• Institucional

Revista GV Executivo lança nova edição

27.01.2020
capa da revista GV Executivo com uma mão tocando um cubo abstrato

Bimestral reúne artigos, colunas e entrevista sobre tecnologia e educação

“Inovação e tendências no ensino” é o tema desta edição da GV Executivo, a revista de gestão, estratégia e cultura da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).

O Caderno Especial apresenta uma série de artigos que levantam questões atuais da educação, pertinentes a administradores e interessados na área.

As reflexões contemplam: o ensino compacto do curso de negócios para atender a demanda de alunos por uma “formação sob medida”; o crescimento das plataformas de cursos online, que oferecem flexibilidade de estudo e são verdadeiras “lições às universidades”; além da “construção de cidadãos que fazem”, criam em conjunto soluções para determinados entraves.

O caminho para gerir riscos em novos projetos educacionais considerando-se “desafios da Inovação” também faz parte das discussões em pauta, assim como o potencial de estudantes que “não pedem passagem”, seguem em frente com o propósito de mudar a sociedade.

A sequência de exposição de ideias continua com uma narrativa sobre como assegurar o alcance dos objetivos de aprendizagem, que culmina com “uma nova visão para as avaliações de aprendizado”.

Os artigos são de autoria dos convidados: Francisco Aranha (professor da EAESP), Edson Sadao (membro do Corpo Editorial Científico da Revista), Fabio Zsigmond (cofundador do MundoMaker) e Carla Campana (pesquisadora de Inovação Educacional no Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da FGV); além do trio Angélica Gonçalves (coordenadora do programa “Criativos da Escola” do Instituto Alana), Carolina Pasquali (Diretora-executiva do Instituto Alana) e Gabriel Maia Salgado (Coordenador do programa Criativos da Escola do Instituto Alana); e também de Alexandre Pignanelli (professor e pesquisador da FGV).

A revista inclui a participação de outros autores. Priscila Laczynski de Souza Miguel fala sobre gestão e “comércio online”; Clau Sganzerla aborda “como filtrar modismos” e implementar apenas artefatos úteis para a empresa; e Mel Girão e Eliane Zamith Brito discutem “razões para abrir o jogo”, assumir crises, em vez de escondê-las, e gerar impacto positivo na reputação de uma empresa.

As colunas trazem outros assuntos relevantes para o universo corporativo e a sociedade. Em “Fora da Caixa”, Samy Dana apresenta como o trânsito intenso influência na violência doméstica; Em “Projeto de Vida”, Beatriz Maria Braga mostra a busca de jovens por trabalhos desafiantes e imersos em cultura organizacional compatível com seus valores; Em “Sociedade e Gestão”, Daniel Pereira Andrade e Antonio Gracias Vieira Filho abordam como métodos de gestão, focados no risco direcionado ao indivíduo, deixam a dupla pressionada e prejudicam a tomada de decisão responsável; e em “Economia”, Paulo Sandroni discute riqueza concentrada, desequilíbrio fiscal e retomada do crescimento.

A edição termina com uma entrevista a Ana Paula Assis, presidente da International Business Machines Corporation (IBM) na América Latina.  Ela fala sobre como é liderar em um cenário com tantas mudanças tecnológicas.

Clique aqui e saiba mais sobre os conteúdos dessa edição da Revista GV Executivo.

capa da revista GV Executivo com uma mão tocando um cubo abstrato