A atenção farmacêutica nas farmácias de comunidade como ferramenta de acesso à atenção primária de Saúde no Brasil

Março, 2019

Curso

Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão da Saúde

Autor(es)

Guilherme Barsaglini da Silva Leite

Orientador

Este trabalho tem o objetivo de discutir a situação atual da atenção farmacêutica prestada nas farmácias de comunidade no Brasil. Pretende-se identificar oportunidades para melhorar o acesso da população brasileira à atenção primária em Saúde.  

O estudo faz a revisão narrativa da literatura, buscando diferentes pontos de vista da produção científica publicada no campo da atenção farmacêutica em farmácias de comunidade. Verifica-se na literatura: a necessidade de investimentos na área estudada, a indisponibilidade de  farmacêuticos profissionais, a falta de especialização no ramo, além da baixa integração das pessoas que atuam na área com outros profissionais da Saúde. 

Iniciativas em vigor em diversos países mostram a possibilidade de melhorar a atenção farmacêutica e ampliar o acesso ao atendimento primário. Para atingir este objetivo, são necessários esforços para superar os problemas da área a fim de que seja possível construir um modelo sólido a ser aplicado nacionalmente. Estes serviços precisam ser desenhados de forma colaborativa com outros participantes do sistema, com foco na promoção da Saúde da população e na integralidade do cuidado dos pacientes

Ensino