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Mestrado e Doutorado: Disciplinas Avulsas proporcionam novas oportunidades de desenvolvimento
Alguns cursos do Programa de Mestrados e Doutorados oferecem a possibilidade de cursar algumas de suas disciplinas como aluno avulso. O objetivo é proporcionar ao participante a oportunidade de se desenvolver em um ou mais temas específicos, ou ainda conhecer mais detalhadamente a proposta do curso, antes de decidir candidatar-se como aluno regular.
Vantagens e benefícios
- Diversificar o currículo em disciplinas que podem somar à atuação acadêmica ou profissional;
- Ter contato com conteúdos diferentes das ementas tradicionais do seu curso;
- Expansão do leque de possibilidades de atuação na carreira profissional e acadêmica.
Cada programa oferece características próprias e diferentes possibilidades de disciplinas avulsas. No caso do Mestrado Profissional em Gestão e Competitividade (MPGC) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), essa modalidade é oferecida com exclusividade para ex-alunos. Como cada linha tem um tema específico (conheça as linhas oferecidas) existe essa possibilidade para ex-alunos se qualificarem com outras temáticas.
Conheça todas as opções disponíveis.
“O curso oferecerá a ex-alunos(as) das linhas Gestão de Saúde, Gestão, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação a possibilidade de retornar à FGV EAESP para cursar qualquer matéria do MPGC como aluno avulso. No espírito do lifelong learning, o objetivo é oferecer a continuidade dos estudos, cursando matérias tanto da linha de origem como de outras linhas”, ressaltou o professor Gilberto Sarfatti (coordenador do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC).
Já no caso da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), as disciplinas avulsas são oferecidas para alunos e ex-alunos da FGV e de outras instituições de ensino, tanto para disciplinas oferecidas no Mestrado quanto para o Doutorado em Direito da Regulação. O aluno avulso pode cursar até duas disciplinas eletivas e possui as mesmas obrigações dos alunos regulares. Os créditos obtidos em disciplinas do Programa na qualidade de "Aluno Avulso" concedem uma declaração.
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Na Escola de Direito São Paulo (FGV Direito SP) as inscrições para as disciplinas avulsas estão abertas até o dia 9 de setembro para disciplinas de 30 horas/aula. As aulas são destinadas e interessados que querem experimentar o Programa. Vale ressaltar que se ingressarem no programa de Mestrado Profissional depois, podem aproveitar os créditos.
Conheça todas as opções disponíveis.
Para além dos cursos citados acima, a FGV oferece várias outras possibilidades, confira abaixo as opções disponíveis:
Rio de Janeiro
- Direito (FGV Direito Rio)
- Economia (FGV EPGE)
- Ciências Sociais (FGV CPDOC)
- Administração (FGV EBAPE)
- Matemática Aplicada e Ciência de Dados (FGV EMAp)
São Paulo
- Administração de Empresas (FGV EAESP)
- Economia (FGV EESP)
Confira a entrevista com Henrique Vitta, aluno de Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e atuante profissional na área educacional em projetos.
Quais disciplinas avulsas você realizou?
Realizei inicialmente a disciplina "Mudança organizacional e Gestão Pública", em janeiro de 2016, ofertado como curso de férias para o Mestrado Profissional à época.
Qual foi a motivação para “experimentar” o mestrado através das disciplinas avulsas? Por que você optou por fazer as disciplinas?
Havia concluído a minha graduação no ano anterior, tendo passado por vivências onde tinha tido atuações práticas em posição de liderança em movimentos estudantis (FEA júnior USP, empresa júnior de consultoria de gestão da qual havia sido presidente, e USP Debate, projeto de extensão da universidade que sou cofundador e liderei durante seus primeiros anos), seguida de uma experiência profissional em consultoria de gestão. Estava decidido a atuar no setor público e estava conhecendo as possibilidades para isso. Contatei diferentes organizações, realizei cursos e participei de eventos em diferentes espaços para ampliar minha visão sobre as possibilidades existentes. Busquei a FGV porque é uma organização que é referência em gestão pública e a ideia de ter um contato com mestrado profissional me atraiu muito, sendo uma oportunidade de ter um contato mais aprofundado com teoria daquilo que eu buscava e o convívio com pessoas que estavam atuando no setor público.
Qual foi a importância de ter contato com a proposta do mestrado antes de ingressar?
Cumpriu perfeitamente os objetivos. Tive uma visão do que seria o mestrado profissional ao mesmo tempo que consegui conhecer pessoas que tinham interesses parecidos e estavam atuando no setor.
Logo no início das disciplinas, o que mais te chamou atenção?
A estrutura da FGV e a quantidade de atuações práticas da organização junto a governos, assim como a quantidade de professores que são referência na sua área de atuação. No caso específico daquele momento, foi interessante conhecer mais sobre projetos de impacto, como a implantação do "Poupatempo", tema discutido na disciplina ofertada, e da história de professores como o Bresser Pereira, que os colegas haviam tido aula.
No contexto geral, como foi participar das disciplinas avulsas? Fale um pouco sobre o formato, o que aprendeu de mais importante etc.
Naquele momento, a disciplina me permitiu ter contato com teorias de gestão pública aplicadas à prática e ampliaram a minha visão sobre possibilidades de atuação profissional. Ajudou a consolidar a minha intenção em atuar na prática da atuação pública e de fazer um mestrado profissional após experiências relevantes na área. Isso realmente aconteceu anos depois, quando ingressei no MPGPP, em 2021, e que acabo de concluir.
A saber: alguns meses após aquele período que cursei a disciplina, especificamente em junho de 2016, ingressei no programa Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil e atuei na Secretaria da Educação do Ceará. Desde então, tive diversas outras experiências profissionais na área educacional, atuando junto a diferentes organizações e governos Brasil afora, e em outras frentes junto ao setor público, tendo também tido uma experiência eleitoral ao me candidatar a vereador, em 2020. Entre 2021 e 2022 decidi retomar a ideia de me aprofundar na gestão pública e iniciei o mestrado profissional.
De que forma a disciplina avulsa contribuiu com a sua atuação profissional na área de Educação?
Recentemente iniciei uma atuação profissional na Secretaria da Educação do Pará, potencializado pela experiência do MPGPP. O convite partiu do atual secretário da educação do estado, Rossieli Soares, com quem tive contato enquanto professor em disciplina eletiva que no início do curso, em 2021, quando estava liderando a educação em São Paulo e tivemos a disciplina disponibilizada. A experiência reforça o que relatei: o mestrado proporcionou a integração da teoria à prática e proporcionou o contato com projetos e pessoas que vivenciavam grandes desafios em governos. Minha dissertação teve como objeto de estudo a educação de São Paulo e o professor Rossieli, que participou da minha banca, me fez o convite para atuar no desafio da educação paraense que ele havia iniciado há pouco.
Para saber mais sobre os cursos de Mestrado e Doutorado da FGV e as Disciplinas Avulsas, acesse o site.