• Administração de Empresas

Aula inaugural apresenta competitividade e sustentabilidade na prática

27.02.2025

O mês de fevereiro marca o início de uma nova jornada acadêmica para os alunos e alunas da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). No Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC), o maior mestrado profissional do Brasil, a primeira disciplina do curso não é apenas uma introdução ao conteúdo programático, mas também uma oportunidade estratégica de integração e networking para os quase 150 novos estudantes.

O pontapé inicial do programa foi dado com a disciplina Tendências da Competitividade, ministrada pelo professor Gilberto Sarfati, coordenador do MPGC. A matéria tem um papel integrador e instigante: propõe uma reflexão sobre o significado da competitividade e suas múltiplas dimensões — organizacional, humana e institucional — além de conectar teoria e prática para preparar os alunos para desafios reais do mundo dos negócios.

Competitividade e sustentabilidade na prática

A aula inaugural contou com a palestra de Bruno Serapião, CEO da Atvos, uma das maiores empresas de energia limpa do Brasil. Em sua fala, intitulada “O Papel das Empresas na Competitividade e no Desenvolvimento Sustentável”, Serapião apresentou sua experiência à frente da companhia e destacou como é possível aliar rentabilidade com valores como sustentabilidade, governança ativa e gestão de pessoas. Ele reforçou ainda a importância da liderança para garantir clareza nos objetivos e manter o foco no capital humano, fatores que impactam diretamente os resultados organizacionais.

Além da palestra, os alunos tiveram sessões com os coordenadores de suas respectivas linhas de pesquisa, aprofundando o conceito de competitividade em seus setores específicos. A disciplina Tendências da Competitividade conecta todas as oito linhas do MPGC e promove uma experiência dinâmica de aprendizado, com palestras, diálogos, dinâmicas de grupo e atividades interativas.

Painéis simultâneos e trocas interdisciplinares

Durante a disciplina, os estudantes participaram de diversos painéis simultâneos. Os temas abordados refletiram desafios contemporâneos e tendências emergentes, incluindo inteligência artificial, liderança sustentável, desafios políticos de 2025, geopolítica, saúde mental, diálogo intergeracional e mudanças climáticas.

Outro momento de destaque foi o contato com alguns alumni do MPGC, que compartilharam suas experiências e responderam dúvidas, enriquecendo a troca de conhecimentos entre gerações e preparando a nova turma para os desafios do mestrado. 

A professora Fernanda Carreira conduziu uma dinâmica de integração, permitindo que os alunos conhecessem colegas de outras linhas de pesquisa e refletissem sobre suas expectativas para os próximos dois anos de mestrado.

Reflexões sobre competitividade e propósito

Mais do que apresentar conceitos teóricos, a disciplina desafia os alunos a questionar e aprofundar sua compreensão sobre competitividade. O professor Gilberto Sarfati provocou reflexões sobre dilemas atuais, como: Competitividade e rentabilidade andam sempre juntas? É possível conciliar propósito profissional com alta remuneração?

Ao longo das 16 sessões, os alunos aprofundaram sua compreensão sobre competitividade por meio de pesquisas e discussões práticas, explorando sua relação com a importância da saúde e do bem-estar, a diversidade e inclusão como fatores estratégicos, as tendências de inovação que influenciam as empresas e o impacto das mudanças climáticas no cenário institucional.

Com esse primeiro módulo, a turma do MPGC 2025 inicia sua jornada acadêmica estimulada a pensar criticamente e a aplicar o conhecimento adquirido em cenários reais.

Ensino