Adaptação às mudanças climáticas pela agricultura familiar no Cinturão Verde de São Paulo

Setembro, 2022

As consequências da crise climática já fazem parte do cotidiano dos agricultores familiares e das organizações da cadeia alimentar. São muitos os casos de perdas na produção agrícola devido a secas prolongadas, chuvas intensas e aumento da temperatura média. Além dos prejuízos sociais e econômicos, que afetam diretamente a renda das famílias produtoras, a perda de produção traz consequências para o abastecimento das cidades e altera o preço dos alimentos.

É nesse contexto que nasce o projeto Cinturão+Verde, que visa contribuir para que os agricultores familiares de São Paulo e região se adaptem melhor às mudanças climáticas. Esta publicação é um registro das atividades e dos resultados dessa iniciativa piloto, que terá duração de 13 meses, de maio de 2021 a junho de 2022.

O Capítulo 1 discute as motivações por trás do projeto e a escolha de seu território de ação, a região do Alto Tietê Cabeceiras. O Capítulo 2 apresenta a pesquisa realizada pela equipe para entender como o território da bacia do Alto Tietê é suscetível às mudanças climáticas. O Capítulo 3 apresenta as sete soluções de adaptação às mudanças climáticas para agricultores familiares identificadas por meio de uma chamada de casos. O capítulo 4 relata o trabalho de campo realizado com os agricultores que participaram de uma jornada formativa em três workshops. Por fim, o capítulo 5 traz algumas reflexões sobre os resultados alcançados e também a serem aprimorados.