• Politicas Públicas

Webinar aborda geoinformação, cidades brasileiras e territórios frente à crise climática

25.06.2024

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) promoverá um webinar sobre geoinformação, cidades brasileiras e territórios em perspectiva de crise climática. O evento será no dia 28 de junho, às 10h.

A sociedade brasileira vem assistindo uma série de catástrofes associadas a eventos climáticos extremos. As cidades são criticamente impactadas, afetando milhares de pessoas todos os anos. Ainda mais preocupante é o fato de que esses eventos extremos tendem a ser mais frequentes e intensos segundo os alertas da comunidade científica. Os desafios que as complexidades de um país continental diverso e desigual impõem são enormes.

Dessa forma, o webinar discutirá como as novas possibilidades em (Geo)Data Analytics podem contribuir nas ações de planejamento territorial e de cidades no fortalecimento das ações de adaptação e mitigação dos efeitos da crise climática nas cidades brasileiras. Também refletirá como o Brasil hoje está posicionado no que diz respeito à capacitação de profissionais e na geração de inovação e tecnologia na área da ciência de dados espaciais.

Os palestrantes serão: Antonio Miguel Vieira Monteiro (pesquisador sênior na DIOTG do INPE e coordenador do LiSS), Rafael Pereira, (pesquisador e chefe de Ciências de Dados do Ipea), Nabil Bonduki (professor titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP). A moderação do evento ficará a cargo de Frederico Roman Ramos (professor da FGV EAESP).

Os interessados em participar devem se inscrever neste link.