Agenda de Desenvolvimento Territorial para a região da BR-319: fortalecendo territórios de bem viver
A Agenda de Desenvolvimento Territorial para a Região da BR-319 (ADT) é uma publicação que resulta da junção entre o conhecimento prático de mais de 600 pessoas consultadas – representando cerca de 150 organizações públicas e privadas e 64 comunidades locais de regiões ao longo e influenciadas pela rodovia – e o conhecimento advindo de pesquisa aplicada em políticas públicas e dinâmicas territoriais.
Em resposta aos riscos socioambientais da possível pavimentação do trecho do meio da rodovia, no estado do Amazonas, busca-se um diálogo mais amplo sobre as aspirações locais para o desenvolvimento e o bem viver. Propõe-se medidas de fortalecimento não apenas restritas aos potenciais impactos da obra, mas com olhar multisetorial, territorial e de longo prazo.
Assim, a ADT parte das demandas manifestadas pelas comunidades locais e articula percepções coletadas de gestores públicos, da sociedade civil e da academia, para apresentar um amplo diagnóstico e tecer recomendações na forma de 13 estratégias interligadas: