Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
3 a 4 anos.
Frequência e horários
Regime nos primeiros 20 meses: as disciplinas serão programadas sequencialmente, cada uma delas ocupando um bimestre; o primeiro encontro será noturno e ocorrerá remotamente; os encontros subsequentes ocorrerão presencialmente, em período diurno, de quarta-feira a sábado; e o último encontro será noturno e ocorrerá remotamente. Alterações deste sistema básico poderão ser feitas para atender os objetivos de aprendizagem de cada disciplina.
No final do segundo ano, haverá a defesa do projeto de tese.
No terceiro ano, serão oferecidas duas disciplinas (eletivas), a primeira no primeiro bimestre e a segunda no terceiro bimestre, focando docência e publicações. O terceiro ano será também dedicado ao desenvolvimento da tese, que poderá se prolongar até o limite de 4 anos.
Título concedido
Coordenação
Área
O DPA tem como principal objetivo formar quadros para conduzir processos de transformação nas organizações, aliando a experiência prática dos participantes ao estado da arte do conhecimento no campo da Administração.
O curso reúne conteúdos diferenciados e dinâmica própria de desenvolvimento.
A tese do DPA deve ser um trabalho aplicado que contribua para melhorar as práticas gerenciais, os modelos de negócios, o desempenho das organizações e seu impacto social.
Os objetivos do DPA são os seguintes:
- Para os alunos: facilitar o acesso ao estado da arte do conhecimento nos vários domínios da Administração e contribuir para o aumento de sua capacidade de conduzir mudanças nas organizações. Adicionalmente, facilitar transições de carreira e aproximação com a atividade docente.
- Para as organizações: contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de gestão e da competitividade; e atender a demanda por profissionais com sólida formação, grande capacidade analítica, visão complexa e potencial para atuar em processos transformativos.
- Para a ciência administrativa: disseminar o conhecimento científico nas organizações; promover a interação entre pesquisadores e gestores; e facilitar o acesso a organizações para realização de pesquisas.
- Para a sociedade em geral: contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país e aumentar a competitividade e sustentabilidade das organizações, por meio da formação de gestores éticos, sintonizados com os conhecimentos de ponta aplicados em sua área de atuação.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes e Colaboradores
- Thomaz Wood Jr. (coordenador DPA)
- Claudia Emiko Yoshinaga (coordenadora DPA Finanças)
- Ana Maria Malik
- Andre Luiz Silva Samartini
- Annelise Vendramini Felsberg
- Eduardo de Rezende Francisco
- Eliane Zamith Brito
- Felipe Zambaldi
- Fernando Meirelles
- Henrique Martins
- Joana Sabrina Pereira Story
- João Luiz Chela
- Jorge Manoel Teixeira Carneiro
- Leandro Angotti Guissoni
- Maria José Tonelli
- Miguel Pinto Caldas
- Natália Diniz Maganini
- Renato José de Souza
- Ricardo Ratner Rochman
- Rodrigo Togneri
- Rudi Rocha
- Tales Andreassi
Estrutura Curricular - DPA
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Cinco disciplinas de metodologia de pesquisa, publicação e ensino (sendo duas eletivas), voltadas para apoiar o desenvolvimento da tese de doutorado, a publicação de artigos e a aproximação com a atividade docente. Total: 10 créditos.
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Quatro disciplinas (sendo duas eletivas) de fundamentos, voltadas para a gestão da transformação, nas dimensões estratégica, organizacional, socioambiental e digital Total: 8 Créditos.
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Três disciplinas avançadas (sendo uma eletiva), voltadas para explorar o estado da arte do conhecimento em temas emergentes de gestão, compreendendo liderança, inovação e mercado e consumo digitais. Total: 6 créditos.
Grade de disciplinas
Consulte a grade para 2025 para o DPA.
