Influência da gestão do conhecimento para transformação digital: um estudo de caso

Junho, 2019

Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Tecnologia da Informação

Autor(es)

Edson Bispo dos Santos

Orientador

A gestão do conhecimento é uma área com forte relevância para o desenvolvimento das organizações. A transformação digital, por sua vez, apresenta uma mudança na forma como as organizações se conectam com seus principais stakeholders. Este texto propõe uma visão que incentiva a integração e a busca da sinergia pela combinação da gestão do conhecimento e transformação digital. Com a propagação das novas tecnologias, o uso intensivo das redes sociais e o aumento significativo da utilização de tecnologia mobile, as organizações têm enfrentado um grande desafio, sendo forçadas a embarcar na jornada digital, obedecendo premissas estratégicas e funcionais. Nesse contexto, esse texto tem como propósito entender qual a influência da gestão do conhecimento na transformação digital. O método de pesquisa utilizado foi um estudo de caso, que teve como instrumentos de investigação entrevistas com profissionais do mercado segurador no Brasil. A fundamentação teórica é estruturada a partir da revisão de literatura. Com base nos resultados, observou-se que as organizações podem obter benefícios com as combinações da gestão do conhecimento e transformação digital.