• Administração de Empresas

Executive MBA e a formação de líderes como agentes transformadores

04.07.2024

O Executive MBA da FGV EAESP emerge como o sucessor do renomado Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG), que foi lançado em 1974. Sendo o primeiro MBA brasileiro reconhecido pela AMBA, o CEAG já formou milhares de profissionais que hoje ocupam posições de destaque no mundo dos negócios. O novo Executive MBA combina essa herança de excelência com um método inovador, focado em temas contemporâneos e adaptado às necessidades dos executivos atuais.

Destinado a profissionais com, no mínimo, oito anos de experiência relevante e vivência em gestão, o programa é ideal para aqueles que ocupam posições de liderança e buscam uma formação sólida e atualização nos conceitos de administração. O currículo abrange conhecimentos fundamentais e ferramentas de gestão, além de desenvolver habilidades para diagnosticar, estruturar e propor soluções para problemas de negócios, levando em consideração aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.

Inovação e Flexibilidade no Ensino

O Executive MBA oferece imersão em liderança, projetos integrados e ênfase em gestão responsável e sustentável. Destaque para a análise de até 30 casos de negócios desenvolvidos por professores da FGV EAESP com a presença das empresas envolvidas, proporcionando uma visão prática e realista dos desafios corporativos contemporâneos.

Além das aulas, o programa apresenta diversas oportunidades, como intercâmbios e semanas de imersão internacionais gratuitas, formato flexível, disciplinas práticas, abordagem interdisciplinar, acreditação internacional, possibilidade de realizar disciplinas eletivas nos Mestrados acadêmicos e profissioais, mentoria com alumni e apoio do centro de carreiras da FGV EAESP.

Desenvolvimento de Liderança

A professora Ianara Neves, que ministra a disciplina Leadership Development, explica que o desenvolvimento dos alunos ocorre em três momentos: "No primeiro semestre, focamos no autoconhecimento do líder. No segundo, tratamos a interrelação líder-liderado. Finalmente, no terceiro semestre, expandimos o escopo para a esfera organizacional, compreendendo a relação líder e organização e o impacto nos negócios." Ela destaca que a disciplina é prática, com exercícios e simulações que preparam os alunos para enfrentar desafios de liderança no ambiente complexo e diversificado atual.

Experiência e Aplicação Prática

A aluna Elisabeth Reis Santos, diretora executiva e sócia proprietária de empresa no setor de Arquitetura e Engenharia, compartilha sua experiência: "Nas férias, vou preparar o Planejamento Estratégico da minha empresa, aplicando os conhecimentos adquiridos. O curso começou com Gestão de Operações e Estratégia, exatamente o que eu precisava. Parece que foi feito para mim." Elisabeth elogia a estrutura do curso e a aplicabilidade dos conceitos no negócio: "Além do embasamento acadêmico, sei onde procurar e como aplicar as ferramentas aprendidas."

Ela também valoriza a diversidade de áreas entre os colegas de classe: "Cada um vem de uma área diferente, mas quase todos estão em posições de gerência para cima, o que cria uma sinergia rica. As discussões são complementadas de forma valiosa pelos diferentes pontos de vista."

Uma Visão de Futuro

Elisabeth chegou ao curso através de uma campanha afirmativa junto à Rede Mulher Empreendedora e destaca: "A bolsa de diversidade foi fundamental para eu estar aqui e aproveitar esse ambiente incomparável da FGV. Aqui, tenho uma visão de futuro, estratégica e assertiva para minha empresa."

Ela enfatiza a importância de uma visão estratégica para um executivo: "Para ser um CEO, é preciso entender o mercado, além do cotidiano da empresa. Conversar com pessoas de outras empresas e mercados e conhecer suas estratégias de crescimento é muito enriquecedor."

Concluindo, Elisabeth celebra a formação proporcionada pela FGV EAESP: "Estudar em uma instituição focada na excelência é muito importante para mim e minha família. Fiz uma boa faculdade, uma pós-graduação, e agora estou na FGV!", finaliza sorridente. O Executive MBA da FGV EAESP se destaca como um programa que não apenas educa, mas também transforma seus alunos em líderes prontos para enfrentar os desafios do ambiente corporativo atual.

Conheça mais sobre o programa aqui