Syllabi das disciplinas - DPA
Consulte os syllabi das disciplinas:
- Projeto de Pesquisa
- Métodos Qualitativos
- Métodos Quantitativos
- Transformação Organizacional
- Transformação Estratégica
- Transformação Socioambiental
- Transformação Digital
- Mercado e Consumo Digitais
- Liderança para Mudança
- Gestão da Inovação e Empreendedorismo
- Produção Científica
- Docência em Gestão
Ferramentas
Consulte ferramentas e outros recursos de pesquisa
Normas
Consulte as normas do curso.
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Projeto de Pesquisa
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolverem seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.
Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolverem seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.
Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.
Carga horária30h-
Thomaz Wood Jr
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Administração de Empresas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1996
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Métodos Qualitativos de Pesquisa
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos qualitativos em seus projetos de pesquisa.
A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa qualitativa, incluindo diversos paradigmas e design da pesquisa, e métodos de coleta e análise de dados. São apresentadas questões teóricas e práticas que envolvem a escolha e a aplicação de métodos qualitativos, com foco em estratégias de pesquisa a serem utilizadas pelos doutorandos em seus projetos. Os tópicos apresentados buscam apoiar o desenvolvimento de pesquisas que conectem o estado da arte da teoria com a prática. São enfatizadas as abordagens intervencionistas, tais como a pesquisa-ação e a design science, que promovem a transformação organizacional.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos qualitativos em seus projetos de pesquisa.
A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa qualitativa, incluindo diversos paradigmas e design da pesquisa, e métodos de coleta e análise de dados. São apresentadas questões teóricas e práticas que envolvem a escolha e a aplicação de métodos qualitativos, com foco em estratégias de pesquisa a serem utilizadas pelos doutorandos em seus projetos. Os tópicos apresentados buscam apoiar o desenvolvimento de pesquisas que conectem o estado da arte da teoria com a prática. São enfatizadas as abordagens intervencionistas, tais como a pesquisa-ação e a design science, que promovem a transformação organizacional.
Carga horária30h-
Maria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
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Métodos Quantitativos
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizarem métodos quantitativos em seus projetos de pesquisa.
A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa quantitativa, incluindo: modelagem de fenômenos; definição de hipóteses; métodos estatísticos de análise de dados; e conceitos de big data analytics e data science. São abordados os métodos mais utilizados em pesquisa quantitativa nos respectivos campos dos doutorandos. São enfatizadas as abordagens intervencionistas, tais como projeto de experimento e quase experimento.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizarem métodos quantitativos em seus projetos de pesquisa.
A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa quantitativa, incluindo: modelagem de fenômenos; definição de hipóteses; métodos estatísticos de análise de dados; e conceitos de big data analytics e data science. São abordados os métodos mais utilizados em pesquisa quantitativa nos respectivos campos dos doutorandos. São enfatizadas as abordagens intervencionistas, tais como projeto de experimento e quase experimento.
Carga horária30h-
Andre Luiz Silva Samartini
É Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (2000) e...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2001 -
Eduardo de Rezende Francisco
Doutor (2010) e Mestre (2006) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP e Bacharel (1999) em Ciência da...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico -
Felipe Zambaldi
Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, foi aprovado com distinção pela banca examinadora. Possui graduação em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
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Produção Científica (Eletiva)
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar e apoiar os participantes a definir um periódico alvo e criar um ‘projeto de publicação’.
Ao final da disciplina, cada participante terá: (1) uma estratégia de recorte da tese em um artigo; (2) definição de periódicos-alvo de submissão; (3) clara proposta de contribuição (para a práxis ou teórico/empírica) que o artigo potencialmente oferecerá; (4) uma primeira versão do artigo; e (5) uma estratégia definida de submissão do seu manuscrito incorporando as avaliações recebidas na disciplina.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar e apoiar os participantes a definir um periódico alvo e criar um ‘projeto de publicação’.
Ao final da disciplina, cada participante terá: (1) uma estratégia de recorte da tese em um artigo; (2) definição de periódicos-alvo de submissão; (3) clara proposta de contribuição (para a práxis ou teórico/empírica) que o artigo potencialmente oferecerá; (4) uma primeira versão do artigo; e (5) uma estratégia definida de submissão do seu manuscrito incorporando as avaliações recebidas na disciplina.
