Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
4 anos
Frequência e horários
Integral do 1º ao 6º semestres; Só matutino no 7º e 8º semestres
Título concedido
Coordenação
Área
Sobre o curso
A graduação em Administração Pública é voltada aos que almejam grandes voos na carreira e desejam tornar o Brasil e o mundo mais justos utilizando gestão e políticas públicas como instrumentos. Se você se, ao ler as notícias do dia-a-dia, se interessa pelas ações do governo e a influência delas sobre o funcionamento da sociedade, e ainda gostaria de contribuir para que as políticas públicas possam melhorar a vida das pessoas e o funcionamento das empresas, este curso é para você.
Você estudará temas como sustentabilidade, mobilidade, infraestrutura, responsabilidade social, inclusão, desigualdade, governo digital, educação, saúde, desenvolvimento econômico, relações dos governos com as empresas e a forma como a política molda tais relações.
Além de uma ampla visão das ciências sociais, o objetivo do curso é oferecer aos alunos a capacidade de análise, articulação, negociação e tomada de decisão. O aluno também desenvolverá uma sólida capacitação para tratar de questões internacionais e econômicas.
Por que escolher?
Relevância e atualidade do tema
Praticamente todas as atividades que ocorrem na sociedade são influenciadas pelas políticas públicas: o funcionamento e o sucesso das organizações, a vida das pessoas, e o acesso a serviços essenciais como educação, saúde e transporte, por exemplo. Portanto, é essencial conhecer como as políticas públicas são elaboradas e implementadas, bem como desenvolver a capacidade de analisar os seus resultados. Um/a profissional que possui estas habilidades poderá atuar em qualquer área do mercado de trabalho, pois as decisões do governo sempre influirão na organização em que ele/ela atua> Sua formação também possibilitará, se ele/a assim quiser, atuar como um importante agente de transformações sociais.
Internacionalização
O aluno tem a opção de realizar intercâmbio em mais de 100 universidades conveniadas no mundo. Além disso, por meio de processo de seleção interno, os alunos poderão cursar dois semestres na Università Commerciale Luigi Bocconi, (Milão – Itália), com obtenção do diploma em ambas as instituições ao final da graduação.
Dupla Graduação
A partir do 5º semestre, você pode se candidatar para realizar simultaneamente um segundo curso na FGV: Direito ou Economia.
A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), a Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) e a Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) oferecem aos seus alunos a possibilidade de dupla graduação, sem a necessidade de realizar um novo vestibular.
A grande vantagem é que os alunos aprovados em processo seletivo interno poderão se formar em dois dos três cursos (Administração Pública e Economia ou Administração Pública e Direito) em um prazo mais curto do que se fizessem ambos de forma sucessiva. Isso ocorre por conta da proximidade das grades curriculares das Escolas, que se preocuparam em garantir alguns conteúdos disciplinares comuns, promovendo um importante diálogo entre estas áreas do conhecimento. O aluno arca apenas com o custo de uma mensalidade mesmo no momento em que estiver matriculado em duas graduações. Inicialmente é cobrada a mensalidade correspondente ao curso de Administração Pública e, quando este primeiro for finalizado, será cobrada no período restante a mensalidade correspondente à segunda graduação – Direito ou Economia.
Oportunidades
A atuação na área de políticas públicas não se restringe a organizações governamentais. Sua atuação abrange áreas como: educação, saúde, cultura, esporte, sustentabilidade, mobilidade, infraestrutura, empreendedorismo social, desenvolvimento econômico e social, projetos e consultoria para órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos. articulação governamental, responsabilidade social das empresas e direitos humanos.
Portanto, o administrador público possui amplas opções profissionais, que não se restringem às carreiras públicas no Estado (as quais, inclusive, possuem um crescente potencial de remuneração). Também há um vasto leque de opções como gestores e líderes de organizações do Terceiro Setor (ONGs) e de fundações empresariais; ele/a também poderá atuar em organizações do setor privado, geralmente em áreas que são influenciadas pelas políticas públicas ou possuem uma relação direta com as organizações públicas (por exemplo, relações governamentais). Além disso, o/a profissional formado/a em Administração Pública pode prestar consultoria para órgãos públicos nacionais e internacionais e trabalhar em organismos do sistema das Organizações das Nações Unidas.
Imersões
O curso tem forte ligação com a prática profissional e, em especial, a dimensão internacional. Há uma série de atividades de imersão em organizações diversas. Também há trabalhos de campo e visitas a governos no plano federal e em outros países e há o desenvolvimento de projetos aplicados visando a solução de problemas reais (aprendizagem baseada na solução de projetos) ao longo do curso.
