O exercício de resgatar como foram os anos de 2021 e 2022 para a produção desse relatório nos trouxe à tona uma profusão de recordações e sentimentos ambíguos. Afinal, ainda estávamos muito marcados pela pandemia de Covid-19 e vivendo com bastante apreensão o desmantelamento da governança ambiental, o enfraquecimento da garantia e proteção dos direitos humanos e os persistentes ataques à democracia.
Apesar disso, seguimos articulando parcerias, somando esforços e apoiando organizações públicas e privadas em suas jornadas de transformação. Foram dezenas de projetos realizados nesse sentido, como vocês terão a oportunidade de conferir nas próximas páginas. As iniciativas estão agrupadas em grandes temas e têm propostas bem variadas entre si. Mas em comum, todas geraram ou vão gerar bens públicos, um dos nossos compromissos com a sociedade.
Internamente, buscamos nesse período cuidar de nós mesmos e de nos reconectar – uns aos outros, depois de uma fase prolongada de distanciamento social, e com o CES, como chamamos internamente o nosso Centro de Estudos em Sustentabilidade.
Também mobilizamos encontros e discussões para repensar nossas atuais prioridades e revisitar processos que são importantes para o nosso desenvolvimento institucional. São movimentos internos, mas que impactam fortemente nossa maneira de atuar e de se relacionar com governos, empresas e sociedade civil.
Para 2023, estamos esperando muitas realizações e, principalmente, comemorações. Vamos completar 20 anos de atuação em setembro, marco que nos enche de orgulho. Continuaremos nessa incansável jornada de estabelecer outros projetos de desenvolvimento para o Brasil e de buscar soluções efetivas para os desafios da sustentabilidade. Seguimos juntos e juntas.
Boa leitura!