Carga horária30h-
Miguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997
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Docência em Gestão (Eletiva)
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é apoiar os participantes na aproximação com a atividade docente.
Serão tratados os seguintes tópicos: (1)engaged scholarship: o sentido da docência; (2) como compreender e preparar a entrada no mercado de trabalho; (3) safari de teorias e práticas de ensino e aprendizagem; (4) identificando os estilos de aprendizagem; (5) utilizando técnicas de aprendizagem centrada no estudante; (6) planejando cursos e aulas: design instrucional; (7) gerenciando o ambiente de aprendizagem; (8) trabalhando com jovens adultos e com executivos; (9) desenvolvendo o pensamento crítico; (10) utilizando novas tecnologias; (11) planejando atividades práticas e imersões na prática; e (12) planejando e utilizando métodos de avaliação de aprendizagem.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é apoiar os participantes na aproximação com a atividade docente.
Serão tratados os seguintes tópicos: (1)engaged scholarship: o sentido da docência; (2) como compreender e preparar a entrada no mercado de trabalho; (3) safari de teorias e práticas de ensino e aprendizagem; (4) identificando os estilos de aprendizagem; (5) utilizando técnicas de aprendizagem centrada no estudante; (6) planejando cursos e aulas: design instrucional; (7) gerenciando o ambiente de aprendizagem; (8) trabalhando com jovens adultos e com executivos; (9) desenvolvendo o pensamento crítico; (10) utilizando novas tecnologias; (11) planejando atividades práticas e imersões na prática; e (12) planejando e utilizando métodos de avaliação de aprendizagem.
Carga horária30h-
Miguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997
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Transformação Organizacional
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizarem análises bem estruturadas e sofisticadas das organizações, a planejarem e conduzirem processos transformacionais.
Serão tratados temas relacionados aos fundamentos da análise e diagnóstico das organizações, cultura organizacional, planejamento e gestão da mudança, inovação e comportamento organizacional, arquitetura organizacional e governança corporativa.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizarem análises bem estruturadas e sofisticadas das organizações, a planejarem e conduzirem processos transformacionais.
Serão tratados temas relacionados aos fundamentos da análise e diagnóstico das organizações, cultura organizacional, planejamento e gestão da mudança, inovação e comportamento organizacional, arquitetura organizacional e governança corporativa.
Carga horária30h-
Miguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997
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Transformação Estratégica
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisarem criticamente a estratégia competitiva e o processo estratégico, planejarem e conduzirem mudanças.
A disciplina aborda temas contemporâneos relacionados à estratégia empresarial: estratégia competitiva; novos modelos de negócio; criação de valor e captura de valor; precificação estratégica; diversificação e internacionalização de negócios; estratégia como prática; execução estratégica; e gestão de crises.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisarem criticamente a estratégia competitiva e o processo estratégico, planejarem e conduzirem mudanças.
A disciplina aborda temas contemporâneos relacionados à estratégia empresarial: estratégia competitiva; novos modelos de negócio; criação de valor e captura de valor; precificação estratégica; diversificação e internacionalização de negócios; estratégia como prática; execução estratégica; e gestão de crises.
Carga horária30h-
Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Doutor em Administração de Empresas pela UFRJ, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e bacharel em Engenharia...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Transformação Socioambiental (Eletiva)
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisarem criticamente o impacto socioambiental das organizações, diante dos desafios contemporâneos, formularem e executarem ações de adequação e melhoria.
Serão tratados os seguintes temas: (1) negócios e sociedade; (2) desenvolvimento sustentável; (3) programas ESG; e (4) diversidade, igualdade e inclusão.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisarem criticamente o impacto socioambiental das organizações, diante dos desafios contemporâneos, formularem e executarem ações de adequação e melhoria.
Serão tratados os seguintes temas: (1) negócios e sociedade; (2) desenvolvimento sustentável; (3) programas ESG; e (4) diversidade, igualdade e inclusão.
Carga horária30h-
Ana Maria Malik
Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Medicina pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico -
Rudi Rocha
Rudi Rocha possui graduação e mestrado em economia pela UFRJ, e doutorado em economia pela PUC-Rio (2011, vencedor do prêmio...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Pontificia Universidade Catolica do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
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Transformação Digital (Eletiva)
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisarem criticamente o nível de maturidade organizacional diante dos desafios da transformação digital, formularem e conduzirem estratégicas de mudança.
Serão tratados os seguintes temas: (1) economia digital e indústria 4.0; (2) business analytics e business inteligence; (3) TI como vantagem competitiva; e (4) TI na gestão pública e social.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisarem criticamente o nível de maturidade organizacional diante dos desafios da transformação digital, formularem e conduzirem estratégicas de mudança.
Serão tratados os seguintes temas: (1) economia digital e indústria 4.0; (2) business analytics e business inteligence; (3) TI como vantagem competitiva; e (4) TI na gestão pública e social.
Carga horária30h-
Alberto Luiz Albertin
Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1994 -
Fernando de Souza Meirelles
Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1982
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Mercado e Consumo Digitais (Eletiva)
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisarem criticamente a atuação de marketing das organizações, frente ao estado da arte no campo, e desenvolverem ações de aperfeiçoamento e/ou transformação, considerando os desafios contemporâneos relacionados a mercado e consumo.
A disciplina abordará temas como: (1) a jornada do cliente num mundo conectado; (2) as estruturas de influência social nas jornadas B2B e B2C; (3) a evolução do consumo pela economia do acesso; (4) integração dos canais de distribuição de marketing (omnichannel); (5) eficiências e ineficiências na comunicação digital de Marketing; (6) integração da comunicação de marketing digital e tradicional; (7)marketing analytics; (9) gestão ágil em marketing; (10) dados na gestão de Marketing; (11) inteligência artificial e as experiências dos consumidores; e (12) as atribuições do marketing nas estratégias organizacionais voltadas para a sustentabilidade ou governança ambiental e social (ESG).
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisarem criticamente a atuação de marketing das organizações, frente ao estado da arte no campo, e desenvolverem ações de aperfeiçoamento e/ou transformação, considerando os desafios contemporâneos relacionados a mercado e consumo.
A disciplina abordará temas como: (1) a jornada do cliente num mundo conectado; (2) as estruturas de influência social nas jornadas B2B e B2C; (3) a evolução do consumo pela economia do acesso; (4) integração dos canais de distribuição de marketing (omnichannel); (5) eficiências e ineficiências na comunicação digital de Marketing; (6) integração da comunicação de marketing digital e tradicional; (7)marketing analytics; (9) gestão ágil em marketing; (10) dados na gestão de Marketing; (11) inteligência artificial e as experiências dos consumidores; e (12) as atribuições do marketing nas estratégias organizacionais voltadas para a sustentabilidade ou governança ambiental e social (ESG).
Carga horária30h-
Eliane Pereira Zamith Brito
Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Filosofia pela University of Manchester, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009 -
Leandro Angotti Guissoni
Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão PretoQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2013
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Liderança para Mudança
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a adquirirem uma visão complexa do fenômeno da liderança, contribuindo desta forma para que exerçam o papel de agentes da transformação organizacional. Haverá ênfase em questões relacionadas à atuação em conselhos administrativos.
A disciplina abordará a questão da liderança com várias perspectivas, tais como: traços, competências, situações, comportamentos, relacionamentos, estilos de liderança específicos e mais recentes como liderança autêntica, liderança ética, liderança estratégica, liderança para a diversidade e e-leadership. Além dos aspectos teórico e empírico, será discutida a prática de liderança para a mudança por meio do evidence-based management.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a adquirirem uma visão complexa do fenômeno da liderança, contribuindo desta forma para que exerçam o papel de agentes da transformação organizacional. Haverá ênfase em questões relacionadas à atuação em conselhos administrativos.
