
A agricultura familiar e os pequenos produtores são responsáveis pela produção de grande parte dos alimentos consumidos nas cidades. Seus produtos são importantes para que a população tenha acesso a uma alimentação saudável. Além disso, a produção de alimentos em pequena escala contribui para a geração de renda das famílias, a preservação dos recursos e a valorização de vínculos históricos e culturais entre os produtores e a terra. Porém, nem sempre esse contexto é conhecido e valorizado por quem compra e quem consome. Pelos caminhos – nem sempre curtos - que o alimento percorre muita coisa se perde: a identificação de onde veio o produto, o diálogo, o frescor do alimento e a remuneração justa a quem produziu.
Com o objetivo de tornar a cadeia de alimentos de grandes centros urbanos mais justa e inclusiva o projeto Bota na Mesa conduziu um trabalho de formação com 9 cooperativas e associações de pequenos produtores de frutas, legumes e verduras, situadas na região urbana e periurbana de São Paulo. Ao longo de dois anos, o projeto acompanhou a trajetória dessas organizações e conduziu um ciclo de oficinas com cada uma delas, trazendo ferramentas, informações e proporcionando momentos de interação com o mercado.
Este guia é resultado do trabalho do Bota na Mesa junto a estas 9 cooperativas e associações. Nas páginas a seguir você encontrará um resumo das ferramentas trabalhadas, uma explicação sua importância para o acesso a mercado e as orientações sobre como utilizá-la.