Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
Frequência e horários
Título concedido
Área
O Doutorado Profissional em Administração – DPA tem como principal objetivo formar quadros para conduzir processos de transformação nas organizações, aliando a experiência prática dos participantes ao estado da arte do conhecimento no campo da Administração.
O curso reúne conteúdos diferenciados e dinâmica própria de desenvolvimento.
A tese do DPA deve ser um trabalho aplicado que contribua para melhorar as práticas gerenciais, os modelos de negócios, o desempenho das organizações e seu impacto social.
Os objetivos da DPA são os seguintes:
- Para os alunos: facilitar o acesso ao estado da arte do conhecimento nos vários domínios da Administração e contribuir para o aumento de sua capacidade de conduzir mudanças nas organizações.
- Para as organizações: contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de gestão e da competitividade; e atender a demanda por profissionais com sólida formação, grande capacidade analítica, visão complexa e potencial para atuar em processos transformativos.
- Para a ciência administrativa: disseminar o conhecimento científico nas organizações; promover a interação entre pesquisadores e gestores; e facilitar o acesso a organizações para realização de pesquisas.
- Para a sociedade em geral: contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país e aumentar a competitividade e sustentabilidade das organizações, por meio da formação de gestores éticos, sintonizados com os conhecimentos de ponta aplicados em sua área de atuação.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Thomaz Wood Jr. (coordenador)
- Andre Luiz Silva Samartini
- Claudia Emiko Yoshinaga
- Eliane Zamith Brito
- Felipe Zambaldi
- Joana Sabrina Pereira Story
- Jorge Manoel Teixeira Carneiro
- Leandro Angotti Guissoni
- Luiz Artur Ledur Brito
- Luiz Carlos Di Sério
- Maria José Tonelli
- Miguel Pinto Caldas
- Paulo Renato Soares Terra
- Richard Saito
- Rudi Rocha
- Tales Andreassi
- William Eid Jr.
Estrutura Curricular
- Três disciplinas de metodologia de pesquisa, voltadas para apoiar o desenvolvimento da tese de doutorado, compreendendo o projeto de pesquisa, métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Total: 9 créditos.
- Três disciplinas de fundamentos, voltadas para a investigação de macrotendências e o desenvolvimento de competências de análise estratégica e organizacional. Total: 9 créditos.
- Quatro disciplinas avançadas, voltadas para explorar o estado da arte do conhecimento em temas emergentes de gestão: competitividade, inovação e novos negócios, finanças corporativas e tendências em marketing. Total: 6 créditos.
Grade de disciplinas
Consulte a grade para o período 2020-2023.
Syllabi das disciplinas
Consulte os syllabi das disciplinas.
- Projeto de Pesquisa
- Métodos Qualitativos
- Métodos Quantitativos
- Análise Organizacional
- Análise Estratégica
- Macrotendências
- Competitividade empresarial
- Inovação e Novos Negócios
- Finanças Corporativas
- Tendências em Marketing
- Liderança para Mudança
Normas
Consulte as normas do curso.
Inscrição
Investimento
Mais informações
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Olá, você será avisado quando as inscrições abrirem. Informe, por favor, os dados abaixo.
Investimento
R$ 210.000,00 em 24 parcelas de 6.125,00 + 12 parcelas de R$ 5.250,00.
Para os calouros do Doutorado em 2022 o valor total do curso será 210.000,00 (duzentos e dez mil reais)* pagos em 36 parcelas da seguinte forma:
- 24 parcelas de R$ 6.125,00 (seis mil, cento e vinte e cinco reais);
- 12 parcelas de R$ 5.250,00 (cinco mil e duzentos e cinquenta reais).
Ex-alunos de cursos regulares da FGV (com carga horária igual ou superior a 360 horas) e profissionais empregados em empresas parceiras da FGV EAESP têm redução de 10% neste valor.
Caso o aluno aprovado no processo seletivo tenha realizado disciplinas como aluno avulso, o valor pago poderá ser abatido do valor total do curso e até seis créditos poderão ser validados, até dois anos após a realização de disciplinas.
* valores sujeitos a reajustes
Requisitos
Para conhecer mais sobre o programa, solicite um encontro online com a Coordenadoria do curso, através do Admissions Office, admissionsoffice@fgv.br.
Nas sessões de informação, o coordenador apresenta mais informações e esclarece eventuais dúvidas para candidato(a)s interessados ou já inscritos no processo seletivo.
Financeiro e bolsas
Bolsas de EstudoNão há bolsas de estudo para o DPA.
Passo a passo
- 1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados: ficha de inscrição, foto, carta de motivação, currículo, diploma de graduação, diploma de mestrado ou MBA internacional, e uma proposta de pesquisa.
A proposta de pesquisa deve ter cerca de duas mil palavras, contendo: título, área, orientador pretendido, resumo com até 200 palavras, contextualização e pergunta de pesquisa, fundamentos teóricos, escopo do estudo (métodos), impacto esperado sobre a prática, e bibliografia. Como referência, indicamos o livro Projeto de Pesquisa, de John Creswell, Editora Bookman.
- 2Análise de documentos e entrevista pessoal
Documentos entregues são analisados por uma banca examinadora formada por professores do DPA.
Candidatos aprovados na etapa de análise de documentos são entrevistados por banca examinadora composta por professores do DPA.
- 3Matrícula
Candidatos aprovados recebem orientação para matrícula.
Mais informações
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- 1PESQUISA APLICADA
Alunos podem participar de atividades nos Centros de Estudos da FGV EAESP, que têm como foco a produção e disseminação de conhecimentos que enderecem questões relevantes de gestão no âmbito público e privado.
- 2INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
Alunos podem acessar a rede internacional de escolas parceiras da FGV EAESP, instituições renomadas em países como Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos, França e Japão, Reino Unido e muitos outros.
- 3DISCIPLINAS ADICIONAIS
Alunos podem cursar disciplinas do Doutorado Acadêmico em Administração, da Escola de Métodos e da Escola de Inverno da FGV EAESP, a qual promove intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Perfil dos alunos
O DPA é uma oportunidade para adquirir e compartilhar conhecimentos. Isso acontece pela bem planejada combinação entre o formato do curso e o seu conteúdo que, sem abrir mão da qualidade acadêmica, dá espaço para as perspectivas empíricas trazidas pelos alunos.
Cursando o DPA, posso utilizar ótimos recursos de pesquisa, acessando textos e trabalhos científicos. Além disso, posso trocar experiências com profissionais de diversas áreas e segmentos, discutindo temas contemporâneos, que afetam nossas organizações.
O DPA é uma proposta contemporânea com foco na pesquisa aplicada e na excelência acadêmica.
Com formação em Sociologia e atuação profissional em Gestão, eu buscava um meio de integrar essas duas perspectivas. Foi o que encontrei no DPA. Meus colegas de turma formam um grupo muito rico em experiências. Acima de tudo, é um constituído por pessoas maduras, sérias e de um companheirismo ímpar.
Busquei o DPA para poder aplicar os conceitos mais atualizados da Administração de Empresas em minha startup, bem como pela possibilidade de envolvimento em um ambiente que estimula troca de experiências com colegas e professores.
O DPA permite conciliar minha evolução acadêmica com minha carreira corporativa. A resolução de questões do mundo empresarial deve estar fundamentada no rigor das pesquisas científicas, de forma a ajudar na criação de soluções a serem aplicadas nos negócios.
O DPA combina o rigor do doutorado acadêmico com a excelência em ensino da EAESP e a flexibilidade que eu preciso para conciliar a vida acadêmica e profissional.
Escolhi fazer o DPA na EAESP porque me permite acesso ao estado da arte do conhecimento sobre Administração. A descoberta de novas perspectivas e o aprendizado de metodologias de pesquisa têm sido essenciais para o meu objetivo de produção de conhecimento aplicado.
Aluno Avulso
Informações gerais
A FGV EAESP oferece a interessados que atendam o perfil do público alvo do DPA a possibilidade de cursar disciplinas como aluno avulso.
As inscrições são contínuas, encerrando-se 45 dias antes do início de cada disciplina.
Para fazer inscrição, preencha a ficha e envie para o endereço dpa@fgv.br, anexando uma foto e os seguintes documentos: currículo, cópia simples do RG, cópia simples do diploma de graduação e cópia simples do diploma de mestrado ou MBA internacional.
Os inscritos podem, eventualmente, ser convocados para entrevista.
Os valores são os seguintes:
- Disciplinas de 3 créditos: Análise Organizacional e Análise Estratégica: R$ 8.000,00.
- Disciplina de 1,5 créditos: Competitividade Empresarial, Inovação e Novos Negócios, Finanças Corporativas e Tendências em Marketing: R$ 4.000,00.
O pagamento pode ser dividido em até 6 parcelas.
Ex-alunos de cursos regulares da FGV (com carga horária igual ou superior a 360 horas) e profissionais empregados em empresas parceiras da EAESP têm condições especiais para cursarem disciplinas como aluno avulso, recebem dedução de 10% no valor integral da disciplina.
A FGV EAESP fornecerá, se solicitado, certificados aos alunos aprovados nas disciplinas cursadas.
No caso de entrada no programa até dois anos após a realização de disciplinas, essas poderão ser validadas até o limite de seis créditos, não havendo, entretanto, dedução no valor das mensalidades.
Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