A disciplina abordará a questão da liderança com várias perspectivas, tais como: traços, competências, situações, comportamentos, relacionamentos, estilos de liderança específicos e mais recentes como liderança autêntica, liderança ética, liderança estratégica, liderança para a diversidade e e-leadership. Além dos aspectos teórico e empírico, será discutida a prática de liderança para a mudança por meio do evidence-based management.
Carga horária30h-
Joana Sabrina Pereira Story
Professora Adjunta da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido...
Saiba maisTítulaçãoDoutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/LincolnQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018 -
Renato José de Souza
Renato José de Souza é professor do Departamento de Administração...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasTempo na FGV EAESPdesde 2023
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Gestão da Inovação e Empreendedorismo
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizarem um diagnóstico organizacional e criarem sistemas voltados para a inovação em produtos, processos, gestão e negócios. Ênfase é dada à interface entre inovação e sustentabilidade.
A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à inovação e novos negócios: inovação em produtos, processos, gestão e negócios; gestão da inovação; criação de novos negócios; inovação aberta; empreendedorismo e intra-empreendedorismo.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizarem um diagnóstico organizacional e criarem sistemas voltados para a inovação em produtos, processos, gestão e negócios. Ênfase é dada à interface entre inovação e sustentabilidade.
A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à inovação e novos negócios: inovação em produtos, processos, gestão e negócios; gestão da inovação; criação de novos negócios; inovação aberta; empreendedorismo e intra-empreendedorismo.
Carga horária30h-
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Mais informações
Período
Entre em contato
admissionsoffice@fgv.br
(11) 3799-3488
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Investimento
Obs.1: reajustes anuais serão calculados com base no IPCA.
Obs.2: caso o curso se prolongue além de 48 meses, será cobrada uma taxa mensal de orientação de R$ 3.062,50 reais até o 72º mês, com reajuste anual pelo IPCA.
No 73º mês, não havendo conclusão do curso, ocorrerá desligamento.
Obs 3: os descontos não são cumulativos.Requisitos
Ainda não há sessões programadas para o período.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com admissionsoffice@fgv.br
Financeiro e bolsas
Passo a passo
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1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados: ficha de inscrição, foto, carta de motivação, currículo, diploma de graduação, diploma de mestrado ou MBA internacional em instituição de topo, e uma proposta de pesquisa.
A proposta de pesquisa deve ter cerca de duas mil palavras, contendo: título, área, orientador pretendido, resumo com até 200 palavras, contextualização e pergunta de pesquisa, fundamentos teóricos, escopo do estudo (métodos), impacto esperado sobre a prática, e bibliografia. Como referência, indicamos o livro Projeto de Pesquisa, de John Creswell, Editora Bookman.
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2Análise de documentos e entrevista pessoal
Documentos entregues são analisados por uma banca examinadora formada por professores do DPA.
Candidatos aprovados na etapa de análise de documentos são entrevistados por banca examinadora composta por professores do DPA.
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3Matrícula
Candidatos aprovados recebem orientação para matrícula.
Mais informações
Life Long Learning
Aluno Avulso
Informações geraisA FGV EAESP oferece a interessados que atendam o perfil do público-alvo do DPA a possibilidade de cursar disciplinas como aluno avulso.
As inscrições são contínuas, encerrando-se 45 dias antes do início de cada disciplina.
Para fazer inscrição, preencha a ficha e envie para o endereço dpa@fgv.br, anexando uma foto e os seguintes documentos: currículo, cópia simples do RG, cópia simples do diploma de graduação e cópia simples do diploma de mestrado ou MBA internacional.
Os inscritos podem, eventualmente, ser convocados para entrevista.
Os valores são os seguintes:
- Disciplinas de 3 créditos: Análise Estratégica e Macrotendências: R$ 8.000,00.
