Eventos

TechDay 2025 - IA do hype à realidade: Geopolítica, organizações e vida cotidiana

Local

FGV EAESP

Endereço

Rua Itapeva, 432 - Auditório 9 de julho

Data do evento

21/05/2025
sim

Horário

14:00 a 18:30

Conteúdo

O Departamento de Tecnologia e Data Science da FGV EAESP (TDS), o Alumni FGV EAESP e as entidades estudantis convidam toda a comunidade FGV (alunos, professores, pesquisadores, ex-alunos) e profissionais de mercado para a 3ª edição do TechDay: IA do hype à realidade. Conectando pesquisa, inovação e negócios, o evento desse ano irá discutir aplicações e implicações da IA na prática. 

O que você vai encontrar no Tech Day 2025:
 

  • Painéis com especialistas discutindo o impacto da IA na geopolítica, nas organizações e no nosso cotidiano.
  • Cases reais de aplicação de IA demonstrando seu papel estratégico e refletindo sobre os desafios e resultados nessa jornada.
  • Pesquisas acadêmicas que conectam teoria e prática, mostrando como a tecnologia já está sendo aplicada para gerar valor social e econômico.
  • Exposição de startups, ilustrando como a IA tem viabilizado novas soluções no ecossistema de inovação e negócios digitais. 

 

O objetivo central é contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, aproximando a academia, as organizações e demais agentes do mercado e da sociedade.

Confira abaixo a programação e garanta seu lugar!

 

 

