Inovação

Centro de Inovação | Engajamento Corporativo com Startups para Economia Circular

Sala 905 da FGV EAESP

Rua Itapeva, 432 - São Paulo – SP

05/12/2019

08:30 até 12:30

Objetivo

O Centro de Inovação da FGV EAESP realiza durante toda a manhã do próximo dia cinco de dezembro o workshop “Engajamento Corporativo com Startups para Economia Circular” com o objetivo de debater o tema trazendo múltiplas visões sobre o assunto, discutido por profissionais que atuam em startups, representantes de empresas consolidadas e acadêmicos.

Conteúdo

Profissionais que atuam em novos negócios, representantes de empresas consolidadas e acadêmicos discutem Economia Circular destacando o engajamento corporativo com empresas emergentes considerando o fato de companhias estabelecidas buscarem, através de programas de conexão com startups, enfrentar desafios da atualidade e atender demandas da sociedade em diversos setores da economia.

O workshop traz a reflexão prática de questões como: Por que as empresas estão buscando fora de suas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), ideias, projetos e soluções para atingir os seus objetivos de inovação e sustentabilidade? Através de quais mecanismos as empresas estabelecidas estão se aproximando das startups? Qual é o papel da inovação aberta neste processo? O que muda para as grandes corporações?

Responsável:

• FGV EAESP

Faça sua Inscrição clicando aqui!

Conheça nosso Centro de Inovação. Clique Aqui!

Convidados

Susana Pereira - professora adjunta nos programas de graduação e pós-graduação da FGV EAESP.
Susana lidera na linha de pesquisa em Gestão de Operações e Sustentabilidade do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico da FGV EAESP. Graduada em Engenharia Civil (UFMS), obteve o título de Mestre pela University of Birmingham, na Inglaterra, e de Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas.
Jonas Lessa - Gestor ambiental formado pela EACH USP e empreendedor socioambiental na Retalhar.
Jonas tem 10 anos de experiência adquirida em gestão de pessoas por meio de trabalhos voluntários de combate à extrema pobreza e na gestão e regência de baterias de escolas de samba e blocos de carnaval, onde experimentou a música como ferramenta de transformação social por meio da prática colaborativa.
Leandro Metropolo - Cofundador da Green Mining.
Leandro é CTO com conhecimento avançado em ambientes Linux e cloud AWS, IOT, blockchain e desenvolvimento de projetos customizados com integração de software e hardware. Atua na área de Tecnologia da Informação (TI) desde 1997, quando começou a acompanhar a evolução da internet e as mudanças nas linguagens de programação, nos ambientes de desenvolvimento e na TI, como um todo.
Luciana Hashiba - Vice-coordenadora do Centro de Inovação da FGV EAESP.
Luciana é mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, onde também cursou doutorado na área. Possui graduação em Engenharia de Alimentos, pela Universidade Estadual de Campinas, e MBA em Gestão de Negócios, pela Insper de SP, a Ibmec.
Bruno Stefani- Diretor de Inovação Tecnológica na América do Sul pela Ambev.
Head of Tech Innovation South America - Ambev
Edy fez graduação na Escola Nacional das Indústrias Químicas em Nancy, na França. Atuou como Gerente de Desenvolvimento Ambiental na Tetra Pak, empresa sueca de embalagens e equipamentos para indústria de alimentos tendo como foco de trabalho o desenvolvimento e implementação de processos de logística reversa e tecnologias para a reciclagem de embalagens no Brasil e na América Latina.

05.12.2019

• 08:30
    Recepção
  • 09:00
    FGVin, o Centro de Inovação FGV
  • 09:30
    A circularidade na indústria têxtil
    Jonas Lessa - Gestor ambiental formado pela EACH-USP e empreendedor socioambiental na Retalhar.
  • 10:00
    Logística Reversa Inteligente
    Leandro Metropolo - Cofundador da Green Mining
  • 10:30
    Coffee Break
  • 11:00
    Interação entre Grandes Empresas e Startups
    Luciana Hashiba - Vice-coordenadora do Centro de Inovação da FGV EAESP.
  • 11:30
    Inovação para a Economia Circular: programa de conexão com startups
    Bruno Stefani - Diretor de Inovação Tecnológica na América do Sul pela Ambev.
  • 12:00
    A inovação trazida pelas startups: um sopro de ar fresco - Debate entre os participantes
    Edy Merendino - Mestre em Engenharia química pela UNICAMP e ex-gerente de desenvolvimento ambiental da Tetra Pak.

Patrocinadores e Apoiadores

• Evento NRF FGV
    Varejo
    Local: Nova York