas que regem a cadeia de alimentos têm se caracterizado predominantemente pela produção e distribuição de produtos convencionais por meio de cadeias longas de abastecimento e com base em modelos produtivistas. Sob a prerrogativa de entregar produtos a baixo custo, esta configuração envolve aspectos como baixa valorização da agricultura familiar, pouca transparência, favorecimento da produção convencional de alimentos com consequentes impactos ambientais e para a saúde, e concentração de poder. Esta lógica vem resultando na intensificação das desigualdades no campo e na diminuição do acesso a alimentos saudáveis, especialmente os orgânicos, tidos hoje como produtos de nicho.  

A agricultura orgânica é um sistema de gestão da produção que se opõe ao modelo convencional em vários aspectos, sendo uma forma promissora de garantir a disponibilidade e o acesso a alimentos saudáveis ​​e, ao mesmo tempo, a conservação dos recursos naturais. O fortalecimento da cadeia de valor dos alimentos orgânicos tem um grande potencial para tornar nossos sistemas alimentares mais justos, mais democráticos e mais resilientes. 

Nesse sentido, a busca por sistemas agroalimentares mais sustentáveis ​​passa, invariavelmente, pelo fortalecimento da agricultura familiar. Além de produzir alimentos essenciais para a segurança alimentar e nutricional da população, esses agricultores possuem valiosos conhecimentos e práticas para a conservação da biodiversidade e outros serviços ecossistêmicos. 

Dialogando com esse tema, o projeto Converte-se visa promover a conversão orgânica entre os agricultores familiares e fortalecer a cadeia de valor dos alimentos orgânicos no Brasil, considerando princípios de comércio justo, conservação ambiental e segurança alimentar e nutricional

Forma de atuação

 

Frente 1: Conversão orgânica e acesso a mercados

Objetivos 

  • Preparar e engajar cooperativas de agricultores na transição para uma produção orgânica 
  • Promover a realização de negócios para os produtores participantes e potenciais compradores (prefeituras, redes varejistas, grupos de consumo, indústria de alimentos etc.) 

Atividades 

  • Parceria com equipes de Assistência Técnica e Extensão Rural; 
  • Mapeamento, entrevistas e visitas a campo para identificação de grupos de produtores interessados em participar de uma etapa de formação para conversão; 
  • Realização de oficinas para capacitação no processo de conversão para orgânicos e na gestão e planejamento; 
  • Preparação dos produtores para acesso a mercados (definição de estratégias de venda, portfólio de produtos, etc); 
  • Realização de reuniões de aproximação comercial entre produtores e potenciais compradores. 

Produtos 

  • Grupos de produtores engajados para as atividades do projeto 
  • Planos de negócios para os grupos participantes 
  • Produtores e potenciais compradores em contato para construir parcerias
 

Frente 2: Articulação com a cadeia

Objetivo 

  • Criar uma rede de atores relevantes na cadeia de produtos orgânicos para ampliar o diálogo entre os elos e construir soluções para os desafios desse mercado 

Atividades 

  • Mapeamento de atores e formação de rede - engajar uma rede multistakeholder ligada à produção, distribuição e consumo de produtos orgânicos, como: agentes públicos, órgãos de fomento, certificadoras, academia, entidades de assistência técnica, entre outros;  
  • Realizar um ciclo de oficinas para discussão de desafios e compartilhamento de experiências ligados a aspectos como: conversão para orgânicos, relacionamento entre agricultores familiares e o varejo, entre outros.  

Produtos 

  • Recomendações para tornar a cadeia mais favorável à conversão da agricultura familiar para a produção orgânica. As recomendações serão publicadas em 2022 e estão organizadas em três temas prioritários.  
  • Assistência técnica e extensão rural para a conversão 
  • Mercados adequados à agricultura familiar orgânica e em conversão 
  • Fortalecimento de políticas de fomento à cadeia de alimentos orgânicos 

 

Publicação

 

Promovendo a conversão à produção orgânica pela agricultura familiar: recomendações para a cadeia

O documento reúne recomendações para tornar a cadeia de alimentos mais favorável ao processo de conversão à produção orgânica por agricultores familiares. Este conteúdo é fruto de um processo de construção coletiva, que envolveu mais de 70 representantes de diversas organizações e atores ligados à agenda de agricultura orgânica.

Acesse a publicação

 

Parceiros

 
  • Carrefour Brasil
  • Fundação Carrefour

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.