Palestrantes

Alcides Eduardo dos Reis Peron
Alcides Eduardo dos Reis Peron
Graduado em Relações Internacionais e Economia pela Facamp. Possui Mestrado e Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da USP. Foi pesquisador visitante da Lancaster University, e do of Departament of War Studies do King’s College London, ambas no Reino Unido. É membro da rede de pesquisa Lavits, do NEV-USP, e do GAPI-Unicamp. Atualmente é professor e coordenador do curso de Relações Internacionais da FECAP, e professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp. Seus temas de trabalho são: geopolítica da IA, aplicações securitárias da IA, vigilantismo e controle social, tecnologias do policiamento e da guerra
Alexandre Gracioso
Alexandre Gracioso sempre teve a educação e a consultoria como foco de carreira, algo que vem de família — seu pai também foi professor e consultor por quase 40 anos. Iniciou a trajetória profissional como consultor, atuando por uma década em projetos complexos e desafiadores, até ingressar na ESPM em 2001. Lá, passou a conciliar a gestão de áreas acadêmicas e de negócios com atividades de ensino e consultoria. Durante esse período, concluiu seu doutorado na FGV EAESP em Gestão Escolar, o que contribuiu diretamente para sua atuação como gestor educacional. De 2011 a 2024 foi Vice-Presidente Acadêmico da ESPM, com o propósito de fortalecer o papel dos professores e ampliar o impacto do aprendizado nos alunos. Além da educação formal, Alexandre também se dedica ao ecossistema de inovação e empreendedorismo, integrando conselhos de startups como Canal do Crédito e Meia Bandeirada, além de ter colaborado com a EdgeMakers em sua entrada no Brasil, sempre agregando seu conhecimento em estratégia, finanças e desenvolvimento de talentos. É sócio e vice-presidente acadêmico na Ideasense - Academia de Life Skills, autor e porta-voz para o desenvolvimento de soft skills para Pearson, e pesquisador associado do FGVanalytics.
André Insardi
É fundador e CEO da Khipo, empresa de consultoria em tecnologia com foco em Mobile, Cloud Computing e Big Data. Mestre em Comportamento do Consumidor (linha de pesquisa: Big Data) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2018), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2013) e graduação em Sistemas de Informação – FATEC (2008). É Professor do Curso de Sistemas de Informação da ESPM e dos cursos MBA em Big Data e MBA em Ciência de Dados na FIAP, onde ministra disciplinas ligadas a Desenvolvimento de Software, Arquitetura de Sistemas, Cloud Computing e Big Data. Tem experiência na área de análise e desenvolvimento de software atuando principalmente nos segmentos: Utilities, Bancário, Consultoria Estratégica, Tecnologias de Informação e Mobilidade Urbana. Fundador da plataforma Meia Bandeirada. Atuou com Inteligência de Mercado na AES Eletropaulo.
Anna Fontes
Anna Carolina Carolota Mires, ou Anna Fontes, filha da Fatima Carlota e mãe do Bento Meireles, pós graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS atua em Responsabilidade Social e Investimento Social Privado com foco em Longevidade através da liderança de projetos alinhados às práticas ESG. Atualmente gerindo o Itaú Viver Mais, associação sem fins lucrativos do Banco Itaú focada no envelhecimento populacional. Graduada em História da Arte pela UFRJ atuando em diferentes frentes sempre como gestora de projetos em OSCs, governo ou empresas da iniciativa privada.
Cacau Moraes
Empreendedor na indústria da comunicação há 12 anos, com experiência em projetos digitais multiplataforma ao lado de talentos como Washington Olivetto e Galvão Bueno. É cofundador e CEO da The Future Studios, a primeira produtora de IA do Brasil, responsável por campanhas híbridas e 100% IA para marcas como Havaianas, Sportingbet, Natura e Coco Quadrado. Também foi produtor executivo do primeiro comercial 100% IA da TV aberta brasileira. Além disso, lidera a The Future Academy, a primeira escola dedicada ao AI Filmmaking no país. Formado em Administração de Empresas pela FGV EAESP (CGAE 2014),
Camila Cheibub Figueiredo
Com mais de 25 anos de atuação no terceiro setor, é coordenadora do Alumni FGV EAESP, Clube de Parceiros FGV e SOMA FGV – Programas de Relacionamento da FGV para o fortalecimento institucional, engajamento da Rede de ex-alunos e doadores para o Fundo de Bolsas. É também Sócia da Neurônio Ativação de Negócios e Causas, que desenvolve projetos em sustentabilidade, empreendedorismo e investimento social privado. É mestre em Gestão para Competitividade na linha de Sustentabilidade pela FGV EAESP e graduada em Administração Pública pela mesma instituição. Tem pós-graduação em Gestão da Educação no Novo Milênio, pelo Instituto Singularidades e é Conselheira Editorial das revistas GV-Executivo e GV-Casos e integrante do Conselho Consultivo do MPGC – Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade. Foi conselheira voluntária da ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos na gestão 2022-24. É mentora Graduação e Pós-Graduação na FGV EAESP.
Carlos Eduardo Torres Freire
Carlos Eduardo Torres Freire
Diretor do Centro de Ciência de Dados para Estatísticas Públicas (CCDEP), projeto com apoio da Fapesp e sede no Seade, agência de estatísticas do Estado de SP. Foi Diretor de Produção e Análise de Dados no Seade de 2019 a 2024, onde também atuou como Diretor Executivo interino. É Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Sociologia e Bacharel em Ciências Sociais também pela USP. Possui 22 anos de experiência em pesquisas acadêmica e aplicada e coordenação de projetos em áreas como Ciência, Tecnologia e Inovação; Políticas Públicas; Cidades e Mobilidade Urbana. Foi pesquisador no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) de 2003 a 2019, onde também atuou como Diretor Científico de 2015 a 2019. Possui experiência internacional como pesquisador visitante no Institute of Development Studies (IDS), em Brighton (2007), e na School of International and Public Affairs na Columbia University, em New York (2013). Atuou em assessorias técnicas em planejamento de políticas públicas na Prefeitura de São Paulo (2009-2010) e como consultor em políticas públicas de inovação na Finep (2014-2015). Foi professor nos cursos de Pós-Graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política (2011-2013) e de Inteligência de Mercado em MBA da FIAP (2019-2022).
Cristiano Nobrega
Cristiano Nobrega