- Disciplinas de 1,5 crédito: Competitividade Empresarial, Inovação e Novos Negócios, Liderança para a Mudança e Tendências em Marketing: R$ 4.000,00
O pagamento pode ser dividido em até 6 parcelas.
Ex-alunos de cursos regulares da FGV (com carga horária igual ou superior a 360 horas) têm condições especiais para cursarem disciplinas como aluno avulso, com dedução de 20% no valor integral da disciplina e profissionais empregados em empresas parceiras da EAESP, dedução de 10%.
A FGV EAESP fornecerá, se solicitado, certificados aos alunos aprovados nas disciplinas cursadas.
No caso de entrada no programa até três anos após a realização de disciplinas, essas poderão ser validadas até o limite de oito créditos, com dedução no valor das mensalidades.
A FGV EAESP fornecerá, se solicitado, certificados aos alunos aprovados nas disciplinas cursadas.
No caso de entrada no programa até três anos após a realização de disciplinas, essas poderão ser validadas até o limite de oito créditos, com dedução no valor das mensalidades.
Bolsas de estudo
Edital
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1PESQUISA APLICADA
Alunos/as podem participar de atividades nos Centros de Estudos da FGV EAESP, que têm como foco a produção e disseminação de conhecimentos que enderecem questões relevantes de gestão no âmbito público e privado.
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2DISCIPLINAS ADICIONAIS
Alunos/as podem cursar disciplinas do Doutorado Acadêmico em Administração, da Escola de Métodos e da Escola de Inverno da FGV EAESP, a qual promove intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
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3IMERSÃO INTERNACIONAL
Alunos/as podem participar de “imersão” guiada na Academy of Mangement, maior evento científico de gestão do mundo, tomando contato com o estado da arte do conhecimento no campo e conhecendo seus principais pesquisadores, além de tomar parte em workshops de desenvolvimento e apresentar trabalhos.
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4INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
Alunos/as podem realizar períodos no exterior, inclusive na rede internacional de escolas parceiras da FGV EAESP, instituições renomadas em países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e muitos outros.
Perfil dos alunos
O Doutorado Profissional em Administração na FGV/EAESP representa para mim a ponte tão necessária entre a academia e o mundo corporativo. Este programa preenche um vácuo existente, oferecendo uma abordagem única que integra o rigor teórico acadêmico com as demandas práticas do ambiente de negócios.
Escolhi o DPA pela possibilidade de conciliar vida acadêmica e profissional. Assim, pude examinar alguns dos principais desafios empresariais pelas lentes do estado da arte em pesquisas científicas e contribuir para o avanço das práticas de gestão por meio de pesquisa original e com impacto no meio empresarial.
O DPA foi um momento extremamente importante na minha vida para refletir sobre minha carreira e descobrir, através das aulas e leituras, um novo caminho profissional. Meu projeto pessoal era de fazer uma transição de carreira, desta forma, novos temas foram descobertos durante o curso, que foram utilizados para o desenvolvimento de um projeto de tese alinhado com um novo caminho profissional.
O DPA é uma oportunidade para adquirir e compartilhar conhecimentos. Isso acontece pela bem planejada combinação entre o formato do curso e o seu conteúdo que, sem abrir mão da qualidade acadêmica, dá espaço para as perspectivas empíricas trazidas pelos alunos.
Cursando o DPA, posso utilizar ótimos recursos de pesquisa, acessando textos e trabalhos científicos. Além disso, posso trocar experiências com profissionais de diversas áreas e segmentos, discutindo temas contemporâneos, que afetam nossas organizações.
Minha decisão por cursar o DPA foi motivada pela necessidade de enriquecer minha experiência na administração pública com o conhecimento de outros setores. Encontrei professores atualizados e colegas com experiência ricas e diversas. Em tudo considero que fiz uma escolha acertada.
Com formação em Sociologia e atuação profissional em Gestão, eu buscava um meio de integrar essas duas perspectivas. Foi o que encontrei no DPA. Meus colegas de turma formam um grupo muito rico em experiências. Acima de tudo, é um constituído por pessoas maduras, sérias e de um companheirismo ímpar.
