FGVEarth realiza pesquisa inédita sobre desastres climáticos e políticas públicas municipais

Evento para apresentar a pesquisa encerrou os três dias de lançamento do novo centro.

O terceiro e último dia do lançamento do FGVEarth foi marcado pela apresentação da pesquisa CliMune – Climate Municipalities Evidence, iniciativa que busca fortalecer a capacidade dos municípios brasileiros para responder aos crescentes desafios impostos pelos desastres climáticos. Em um momento decisivo para a formulação de políticas públicas voltadas à adaptação e resiliência, o estudo se propõe a preencher lacunas estruturais e institucionais que comprometem a ação climática local.

A apresentação do estudo foi realizada pelo pesquisador do FGVEarth, Mario Aquino, que ressaltou a intensificação dos eventos climáticos extremos no Brasil, como enchentes, secas e deslizamentos, que afetam diretamente a vida de milhões de pessoas.

“Apesar disso, a maioria dos 5.570 municípios brasileiros permanece estruturalmente despreparada para lidar com esses riscos. Apenas 7% dos municípios adotaram alguma política climática formal, e poucos possuem capacidade institucional para integrar evidências científicas ao planejamento governamental”, explicou Aquino.

Para o pesquisador, essa situação é ainda mais crítica entre os pequenos municípios, que representam mais de 87% do total. Com recursos financeiros e humanos limitados, e responsabilidades fragmentadas entre os diferentes níveis de governo, essas localidades enfrentam dificuldades para implementar respostas eficazes e coordenadas diante dos desastres naturais.

Em busca de solucionar essas lacunas, a pesquisa CliMune adota um desenho metodológico multimétodo, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. No total, foram selecionados 20 municípios em 10 estados brasileiros, com foco em diversidade geográfica e institucional. A análise comparativa entre municípios afetados e não afetados por desastres climáticos permite identificar padrões e barreiras à adoção de políticas baseadas em evidências.

Além de entrevistas semiestruturadas com gestores públicos e formuladores de políticas, o estudo, que é financiado pela British Academy e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), inclui surveys e experimentos para investigar preferências e obstáculos ao uso de dados na tomada de decisão.

Entre os principais resultados esperados da pesquisa, destacam-se o desenvolvimento de ferramentas práticas de política pública, como recomendações acionáveis, materiais de capacitação e soluções escaláveis voltadas especialmente aos pequenos municípios. A iniciativa também busca fortalecer a cultura de uso de evidências na governança climática municipal, oferecendo estratégias concretas para institucionalizar o uso de dados e pesquisas na formulação de políticas.

Além disso, a pesquisa pretende contribuir para a transferência de conhecimento global, por meio da sistematização de boas práticas aplicáveis a países em desenvolvimento que enfrentam vulnerabilidades climáticas e limitações institucionais semelhantes.

Após a apresentação da pesquisa, o evento promoveu duas mesas de debate. A primeira abordou um panorama geral dos eventos climáticos extremos, com destaque para a apresentação do pesquisador Ibrahim Abu Abdulai, sobre como o país Gana está lidando com o enfrentamento das mudanças climáticas.

A segunda mesa discutiu os desafios para o uso de evidências na formulação de políticas climáticas, reunindo especialistas em ciência de dados e meio ambiente, para dialogar sobre os desafios do Brasil em administrar os dados sobre desastres naturais e clima.

De acordo com o coordenador do FGVEarth, José Antônio Puppim, o encerramento do FGV Earth reforçou o compromisso da Fundação Getulio Vargas em promover soluções baseadas em evidências para enfrentar a crise climática, especialmente no nível local, onde os impactos são mais imediatos e as capacidades mais limitadas.

Saiba mais em: https://eaesp.fgv.br/centros/fgvearth

Matéria escrita por: José Victor Sales de Carvalho

Últimas postagens

foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

O Clima Mudou: Sua Estratégia de Negócios Também?

Marcelo Nascimento Marcusso, aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP, Executivo no Setor de…
 Pesquisadores analisando dados de pesquisa experimental para melhorar políticas públicas e decisões na administração pública.
Administração pública

Pesquisa experimental fortalece decisões baseadas em evidências na Administração Pública

A busca por políticas públicas mais eficientes tem ampliado o interesse por pesquisas capazes de mostrar, na…
Servidores públicos discutindo estratégias de resistência a pressões antidemocráticas em ambiente institucional
Administração pública

Como servidores públicos podem proteger a democracia por dentro das organizações

Nos últimos anos, o avanço do chamado retrocesso democrático tem levantado preocupações em diversos países. Esse…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Fusões e Aquisições: Quando a Conta Não Fecha

Isabela de Hollanda Souza Pires, Aluna do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP, Consultora…