Chief Data & AI Officer da TOTVS desde janeiro de 2024, quando assumiu a área de Dados e I.A da companhia. Tem graduação e mestrado pela FGV EAESP, com Especialização em Marketing e Economia pela UC-Berkeley (USA). Foi indicado um dos 50 Profissionais Mais Inovadores do Ecossistema Digital no Brasil pela Revista Proxxima e Top Voices de Data Analytics no Linkedin (2024). Após passagens como executivo em grandes empresas como Editora Abril, Alpargatas e Microsoft, entrou para o universo digital em 2000, quando fundou sua primeira startup. Com foco em database marketing, criou um modelo disruptivo consagrado pelo público jovem (portais obaoba/guiadasemana), adquirido pelo Grupo RBS em 2008, onde atuou como Diretor de Novos Negócios Digitais até 2011. Fundou em 2012 a Tail, startup focada em aplicação de Big Data e I.A, tornando-se a principal solução de segmentação de audiência para otimização da performance de campanhas de publicidade na internet brasileira. Em 2021 a empresa foi adquirida pelo Grupo Totvs. Foi eleito presidente do IAB-Brasil em 2017 (Associação que representa todas as principais empresas do setor, incluindo empresas como Google, Meta, Microsoft, Amazon, Tiktok, Globo, Kantar, entre outras), assumindo em seguida como presidente do Conselho no biênio 2018 e 2019.
Eduardo de Rezende Francisco
É graduado em Ciência da Computação pelo IME-USP, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, com experiência em Data Science, GeoAnalytics e modelos preditivos. Atualmente, é Professor e Chefe do Departamento de Tecnologia e Data Science (TDS) na FGV EAESP e um dos pesquisadores principais do centro de estudos FGVanalytics. É sócio-fundador do GisBI, think tank de integração entre Big Data e Geoanalytics.
Frederico Oliveira
É empreendedor e mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Com uma década de experiência em dados políticos e regulatórios, dedica-se ao desenvolvimento de soluções utilizando inteligência artificial para analisar documentos governamentais com precisão.
Giovana Pellizzer
Aluna de Administração de Empresas na FGV EAESP. Atualmente, atua como diretora de Relações Públicas na EJFGV, onde é responsável pela construção de parcerias estratégicas com organizações externas, além da liderança de campanhas de comunicação institucional e eventos internos.
 Guilherme Casarões
Guilherme Casarões
Doutor e mestre em Ciência Política pela USP e mestre em Relações Internacionais pela Unicamp (Programa San Tiago Dantas). É professor da FGV EAESP nas áreas de política externa e geoeconomia. Foi professor visitante da Brown University e pesquisador visitante das universidades de Michigan, Brandeis e Tel Aviv. É coordenador da rede Global Public Policy Network (GPPN), do Observatório da Extrema Direita (OED) e do Observatório Rússia-América Latina (Ruslat). Possui artigos e capítulos de livros sobre política externa brasileira, geoeconomia latino-americana e ascensão global da extrema direita. Participa regularmente do debate público com artigos e entrevistas à imprensa.
João Luiz Becker
João Luiz Becker
É Professor Titular de Tecnologia e Ciência de Dados na FGV-EAESP. É Bacharel em Economia pela UFRGS, Bacharel em Matemática pela UFRGS, Mestre em Matemática Aplicada pelo IMPA e PhD em Management Science pela UCLA, Estados Unidos. Participou do Colloquium on Participant Centered Learning na HBS, Estados Unidos e de estágio de Pós-Doutoramento na UPMF, França. Foi Professor Titular da UFRGS durante mais de 40 anos, onde coordenou o PPGA, foi Pró-Reitor de Planejamento, Vice-Diretor e Diretor da Escola de Administração. Foi membro do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS, coordenador da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, e membro do comitê assessor de Economia, Administração e Direito e do comitê assessor de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. É pesquisador Nível SR do CNPq, onde coordena o Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, com atuação principalmente em seu Laboratório de Decisão e Modelagem.
Pedro De Santi
Psicanalista. Professor: Graduação da ESPM; Especialização em Teoria Psicanalítica, PUC-SP: Especialização em Cultura Material e Consumo, ECA/USP; Casa do Saber. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Eu e o outro na cidade. Pos-doc em Comportamento do Consumidor, na ESPM. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP Mestre em Filosofia pela USP. Psicólogo pela PUC-SP. Autor de "A crítica ao eu na Modernidade. Em Montaigne e Freud" (2022. 2.Edição) "A subjetividade no ambiente conectado" (2020); "Existir na cidade 2: memória" (co-editado com Clarissa Rahmeier, 2019); "Existir na cidade: os contornos de si no (des)encontro com o outro" (co-editado com Clarissa Rahmeier. 2018) "Eu e o outro na cidade. Ensaios psicanalíticos" (2016); "Desejo e Adição nas relações de consumo" (2011); "A crítica ao eu na Modernidade. Em Montaigne e Freud" (2003); "A construção do eu na Modernidade. Uma apresentação didática" (1998) "Ps
Pietro Lancieri
É cofundador e VP de Vendas e Parcerias na Galaxies, uma startup que ajuda empresas a prever o comportamento dos consumidores antes mesmo que ele aconteça. A tecnologia da Galaxies se baseia em “Personas Sintéticas” — perfis fictícios gerados por IA e construídos com dados reais de comportamento — que permitem validar campanhas de marketing, testar protótipos e simular jornadas de compra até 10 vezes mais rápido. Esta já é sua quarta startup, e Pietro traz na bagagem uma trajetória de aprendizado pessoal e profissional marcada por uma sólida passagem pela Meta (antigo Facebook).
Rubens Costa de Almeida
É mestre em Políticas Públicas pela FGV EAESP, e construiu uma carreira sólida como consultor nas áreas de estratégia corporativa e formulação de políticas públicas. Sua dissertação sobre cidades em declínio foi premiada como a melhor do ano em políticas públicas em 2024. Atua com foco em desenvolvimento urbano, mudanças demográficas e crescimento econômico inclusivo, especialmente nos temas de envelhecimento populacional e empreendedorismo feminino. Ao longo da carreira, tem contribuído com recomendações estratégicas e baseadas em evidências para apoiar decisões em diferentes níveis de governo. Participou da iniciativa Concertação Amazônica e coassinou o estudo “Saúde na Amazônia e o Atual Contexto Político do Governo Federal”, desenvolvido para o Instituto Arapyaú, reunindo e analisando dados essenciais sobre saúde e indicadores sociais nos municípios da região. É cofundador da Plataforma Longeviver e do think tank GisBI, ligado ao Núcleo de Data Science da FGV São Paulo. Pesquisador associado do FGVanalytics.
Simone da Silva Luvizan
É doutora em Administração de Empresas pela FGV EAESP no campo de Tecnologia e (TDS). Com sólida experiência executiva em TI de empresas brasileiras e multinacionais, é sócia fundadora da Octua. Atua também como palestrante, professora, pesquisadora, autora e revisora de publicações acadêmicas. Como investidora-anjo, é membro do Sororitê e do GVAngels, onde integra o Comitê Tech & AI. É associada do MCIO, grupo de mulheres CIO’s que trabalha pela equidade de gênero na área de TI.