Os alunos devem fazer um estágio supervisionado em países do eixo Sul-Sul, incluindo-se aí América Latina, nações africanas de língua portuguesa, China e Índia. Nesses estágios, eles atuam em ONGs, governos, organismos internacionais e/ou centros de estudo. Conhecer novas realidades geopolíticas é fundamental para a formação dos alunos.
Candidatos estrangeiros
O curso possui um processo seletivo específico para candidatos estrangeiros. A modalidade é composta por análise de documentos e entrevista via web. Para participar, é preciso ter nacionalidade estrangeira ou ser brasileiro com dupla nacionalidade, ter cursado os últimos quatro anos curriculares do ensino obrigatório em instituições de ensino localizadas fora do Brasil e não ter diploma universitário.
Enem
Além do resultado do Vestibular, a FGV também classifica candidatos com base nas notas fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC)
Mais informações
Período
Investimento
Compartilhe com um amigo
-
Investimento
R$ 6.400,00
Requisitos
O candidato precisa ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente).
Ainda não há sessões programadas para o período.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com admissionsoffice@fgv.br
Financeiro e bolsas
Passo a passo
-
1Pré-inscrição
Escolha o processo seletivo (Nacional: Enem; Internacional: IB, ABITUR, BAC e outros exames).
-
2Inscrição
Realize sua inscrição em um ou mais processos seletivos conforme período de cada um e pague a taxa de inscrição.
-
3Processo seletivo
-
1ª fase: 1ª Etapa (Módulo Objetivo) e 2ª Etapa (Módulo Discursivo), que serão realizadas em um único dia;
-
2ª fase: Exame Oral.
-
Mais informações
Life Long Learning
Aluno Avulso
Bolsas de estudo
Edital
-
Quer receber mais informações sobre o Graduação em Administração Pública
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.
-
1RELEVÂNCIA E ATUALIDADE DO TEMA
Praticamente todas as atividades que ocorrem na sociedade são influenciadas pelas políticas públicas. É essencial conhecer como elas são elaboradas e implementadas, bem como desenvolver a capacidade de analisar os seus resultados. Um/a profissional que possui estas habilidades poderá atuar em qualquer área do mercado de trabalho.
-
2INTERNACIONALIZAÇÃO
Oferta de intercâmbio em mais de 100 universidades conveniadas no mundo; estágio na América Latina e EUA; intercâmbio cultural (curta duração) em Paris (Sorbonne) ou na China, por meio de convênios que reduzem ou até zeram os custos envolvidos.
-
3IMERSÃO E PRÁTICA
Durante o curso você participa de imersões e conexões, aplica conceitos em casos reais, desenvolve projetos e vivencia o dia a dia de órgãos públicos em Brasília (DF).
-
4DUPLA GRADUAÇÃO
A partir do 5º semestre, você pode se candidatar para realizar simultaneamente um segundo curso na FGV: Direito ou Economia. A mensalidade só incide sobre um curso.
-
5Tripla acreditação
A FGV EAESP é uma das poucas escolas do mundo com as 3 principais certificações no campo da Administração (AACSB, EFMD e AMBA), que atestam a excelência de seus programas.
-
6Estágio e colocação profissional
O Centro de Carreiras da FGV EAESP identifica oportunidades em organizações (empresas, ONGs e setor público) e divulga tais vagas para os alunos e ex-alunos. Além de prestar orientações sobre carreira e processos seletivos, também é responsável pela organização de eventos de recrutamento para alunos.
O sucesso não está relacionado ao quanto de dinheiro você ganha, mas sim ao número de pessoas que você vai impactar. Você fazer um estágio em outro país agrega muito valor e muito peso na sua experiência.
Para você desenvolver um modelo de negócios inovador, quanto mais amplo for o seu repertório melhor. A influência da FGV EAESP na minha carreira e no meu jeito de pensar foi enorme.