Busquei o DPA para poder aplicar os conceitos mais atualizados da Administração de Empresas em minha startup, bem como pela possibilidade de envolvimento em um ambiente que estimula troca de experiências com colegas e professores.
O DPA permite conciliar minha evolução acadêmica com minha carreira corporativa. A resolução de questões do mundo empresarial deve estar fundamentada no rigor das pesquisas científicas, de forma a ajudar na criação de soluções a serem aplicadas nos negócios.
O DPA combina o rigor do doutorado acadêmico com a excelência em ensino da EAESP e a flexibilidade que eu preciso para conciliar a vida acadêmica e profissional.
Escolhi fazer o DPA na EAESP porque me permite acesso ao estado da arte do conhecimento sobre Administração. A descoberta de novas perspectivas e o aprendizado de metodologias de pesquisa têm sido essenciais para o meu objetivo de produção de conhecimento aplicado.
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Let’s Talk | Visão centrada na empresa x visão centrada no cliente
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FGV EAESP I DPA I Levindo SantosO aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP, Levindo Santos, compartilha conosco a sua experiência como aluno. Para ele, a qualidade do corpo docente confirma suas expectativas sobre o programa. Corpo docente muito qualificado, com aulas muito bem planejadas e com conteúdo muito bem selecionado para provocar discussões de alto nível.
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FGV EAESP | DPA | Depoimento DoutorandaConfira o depoimento da doutoranda Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal, sobre sua experiência no Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP.
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FGV EAESP | DPA | Depoimento DoutorandaConfira o depoimento da Doutoranda, Mariela Assis, sobre a sua experiência no Doutorado Profissional em Administração (DPA) da FGV EAESP.
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Infodemia e Fake News nas Redes SociaisNeste episódio, recebemos a doutora em Administração pela FGV EAESP, MEL GIRÃO, para uma conversa sobre os limites da desinformação digital. Baseando-se em sua tese de doutorado, Mel detalha como as fake news surgem, os riscos envolvidos e as medidas que tanto a sociedade quanto as empresas devem tomar para se proteger.
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As virtudes da liderançaQuais são as virtudes para ser um líder? É possível desenvolvê-las? MARCOS CAIADO, empresário, professor e doutor em Administração pela FGV, aborda essas questões conosco. Neste episódio, ele explora as 4 virtudes humanas cardeais de sua tese de doutorado, analisa se um líder virtuoso realmente alcança resultados nas empresas e o impacto de inspirar sua equipe.
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Decisão de Carreira: Explorando a relação entre a decisão e adaptabilidade de carreiraNeste episódio, entrevistamos Lívia Kuga, aluna do DBA, egressa do Mestrado Profissional (MPGC) na linha de Gestão de Pessoas e atualmente consultora. Vamos explorar diversos aspectos da carreira dela e os insights valiosos que ela obteve por meio de sua pesquisa que obteve Menção Honrosa pelo MPGC.
Estrutura FGV EAESP
Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.
As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.
Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).
Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.
A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.
Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.
Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Processo de seleção
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1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados: ficha de inscrição, foto, carta de motivação, currículo, diploma de graduação, diploma de mestrado ou MBA internacional em instituição de topo, e uma proposta de pesquisa.
A proposta de pesquisa deve ter cerca de duas mil palavras, contendo: título, área, orientador pretendido, resumo com até 200 palavras, contextualização e pergunta de pesquisa, fundamentos teóricos, escopo do estudo (métodos), impacto esperado sobre a prática, e bibliografia. Como referência, indicamos o livro Projeto de Pesquisa, de John Creswell, Editora Bookman.
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2Análise de documentos e entrevista pessoal
Documentos entregues são analisados por uma banca examinadora formada por professores do DPA.
Candidatos aprovados na etapa de análise de documentos são entrevistados por banca examinadora composta por professores do DPA.
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3Matrícula
Candidatos aprovados recebem orientação para matrícula.