Programação

21.05.2025

  • 14:00
    Recepção, credenciamento e welcome coffee
  • 14:30
    Painel 1 - Geopolítica: IA e poder global: algoritmos em disputa
    Como as tecnologias de inteligência artificial estão redefinindo os centros de poder no mundo? Este painel mergulha nas tensões e alianças que se desenham no cenário global a partir da corrida tecnológica. Especialistas debatem o papel da IA na redefinição de fronteiras estratégicas, no fortalecimento (ou enfraquecimento) de democracias e na nova dinâmica das guerras – invisíveis, silenciosas e cada vez mais algorítmicas.
  • 15:30
    Painel 2 – Organizações | IA no mundo privado e público: decisões, dilemas e disrupções
    Seja para automatizar processos, tomar decisões ou criar novos modelos de negócio, a IA já é parte do cotidiano organizacional. Mas como liderar, inovar e escalar com responsabilidade em um cenário que muda tão rápido? Este painel traz executivos, empreendedores e pesquisadores para discutir os desafios éticos, as oportunidades e os impactos reais da IA no ambiente corporativo. Da eficiência à estratégia — tudo entra em jogo. Case 1 – TOTVS: Principais desafios de estruturar uma agenda Data&IA-Driven na Totvs. Case 2 – Fundação SEADE: IA e o impacto nas estatísticas públicas; Case 3 – Startup GVAngels: IA no Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da GVAngels.
  • 16:30
    Intervalo para café
  • 17:00
    Painel 3 - Vida Cotidiana: IA nas ruas, nas casas e nos bolsos: e agora?
    Do feed de notícias ao atendimento médico, do transporte ao ensino, da conversa entre amigos à educação financeira, a inteligência artificial já faz parte da nossa rotina – mesmo quando não percebemos. Este painel aborda como a IA está moldando comportamentos, relações sociais e a própria experiência humana. Vamos discutir os benefícios, os riscos invisíveis e os dilemas cotidianos de uma sociedade cada vez mais mediada por algoritmos. Case 1 – Viver Mais | Impacto da IA no Envelhecimento e Longevidade no Brasil; Case 2 – Saúde Mental | A IA como grande Outro: oráculo, terapeuta, ghost writer?; Case 3 – AI vs. Humanos na Produção Audiovisual: Colaboração ou Substituição?
  • 18:30
    Encerramento
    Sorteios de Livros e Ingressos

Patrocinadores e Apoiadores

Realização

Correalização

  • EJFGV
  • FGVtech

Apoio

Próximos eventos

Ensino