Adaptação às mudanças climáticas pela agricultura familiar no Cinturão Verde de São Paulo

Setembro, 2022

Os desdobramentos da crise climática já fazem parte do dia a dia de agricultores familiares e das organizações inseridas na cadeia de alimentos. São muitos os casos de perdas na produção agrícola em função de secas prolongadas, chuvas intensas e aumento médio da temperatura. Além dos danos sociais e econômicos, que afetam diretamente os rendimentos das famílias produtoras, a perda na produção traz desdobramentos para o abastecimento das cidades e altera o preço dos alimentos.

É dentro desse contexto que nasce o projeto Cinturão+Verde, que tem como objetivo contribuir para que agricultores familiares de São Paulo e entorno estejam melhor adaptados às mudanças do clima. Essa publicação é um registro das atividades e resultados dessa iniciativa piloto de 13 meses de duração, no período entre maio de 2021 e junho de 2022.  

O capítulo 1 aborda as motivações por trás do projeto e da escolha do seu território de atuação, a região do Alto Tietê Cabeceiras. O capítulo 2 apresenta a pesquisa conduzida pela equipe para entender de que maneira o território da bacia do Alto Tietê está susceptível às mudanças climáticas. O capítulo 3 apresenta as sete soluções de adaptação às mudanças climáticas para agricultores familiares identificadas por meio de uma chamada de casos. O capítulo 4 relata o trabalho em campo realizado com agricultores que participaram de um percurso formativo em três oficinas. Por fim, o capítulo 5 traz algumas reflexões sobre os resultados atingidos e também a serem potencializados.

Acesse a publicação em inglês

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.