Inovações na arrecadação fiscal no Brasil é tema de webinar da FGV EAESP

.

Webinar | Inovações na Arrecadação Fiscal no Brasil

As inovações na arrecadação fiscal no Brasil serão tema de um webinar gratuito, que ocorrerá no dia 7 de novembro, às 17h. A atividade é uma iniciativa conjunta do FGV Cidades, Centro de Inovação em Políticas Urbanas da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O webinar trará para o centro dos debates o ciclo de inovações que os diversos órgãos dealgumas  Receitas Estaduais brasileiras e a Receita Federal realizaram nas últimas décadas, processo consistente com o que estava ocorrendo no setor privado. Iniciando com a digitalização das informações e seguindo com o uso desses dados para aprimorar os mecanismos arrecadatórios, os vários estados mudaram a forma como arrecadavam - uma exceção dentro do que se observa nos governoso histórico do setor público.

“Em geral, os governos não acompanharam o ritmo de inovação observado no setor privado na grande maioria das áreas. Nesse seminário, serão apresentados os avanços observados com um foco nas políticas estaduais”, explica o pesquisador diretor do FGV Cidades, Ciro Biderman. Segundo ele, advento da Nota Fiscal Eletrônica, iniciado em meados dos anos 2000, deu origem ao processo de digitalização que se encerra no início dos anos 2010. Após um período no qual esse primeiro passo não foi acompanhado do uso intensivo desses dados, já no final daquela mesma década, se inicia uma nova onda de inovações no que se denominou “conformidade por desenho”.

 

Confira a programação:

Inovações na arrecadação fiscal no Brasil: da Digitalização à Ciência de Dados (17h00 às 17h40)

Apresentação: George Avelino (Cepesp/FGV)

Moderador: Lycia Lima (EESP)

Discussão: Vanessa Rahal (Insper)

 

Como medir ganhos de inovações no Fisco: o caso dos Estados Brasileiros (17h40 às 18h20)

Apresentação: Ciro Biderman (FGV Cidades)

Moderador: Maria Cristina MacDowel (BID)

Discussão: Enlinson Matos (Cepesp/FGV)

 

Impactos arrecadatórios do PROFISCO e do PNAFM III (18h20 às 19h20)

Apresentação: Maria Cristina MacDowell (BID) e André Martínez Fritscher (BID)

Moderador: Isaias Coelho (FGV Direito)

Discussão: Ricardo de Souza Moreira (Receita Federal)

 

Os interessados podem se inscrever neste link.

Últimas postagens

foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Sustentabilidade Subiu ao CORE da Estratégia

Marcelo dos Santos Sousa, aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESPNos últimos anos, a pressão…
Liderança estratégica em equipes com executivos reunidos discutindo estratégias e decisões conjuntas
Administração de empresas

Por que desenvolver líderes individualmente pode não ser suficiente para transformar uma empresa

As decisões mais importantes de uma empresa raramente dependem de um único líder. Ainda assim, muitos programas de…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Computação Quântica e Governança Corporativa: Um Novo Dilema Para o Mercado Financeiro?

Gustavo Henrique Rodrigues Pessoa, aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP e Manager Director…
foto da professora em frente ao prédio da EAESP
Notícias internas

Professora da FGV EAESP recebe reconhecimento internacional por excelência em ensino de sustentabilidade

A professora Fernanda Carreira, coordenadora-geral do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV…