Estudos sobre Educação para Sustentabilidade

Estudos sobre Educação para Sustentabilidade

Reconhecendo a importância de expandir as fronteiras do conhecimento formal sobre educação para sustentabilidade, o FGVces atua com o desenvolvimento de estudos, pesquisas aplicadas e relatórios que reúnem teoria e a sistematização de aprendizados das práticas em projetos e disciplinas da FGV.

Publicações e Relatórios

Antropo: capacidades humanas para sustentabilidade e resiliência

Esse material é produto do percurso de encontros, trocas de experiências, pesquisa, produção de conhecimento, aprendizado, reflexão e prática de um grupo de empresas que fez parte das Iniciativas Empresariais (iE) no ano de 2020, rede empresarial coordenada pelo FGVces, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). O conteúdo aqui apresentado pretende contribuir para o desenvolvimento de capacidades humanas essenciais à gestão empresarial para sustentabilidade e organizações mais resilientes, capazes de se transformar e de promover transformações nos sistemas em que estão inseridas, e não representa, necessariamente, a opinião ou posicionamento institucional das empresas aqui representadas, tampouco da FGV-EAESP.

Acesse a publicação

Escolas Sustentáveis: Percurso de formação e identificação de direcionadores estratégicos para sustentabilidade as escolas

O FGVces e a Escola Viva somaram esforços ao longo do 2º semestre de 2019 para promover um processo participativo de capacitação e reflexão conjunta sobre Sustentabilidade no contexto da Educação Básica. O projeto teve como objetivos: capacitar um grupo composto por públicos prioritários em conceitos globais sobre Sustentabilidade, e facilitar um processo de inclusão de direcionadores de sustentabilidade no planejamento estratégico da Escola.

Acesse a publicação

Iniciativas em Educação de gestores “sobre” e “para” Sustentabilidade: Brasil, Estados Unidos e Inglaterra

A pesquisa buscou apresentar iniciativas que visam formar gestores e gestoras privados e públicos para serem novas lideranças para a sustentabilidade. As iniciativas podem ou não estar ligadas a Universidades. Trata-se de um levantamento da oferta de cursos com essa temática (2019).

Acesse a publicação

Estudo sobre Competências para o Jovem Agricultor Familiar

Este estudo teve como objetivo identificar competências que podem servir como base para a elaboração de um programa de formação para despertar a autonomia e o empreendedorismo dos jovens agricultores familiares em cadeias produtivas no Brasil. A partir de entrevistas e uma breve revisão bibliográfica, foram abordados o cenário da agricultura familiar; as possibilidades configuradas para o fortalecimento da agricultura familiar e seus fatores de sucesso; as competências essenciais que podem contribuir com este fortalecimento; os elementos centrais de um programa de formação integrada para o jovem agricultor familiar (2016).

Acesse a publicação

P22_ON - Formação para a Sustentabilidad

Edição da P22_ON Formação para a Sustentabilidade, de março de 2016, apresenta as principais propostas inovadoras de ensino aplicadas em várias universidades e escolas de negócios que vão formar os novos líderes. Todas têm em comum a formação de um ser humano integral, que pode desenvolver as diversas facetas: a física, a emocional, a intuitiva e a espiritual.

Acesse a revista

 

Artigos e capítulos de livros

AGUIAR, Ana Carolina; CARREIRA, Fernanda; MONZONI, Mario: Leadership Education for Sustainability, in: Wieland, Josef / Baumann Montecinos, Julika (eds.): Brazilian Perspectives on Transcultural Leadership, Marburg: Metropolis, 51-70, 2020. https://www.metropolis-verlag.de/Brazilian-Perspektives-on-Transcultural-Leadership/1403/book.do.

SANTIAGO, Isabella Cruvinel; CARREIRA, Fernanda Cassab; AGUIAR, Ana Carolina Pires de; MONZONI, Mario Prestes. Increasing knowledge of food deserts in Brazil: the contributions of an interactive and digital mosaic produced in the context of an integrated education for sustainability program. Journal Of Public Affairs, [S.L.], p. 1-2, 16 dez. 2018. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/pa.1894.

CARREIRA, Fernanda; AGUIAR, Ana Carolina; ONÇA, Fabiano; MONZONI, Mario. The Celsius Game: an experiential activity on management education simulating the complex challenges for the two-degree climate change target. The International Journal Of Management Education, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 350-361, jul. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijme.2017.03.012.

GÓES, Vicente Lourenço; JARDIM, Luiza Brunetti Silva; AGUIAR, Ana Carolina Pires de; PRESTES NETO, Mario Monzoni. Transdisciplinaridade no Contexto da Educação para a Sustentabilidade: compreendendo fundamentos e abordagens. In: ENANPAD XLI, 41., 2017, São Paulo. Anais [...] . São Paulo: Anpad, 2017. p. 1-16. http://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=89&cod_edicao_subsecao=1453&cod_edicao_trabalho=23372.

AGUIAR, Ana Carolina Pires; CARREIRA, Fernanda; GÓES, Vicente Lourenço de; MONZONI NETO, Mario Prestes. Formação Integrada para Sustentabilidade: impactos e caminhos para transformação. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, [S.L.], v. 7, n. 3, p. 162-174, 23 dez. 2016. FUNDACE. http://dx.doi.org/10.13059/racef.v7i3.396.

Parceiros

  • Instituto Arapyaú
  • P22_ON
  • Coca-Cola

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.