-
FGV EAESP | Depoimento do Presidente da República de Cabo Verde e Ex-Aluno da EscolaJosé Maria Neves, formado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas São Paulo (FGV EAESP), foi eleito presidente da República de Cabo Verde em 2021. Graduado em Administração Pública pela FGV EAESP nos anos 1980, Neves iniciou sua carreira política como deputado e vice-presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde de 1996 a 2000. Ele também foi presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina (na ilha de Santiago), de 2000 a 2001, e primeiro-ministro, de 2001 a 2016. O curso de Administração Pública da FGV EAESP abrange todas as atividades voltadas para a promoção do interesse público. A atuação do administrador público ocorre tanto em atividades governamentais, como também em ONGs, organismos internacionais e em setores empresariais voltados para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, ampliação da democracia e incremento da solidariedade social. Além de uma ampla visão das ciências sociais, o objetivo do curso é oferecer aos alunos a capacidade de articulação, negociação e tomada de decisão, como também de uma sólida capacitação para tratar de questões internacionais.
-
FGV Administração SP: Você pode.Marina Cano - Ex-aluna de Administração PúblicaO ex-aluna Marina Cano chegou longe. Hoje ela é sócia de uma organização que faz a diferença. Confira seu depoimento.
-
FGV Administração SP: Você pode.Henrique Pimentel - Ex-aluno de Administração PúblicaO ex-aluno Henrique Pimentel conta sua trajetória desde a Bahia até trabalhar na Secretaria de Educação em São Paulo.
-
FGV Administração SP: Você pode. João Leal - Ex-aluno de Administração PúblicaO ex-aluno João Leal fala sobre a suas experiências e oportunidades em intercâmbios na FGV. Confira seu depoimento.
-
FGV Administração SP: Você pode. Giovani Iuliano - Ex-aluno de Administração PúblicaO ex-aluno Giovani Iuliano estudou na FGV com bolsa 100%. Conheça um pouco da sua história.
-
Por que estudar em São Paulo?Alunos das Graduações em Administração de Empresas e Administração Pública da FGV EAESP contam suas experiências sobre a mudança de outros estados para São Paulo.
-
Empreendedorismo na FGV EAESPClique e veja o que nossos alunos e ex-alunos têm a dizer sobre a experiência de estudar na FGV EAESP.
-
Internacionalização da FGV EAESPClique e veja o que nossos alunos e ex-alunos têm a dizer sobre a experiência de estudar na FGV EAESP.
-
Como foi construído o programa para o vestibular unificado?
Como foi construído o programa para o vestibular unificado?
O programa para o Vestibular Unificado foi construído a partir dos programas da EAESP e das Escolas do Rio de Janeiro. Esses programas são exatamente iguais em Língua Inglesa, Geografia e Atualidades, mas diferem ligeiramente em Matemática, Língua Portuguesa e História. Em Matemática, foi adotado o programa do Rio de Janeiro, por ser mais sucinto e alinhado com a matriz de conteúdo do ENEM, mas foram acrescentadas algumas referências bibliográficas do programa da EAESP. Em História, foi adotado o programa da EAESP (o programa do Rio de Janeiro não inclui História Antiga, mas, como esse tópico é coberto na prova do ENEM, não há razão para mantê-lo fora do programa). Em Língua Portuguesa (mais especificamente, em Literatura), foi adotado o programa do Rio de Janeiro, que não prevê leituras obrigatórias de obras.
-
Em que a FGV se destaca em relação à concorrência? Fala-se sobre a tradição e o passado da instituição FGV, o que temos para o agora?
A FGV EAESP foi e é uma referência como escola de administração há mais de 60 anos. Ela não conseguiria manter essa posição se não tivesse um processo de inovação contínua: seja na inserção de novos conteúdos ou de novos modelos pedagógicos.
-
Há a possibilidade de isenção do valor da taxa de inscrição?
Poderá solicitar isenção da taxa de inscrição no processo seletivo o candidato que tenha concluído ou esteja concluindo todo o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) em escola pública (municipal, estadual ou federal), no Brasil, ou que tenha estudado com bolsa de estudo integral (de 100% da mensalidade) em escola particular também no Brasil durante todo o Ensino Médio. Para tanto, deverá comprovar essa condição encaminhando por e-mail para processoseletivo@fgv.br à Central de Vestibulares da FGV um dos documentos especificados no Edital do Processo Seletivo.
Processo de seleção
-
1Pré-inscrição
Escolha o processo seletivo (Nacional: Enem; Internacional: IB, ABITUR, BAC e outros exames).
-
2Inscrição
Realize sua inscrição em um ou mais processos seletivos conforme período de cada um e pague a taxa de inscrição.
-
3Processo seletivo
-
1ª fase: 1ª Etapa (Módulo Objetivo) e 2ª Etapa (Módulo Discursivo), que serão realizadas em um único dia;
-
2ª fase: Exame Oral.
-