Evandro Felix assume a coordenação da linha de Gestão da Saúde do MPGC da FGV EAESP

A linha de Gestão da Saúde do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade da FGV EAESP passa a ser coordenada por Evandro Felix, professor e médico cuja trajetória combina assistência, gestão, inovação e formação de lideranças para o setor de saúde. A chegada de Evandro marca um novo momento da linha, que se consolida como espaço estratégico para enfrentar os desafios da sustentabilidade, da transformação digital e da qualidade dos sistemas de saúde no Brasil. 

Médico, com mestrado em Neurologia e Neurociências pela UNIFESP, MBA em Gestão em Saúde e doutorado em Administração de Empresas pela FGV EAESP, Evandro construiu uma carreira marcada pela intersecção entre cuidado com as pessoas, pensamento analítico e gestão baseada em evidências. Foi pesquisador visitante na Georgetown University, experiência que ampliou sua visão internacional sobre políticas, dados e inovação em saúde. 

Professor da FGV EAESP, Evandro ministra disciplinas relacionadas à gestão, inovação e transformação digital na saúde, tanto no MPGC quanto no EMBA Saúde. Também é médico do Departamento de Neurologia da UNIFESP-EPM, mantendo vínculo direto com a prática clínica e com a formação de novos profissionais da área. "Nunca quis sair da universidade. Amo a medicina, amo cuidar de pessoas e amo estar em sala de aula com os alunos", afirma. 

Sua aproximação com a gestão em saúde começou ainda no exercício da medicina. Em 2010, atuando no Hospital do Coração, passou a se envolver com temas como qualidade, projetos, planejamento estratégico e inovação, o que o levou ao MBA da FGV e, posteriormente, ao doutorado. Nesse percurso, criou áreas de inovação, liderou projetos de transformação digital e chegou ao cargo de Chief Medical Information Officer. "Sempre fui curioso. Desde adolescente me interesso por tecnologia e aprendizado contínuo. Minha motivação de vida é nunca parar de aprender, e poder aplicar o que aprendo", diz. 

Além da atuação em grandes organizações hospitalares, Evandro também acumulou experiência como executivo e conselheiro de startups de saúde, onde segue atuando como advisor. Atualmente, é responsável pela área de inovação do Hospital Sabará, onde desenvolve iniciativas voltadas à cultura de inovação, digitalização, dados e novos modelos de cuidado. Também participa de entidades setoriais, como sindicatos de hospitais e clínicas, contribuindo para o desenvolvimento de plataformas digitais, análise de dados e conteúdo estratégico para o setor. 

No campo institucional, Evandro é membro do comitê executivo do FGVSaúde, think tank da FGV dedicado à produção de conhecimento e ao debate qualificado sobre os rumos da saúde no país. Também integra a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e a Rede Interagencial de Informações para a Saúde, voltada à geração e disseminação de dados aplicados às políticas públicas. 

Ao assumir a coordenação da linha de Gestão da Saúde do MPGC, Evandro reconhece o legado construído por Ana Maria Malik, sua orientadora no doutorado e referência no campo. "Substituir a professora Ana Maria Malik não é tarefa simples. Ela é um grande nome, muito respeitada no mercado e deixou uma marca profunda no programa", destaca. 

Para ele, a linha de Gestão da Saúde ocupa um papel central na formação de gestores capazes de lidar com a complexidade do setor. "O objetivo do MPGC é formar líderes com pensamento crítico e capacidade analítica, que utilizem método científico para tomar melhores decisões", afirma. "O impacto esperado é mais sustentabilidade no sistema de saúde, melhores desfechos clínicos, melhor gestão da saúde pública e mais valor entregue à população." 

À frente da coordenação, Evandro pretende ampliar a integração entre gestão, dados, tecnologia e inovação, além de fortalecer metodologias educacionais alinhadas às transformações do setor. "Não cabe mais apenas o modelo formal de educação. Precisamos estar à frente, experimentar novos métodos e incorporar a perspectiva digital de forma estruturante", afirma. "A FGV está na fronteira dessa mudança, e a linha de Saúde precisa refletir isso." 

Movido por desafios, projetos e aprendizado constante, Evandro vê na educação um espaço privilegiado para transformar realidades. "Ensinar gestão em saúde é, acima de tudo, cuidar de pessoas em escala. É formar líderes capazes de gerar impacto real, sustentável e duradouro para o sistema de saúde e para a sociedade." 

Conheça mais sobre a linha de Gestão da Saúde do MPGC aqui.

Últimas postagens

Banner com fundo azul exibindo o título “Blog Gestão e Negócios” no topo, acompanhado dos logotipos do Estadão e da FGV EAESP. Ao centro há uma foto circular de uma pessoa usando óculos e traje formal, com o texto “Alexandre Stellet, aluno DPA”
Blog Gestão e Negócios

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia

Alexandre Stellet, Aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP e executivo de empresas no setor…
Mulheres na liderança em reunião executiva com equipe discutindo estratégias empresariais
Administração de empresas Contabilidade e finanças

Ter mais mulheres na liderança melhora o desempenho das empresas? Estudo responde

A presença de mulheres na liderança tem sido cada vez mais discutida no mundo corporativo. Ainda assim, muitas…
Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília ao pôr do sol, com edifícios icônicos, espelhos d’água e vias ao redor
Administração pública

O Poder dos Municípios: Como funciona o lobby municipal no Brasil?

Você já parou para pensar como as necessidades da sua cidade chegam até as altas esferas do poder em Brasília?…
Mãos segurando capelos e diplomas erguidos ao ar livre, representando formatura e conclusão acadêmica sob luz do pôr do sol
Administração de empresas

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

As universidades brasileiras estão diante de um cenário cada vez mais desafiador. Com a concorrência acirrada no…