A Livraria FGV é especializada em livros nacionais e importados de Negócios, Administração, Economia e Direito. Alunos, professores e ex-alunos contam com condições especiais, além de poderem fazer encomendas de livros de quaisquer assuntos. A Livraria FGV funciona de 9h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 14h (sábados).

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

O Espaço NEON é o espaço de empreendedorismo da FGV, que congrega o FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), a GVentures (aceleradora da FGV), o GVAngels (Investidores Anjo da FGV) e a Liga de Empreendedorismo (Entidade Estudantil ligada a empreendedorismo). Nesse local o ecossistema de empreendedorismo da FGV funciona de forma colaborativa, impulsionando a inovação e novos negócios.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre, a Livraria Prefeito Faria Lima e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Passo a passo para admissão
- 1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados: ficha de inscrição, foto, carta de motivação, currículo, diploma de graduação, diploma de mestrado ou MBA internacional, e uma proposta de pesquisa.
A proposta de pesquisa deve ter cerca de duas mil palavras, contendo: título, área, orientador pretendido, resumo com até 200 palavras, contextualização e pergunta de pesquisa, fundamentos teóricos, escopo do estudo (métodos), impacto esperado sobre a prática, e bibliografia. Como referência, indicamos o livro Projeto de Pesquisa, de John Creswell, Editora Bookman.
- 2Análise de documentos e entrevista pessoal
Documentos entregues são analisados por uma banca examinadora formada por professores do DPA.
Candidatos aprovados na etapa de análise de documentos são entrevistados por banca examinadora composta por professores do DPA.
- 3Matrícula
Candidatos aprovados recebem orientação para matrícula.